domingo, 31 de agosto de 2025

Maranhão abre mais de 2,8 mil novos postos formais de trabalho  

O Maranhão registrou a abertura de 2.898 empregos com carteira assinada em julho. Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged), divulgados nesta quarta-feira, 27 de agosto, pelo Ministério do Trabalho e Emprego.

No acumulado do ano, entre janeiro e julho de 2025, o Maranhão acumula 20.767 novos empregos formais.

Em julho, o estado apresentou desempenho positivo em quatro dos cinco grandes grupamentos de atividades econômicas avaliados. O destaque foi o setor de Serviços, que gerou 1.548 novos postos. Na sequência aparecem Comércio (588), Construção (538) e Indústria (396). Apenas a Agropecuária registrou desempenho negativo, de -172 vagas.

A capital, São Luís, foi o município maranhense com melhor saldo em julho, com 1.453 novos postos. A cidade tem hoje um estoque de 327,3 mil empregos formais. Na sequência dos municípios com melhores desempenhos no estado aparecem Timon (225), Caxias (144), Imperatriz (142) e Bacabal (130).

 As novas vagas com carteira assinada geradas em julho no Maranhão foram ocupadas, em sua maioria, por pessoas do sexo masculino, responsáveis pelo ingresso em 1.693 postos, contra 1.205 vagas ocupadas pelas mulheres. Pessoas com ensino médio completo foram as principais atendidas, com 2.674 postos. Jovens entre 18 e 24 anos formam o grupo com maior saldo de vagas no estado em julho: 1.970.

sábado, 30 de agosto de 2025

 Policia Civil em Caxias deflagra operação de combate a venda clandestina de munições 

A Polícia Civil, através da 17ª Delegacia Regional de Caxias, efetuou na manhã desta sexta-feira (29/08) operação de combate ao comércio clandestino de munições e armas.

Foram cumpridos mandados de busca e apreensão em comércio e residência de um comerciante, ambos localizados no bairro Cangalheiro. 

Foram apreendidos nos dois locais cerca de 2.500 munições dos calibres 36, 32, 28, 38, 20, 6.35, 12,  além dos restritos .44, .40 e 09mm. Também foram apreendidos cerca de 500 frascos de pólvora,  chumbo, cartuchos vazios p recarga, espoletas, cigarros, medicamentos, celulares, 04 armas de fogo  (revolver 38, pistola 6.35, 02 carabina cal 22), quantia em dinheiro de R$ 5.041,00 e etc.

As investigações duraram cerca de 02 meses, e os mandados de busca foram expedidos pela 2ª Vara Criminal de Caxias,  com base em representação subscrita pelo Delegado Jair Paiva, titular da Regional, que também lavrou o auto de prisão em flagrante do comerciante, indivíduo de 52 anos de idade. 

Participaram.da operação policiais civis da 17ª DR, DHPP Caxias, GPE, 1º DP e DAI.

 LUTO: morre o professor Nonato Ressureição 

Lamentamos profundamente o falecimento do professor Nonato Ressureição (foto acima), referência na educação em Caxias. Atuando com dedicação em várias escolas no município, ele marcou gerações com seu compromisso e paixão pelo ensino.

A morte do educador ocorreu na noite desta sexta-feira (29), no Hospital Macrorregional onde o mesmo estava internado para tratamento de problemas de saúde. 

Em breve traremos informações atualizadas sobre o velório e o sepultamento.

O Blog do Irmão Inaldo manifesta seus sentimentos a toda a família enlutada, amigos, colegas e alunos. Que a memória e o legado do professor Ressureição sigam vivos na educação caxiense. .

sexta-feira, 29 de agosto de 2025

 Flávio Dino acompanha maioria no STF para manter Robinho preso por estupro 

O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu nesta sexta-feira (29), por 10 votos a 1, manter a prisão do ex-jogador Robson de Souza, o Robinho, condenado na Itália a nove anos de detenção por estupro coletivo. A Corte analisou recurso da defesa contra a execução da pena em território brasileiro, mas acompanhou o relator, ministro Luiz Fux, que considerou a tentativa de suspender a prisão improcedente.

A defesa havia ingressado com embargos de declaração em habeas corpus, sustentando que a decisão anterior do STF teria falhas formais. O relator rejeitou o argumento, frisando que tal recurso só é cabível em casos de contradição ou omissão no acórdão, o que não ocorreu. Além disso, os advogados questionavam a aplicação de norma considerada mais gravosa de forma retroativa. Esse ponto também foi afastado pelo plenário, que destacou o caráter administrativo e de cooperação internacional da regra, sem natureza penal material.

O ministro maranhense, Flávio Dino, também acompanhou o relator. O único voto divergente foi do ministro Gilmar Mendes, que defendeu posição mais favorável à defesa.

Ainda assim, a posição majoritária assegurou a continuidade do cumprimento da sentença italiana em presídio brasileiro. Robinho cumpre pena desde março de 2024 na Penitenciária de Tremembé, no interior de São Paulo, unidade conhecida por receber detentos de notoriedade pública.

Condenado definitivamente pela Justiça italiana em 2022, Robinho foi responsabilizado por participação em estupro coletivo ocorrido em 2013, em Milão. Com a decisão, o STF reforça a legitimidade da cooperação judicial internacional e afasta a possibilidade de revisão do mérito da condenação, que segue válida e executável no Brasil.

