quarta-feira, 10 de setembro de 2025

 A verdadeira liderança: Gentis e Coutinhos unidos por Caxias

Uma imagem pode traduzir muito mais do que discursos, e a que registrou o encontro entre os Gentils e os Coutinhos revela exatamente isso: união, experiência e compromisso com Caxias.

O prefeito Gentil Neto destacou a importância da parceria com seu vice-prefeito, Dr. Eugênio Coutinho, e com a grande líder política do grupo Dra. Cleide Coutinho, símbolos de força e representatividade.

Estar ao lado do Dr. Eugênio Coutinho e da Dra. Cleide Coutinho é sempre um aprendizado. A experiência deles, somada à minha vontade de avançar ainda mais, fortalece nosso compromisso com o povo de Caxias. Unidos, seguimos trabalhando por uma cidade melhor e mais justa para todos”, afirmou Gentil Neto.

Isso mostra a grande lealdade entre o grupo, enquanto os coadjuvantes só aparecem em época de campanha, os grandes líderes permanecem firmes e fortes desde o começo.

A imagem é o reflexo da verdadeira liderança: Gentils e Coutinhos caminhando juntos, colocando os interesses do povo acima de qualquer diferença, e reafirmando que o futuro de Caxias se constrói com união e diálogo.

Vereadores de Itapecuru-Mirim podem ser cassados por candidaturas femininas laranjas 

O Ministério Público Eleitoral (MPE), por meio da 16ª Zona Eleitoral de Itapecuru-Mirim, emitiu parecer favorável à cassação dos mandatos dos vereadores eleitos pelo partido Republicanos no município, após constatar fraude à cota de gênero nas eleições de 2024.

De acordo com a promotora de Justiça Ilma de Paiva Pereira, ficou demonstrado que as candidaturas de Janaína Mendes Oliveira, Jhemilly Thayná Figueiredo Mendes Coelho e Maria do Rosário Costa Alves foram fictícias, criadas apenas para atender formalmente ao percentual mínimo de participação feminina exigido pela legislação.

O caso chegou ao MPE a partir de uma ação proposta pelo ex-vereador Neguinho da Saúde, que denunciou irregularidades na composição da chapa proporcional do Republicanos. A sigla conseguiu eleger dois vereadores no último pleito: Alberto Ferreira e Professora Cláudia, além de outros 14 candidatos que disputaram sem êxito.

No parecer, a promotora destacou que “as contradições nos depoimentos, a ausência de provas documentais idôneas, a votação inexpressiva e a inexistência de campanha efetiva evidenciam a prática de fraude eleitoral”. Com base nisso, o órgão ministerial pediu o reconhecimento da fraude à cota de gênero, a cassação dos registros e diplomas de todos os candidatos proporcionais beneficiados, a anulação dos votos do partido, o recálculo do quociente eleitoral e a declaração de inelegibilidade, por oito anos, das candidatas fictícias e daqueles que anuíram com o ilícito.

O processo agora segue para análise da Justiça Eleitoral, que decidirá sobre a procedência do pedido e os efeitos sobre a composição da Câmara Municipal de Itapecuru-Mirim.

Com informações do Blog do Gilberto Leda

Ministro Luiz Fux defende incompetência do STF para julgar Bolsonaro e anulação do processo 

Ao retomar, às 9h10 desta quarta-feira (10/9), o julgamento do ex-presidente ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e sete aliados, o ministro Luiz Fux (foto em destaque) votou, nas preliminares, pela “incompetência absoluta” do Supremo Tribunal Federal (STF) para analisar o caso dos acusados de planejar uma tentativa de golpe e impedir a posse de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em 2022.

O placar na Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) está 2 X 0 pela condenação dos réus.

“Sinteticamente, o que vou me referir é que não estamos julgando pessoas com prerrogativa de foro. Estamos julgando pessoas que não têm prerrogativa de foro. O fundamento apontado nas preliminares é a ausência de prerrogativa de foro”, destacou Fux ao analisar a preliminar sobre a competência de o STF julgar o caso.

Continue lendo

 A importância da água é tema de concurso de poesia 


A Prefeitura de Caxias lançou, nessa terça-feira (09), o concurso de poesia “Cada Gota Vale”, uma iniciativa do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, Ciências e Tecnologia. O objetivo é promover a conscientização sobre o uso consciente de água entre estudantes da rede pública municipal, especialmente durante os meses mais quentes do ano - período de setembro a dezembro - quando o consumo aumenta.

