Equatorial Maranhão estrutura Plano Operacional para as festividades de fim de ano
Iniciativa define ações operacionais para assegurar o fornecimento de energia durante o Natal e o Ano Novo em todo o estado
Ao todo, 1.636 profissionais estarão mobilizados para garantir a continuidade e a segurança do fornecimento de energia elétrica no estado. A força de trabalho reúne engenheiros, líderes operacionais, técnicos, analistas, controladores, eletricistas e operadores de subestações, que atuarão estrategicamente para atender ocorrências com rapidez e eficiência.
“Com a chegada das festas de fim de ano, a Equatorial Maranhão reforça seu planejamento para manter o fornecimento de energia com segurança e estabilidade em todo o estado. Esse plano mobiliza equipes e recursos técnicos para permitir uma atuação rápida em situações imprevistas, assegurando eficiência no atendimento e qualidade no fornecimento de energia”, afirma Gerente de Operações da Equatorial Maranhão, Ivan Nachtigall.
Estrutura operacional e reforço de equipes
O Plano Operacional inclui a atuação das equipes em regime de plantão especial ao longo do período festivo. Estão escaladas 549 equipes para o atendimento durante o Natal e 574 equipes para o Ano Novo, distribuídas em todas as regiões do estado para minimizar as ocorrências e garantir resposta rápida à qualquer chamado. Equipes técnicas especializadas, incluindo profissionais de manutenção pesada e de linha viva para intervenções em rede energizada permanecerão de prontidão para atuar sempre que necessário.
Ainda, como medida preventiva, os desligamentos programados serão suspensos nos dias 24 e 25 de dezembro de 2025, bem como em 31 de dezembro de 2025 e 1º de janeiro de 2026, reduzindo o risco de interrupções no fornecimento durante as festividades.
Suporte tecnológico e ações preventivas
O plano também conta com o apoio de recursos tecnológicos que aumentam a confiabilidade do sistema elétrico. Sistemas de automação permitem a detecção, o isolamento e a
de falhas à distância, reduzindo o tempo de interrupção e agilizando o restabelecimento do fornecimento de energia. Como reforço adicional, subestações móveis estarão instaladas em pontos estratégicos do estado, preparadas para atendimento emergencial.
Segurança da população e orientações importantes
A Equatorial Maranhão reforça o alerta sobre os riscos de intervenções irregulares na rede elétrica e de ligações clandestinas, práticas ilegais que comprometem a segurança da população e a qualidade do fornecimento de energia. Conhecidas popularmente como “gambiarras”, essas ações representam crime previsto na legislação e podem provocar acidentes graves, colocando em risco a vida de pessoas e animais.
Em situações de acidentes envolvendo a rede elétrica, como postes danificados ou cabos rompidos e ao solo, a orientação é acionar imediatamente a Equatorial Maranhão por meio da Central de Atendimento 116 ou pelo Atendimento Virtual Clara via WhatsApp (98) 2055-0116. O Corpo de Bombeiros também deve ser comunicado pelo número 193, para que as medidas de segurança e o restabelecimento do fornecimento sejam retomadas com rapidez.
A distribuidora destaca ainda que interrupções no fornecimento de energia podem estar relacionadas a acidentes de trânsito que resultam na quebra de postes. Por isso, é fundamental redobrar a atenção ao dirigir, evitando colisões que coloquem vidas em risco e provoquem danos à rede elétrica. Ao presenciar qualquer ocorrência desse tipo, a recomendação é manter distância do local e comunicar imediatamente os órgãos responsáveis.
Atendimento ao cliente 24 horas
O atendimento da Equatorial Maranhão permanece disponível 24 horas por dia, todos os dias da semana, por meio da assistente virtual Clara, no WhatsApp (98) 2055-0116, e pela Central de Atendimento 116, com ligação gratuita. Os serviços também podem ser acessados pelo site www.equatorialenergia.com.br.
Durante a semana do Natal, as unidades presenciais de atendimento funcionam até o dia 24 de dezembro, das 8h às 12h, com retorno das atividades na sexta-feira, 26 de dezembro, em horário normal. No período de Ano Novo, o atendimento presencial segue até a terça-feira, dia 30, também das 8h às 12h, sendo retomado normalmente na sexta-feira, 2 de janeiro.
Assessoria de Imprensa da Equatorial Maranhão