 Zé Reinaldo é diagnosticado com linfoma medular e realiza tratamento em Brasília 


O ex-governador do Maranhão e atual secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico e Programas Estratégicos, José Reinaldo Tavares (foto), foi diagnosticado com um linfoma medular e permanece realizando tratamento no Hospital DF Star, da Rede D´OR, em Brasília, para onde foi transferido na semana passada.

A informação foi divulgada pela assessoria da SEDEPE na tarde desta sexta-feira, 29.

Ainda segundo o comunicado, o diagnóstico foi emitido pelos médicos Antonio Aurelio (coordenador da UTI Geral), Allison Barcelos Borges (diretor-geral) e Flávia Xavier (hematologista).

Zé Reinaldo apresenta quadro estável e evolução favorável em relação ao tratamento.

O secretário e seus familiares expressam profunda gratidão pelas orações e manifestações de saúde recebidas, finalizou a nota – veja abaixo.


 SAAE Caxias realiza eleição para escolha da nova CIPA


O Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Caxias (SAAE) promoveu, nesta quinta-feira (29), a eleição para a nova Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e Assédio (CIPA). A votação contou com a participação dos colaboradores da Autarquia, que escolheram seus representantes para o mandato de 2025-2026.

A nova comissão será formada por 14 integrantes escolhidos pelos trabalhadores por meio de votação, e empregadores nomeados pela diretoria. A CIPA tem papel de cuidar da qualidade do ambiente de trabalho, estar presente no dia a dia dos colaboradores, eliminando riscos e oferecendo condições mais seguras para o desenvolvimento das atividades no ambiente corporativo.

Para o técnico em Segurança do Trabalho do SAAE Caxias, Rivelino Barbosa, a eleição da CIPA segue um processo democrático, transparente e com regras bem definidas. “Todos os colaboradores têm direito a se candidatar e votar, e isso fortalece o engajamento da equipe com a segurança. O objetivo principal é garantir um ambiente de trabalho mais saudável, seguro e livre de riscos, o que reflete diretamente na qualidade dos serviços prestados pelo SAAE”, destacou.

A novidade deste ano no processo eleitoral foi a utilização do voto eletrônico, desenvolvido em uma página web, garantindo mais praticidade e segurança para os colaboradores. O eleitor inseria seus dados e após a validação, a votação era liberada, permitindo a escolha do candidato. O acesso ao sistema só foi possível mediante a liberação dos mesários, e cada pessoa podia registrar apenas um voto. Segundo a organização, o sistema é totalmente seguro, os dados são criptografados e armazenados de forma protegida, garantindo que cada eleitor vote apenas uma vez.

A eleição representa um momento importante de participação e de fortalecimento do diálogo entre colaboradores e gestão. “A eleição da CIPA é um momento importante para a instituição, porque reforça o compromisso do SAAE com a proteção e o bem-estar de seus colaboradores. Além disso, fortalece o diálogo entre a gestão e a equipe, que passa a ter representantes eleitos de forma democrática para atuar em prol da segurança no ambiente de trabalho”, enfatiza o diretor-geral do SAAE Caxias, Evimar Barbosa.

Para os colaboradores que não podiam sair do seu local de trabalho para votar, a comissão eleitoral organizou uma urna itinerante que percorreu os setores operacionais do SAAE Caxias.

“É muito importante que todos participem desse processo, a CIPA garante mais segurança no ambiente de trabalho e a nossa voz está representada por colegas escolhidos de forma democrática”, ressaltou o colaborador durante a votação”, considera o pedreiro do SAAE, Kadson das Chagas.


Programa Maranhão Livre da Fome entrega cartões e beneficia 35 famílias em Caxias 

Nessa quarta-feira (27), no auditório da Prefeitura de Caxias, ocorreu a entrega dos cartões do Programa Maranhão Livre da Fome, beneficiando 35 famílias no município. O programa do Governo do Estado em parceria com o município foi idealizado pela Secretaria de Estado de Monitoramento de Ações Governamentais e desenvolvido em parceria com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social. O programa, instituído pela Lei Estadual 12.502/2025, tem como objetivo erradicar a fome no Maranhão por meio da garantia de segurança alimentar.

“É importante, porque ajuda as pessoas que não têm como comprar os mantimentos para as crianças e adultos em casa. Sou lavradora, e este ano quase não tivemos arroz, então este programa veio numa boa hora”, destaca Cláudia Maria, moradora do Bananal.

“Foi uma renda que chegou bem na hora certa. Eu tenho criança até 6 anos, e a gente ver o filho pedir uma coisa e a gente não ter é complicado. E, com esse cartão vai ser uma maravilha. Eu voltei para a escola, os meus filhos foram que me incentivaram a voltar para a escola”, disse Joselena Ferreira, moradora do povoado Santo Antônio.


O Maranhão Livre da Fome assegura um complemento financeiro de R$ 200 às famílias beneficiárias do Bolsa Família que ainda vivem com renda mensal inferior a R$ 218 per capita, permanecendo abaixo da linha da extrema pobreza. Além disso, famílias com crianças de 0 a 6 anos recebem um adicional de R$ 50 por criança. O programa também prevê ações de inclusão socioprodutiva, como capacitação profissional para beneficiários maiores de 16 anos, buscando autonomia e melhoria da qualidade de vida. Ao todo, a iniciativa alcançará cerca de 95 mil famílias maranhenses, o equivalente a 432 mil pessoas em todo o estado.

