segunda-feira, 12 de maio de 2025

Secretário da Sagrima, Fábio Gentil, fortalece participação do governo no Agrobalsas 2025 

O secretário de Estado de Agricultura e Pecuária, Fábio Gentil, destacou sua enorme satisfação por participar do Agrobalsas 2025, um dos maiores eventos do agronegócio do Maranhão. A feira agropecuária tem como principal foco aliar tecnologia e conhecimento para transformar o campo e fortalecer ainda mais o setor como vetor de desenvolvimento.

Com atuação efetiva na programação da atual edição do Agrobalsas, Fábio Gentil agradeceu ao governador Carlos Brandão, que lhe deu a missão de marcar presença e apoiar o momento, tão importante para o desenvolvimento da agricultura e da pecuária maranhenses.

“É o Maranhão avançando no campo com trabalho e compromisso!”, ressaltou o secretário da Sagrima.

Assista ao vídeo clicando AQUI

Integração e troca de conhecimentos durante a Jornada Cultural do SAAE Caxias


Desenvolvimento profissional, saúde, esporte e lazer foram as temáticas abordadas durante a Jornada Cultural do Trabalhador promovida pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de Caxias em parceria com a Prefeitura de Caxias por meio das Secretarias Municipais do Desenvolvimento Econômico, Empreendedorismo e Economia Criativa; Direitos Humanos e Políticas para as Mulheres; e de Trabalho. A programação terminou nesse sábado (10).

Segundo o diretor-geral do SAAE, Evimar Barbosa, a iniciativa reforça o compromisso da instituição com seus servidores.“Nosso objetivo não é apenas de oferecer boas de trabalho, mas também criar oportunidades de crescimento, aprendizado e integração entre os colaboradores dos diversos setores”, afirmou.

Entre os destaques da programação, a gestão participativa proporcionou um momento de escuta das principais demandas das equipes. A dinâmica foi mediada por Samara Mendes, secretária adjunta do Desenvolvimento Econômico, Empreendedorismo e Economia Criativa. “Fico muito feliz em contribuir com este momento. Parabenizo os gestores do SAAE Caxias por esse cuidado e por promover esse espaço de escuta aos trabalhadores”, ressaltou.

A segurança do trabalho também foi abordada durante a Jornada Cultural do Trabalhador. A técnica em segurança, Chrysllane Oliveira, conduziu uma roda de conversa reforçando a importância da prevenção. “Segurança do trabalho é valorização da vida. Ter esse espaço para discutir o uso de EPIs, trocar experiências e reafirmar a dignidade do trabalhador é fundamental”, destacou.

Para o colaborador do SAAE Caxias, Júlio César Mesquita, técnico em eletromecânica, o cuidado com a segurança é essencial. “Prevenir acidentes, seguir protocolos e promover a conscientização refletem nosso compromisso com a vida e com a qualidade dos serviços prestados à população”, pontuou.

Durante a programação, os colaboradores participaram do Dia da Saúde, mediado pelo fisioterapeuta Adonato Neto, que abordou a importância do cuidado integral com o corpo e a mente. “O ser humano precisa ser compreendido como um todo. Cuidar da saúde física e mental é essencial para que cada um possa desempenhar bem suas funções”, afirmou.

“O evento foi incrível, o SAAE está sempre trazendo novidade nas programações. Nós, colaboradores, ficamos felizes em ter acesso fácil a informações tão importantes e a serviços essenciais, como vacinas e testes rápidos. Sem contar nas palestras, que foram de grande utilidade também”, elogiou a secretária executiva do SAAE Caxias, Gabriela Italiano.

A programação da Jornada Cultural do Trabalhador foi finalizada com muito esporte e lazer com a II edição do InterSAAE - torneio de futebol society que reuniu jogadores de vários setores da Autarquia, em uma tarde de alegria e confraternização. 

Mais um evento do SAAE Caxias de valorização humana, troca de conhecimentos e fortalecimento de vínculos entre os profissionais que atuam em uma das áreas mais essenciais do serviço público, o saneamento.



Carlo Ancelotti é o novo treinador da Seleção Brasileira

A Seleção Brasileira, enfim, volta a ter um treinador e será um nome de peso. O italiano Carlo Ancelotti, de 65 anos, foi anunciado como o novo técnico do Brasil e começa a trabalhar oficialmente no dia 26 de maio. Ancelotti será o primeiro estrangeiro a comandar a equipe masculina principal da Seleção Brasileira.

