segunda-feira, 8 de dezembro de 2025

PIB do Maranhão cresce 3,2% e já é o segundo do Nordeste, diz secretário 

A evolução e o crescimento do Maranhão nas áreas da economia e gestão no governo de Carlos Brandão foram destacados pelo secretário de Estado de Planejamento e Orçamento, Vinícius Ferro, em entrevista ao quadro Bastidores, do Bom Dia Mirante desta segunda-feira (8). “Estamos avançando cada vez mais, fortalecendo a gestão pública, otimizando nossos recursos e buscando parcerias”, afirmou.

O significativo crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) estadual, acima da média nacional, foi um dos pontos observados pelo secretário. “O PIB do Maranhão cresceu 3,2%. O do Brasil cresceu 2,9%. É o segundo estado do Nordeste, perdendo só para a Bahia. Isso demonstra que o Estado está forte”, detalhou.

Vinícius Ferro também ressaltou os números positivos alcançados nas áreas da exportação e da geração de emprego, com o Maranhão batendo recorde todos os meses no número de carteiras assinadas, de acordo com o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).

Na entrevista à jornalista Carla Lima, o secretário também assinalou que já é possível sentir as mudanças em alguns setores e que, com esse cenário de números positivos, o governador Carlos Brandão lidera processo de transformação da economia do Estado e, consequentemente, da vida dos maranhenses. Ele destacou como exemplo a elevação da renda per capita do maranhense.

“Nós últimos dois anos, conseguimos tirar mais de um milhão de pessoas da extrema pobreza. Isso significa que tiramos um milhão de maranhenses que tinham renda per capita de R$ 218,00. E conseguimos isso com vários programas sociais e investimentos”, observou ressaltando a ação de programas como o Maranhão Livre da Fome.

 Procissão une fiéis em homenagem à Nossa Senhora da Conceição 

Nesta tarde de segunda-feira, dia 8 de dezembro, centenas de fiéis foram prestar suas homenagens à Nossa Senhora da Conceição da Praia, nesta data que celebra a padroeira da cidade de Caxias.

"Viva Nossa Senhora da Conceição! Viva a padroeira de Caxias”, entoavam os religiosos em frente a igreja da Matriz. Assim, às 17h30 em ponto, deu-se início a procissão pelas ruas do centro, acompanhada da Banda de Musica e de um carro de som com canções religiosas.

Após a procissão aconteceu a celebração da missa campal solene presidida pelo padre Sérgio. A cerimônia faz parte do encerramento dos festejos em homenagem à Nossa Senhora da Conceição.



 Equatorial conquista 3º lugar no ranking de inovação do setor elétrico e reforça estratégia digital

Reconhecimento no TOP 100 Open Corps 2025 reforça a estratégia de inovação, digitalização e eficiência que vem transformando o Grupo

O Grupo Equatorial foi reconhecido como uma das líderes nacionais em inovação aberta ao conquistar o 3º lugar na categoria TOP 10 Energia Elétrica e Renováveis e a 29ª posição no ranking geral do TOP 100 Open Corps 2025, um dos principais levantamentos de inovação da América Latina. A premiação foi entregue em cerimônia realizada na última semana, no Rio de Janeiro.

O resultado reflete a consolidação de uma agenda estratégica que prioriza inovação, eficiência operacional e transformação digital. Nos últimos anos, a Equatorial estruturou um portfólio robusto com mais de 40 projetos ativos em Pesquisa & Desenvolvimento (P&D) e Eficiência Energética, totalizando R$ 187 milhões em investimentos acumulados desde 2018. Grande parte dessas iniciativas é desenvolvida em parceria com universidades, startups, centros de pesquisa e laboratórios tecnológicos, fortalecendo o posicionamento do Grupo como referência nacional em modernização do setor elétrico.

Segundo Mauricio Velloso, Diretor Corporativo de Clientes, Inovação e Serviços do Grupo Equatorial, o reconhecimento reforça a evolução contínua da companhia nessa agenda.