“O objetivo é tirar 95 mil famílias da vulnerabilidade. O critério para a família receber o benefício é a renda dela, quando enxergamos a condição per capita de R$ 218. Quero agradecer à Proteção Social e à secretária Adriana que nos ajudou a identificar estas famílias, e estamos concluindo a primeira etapa. Temos ainda questões relacionadas à saúde, com prótese dentária e óculos para aqueles que precisam, e o terceiro eixo, haverá a inclusão socioprodutiva, onde as famílias encontrem um caminho de saída através do trabalho”, frisa Luiz Borralho, secretário adjunto de Desenvolvimento Social.

“O objetivo é deixar as famílias mais independentes. Estas famílias foram selecionadas conforme o CadÚnico. É um programa que visa dar qualidade de vida para a população, erradicando a fome, que é um caso muito sério que temos em nosso país. A Proteção Social trabalha com pessoas em situação de vulnerabilidade, e depois daqui tem cursos profissionalizantes”, frisa Adriana Raquel, secretária municipal de Proteção Social, Primeira Infância e Pessoa Idosa.


“Este programa veio contribuir para acabar com a extrema pobreza. Este programa surgiu por meio do governador Carlos Brandão. Neste momento, 35 famílias foram beneficiadas, mas o programa terá continuidade, a gente acredita que mais pessoas serão beneficiadas. Este programa é de segurança alimentar e mostra o respeito à nossa população. É uma ajuda para colocar comida na mesa”, destaca Gentil Neto, prefeito de Caxias.

quinta-feira, 28 de agosto de 2025

 Trabalho de Orleans Brandão é destacado pelos deputados Davi Brandão e Florêncio Neto na Alema


O trabalho que vem sendo realizado pelo secretário de Assuntos Municipalistas, Orleans Brandão (MDB), foi destacado, na sessão plenária desta quinta-feira (28), na Assembleia Legislativa, pelos deputados Davi Brandão (PSB) e Florêncio Neto (PSB).

As falas foram durante repercussão, pelos parlamentares, de atos de entrega de obras e ações pelo governador Carlos Brandão (PSB) no município de Bacabal.

Secretário tão jovem, mas que tem revolucionado a forma de trabalhar aqui no Maranhão, idealizando projetos importantes, encabeçando projetos importantes para mudar a vida do povo. É um jovem de futuro e para o futuro do nosso estado”, observou Davi Brandão.

O deputado afirmou, ainda, que o secretário de Assuntos Municipalistas está colhendo os frutos e sendo reconhecido. “Orleans tem conquistado seu espaço a cada dia que passa pelas cidades. E este trabalho tem se enraizado, acima de tudo, no coração do povo do estado do Maranhão”, declarou.

O deputado Florêncio Neto ressaltou o trabalho e fez um agradecimento enquanto elencou obras entregues.

Quero agradecer ao governador Carlos Brandão, ao nosso secretário Municipalista, Orleans Brandão, por todos esses benefícios levados à cidade de Bacabal, por levar agora um grande trabalho, que é a recuperação asfáltica de cerca de 15 km também na minha cidade”, ressaltou Florênicio Neto.

Além da pavimentação de ruas, em Bacabal também foram entregues cartões do programa Maranhão Livre da Fome a mais de mil famílias e reinaugurado o Parque Ambiental.

Cartões do programa Maranhão Livre da Fome são entregues em Timon 

O governador do Maranhão, Carlos Brandão, e o prefeito de Timon, Rafael Brito, realizaram, nessa quarta-feira (27), a entrega dos cartões do programa Maranhão Livre da Fome no Ginásio Francisco Carlos Jansen. O ato contou com a presença do secretário de Estado de Assuntos Municipalistas, Orleans Brandão, vereadores, autoridades locais e famílias beneficiadas.

Nesta primeira etapa, mais de 650 famílias timonenses foram contempladas, entre as 1.365 selecionadas no município com base nos dados do CadÚnico. O programa assegura um complemento de R$ 200,00 mensais às famílias beneficiárias do Bolsa Família que ainda vivem com renda per capita inferior a R$ 218,00, além de R$ 50,00 adicionais por criança de zero a seis anos. Caso a renda permaneça abaixo do limite, o Governo do Estado complementa o benefício, garantindo que o núcleo familiar supere a linha da extrema pobreza.

O governador destacou que o Maranhão Livre da Fome vai além da renda emergencial, integrando políticas de saúde e capacitação. “Criamos um programa completo, que atua em três eixos: alimentação, saúde e capacitação para o trabalho. Não é apenas colocar comida na mesa, mas cuidar das famílias e abrir caminhos para que elas possam sair da extrema pobreza. Essa é a missão do nosso governo: governar para quem mais precisa”, disse Carlos Brandão.

O secretário de Assuntos Municipalistas, Orleans Brandão, reforçou o alcance do programa em todo o estado e destacou o papel de Timon no processo. “Esse é o maior programa de transferência de renda da história do Maranhão, chegando aos 217 municípios. Ele nasceu de uma necessidade real: muitas famílias, mesmo com obras e serviços, ainda enfrentavam a fome no dia a dia. Hoje, estamos garantindo dignidade e novas oportunidades para milhares de maranhenses, e Timon é um grande exemplo desse compromisso”, afirmou.

