quinta-feira, 6 de novembro de 2025

Corpo de Bombeiros de Caxias destina mais de uma tonelada de resíduos E+Reciclagem e fortalece compromisso com a sustentabilidade

A destinação correta dos resíduos evita a derrubada de árvores, economiza água e energia elétrica e impede a emissão CO

O Corpo de Bombeiros Militar de Caxias deu um exemplo de cidadania e compromisso ambiental ao participar do programa E+ Reciclagem, iniciativa da Equatorial Energia Maranhão voltada à promoção da coleta seletiva e destinação correta de resíduos recicláveis.

Por meio da ação, o órgão destinou 1.314,4 kg de papel branco à reciclagem, resultando em um bônus de R$ 262,88 na conta de energia escolhida pela instituição. Mais do que o benefício financeiro, a iniciativa representa um impacto ambiental expressivo e contribui para a conscientização da sociedade sobre a importância do descarte adequado de materiais.

A destinação correta desse volume de papel trouxe benefícios significativos ao meio ambiente, evitando a derrubada de 22 árvores, economizando cerca de 10 mil litros de água e 1.500 kWh de energia elétrica, além de impedir a emissão de aproximadamente 2,3 toneladas de CO₂ — o equivalente ao que 16 árvores absorvem em um ano. Esses resultados demonstram como atitudes simples, quando realizadas de forma coletiva, geram grandes impactos na preservação dos recursos naturais e na mitigação dos efeitos das mudanças climáticas.

De acordo com Gerente de Relacionamento com o cliente da Equatorial Maranhão, Renato Mendes, a ação reforça o compromisso da Distribuidora em estimular a educação ambiental e incentivar a cultura da coleta seletiva em todo o estado. "Cada doação e cada quilo reciclado representam um passo importante rumo a um futuro mais limpo, solidário e equilibrado para todos. O E+ Reciclagem mostra que é possível transformar resíduos em valor, promovendo desenvolvimento sustentável e incentivando a comunidade a adotar hábitos mais conscientes", destaca.

E+ Reciclagem contribuindo para um futuro mais sustentável

Criado em 2011, o E+ Reciclagem é um Programa de Eficiência Energética da Equatorial Maranhão que possibilita a troca de materiais recicláveis por descontos na fatura de energia elétrica. A iniciativa segue ampliando suas ações em diversos municípios maranhenses, conectando pessoas, empresas e instituições em uma grande rede de transformação.

Para participar, o cliente deve separar resíduos limpos e secos, levar até um posto de coleta com o número da conta contrato em mãos e realizar a entrega. O valor do bônus aparece na fatura seguinte. O cliente também pode optar por doar os créditos a uma instituição filantrópica, que, com a soma das doações, muitas vezes consegue zerar a conta de energia ao final do mês.

Saiba quais resíduos são aceitos nos postos do E + Reciclagem

Papel: Livros, revistas, encartes, jornal, papelão, embalagens longa vida (tetra pack)

Plástico: Pet, plástico duro, plástico filme, pvc, canos, forros;

Eletrônico: Celulares, placas eletrônicas, computadores, aparelho de som e televisor;

Metal: Aço inox, alumínio, ferro, bronze, chumbo;

  Garrafas, copos, pratos, potes de conserva, embalagens de vidro, embalagens de esmalte;

Resíduo Orgânico: óleo de cozinha.

Assessoria de Imprensa da Equatorial Maranhão

 Brandão vistoria obras estruturantes na Baixada Maranhense 

O governador Carlos Brandão vistoriou duas importantes obras de infraestrutura que vão transformar a mobilidade e impulsionar o desenvolvimento da Baixada Maranhense: a Travessia da Baixada e a implantação da estrada que liga São Bento a Bequimão.

As intervenções integram o conjunto de investimentos do governo do Maranhão voltados à melhoria da infraestrutura viária e à integração das regiões do estado.

A estrada entre Bequimão e São Bento conta com 27 quilômetros de extensão e vai reduzir em mais de 50 quilômetros o trajeto até o Cujupe, principal ponto de ligação entre a Baixada e a capital. Incluindo a sede do município, de Três Marias a São Bento, são mais 24 quilômetros, totalizando 80 quilômetros de recapeamento asfáltico.

O projeto garante mais mobilidade, segurança e conforto para motoristas, produtores e trabalhadores da região.

Atualmente, os serviços avançam na etapa de terraplanagem e sub-base. Em seguida, será executada a base com revestimento primário e, por fim, o revestimento superficial duplo, que confere maior resistência e durabilidade ao asfalto.

Brandão também acompanhou o andamento da Travessia da Baixada, considerada um dos maiores desafios de engenharia em execução no estado.

A primeira etapa do projeto, com cerca de 30 quilômetros, parte da sede de São João Batista até a margem do rio Mearim, que marca a divisa natural com Anajatuba.

A segunda, com 14 quilômetros, segue da margem oposta do rio até a sede do município de Anajatuba. Quando concluída, a obra vai reduzir em mais de três horas o tempo de deslocamento até a Baixada Maranhense, além de facilitar o escoamento da produção local e impulsionar o turismo na região.

Durante a vistoria, o governador destacou a importância da obra para a integração da Baixada e para o escoamento da produção agrícola e pesqueira, reforçando o compromisso do governo com o desenvolvimento regional e a melhoria da qualidade de vida das comunidades.

Esta obra é um verdadeiro desafio da engenharia. A implantação dessa obra é bastante complexa — muitos não tiveram a coragem de fazer — e hoje nós encaramos esse projeto como uma realidade, reduzindo em mais de três horas o acesso à Baixada Maranhense e garantindo mais conforto, segurança, mobilidade e valorização para a população. Um verdadeiro sonho que está se tornando realidade”, comemorou o governador.

As duas frentes de trabalho representam um marco na infraestrutura do Maranhão, conectando cidades, gerando emprego e renda e promovendo desenvolvimento com sustentabilidade.

O governo do estado segue investindo na pavimentação e recuperação de rodovias estratégicas, ampliando o acesso a serviços, educação, saúde e mercados, e melhorando a mobilidade em todas as regiões.