FÃ CLUBE "Edmilson Sanches" está pedindo doações de sangue em nome do Professor Nonato Ressurreição
quarta-feira, 6 de agosto de 2025
Deputados do PSB-MA repudiam imposição da cúpula nacional e reforçam apoio a Brandão
A decisão, imposta de forma unilateral, desconsidera o compromisso coletivo que sempre pautou a atuação do PSB no estado e ignora o protagonismo dos parlamentares que ajudaram a fortalecer o partido junto à população maranhense.
Estiveram presentes na reunião os deputados Daniella, Davi Brandão, Antonio Pereira, Andreia Rezende, Florêncio Neto, Ariston e Iracema Vale. O deputado Adelmo Soares, embora ausente na ocasião, declarou integral apoio à manifestação do grupo.
Os parlamentares reafirmam seu compromisso com a democracia interna, com a transparência nas decisões partidárias e com o respeito à história construída pelo PSB no Maranhão, sempre pautada pela escuta, pelo diálogo e pela construção coletiva.
Reafirmam, ainda, que seguirão caminhando ao lado do governador Carlos Brandão, liderança que, junto com os parlamentares estaduais, foi fundamental para transformar o PSB na força política que é hoje no estado.
Presidente nacional do PT diz que Camarão será candidato ao Governo
“Almoçando em Brasília com meu compa9nheiro e amigo, @felipecostacamarao , vice-governador do Maranhão, nosso candidato a governador. Uma liderança que muito nos orgulha”, disse o dirigente em postagem nas redes sociais.
Camarão, em comentário na postagem, afirmou: “Excelente conversa, meu presidente. Muito obrigado por tudo! Estamos juntos! Em 2026 é Lula e Camarão!”.
Felipe está em Brasília onde cumpre compromissos institucionais em Ministérios e órgãos, além de participar de atos políticos, como foi o caso da posse da senadora Ana Paula Lobato como presidente estadual do PSB.
Ambos fazem parte do chamado campo dinista que faz oposição ao governador Carlos Brandão.
A postagem do presidente nacional do petismo, de fato, chama a atenção porque, para a alegria dos aliados do vice, afasta rumores sobre sua desistência em prol de uma aliança com o prefeito Eduardo Braide (PSD), de São Luís.
No entanto, de acordo com o que foi apurado, cenários diferentes podem se estabelecer.
E o editor do Blog tratará do assunto em uma próxima postagem.
Fonte: Blog do Glaucio Ericeira
Trabalhadores denunciam condições análogas à escravidão em obra da ponte entre MA e TO
![]() |
A denúncia veio à tona com a deflagração de uma greve entre os trabalhadores, que cruzaram os braços em protesto contra salários abaixo do mínimo legal, jornadas exaustivas, ausência de pagamento de horas extras e insalubridade ignorada. Segundo relatos, muitos operários estão recebendo apenas R$ 1.090,63 — valor inferior ao salário mínimo vigente, de R$ 1.412.
“Estamos sendo tratados como escravos. Trabalhamos expostos ao risco, sob o sol quente, lidando com concreto, ferro e máquinas pesadas. E ainda recebemos menos que o salário mínimo”, relatou um dos trabalhadores à imprensa local.
A ponte anterior desabou em dezembro de 2024, resultando na morte de 14 pessoas e deixando três desaparecidas. Desde então, a reconstrução da estrutura tornou-se um compromisso emblemático do governo federal, com previsão de entrega até dezembro de 2025.
Em nota, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) informou que está acompanhando a execução do contrato e afirmou que a contabilização de horas extras será analisada caso a caso. O órgão reforçou que continuará fiscalizando o contrato, “com atenção especial ao cronograma físico-financeiro e às obrigações trabalhistas do contratado”.
Consumo de energia aumenta durante os meses mais quentes e secos do ano: Equatorial Maranhão orienta clientes sobre uso consciente
Diante desse comportamento de consumo típico da estação, a Equatorial Maranhão reforça seu compromisso com a orientação e o diálogo com os clientes, oferecendo informações que apoiem o uso racional da energia. A Distribuidora mantém, ao longo de todo o ano, ações de conscientização sobre economia de energia, com foco no equilíbrio do orçamento familiar, na preservação dos recursos naturais e na segurança das instalações elétricas.
A Gerente de Relacionamento com o Cliente da Equatorial Maranhão, Vanessa Soares, destaca a importância da conscientização no uso da energia durante esse período. “A Equatorial Maranhão acompanha o comportamento de consumo de energia em todo o estado e atua de forma preventiva e educativa, incentivando hábitos mais eficientes e responsáveis. Nosso compromisso com a informação e o serviço se traduz na oferta contínua de conteúdos que auxiliam a população a entender o que pode impactar no valor da conta e como adotar boas práticas de consumo”, comenta.