Durante a solenidade, o prefeito de Timon ressaltou a relevância da iniciativa para quem mais precisa. “Quero agradecer ao governador por trazer este grande programa para Timon. Ele não apenas garante comida na mesa, mas também traz dignidade, porque o cidadão tem o direito de escolher o que vai comprar. É um benefício que transforma vidas e fortalece nossa parceria com o Governo do Estado”, afirmou Rafael Brito.

O evento marcou ainda a assinatura da ordem de serviço para a pavimentação de 15 km de asfalto em Timon, frisando a parceria entre Prefeitura e Governo do Estado. A entrega dos cartões simboliza um avanço importante para o povo timonense.

Deputada vira ré por acidente de transito com morte no Maranhão  

O triste episódio ocorreu em junho de 2023, quando a caminhonete de Cláudia Coutinho atingiu outro veiculo, perto de Miranda do Norte (MA). Outras quatro pessoas ficaram feridas 

Blog do Isaias Rocha


Veiculo capotou após acidente na BR-135 em Miranda do Norte
Foto Divulgação/PRF

A Justiça do Maranhão aceitou a acusação contra a deputada estadual Cláudia Coutinho (PDT), tornando-a ré em decorrência de um acidente com morte envolvendo seu veículo. O caso ocorreu em junho de 2023, no km 114, da BR-135, em Miranda do Norte, cidade a 124 km de São Luís. Eis a íntegra do inquérito (PDF – 8 MB).

Além da própria deputada, também viraram réus Evandro Machado de Alencar, Raimundo Nonato Medeiros Carvalho e Marcos Vinícius Ribeiro de Oliveira.

A denúncia foi recebida pelo juiz Celso Serafim Júnior, da 3ª Vara da Comarca de Itapecuru-Mirim, conforme despacho obtido pelo jornalista Isaías Rocha. A decisão foi publicada três meses após a parlamentar mostrar desinteresse em firmar um acordo de não persecução penal (ANPP) com o Ministério Público do Maranhão (MPMA) para evitar a instauração do processo criminal relacionado ao caso.

O mandado acrescenta que, em caso de ocultação dos denunciados, que o oficial de justiça promova a citação por hora certa, o que significa que ele pode marcar um dia e horário específico para tentar novamente entregar a citação e, mesmo que os acusados não atendam, essa citação será considerada válida.

Na decisão, o magistrado concedeu ao Ministério Público um prazo de cinco dias para se manifestar. Por fim, o julgador destacou que aceitou a denúncia porque ela atendia às formalidades legais estabelecidas no artigo 41 do Código de Processo Penal.

Além disso, o juiz considerou que havia indícios suficientes de autoria, prova da materialidade e justa causa para a persecutio criminis in judicio, conforme descrito na denúncia, na figura típica do artigo 135, parágrafo único, do Código Penal.

Clique aqui para ler a decisão

0801897-90.2024.8.10.0048

 Escândalo eleitoral em São João do Sóter:  Juiz ouve testemunhas confirmaram que venderam os votos;  Prefeita Lacerda pode perder mandato

Prefeita Lacerda (foto arquivo Internet)
O município de São João do Sóter vive um dos momentos políticos mais delicados de sua história. Na última segunda-feira (25/08), o juiz da 6ª Zona Eleitoral de Caxias ouviu, em audiência, eleitores que confessaram terem  vendido seus votos à atual prefeita Lacerda nas eleições de 2024. Os depoimentos reforçam as acusações de compra de votos, prática considerada crime eleitoral grave.

Diante das confirmações, o magistrado abriu prazo para manifestação do Ministério Público Eleitoral, que deverá se posicionar nos próximos dias. A decisão do MP será crucial: caso seja favorável à cassação, toda a chapa poderá ser cassada. Nesse caso cairá a prefeita, vice e vereadores eleitos no mesmo pleito.

O desdobramento do processo pode levar à perda de mandato, inelegibilidade dos envolvidos e até a convocação de novas eleições no município. A situação gera tensão entre a classe política local e preocupação na população, que acompanha o caso com expectativa.

A situação que se desenrola em São João do Sóter expõe não apenas um caso de corrupção eleitoral, mas uma ferida aberta na democracia brasileira. A compra de votos é um crime que fragiliza o processo democrático, enfraquece as instituições e perpetua uma lógica de poder baseada no abuso econômico e na manipulação da população mais vulnerável.

Quando eleitores admitem ter trocado seu voto por benefícios imediatos, o que se perde é muito mais que a lisura de uma eleição: perde-se a oportunidade de construir uma cidade mais justa, com representantes escolhidos de forma livre e consciente. O mandato conquistado dessa maneira jamais terá legitimidade plena, e os frutos desse vício recaem sobre toda a sociedade.

Se confirmada a cassação, a Justiça Eleitoral dará uma resposta exemplar, mostrando que a democracia não pode ser negociada como mercadoria de campanha. O preço de um voto comprado é caro demais para um município pequeno como São João do Sóter: significa anos de atraso, descrédito na política e desconfiança das novas gerações em relação ao futuro.

A mensagem é clara: quem compra ou vende votos ataca o coração da democracia. Cabe agora ao Ministério Público e ao Judiciário fazer valer a lei, assegurando que a vontade popular seja respeitada em sua forma mais pura — livre, soberana e inegociável.