“Estar entre as empresas mais inovadoras do país no TOP 100 Open Corps mostra a consistência do nosso trabalho e o impacto das soluções que temos desenvolvido. Investimos em iniciativas que unem tecnologia, sustentabilidade e foco no cliente, sempre ao lado de universidades, startups e centros de pesquisa. Esse resultado é fruto da dedicação das equipes e da consolidação de uma cultura voltada à inovação. Seguiremos avançando para ampliar a digitalização, elevar a eficiência e contribuir para uma transição energética cada vez mais sustentável”.

Projetos que impulsionaram o reconhecimento 

Entre as iniciativas que contribuíram diretamente para o destaque da Equatorial no ranking, estão:

Sinapse — projeto focado em gestão de ativos, estuda o uso de drones e robôs nas atividades de inspeção, além de aplicar IA para previsão de falhas na rede elétrica.;

VITTA — sistema de atendimento digital com avatar inteligente e recursos avançados de IA generativa, que expande a jornada do cliente ao agregar mais acessibilidade eficiência, agilidade e personalização;

Equatorial ONE — além de entregar a primeira solução do setor elétrico a atuar via WhatsApp, desde 2019, vem transformando a forma como milhões de consumidores interagem com a distribuidora.

Essas soluções têm suporte estratégico do EQT Lab, Instituto de Ciência e Tecnologia da Equatorial, que conduz estudos, validações e protótipos em áreas como IA, IoT, blockchain, mobilidade elétrica e engenharia aplicada. O laboratório também lidera programas internos, como Agentes da Inovação, que disseminam a cultura inovadora entre os colaboradores.

Reconhecimento

O TOP 100 Open Corps mensura interações reais entre empresas e startups e, somente em 2025, contabilizou mais de 54 mil conexões, reforçando sua relevância para o ecossistema de inovação no país.

Com mais esse reconhecimento, o Grupo Equatorial Energia reafirma seu compromisso em desenvolver soluções tecnológicas, sustentáveis e centradas no cliente, fortalecendo sua contribuição para a transição energética no Brasil.

Assessoria de Comunicação do Grupo Equatorial

Candidatura de Flavio Bolsonaro foi ignorada por quem de fato dá as cartas no PL no Maranhão 

Josimar de Maranhãozinho ignorou o lançamento de Flavio
Bolsonaro 

Apoiada no Maranhão por membros da extrema direita com pouco peso político e eleitoral, como o deputado estadual Yglésio Moyses (PRTB), a vereadora de Flávia Berthier (PL) e o presidente na legenda na Capital, Felipe Arnon, a pré-candidatura do senador Flávio Bolsonaro não recebem bênção de quem de fato tem cacife para falar em nome do PL no Maranhão: o deputado federal Josimar de Maranhãozinho, que preside o partido no estado.

Quem conhece os altos e baixos que marcaram a relação de Josimar de Maranhãozinho com o ex-presidente Jair Bolsonaro suspeita que parlamentar maranhense tende a não mover uma palha pelo filho 01. Josimar de Maranhãozinho encarou uma disputa de vida ou morte partidária com Jair Bolsonaro, que exigiu do presidente nacional do partido, Waldemar Costa Neto, que o destituísse do comando estadual do partido e o entregasse a um aliado seu, que no caso seria o ex-senador Roberto Rocha. Não deu certo.

Numa nova investida, Jair Bolsonaro levou a melhor, conseguindo destituir a deputada Detinha, a mais votada do estado em 2022, do comando do PL Mulher no Maranhão, entregando o posto para a inexpressiva vereadora Flávia Berthier, alargando e aprofundando ainda mais o fosso que os separava.

Josimar de Maranhãozinho, Detinha, Pastor Gil e Júnior Lourenço ignoraram solenemente o anúncio da pré-candidatura de Flávio Bolsonaro, e a menos que haja uma reviravolta imprevista, vão continuar em silêncio, aguardando o desenrolar dos fatos.

Coluna Repórter Tempo