Entre as principais dicas para o período, a Equatorial recomenda:
• Aproveitar a ventilação natural: sempre que possível, manter portas e janelas abertas para aproveitar a corrente de ar e reduzir a necessidade do uso de ventiladores e ar-condicionado.
• Regular o uso do ar-condicionado: manter os aparelhos numa temperatura próxima a 23ºC e desligá-los quando não houver ninguém no ambiente.
• Evitar abrir a geladeira com frequência: cada vez que a porta é aberta, o equipamento consome mais energia para restabelecer a temperatura interna.
• Utilizar lâmpadas LED: mais duráveis e eficientes, as lâmpadas LED consomem até 80% menos energia que as incandescentes.
• Retirar aparelhos da tomada: desligar os eletrodomésticos da tomada quando não estiverem em uso.
A Distribuidora também orienta os consumidores a acompanharem o consumo mensal por meio da fatura e pelo aplicativo Equatorial Energia, disponível gratuitamente para smartphones. Outra dica importante é manter em dia a manutenção de aparelhos como ar-condicionado e geladeira, pois o bom funcionamento desses equipamentos reduz o desperdício de energia.
Por meio da divulgação constante de orientações e da atuação em canais de comunicação acessíveis, a Equatorial Maranhão reforça seu papel enquanto prestadora de serviço essencial e sua responsabilidade com a melhoria da experiência do cliente.
Para mais informações e outras dicas de economia de energia, os canais de atendimento da Equatorial estão disponíveis: o site www.equatorialenergia.com.br, o WhatsApp da Clara (98 2055-0116), além da Central de Atendimento 116, que funciona 24 horas, com ligação gratuita.
Assessoria de Imprensa da Equatorial Maranhão
Prefeitura de Caxias firma parceria com a DPU para garantir direitos à população
Caxias agora conta com mais reforço na garantia de direitos para a população mais vulnerável. O município foi contemplado com um Polo da Defensoria Pública da União (DPU), o terceiro instalado no Maranhão. A unidade vai funcionar na sede da Secretaria Municipal de Proteção Social, Primeira Infância e Pessoa Idosa, fruto de um convênio firmado entre a Prefeitura de Caxias e a Defensoria Pública da União.
“Vai funcionar para atendimento de demandas que envolvem a União, como: FIES, Bolsa Família, BPC, ProUni, Benefícios Previdenciárias. Nós estamos presentes na capital, e no interior estamos funcionando por meio de postos de atendimentos”, frisa Laís Soares, Defensora Pública Federal.
“A DPU procurou o Município, por sermos polo na região leste maranhense. E, nós prontamente nos colocamos a disposição para que este projeto possa funcionar. Hoje estamos entregando mais dignidade, cidadania e justiça para as pessoas que mais precisam, garantindo direitos que as pessoas têm. São serviços jurídicos gratuitos, e dessa forma o município se desenvolve”, lembrou o prefeito de Caxias (MA), Gentil Neto.
Com o novo polo, os caxienses em situação de vulnerabilidade social passam a ter acesso a atendimento jurídico gratuito para demandas federais, como Bolsa Família, Benefício de Prestação Continuada (BPC), INSS, entre outros serviços. O local vai permitir que mais pessoas possam acessar seus direitos sem a necessidade de deslocamento até outras cidades.
“Esta é uma parceria do município, por meio da Procuradoria do Município, a Proteção do Social com a Defensoria Pública da União. É um serviço que vai funcionar diariamente aqui dentro da Secretaria, com profissionais contratados pelo município. E, vai atender a população de baixa renda, serviços de competência da justiça federal, questões agrárias, direitos humanos”, ressaltou o procurador do Município, James Lobo.
O atendimento será realizado de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 13h30, na sede da Secretaria Municipal de Proteção Social, Primeira Infância e Pessoa Idosa, situada na Rua Manoel Gonçalves. O funcionamento do polo reafirma o compromisso da gestão municipal com a inclusão social e o fortalecimento das políticas públicas voltadas à justiça e à dignidade humana.
“Eu estarei à frente do núcleo. Vamos estar aqui das 7h30 às 13h30, para atender ao público de baixa renda, que não tem condições de pagar uma assessoria, um serviço jurídico. O objetivo é desafogar também o judiciário, e ainda, Caxias não tinha um órgão desse. E, Caxias está de parabéns”, frisa a advogada Michele Silva.