A repercussão na cidade e na região tem sido imediata. Moradores comentam que os depoimentos dos eleitores ouvidos pela Justiça já representam um “sinal verde” para uma nova eleição no município.

 Policia Militar do MA trocará de comando nesta sexta-feira (29)


A Polícia Militar do Maranhão trocará de comandante-geral nesta sexta-feira, 29, durante solenidade que será realizada a partir das 17h, na sede da corporação, situada no bairro do Calhau, na capital São Luís.

O coronel Pitágoras Mendes Nunes, que assumiu a função em dezembro do ano passado, deixará o cargo para dar lugar ao coronel Wallace Amorim, atual diretor do Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops).

O subcomando ficará a cargo do coronel Valtermar Pinto Ribeiro.

O coronel Roberto Filho será o novo chefe do Comando de Policiamento Especializado (CPE).

As mudanças patrocinadas pelo governador Carlos Brandão buscam otimizar, ainda mais, os serviços prestados pela instituição.

quarta-feira, 27 de agosto de 2025

 Juiz mantém prisão preventiva do prefeito de Igarapé Grande 

O juiz Luiz Emílio Braúna Bittencourt Júnior, da 2ª Vara da Comarca de Pedreiras, decidiu nesta terça-feira (26) manter a prisão preventiva do prefeito de Igarapé Grande, João Vitor Xavier (PDT). O gestor confessou ter matado o policial militar Geidson Thiago da Silva durante uma vaquejada em Trizidela do Vale. 

A informação é do jornalista Isaías Rocha

A defesa havia solicitado a liberdade do réu, alegando que ele sempre colaborou com as autoridades, apresentando-se de forma espontânea em duas ocasiões. Os advogados destacaram ainda que João Vitor está licenciado do cargo por 120 dias, não representa risco à ordem pública e poderia responder em liberdade mediante medidas cautelares, considerando sua primariedade, bons antecedentes, residência fixa e vínculos sociais.

Na decisão, o magistrado entendeu, contudo, que a manutenção da prisão é “indispensável” para garantir a ordem pública, evitar a reiteração de condutas violentas e assegurar a tranquilidade social, abalada pelo episódio. Ele ressaltou também que o caso demanda uma ampla instrução probatória, incluindo a oitiva de testemunhas, já que alguns depoimentos colhidos na investigação contradizem a versão apresentada pela defesa.

“O objetivo é assegurar que a instrução ocorra de forma equilibrada e em conformidade com os parâmetros de proteção à vítima fixados pelo legislador. Pelo exposto, mantenho a prisão preventiva de João Vítor Peixoto Moura Xavier para garantia da ordem pública”, concluiu o juiz..

 Equatorial Maranhão realiza sorteio de geladeiras em Caxias e Santa Rita 

Moradores também recebem atendimento gratuito durante a semana

Nesta semana, a Equatorial Maranhão promove o mutirão Pelo Cliente Todo Dia com atendimento gratuito em Santa Rita e Caxias, oferecendo uma série de serviços e facilidades voltados para os clientes da Distribuidora. O destaque fica por conta do projeto E+ Geladeira Nova, que possibilita a troca de geladeiras antigas, que consomem mais energia, por modelos novos, mais econômicos e eficientes, assegurando mais qualidade no fornecimento de energia e economia para as famílias.

Para participar do sorteio, os moradores devem atender a alguns critérios:

Estar inscrito na Tarifa Social de Energia Elétrica, benefício do Governo Federal que assegura desconto na conta de luz;

Residir no município onde ocorrerá o cadastro;

Ser o titular da conta de energia e apresentar a última fatura quitada, juntamente com RG, CPF e NIS;

Estar em dia com a Equatorial Maranhão e possuir uma geladeira antiga em funcionamento, que será substituída caso o cliente seja sorteado.

O cadastro pode ser realizado nos dias 26 e 27 de agosto (terça e quarta-feira). Já o sorteio ocorre no dia 28 de agosto (quinta-feira) e a entrega das geladeiras no dia 29 de agosto (sexta-feira). Em Santa Rita, o atendimento será na Quadra de Esporte Babau, localizada na Rua Presidente Figueiredo, nº 557, das 08h às 17h. Já em Caxias, a ação ocorrerá em frente à Prefeitura Municipal, na Av. Otávio Passos (Praça Pantheon), no Centro, também das 08h às 17h.

Durante a semana, os clientes da Distribuidora terão acesso a outros serviços como a troca de lâmpadas ineficientes por modelos de LED; negociação de débitos com condições especiais; cadastro e atualização na Tarifa Social de Energia Elétrica; além de palestras de segurança sobre o uso correto da energia elétrica. Para aproveitar os benefícios, basta apresentar RG, CPF e a conta de energia mais recente.

E+ Profissional

Além disso, em Caxias, os moradores também poderão se inscrever para a Oficina de Hambúrguer Artesanal, realizada por meio do programa E+ Profissional, que oferece capacitação e geração de renda para famílias inscritas no Tarifa Social. As inscrições acontecem nos dias 26 e 27 de agosto, das 08h às 17h, em frente à Prefeitura Municipal (Praça Pantheon). Para participar, é preciso ter mais de 18 anos, apresentar documento de identificação, conta de energia e estar cadastrado como baixa renda. As vagas são limitadas.

