domingo, 7 de setembro de 2025

 PSOL lança Enilton Rodrigues pré-candidato a governador do Maranhão, e faz gesto a esquerda


Realizada no sábado, 6 de setembro, a conferência eleitoral estadual do PSOL/MA, a qual lançou o engenheiro florestal e agrônomo, Enilton Rodrigues (foto acima) como pré-candidato a governador.

A Conferência definiu a pré-candidatura do jovem engenheiro florestal e agrônomo a governador do Estado pela legenda.


Além do nome para governador, a conferência também aprovou a pré-candidatura ao senado da liderança quilombola Antônia Cariongo (foto).

Foi aprovado também que o partido vai priorizar a chapa proporcional (deputado federal e estadual) e lutar para eleger sua primeira bancada no Maranhão. 

Com a pré-candidatura lançada, Enilton Rodrigues terá a tarefa de reforçar o campo político da esquerda no Estado e que já tem Felipe Camarão (PT) e o grupo do governador Brandão com palanque para o presidente Lula no estado em 2026.

Nossa prioridade a partir de agora, continua sendo a de posicionar o PSOL no debate político estadual, sem sectarismo, por isso, o PSOL terá mais uma vez candidato a governador, para reforçar o time da esquerda no estado e o palaque do presidente Lula em 2026”, afirma o mais novo pré-candidato a governador do MA, Enilton Rodrigues e que foi candidato a governador em 2022.

Perfil

Enilton Rodrigues, estudou na Universidade de Brasília (UnB), onde se formou engenheiro florestal, também é pós-graduado em gestão pública pela Universidade Federal de Viçosa (UFV-MG) e engenheiro agrônomo pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Enilton teve sempre atuação de destaque na época de estudante, sendo diretor do centro acadêmico do curso, coordenador do diretório central dos estudantes (DCE-UnB), conselheiro dos órgãos colegiados superiores da UnB (CEPE, CAD e CONSUNI).

Ademais, ele é militante do PSOL desde a fundação do partido, há 20 anos e foi da executiva do PSOL-DF e hoje é dirigente nacional e estadual do partido.

Enilton é filho de seu Taurino e dona Maria Leide, e pai de 5 filhas (Júlia, Sofia, Tarsila, Luna e Marielle) com sua companheira Aline Varão.

 Inovação, liderança e compromisso com o futuro: Fábio Gentil transforma a agricultura maranhense com o Programa Tempo de Semear


À frente da Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária do Maranhão (SAGRIMA), o secretário Fábio Gentil vem demonstrando uma gestão marcada por inovação, visão estratégica e compromisso com o fortalecimento da agricultura familiar no estado. Um grande exemplo é o lançamento do Programa Tempo de Semear, realizado neste sábado (6), durante a 65ª edição da Expoema, no Parque Independência, com a presença do governador Carlos Brandão e da deputada estadual Daniella.

O programa, coordenado pela SAGRIMA, representa uma verdadeira revolução no campo maranhense. A iniciativa garante auxílio financeiro direto de R$ 2.000,00 para agricultores familiares, por meio de um cartão de débito exclusivo, que poderá ser utilizado em lojas agropecuárias autorizadas para a compra de sementes, insumos e equipamentos agrícolas. Tudo isso pensado com sensibilidade e respeito ao calendário agrícola de cada região, proporcionando autonomia e dignidade ao pequeno produtor.

Com uma proposta que alia desenvolvimento sustentável, estímulo à produção local e inclusão social, o Tempo de Semear tem objetivos amplos e estratégicos:

    • Incentivar a produção agrícola;

    • Garantir segurança alimentar com alimentos mais saudáveis;

    • Apoiar diretamente a agricultura familiar;

    • Movimentar a economia dos municípios maranhenses;

    • Fomentar o protagonismo feminino no campo, destinando pelo menos 30% das vagas para mulheres agricultoras.  

A meta é ousada e abrangente: contemplar os 217 municípios maranhenses. Nesta primeira fase, 100 municípios já serão beneficiados, com novos sorteios previstos ao longo de setembro. O programa prioriza agricultores com Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF) ativo até 30 de junho de 2025 e visa assegurar que os recursos cheguem a quem realmente precisa.

Sob a liderança de Fábio Gentil, a SAGRIMA avança com políticas públicas que olham para o presente com responsabilidade e para o futuro com esperança. A implantação do Tempo de Semear é uma prova concreta de que, com gestão inovadora, sensível às necessidades do povo e conectada com o futuro, é possível transformar a realidade do campo e garantir mais oportunidades para os maranhenses.