Voltado para alunos do 4º ano do ensino fundamental, o concurso propõe a produção de poemas com o tema “A importância da água para os caxienses”. Cerca de 400 estudantes da rede municipal devem participar da ação, uma das atividades educativas do projeto que tem como foco na preservação dos recursos hídricos e o combate ao desperdício.


Segundo o Coordenador Municipal de Educação Ambiental, Juarez Júnior, a ação vai além da premiação. “Queremos promover a sensibilização ambiental e ajudar os estudantes a compreenderem o valor da preservação dos recursos naturais, principalmente a água, que é um bem essencial para todos nós”, destacou.

Iniciativas como essa despertam o interesse pela leitura, escrita e expressão artística, além de reforçarem a responsabilidade socioambiental nas escolas. É gratificante ver o envolvimento da comunidade escolar”, afirmou a secretária-adjunta de Educação, Alexsandra Maciel.

A professora Yamara Rocha da Silva, da Escola Zeferino Borges da Cunha, no povoado Sussuarana, comemorou a participação dos alunos. “Recebemos com muita alegria esse convite. Sabemos que é um tema de extrema importância para a nossa sociedade. É um projeto que une arte, educação e conscientização ambiental”, disse.

O concurso faz parte das ações do Projeto Cada Gota Vale, que será desenvolvido ao longo dos meses do período conhecido como “B-R-Ó BRÓ” – setembro, outubro, novembro e dezembro – época de estiagem e escassez de água. Além da premiação, a poesia vencedora será divulgada nas redes socias e na fatura de água, como forma de amplificar a mensagem de responsabilidade ambiental.


Para o prefeito de Caxias, Gentil Neto, a proposta representa um marco na integração entre gestão pública, educação e sustentabilidade. “Esse é um projeto inovador, estamos unindo arte, poesia e consciência ambiental. Cada um é responsável pela sua parte, e a nossa missão é garantir qualidade de vida e serviços básicos com excelência para cada caxiense”, declarou.


O SAAE sozinho não conseguiria realizar essa ação. Por isso, buscamos o apoio das secretarias para fortalecer o trabalho nesse período crítico de estiagem, reforça o diretor-geral do SAAE, Evimar Barbosa.

Já o assessor técnico administrativo e financeiro do SAAE, Vinicius Marques, destacou o papel da autarquia na promoção de ações com responsabilidade social. “Com o apoio da Secretaria de Educação, demos o pontapé inicial do projeto. É uma campanha que visa envolver toda a sociedade, começando pelas crianças, que são multiplicadoras dessa consciência ambiental”, afirmou.

Com o tema central voltado para a valorização da água, o concurso de poesia reafirma o compromisso da gestão municipal com a educação ambiental e o desenvolvimento sustentável, promovendo um olhar mais atento das futuras gerações para a importância de cada gota.

 Policia Civil em Caxias prende traficantes e apreende drogas de facção 



A Polícia Civil, através da Delegacia Regional de Caxias, desencadeou na tarde desta terça-feira (09/09), operação de cumprimento de mandado de busca e apreensão em imóveis situados no bairro Cangalheiro,  culminando com apreensões de drogas e prisões de 03 faccionados, todos com antecedentes criminais, um deles, individuo de altíssima periculosidade, é suspeito de participação em homicídio perpetrado dentro de uma ambulância do Samu,  fato ocorrido em 13/01/2025, na Avenida Santos Dumont, em Caxias,  e, no dia 21/01/2025, foi preso na cidade de Sobral-CE para participar de uma guerra entre facções rivais (ver foto abaixo). 


O ponto de tráfico "estourado" hoje funcionava como ponto de preparo, embalo e distribuição de drogas em quantidades médias e grandes, não fazia venda a varejo de entorpecentes.

Na operação,  participaram policiais civis da Del Regional Caxias, DHPP Caxias,  1ºDP E GPE.

Os presos foram autuados em flagrante na Delegacia Regional,  pelos crimes de tráfico e associação para o tráfico. 

Foram presos:

L. R.A.C, 19 anos;

J.K.S.N, 19 anos;

W. S.R, 25 anos. 

MATERIAL APREENDIDO:

*100 papelotes de cocaína;

*186 papelotes de maconha ;

*123 gramas de haxixe;

*60 gramas de cocaína;

*170 gramas de maconha tipo skunk;

*100 gramas de maconha;

*08 gramas de crack;

*04 balanças de precisão;

*sacos plásticos e papel filme, tesoura, facas;

*03 aparelhos celulares,  sendo 02 IPhone;

*caderno com anotações.