Essas iniciativas têm como objetivo facilitar o acesso da população aos serviços da Equatorial Maranhão e promover mais eficiência energética, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida dos clientes.

Serviço

E+ Geladeira Nova 

Santa Rita

Data: Cadastro – 26 e 27 de agosto; Sorteio – 28 de agosto; Entrega – 29 de agosto;

Horário: 08h às 17h;

Local: Quadra de Esporte Babau, localizada na Rua Presidente Figueiredo, 557.

Caxias

Data: Cadastro – 26 e 27 de agosto; Sorteio – 28 de agosto; Entrega – 29 de agosto;

Horário: 08h às 17h;

Local: em frente à Prefeitura Municipal, na Av. Otávio Passos (Praça Pantheon), Centro.

E+ Profissional

Oficina de Hambúrguer Artesanal – Caxias

Inscrições: 26 e 27 de agosto

Horário: 08h às 17h

Local: Em frente à Prefeitura Municipal – Av. Otávio Passos (Praça Pantheon), Centro.

Assessoria de Imprensa da Equatorial Maranhão

 Veja como será o pagamento da segunda parcela dos precatórios do Fundef


O governador Carlos Brandão, anunciou nesta quarta-feira (27) o início do pagamento da segunda parcela dos precatórios do Fundef para os professores da rede estadual de ensino. A medida contempla ativos, aposentados e desligados, garantindo a continuidade da distribuição dos recursos de forma organizada.

De acordo com o calendário divulgado por Brandão:

1º de setembro (segunda-feira): pagamento para professores ativos.

2 de setembro (terça-feira): pagamento para aposentados.

3 de setembro (quarta-feira): início do pagamento para professores desligados da rede.

19 de setembro (segunda-feira): recebimento da documentação dos herdeiros, que será processada conforme trâmite judicial.

O governador destacou a importância do pagamento e disse que a vitória é dos próprios professores: “Compartilhe essa informação com os colegas. Essa vitória é de vocês!”

Furto de equipamentos em áreas operacionais do SAAE prejudica o abastecimento de água em Caxias 

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Caxias alerta para ações de vandalismo em áreas operacionais da Autarquia. Somente nessa segunda-feira (25), dois furtos foram registrados pelas câmeras de segurança da captação do rio Itapecuru, prejudicando o funcionamento da Estação de Tratamento de Água do bairro Volta Redonda, responsável pelo abastecimento de 19 bairros da cidade.

Segundo a Autarquia, somente este ano, foram registrados quinze boletins de ocorrência de furto de equipamentos e vandalismo em áreas de poços artesianos localizados nas zonas urbana e rural de Caxias.

Somente no sistema simplificado de abastecimento de água da rua João Paulo II, bairro Campo de Belém, que foi totalmente reformado, os vândalos agiram três vezes, furtando cabos e componentes elétricos que acionam a bomba do poço artesiano, deixando cerca de 400 famílias sem água.


Além de investir em automação; novo modelo de sistema simplificado de abastecimento de água mais seguro, a direção do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Caxias reuniu-se com as forças de segurança do município para desenvolver estratégias para combater esse tipo de crime.

“Estamos intensificando as medidas de seguranças nas nossas áreas operacionais e realinhando com as forças de segurança uma ação mais efetiva para evitar esses furtos de cabos que prejudica o sistema de abastecimento de água da nossa cidade”, explica o Diretor-geral do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Caxias, Evimar Barbosa.

 Ao furtar um equipamento ou cabo, o vândalo não gera prejuízo apenas para o Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Caxias, mas prejudica o funcionamento dos poços artesianos e bombas, deixando centenas de famílias sem água.

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Caxias também pede o apoio da população para denunciar, por meio da Central de Atendimento 115 ou pelo whatsapp: 99 9 8833-4905.

Lei para os crimes de furto e roubo
O Código Penal Brasileiro tipifica os crimes de furto e roubo nos artigos 155 e 157, respectivamente. De acordo com o direito penal, o crime de furto tem como consequência a pena de reclusão em regime fechado por 1 (um) a 4 (quatro) anos, mais o pagamento de multa.

O parágrafo 04, do artigo 155, ainda descreve o crime de furto qualificado, que consiste no agravamento do ato a partir das seguintes condições:
I – com destruição ou rompimento de obstáculo à subtração da coisa;
II – com abuso de confiança, ou mediante fraude, escalada ou destreza;
III – com emprego de chave falsa;
IV – mediante concurso de duas ou mais pessoas.


Precatórios do Fundef: Governo do Maranhão aciona Caixa para corrigir repasse a professores 

O governo do Maranhão identificou um possível erro na distribuição da segunda parcela dos precatórios do Fundef, depositada nesta terça-feira (26) pela União, e acionou imediatamente a Caixa Econômica Federal para corrigir a destinação dos valores. A informação foi confirmada pelo governador Carlos Brandão (PSB) em publicação nas redes sociais.

Segundo decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), relatada pelo ministro Nunes Marques no âmbito da Ação Cível Originária nº 661, os recursos deveriam ser divididos em duas partes: 60% destinados ao pagamento de abono aos profissionais do magistério, no valor de R$ 843,4 milhões, e 40% para aplicação na educação fundamental, somando R$ 562,3 milhões.