O acordo com a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) já foi assinado, apesar de ainda estar vinculado ao Real Madrid. O treinador ainda tinha um ano de contrato com o clube espanhol, mas a saída foi acertada em comum acordo.

“Trazer Carlo Ancelotti para comandar o Brasil é mais do que um movimento estratégico. É uma declaração ao mundo de que estamos determinados a recuperar o lugar mais alto do pódio. Ele é o maior técnico da história e, agora, está à frente da maior seleção do planeta. Juntos, escreveremos novos capítulos gloriosos do futebol brasileiro”, destacou Ednaldo Rodrigues, presidente da Confederação Brasileira de Futebol.

Os dois próximos jogos do Brasil, pelas Eliminatórias da Copa do Mundo, serão dia 05 de junho contra o Equador (Guayaquil) e 10 de junho contra o Paraguai (São Paulo).

É aguardar e conferir, mas pelo menos agora nós Habemus Treinador.

BLOG DO JORGE  ARAGÃO 

Em sessão solene na Câmara Municipal, padre José Ribamar recebe Titulo de Cidadania Honorária Caxiense  

Padre Ribamar recebendo o titulo de Cidadão Caxiense das mãos do
prefeito Gentil Neto e do vereador Luís Fernando 

Reconhecimento valoriza trajetória religiosa e social do padre que está a frente da Paróquia de São Benedito, em Caxias.  

Na última quinta-feira (8), em uma noite marcada pela emoção e reconhecimento, a Câmara Municipal de Caxias concedeu o título de Cidadão Caxiense ao padre José Ribamar Cavalcante Lima. A sessão solene, presidida pelo vereador Luís Fernando, contou com grande presença de público e autoridades, entre elas o prefeito Gentil Neto. O título foi concedido por meio de projeto de decreto legislativo de autoria do próprio vereador. Durante o evento, o vereador Mário Assunção fez a leitura da biografia do homenageado, destacando sua extensa trajetória religiosa e social.

Biografia 
Nascido em 9 de março de 1965, na cidade de Matões (MA), padre José Ribamar é filho de Adão Cardoso Lima e Antônia Cavalcante Lima. Foi batizado ainda no mesmo ano e iniciou sua formação religiosa em 1987, no Seminário Maior Sagrado Coração de Jesus, em Teresina (PI). Posteriormente, concluiu o curso de Teologia no Seminário Interdiocesano Santo Antônio, em São Luís (MA).

Foi ordenado sacerdote em 5 de novembro de 1993, na Diocese de Caxias, atuando inicialmente como vigário e depois pároco da Paróquia Nossa Senhora das Graças, entre os anos de 1994 e 1999.

Em 1999, foi transferido para a Paróquia Nossa Senhora da Consolação, em Colinas (MA), onde permaneceu por nove anos e fundou o Fórum Permanente da Cidadania, com assento no CONSEA, além da Rádio FM Jubileu, curso de música em parceria com a Vale e a prefeitura local, e a República de Estudantes. Atuou fortemente em causas sociais como a reforma agrária, a ficha limpa e políticas públicas para trabalhadores rurais.

Posteriormente, assumiu a Paróquia São Francisco, em Timon (MA), onde criou o Pré-Vestibular Popular Dom Frei Luís D’Andrea e coordenou um projeto inovador de ressocialização de detentos, reconhecido pelo Supremo Tribunal Federal como uma das três melhores práticas do país.

Padre Ribamar foi também reitor do Seminário Maior São José, em São Luís, e presidente da Organização dos Seminários do Brasil (OSIB) – Regional Nordeste 5. Em 2015, foi nomeado pároco da Igreja de São Benedito, em Caxias, onde passou a residir definitivamente a partir de 2016.

Desde então, lidera diversos projetos sociais e pastorais, como a Sala da Cidadania, o Pré-Vestibular Santa Tereza D’Ávila, a construção e reforma de capelas, além de fortalecer a catequese para adultos, juventude, comunicação e acolhida a seminaristas. Também reativou a Rádio Vida e ampliou a atuação da Rede Vida de televisão no município.

Em 2023, atuou como chanceler da Cúria Diocesana de Caxias. Já em 2024, com a ida do padre Raimundo Rios para o seminário em São Luís, foi escolhido como Monsenhor da Diocese de Caxias. Com incentivo de Dom Sebastião Lima Duarte, retomou os estudos, ingressando no curso de Direito em Teresina (PI).

A entrega do título de Cidadão Caxiense reafirma a importância de sua presença e missão em Caxias, unindo fé, ação social, educação e comunicação a serviço da comunidade.

ASCOM/CMC