quinta-feira, 24 de abril de 2025

 Gentil Neto representa Caxias em encontro estadual de prefeitos e reforça compromisso com o avanço social


Nos dias 24 e 25 de abril, São Luís recebe um importante encontro entre prefeitos e prefeitas do Maranhão, promovido pelo Governo do Estado em parceria com a Famem. A programação, realizada no Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana, reúne lideranças de diversos municípios com o objetivo de fortalecer a atuação das gestões locais e alinhar estratégias para ampliar políticas públicas em todo o estado.

Entre os participantes está o jovem prefeito de Caxias, Gentil Neto, que tem chamado atenção pela postura firme e pelo empenho em garantir melhorias concretas para o município. Mesmo com pouco tempo de mandato, Gentil Neto já demonstra que seu governo será marcado por resultados e compromisso com as pessoas.

Durante o evento, os gestores municipais têm acesso a oficinas, painéis e atendimentos técnicos com representantes do governo estadual, além da possibilidade de aderir ao programa Maranhão Livre de Fome, voltado para o enfrentamento à extrema pobreza. A presença ativa de Gentil Neto reforça o interesse de Caxias em seguir avançando em ações de inclusão social, segurança alimentar e desenvolvimento humano.

Com 26 oficinas sendo ofertadas, o encontro se firma como uma das maiores iniciativas de qualificação para os prefeitos maranhenses, promovendo a troca de experiências e o fortalecimento do trabalho em parceria com o Estado.

A participação de Caxias, sob a liderança de Gentil Neto, mostra que o município segue no caminho certo, com uma gestão jovem, moderna e comprometida em transformar desafios em oportunidades reais para a população.

Câmera de segurança flagra momento exato de grave colisão na BR-226, no povoado Baú  

Um vídeo registrado por uma câmera de segurança flagrou o momento exato de um grave acidente ocorrido na tarde desta quinta-feira (25) na BR-226, próximo ao povoado Baú, zona rural de Caxias.

A gravação mostra a forte colisão entre uma Van, que transportava cerca de 15 pessoas, e uma caminhonete. O impacto foi tão violento que os veículos ficaram destruídos e pessoas foram lançadas para fora da Van.

O acidente mobilizou rapidamente equipes do SAMU que atuaram no socorro das vítimas. De acordo com informações preliminares, entre os passageiros da van estaria uma professora concursada do povoado Pedreiras, município de Matões, que teria ficado em estado grave. 

Até o momento, não há boletim médico oficial confirmando o estado de saúde das vítimas.

Blog do João Victor Oliveira 

Prefeitura de Caxias desativa pontos de lixão na cidade

Com o objetivo de promover uma limpeza urbana eficiente, a Prefeitura de Caxias, por meio da Secretaria Municipal de Limpeza, está realizando um trabalho de desativação de pontos com grande acúmulo de lixo na cidade. Os serviços já foram executados nos bairros Nova Caxias, Galeana, Ponte e Antenor Viana.

A desativação dos pontos gera melhorias para a saúde pública, meio ambiente e transforma o visual dos locais. 

"Estamos aqui na Nova Caxias fazendo o que todo dia nós fazemos que é a limpeza, queremos deixar a cidade um brinco. Mas lembre-se que lixo é no lixo, faça sua parte e nos ajude a manter a cidade limpa", afirma o secretário de Limpeza Fause Simão. 

A população também pode contribuir com esse trabalho deixando sua denúncia, pedido ou sugestão através do contato (99) 98521- 4972. 

A Prefeitura investe na limpeza pública realizando também mutirões nos bairros. A Vila Paraíso e o Eugênio Coutinho já foram beneficiados com os trabalhos.


Policia Federal deflagra operação contra fraudes em benefícios sociais no Maranhão 

A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta quinta-feira (24/4), a Operação Mortos Vivos, com o objetivo de apurar fraudes na concessão de benefícios sociais, como o Auxílio Brasil, Bolsa Família, Auxílio Gás, entre outros.

Os benefícios são destinados a pessoas inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CADÚNICO).

As investigações revelaram que indivíduos residentes no Estado do Pará — muitos dos quais já estavam falecidos à época do registro — foram indevidamente inseridos no CADÚNICO por servidores públicos municipais de São Luís/MA e São José de Ribamar/MA.

Essas inserções irregulares possibilitaram o recebimento indevido dos benefícios, gerando prejuízos aos cofres públicos.

Como parte das medidas judiciais autorizadas, estão sendo cumpridos 5 mandados de busca e apreensão, 1mandado de prisão preventiva e 3 medidas cautelares de afastamento das funções públicas.

A Polícia Federal segue com as investigações para identificar todos os envolvidos e mensurar o total do dano causado ao erário.

Os investigados poderão responder por crimes como estelionato majorado, inserção de dados falsos em sistema de informações, associação criminosa, entre outros.

Mais informações serão fornecidas em momento oportuno, respeitando o andamento das investigações.

Vox Brasil: Braide lidera, Lahésio é segundo e Camarão briga com Rocha e Orleans pela terceira posição 

Eduardo Braide lidera, seguido de Lahésio Bonfim, Felipe Camarão,
Roberto Rocha e Orleans Brandão  

Nova pesquisa do instituto Vox Brasil Pesquisa e Marketing sobre a corrida para o Governo do Maranhão, divulgada ontem com exclusividade pelo respeitado site de notícias comandado pelo jornalista Diego Emir, sacudiu os bastidores da política estadual. Os números confirmam a liderança isolada do prefeito de São Luís, Eduardo Braide (PSD), com 31,90% das intenções de voto, tendo como segundo colocado o ex-prefeito de São Pedro dos Crentes, Lahesio Bonfim (Novo) com 22,20%, seguido do vice-governador Felipe Camarão (PT) com 11,16%, do ex-senador Roberto Rocha (Republicanos), com 9,04%, e o secretário Orleans Brandão (MDB) com 8,47%. O levantamento encontrou 9,62% de eleitores dispostos a anular o voto e 7,61% que não saberiam em quem votar.

De um modo geral, os números do Vox Brasil confirmam o panorama mostrado por outros levantamentos, o que reforça a impressão de que é esse o cenário da corrida nesse momento.

Eduardo Braide se mantém estável no patamar dos 30 pontos percentuais, podendo alcançar 36% ou cair para até 26%, conforme a margem de erro. Lahesio Bonfim surpreende reforçando sua posição de segundo colocado, podendo alcançar 27 pontos percentuais ou cair para 18 pontos, de acordo com a margem de erro.

Chama a atenção na pesquisa o fato de o vice-governador Felipe Camarão (11,16%) estar liderando a briga pela terceira colocação com o ex-senador Roberto Rocha (9,04%) e com Orleans Brandão (8,47%), o que desenha um empate técnico entre os três, se levada em conta a elevada margem de erro.

E vale registrar que o ex-senador Roberto Rocha lidera a rejeição, com 27%, seguido do ministro Flávio Dino (17%), Lahesio Bonfim (11%), Eduardo Braide com 9%. Roseana Sarney com 8% e Felipe Camarão (7%).

Os números dessa pesquisa sugerem que nenhum candidato tem estabilidade suficiente para deitar na cama e viver da fama. Eles apontam para uma corrida eleitoral dura, com altos e baixos, com muita movimentação à vista.

Em Tempo: a pesquisa Vox Brasil ouviu 1.050 eleitores em 31 municípios no período de 12 a 17 de abril e tem margem de erro de 4,5%, para mais ou para menos, e o intervalo de confiança é de 95%.