Na prática, no entanto, a mais recente transferência realizada pela Caixa não seguiu os percentuais determinados. Conforme ofício enviado pela secretária de Estado da Educação, Jandira Dias Araújo Silva, ao superintendente regional da instituição, houve inversão parcial na divisão dos recursos, resultando em percentuais de 58,3% e 41,7%. Para corrigir a distorção, a SEDUC solicitou a transferência de R$ 24 milhões entre contas vinculadas ao Fundef.

Em sua manifestação, Brandão garantiu que não haverá prejuízo para a categoria.

“Identificamos que houve um equívoco da Caixa Econômica Federal na distribuição da quantia determinada pelo STF tanto aos professores quanto ao investimento. Imediatamente oficiamos o banco e solicitamos a correção do procedimento, para que possamos, o quanto antes, garantir a todos os professores os valores que lhes são de direito”, declarou.

Com a retificação, o governo espera assegurar que os docentes recebam integralmente os recursos devidos, em consonância com a determinação do STF, ao mesmo tempo em que preserva a parcela reservada a investimentos na rede estadual de ensino.


 ANNEL autoriza reajuste de 17,46% na conta de energia no Maranhão 

A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) aprovou nesta terça-feira (26) um reajuste de 17,46% na tarifa residencial de energia elétrica cobrada pela Equatorial Maranhão.

A nova tarifa entra em vigor já na próxima quinta-feira, 28 de agosto, e alcança aproximadamente 2,2 milhões de unidades consumidoras em todos os 217 municípios do estado.

O aumento decorre da Revisão Tarifária Periódica (RTP), realizada a cada cinco anos, que leva em conta custos de distribuição, transporte e compra de energia, além da remuneração de investimentos da concessionária e encargos que financiam políticas públicas do setor elétrico.

De acordo com a ANEEL, o índice médio de reajuste projetado para este ciclo chega a 21,85%, sendo 23,20% para consumidores de alta tensão e 21,61% para baixa tensão.

terça-feira, 26 de agosto de 2025

Justa homenagem - Novo prédio da Uema em Caxias é denominado "Comendador Aderico Silva"

Blog do Sabá

O novo prédio do campus da UEMA (foto) em Caxias/MA que será inaugurado nos próximos dias fica denominado de Centro de Ciências da Saúde “Comendador Alderico Silva” através de Lei Estadual. A homenagem é de autoria do deputado estadual Catulé Júnior através do Projeto de Lei nº 330/2025 aprovado pela Assembleia Legislativa do Maranhão.

LEI N° 12.629, DE 25 DE AGOSTO DE 2025.

Fica denominado "Comendador Alderico Silva" o novo prédio do Centro de Ciências da Saúde da UEMA - Campus Caxias/MA, e dá outras providências, O GOVERNADOR DO ESTADO DO MARANHÃO, Faço saber a todos os seus habitantes que a Assembleia Le- gislativa do Estado decretou e eu sanciono a seguinte Lei: Art. 1° Fica denominado "COMENDADOR ALDERICO SILVA" o novo prédio do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Estadual do Maranhão - Campus Caxias, no Estado do Maranhão. Art. 2º Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação”, diz trecho do decreto publicado no Diário Oficial do Maranhão que segue: “Mando, portanto, a todas as autoridades a quem o conhecimento e a execução da presente Lei pertencerem que a cumpram e a façam cumprir tão inteiramente como nela se contém. O Excelentissimo Senhor Secretário-Chefe da Casa Civil a faça publicar, imprimir e correr. PALÁCIO DO GOVERNO DO ESTADO DO MARA- NHÃO, EM SÃO LUIS, DE 25 AGOSTO DE 2025, 204* DA INDEPENDÊNCIA E 137° DA REPÚBLICA. CARLOS BRANDÃO Governador do Estado do Maranhão SEBASTIÃO TORRES MADEIRA Secretário-Chefe da Casa Civil (Originária do Projeto de Lei n° 330/2025, de autoria do Deputado Catulé Júnior). LEI N° 12.630, DE 25 DE AGOSTO”.

O novo prédio da UEMA em Caxias fica localizado na Rua Rio Branco, centro da cidade, o que garante comodidade e fácil acesso aos estudantes da Universidade.

A homenagem concedida ao comendador Alderico Silva, um dos maiores caxienses do século passado, foi feita devido a um reparo histórico na política do município.

Responsável pela construção do Hospital Miron Pedreira, o primeiro hospital particular do interior do Maranhão ainda em 1956, Alderico Silva foi responsável por outros grandes feitos na cidade, tal como a primeira concessionária de veículos e também a primeira empresa de telefonia, deixando seu nome no mundo empresarial do município com atuações no comércio, beneficiamento de babaçu, gráfica e emissora de TV.

“Muito feliz com a aprovação do nosso projeto de lei que nomeia o novo prédio de Ciências de Saúde da UEMA Campus Caxias de Comendador Alderico Silva, essa é uma justa homenagem à esse grande homem que contribuiu muito com o desenvolvimento da nossa cidade em diversas áreas, como comércio, pecuária, indústria e especialmente na área da saúde, onde foi o fundador da primeira maternidade e hospital de Caxias, o Miron Pedreiras, que também serviu de escola para médicos de várias gerações da nossa região. Legados como o dele, não podem ser esquecidos e agora será eternizado neste novo prédio”, comentou o deputado Catulé Júnior.

