Decisão mantém Gentil Neto no cargo e possibilita recurso no TRE-MA
Uma decisão proferida nesta sexta-feira (19) pela Justiça Eleitoral trouxe desdobramentos e gerou expectativa entre opositores caxienses, que tentam a qualquer custo gerar instabilidade no governo municipal. O despacho judicial determinou a anulação dos votos atribuídos à chapa formada por José Gentil Rosa Neto e Eugênio de Sá Coutinho Filho, além da comunicação ao Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE-MA) para eventual realização de eleição suplementar.
Apesar disso, a própria Decisão é clara ao assegurar que Gentil Neto e o vice-prefeito permanecem no exercício dos respectivos mandatos até que haja pronunciamento da instância extraordinária, ou seja, enquanto o processo não transitar em julgado e enquanto os recursos forem analisados.
O texto judicial também estabelece que qualquer registro de inelegibilidade somente poderá ocorrer após o trânsito em julgado, não havendo, portanto, afastamento imediato do prefeito nem alteração na condução administrativa do município neste momento.
Em nota à população de Caxias, Gentil Neto afirmou receber a decisão com serenidade, reforçando sua confiança na Justiça e nas instituições democráticas.
“Recebo com respeito e serenidade a decisão proferida pela Justiça Eleitoral. Exercerei meu direito constitucional de recorrer, com tranquilidade e confiança, certo de que todas as instâncias devem ser ouvidas. Enquanto isso, sigo no exercício do mandato, trabalhando com responsabilidade e amor por Caxias”, afirmou.
O prefeito também destacou que o compromisso com a cidade e com a população permanece firme.
“Nosso trabalho continua. O compromisso com as políticas públicas e com o bem-estar da população de Caxias permanece inalterado”, completou.
Enquanto isso, a administração municipal segue normalmente, garantindo estabilidade institucional e continuidade das ações em benefício da população caxiense.
