PSOL lança Enilton Rodrigues pré-candidato a governador do Maranhão, e faz gesto a esquerda
A Conferência definiu a pré-candidatura do jovem engenheiro florestal e agrônomo a governador do Estado pela legenda.
Além do nome para governador, a conferência também aprovou a pré-candidatura ao senado da liderança quilombola Antônia Cariongo (foto).
Foi aprovado também que o partido vai priorizar a chapa proporcional (deputado federal e estadual) e lutar para eleger sua primeira bancada no Maranhão.
Com a pré-candidatura lançada, Enilton Rodrigues terá a tarefa de reforçar o campo político da esquerda no Estado e que já tem Felipe Camarão (PT) e o grupo do governador Brandão com palanque para o presidente Lula no estado em 2026.
“Nossa prioridade a partir de agora, continua sendo a de posicionar o PSOL no debate político estadual, sem sectarismo, por isso, o PSOL terá mais uma vez candidato a governador, para reforçar o time da esquerda no estado e o palaque do presidente Lula em 2026”, afirma o mais novo pré-candidato a governador do MA, Enilton Rodrigues e que foi candidato a governador em 2022.
Perfil
Enilton Rodrigues, estudou na Universidade de Brasília (UnB), onde se formou engenheiro florestal, também é pós-graduado em gestão pública pela Universidade Federal de Viçosa (UFV-MG) e engenheiro agrônomo pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Enilton teve sempre atuação de destaque na época de estudante, sendo diretor do centro acadêmico do curso, coordenador do diretório central dos estudantes (DCE-UnB), conselheiro dos órgãos colegiados superiores da UnB (CEPE, CAD e CONSUNI).
Ademais, ele é militante do PSOL desde a fundação do partido, há 20 anos e foi da executiva do PSOL-DF e hoje é dirigente nacional e estadual do partido.
Enilton é filho de seu Taurino e dona Maria Leide, e pai de 5 filhas (Júlia, Sofia, Tarsila, Luna e Marielle) com sua companheira Aline Varão.