A. Silva representado ao lado de uma de suas empresas inaugurada
na década de 1930 

Alderico Silva recebendo o então senador Assis Chateaubriand na
inauguração do Hospital Miron Pedreira. Atrás o governador Eugenio
Barros e demais autoridades 

 Brandão rebate acusações e defende compra de tablets pelo Governo do Maranhão


O governador do Maranhão, Carlos Brandão, divulgou nesta terça-feira (26) um comunicado oficial para rebater críticas sobre o processo de compra de tablets realizado pela gestão estadual. No texto, o chefe do Executivo afirma que toda a aquisição seguiu rigorosamente os critérios exigidos pela legislação vigente e foi conduzida por servidores “competentes e comprometidos com a lisura de todo o processo”.

Brandão esclareceu que as comparações feitas com um processo de compra realizado no Ceará, em 2022, não são válidas. Segundo ele, a ata de registro de preços do Ceará já está vencida desde julho de 2024 e, portanto, os valores praticados na época estão “visivelmente defasados”.

Veja a íntegra do documento acima.

Bancada do Maranhão destinou quase R$ 1 bilhão em emendas pix, alvo de Flávio Dino 

Imirante.com, com edição – As emendas de transferências especiais (as chamadas emendas pix) estão sendo alvo de ações no Supremo Tribunal Federal (STF) com uma determinação do ministro Flávio Dino para investigar os casos em que falta transparência e rastreabilidade dos recursos repassados em todo o Brasil. No Maranhão, de 2020 a 2024, foram destinados quase R$ 1 bilhão em emendas pix de deputados federais e senadores.

O Tribunal de Contas do Estado (TCE) em parceria com o Tribunal de Contas da União (TCU) já iniciaram as fiscalizações dos municípios que receberam emendas pix de 2020 a 2024. No total, neste período, chegaram ao Maranhão mais de R$ 900, 9 milhões.

Flávio Dino Dino deu um prazo de dez dias para o Tribunal de Contas da União (TCU) detalhar sobre emendas que não apresentaram plano de trabalho.

De 2020 para 2024, houve um aumento nos valores de emendas pix indicados aos municípios foi de 63 vezes. Em 2020, deputados e senadores repassaram R$ 5,8 milhões ao Maranhão. Já em 2024, esse valor pulou para R$ 371 milhões.

Como os senadores têm direito a valores maiores, os membros da bancada do Maranhão no Congresso Nacional que mais tiveram liberação de emendas pix foram justamente os senadores Eliziane Gama (PSD) e Weverton Rocha (PDT). Segundo o sistema do TCU, a parlamentar direcionou R$ 80,1 milhões e Weverton cerca de R$ 28,1 milhões de 2020 a 2024.

Até suplentes que estiveram no mandato por pouco tempo conseguiram a liberação de algumas emendas pix. O apóstolo Sílvio Antônio (PL), que passou quatro meses na Câmara, destinou R$ 18,4 milhões. O mesmo valor foi liberado para Paulo Marinho Jr. na sua passagem pela Câmara.

Entre os deputados, o campeão em emendas pix é Cléber Verde (MDB) que indicou e liberou mais de R$ 52,6 milhões. O segundo é Rubens Pereira Júnior (PT). Ele conseguiu destinar cerca de R$ 47, 4 milhões a cidades maranhenses.

Recurso de emenda PIX para o MA (2020 a 2024)

2020 – R$ 5,8 milhões

2021 – R$ 35,1 milhões

2022 – R$ 160 milhões

2023 – R$ 328 milhões

2024 – R$ 371 milhões

Emenda PIX da bancada do MA (deputados, ex-deputados, suplentes e senadores)

Aluisio Mendes – R$ 20,8 milhões

Amanda Gentil – R$ 15,7 milhões

André Fufuca – R$ 32,8 milhões

Bira do Pindaré – R$ 30,9 milhões

Cléber Verde – R$ 52,6 milhões

Josivaldo JP – R$ 17,7 milhões

Roseana Sarney – R$ 18,9 milhões

Alan Garcês – R$ 16,5 milhões

Dr. Benjamin – R$ 16,9 milhões

Duarte Jr. – R$ 18,2 milhões

Edilázio Jr. – R$ 24,6 milhões

Fábio Macedo – R$ 18,9 milhões

Gil Cutrim – R$ 24,8 milhões

Hildo Rocha – R$ 30 milhões

João Marcelo de Sousa – R$ 24,8 milhões

Josimar de Maranhãozinho – R$ 23,8 milhões

Júnior Lourenço – R$ 41,3 milhões

Juscelino Filho – R$ 18,7 milhões

Márcio honaiser – R$ 16,6 milhões

Máercio Jerry – R$ 33,2 milhões

Marreca Filho – R$ 29,9 milhões

Pastor Gil – R$ 41,9 milhões

Paulo Marinho Jr. – R$ 18,4 milhões

Pedro Lucas Fernandes – R$ 40,5 milhões

Rubens Pereira Júnior – R$ 47,4 milhões

Zé Carlos – R$ 19,1 milhões

Sílvio Antônio – R$ 18,4 milhões

Eliziane Gama – R$ 80,1 milhões

Ana Paula Lobato – R$ 19,8 milhões

Weverton Rocha – 28,1 milhões

Roberto Rocha – R$ 27,7 milhões