sexta-feira, 28 de novembro de 2025

Parque da Cidade é o centro das atrações do Natal Iluminado de Caxias 

A programação do Natal Iluminado continua atraindo muitas famílias ao Parque da Cidade. Apesar de receber importantes eventos e grandes shows ao longo do ano, não há como negar que há uma energia diferente. Ao cair da noite é que a magia acontece. Uma árvore de Natal gigante, um túnel, castelos… Um cenário perfeito para eternizar momentos.

Nessa quinta-feira (27), o funcionário público Herbert Alves chegou cedo para aproveitar o movimento mais tranquilo com a filha e fazer aquela foto digna de um porta-retrato: “Minha filha tá adorando todas essas luzes. Eu faço questão de trazê-la para eventos assim, para que ela não perca aquele verdadeiro sentido do Natal. A organização está de parabéns, porque está sendo um evento lindo e seguro para nossas crianças”, destacou Herbert Alves.

Um dos pontos mais visitados do local é a Vila Natalina, que logo na entrada tem um túnel com milhares de lâmpadas, as casinhas charmosas, trono do Papai Noel e, é claro, os personagens. Tem fadinha, soldadinhos de chumbo, duendes, bailarinas. O estudante de enfermagem Petkovich Santos, todo fim de ano, faz um esforço para conciliar a faculdade com a arte.

“Meu personagem é o Duende Vermelho. É cansativo, mas ao mesmo tempo é muito gratificante ver as crianças abraçando a gente, sorrindo e felizes com nossas apresentações. Isso nos deixa muito leves e vale muito a pena”, falou o estudante.

O palco também recebeu muitas atrações nessa segunda noite, com a apresentação da Dança Luz, da Companhia Salmus, Teatro Cânticos e Belém, e shows.

Até o dia 23 de dezembro ainda haverá uma longa programação no Natal Iluminado, e a decoração permanece até o dia 6 de janeiro de 2026.




 TCE identifica irregularidades no transporte e na merenda escolar em municípios do MA; saiba quais 

Durante cinco dias, sete equipes de auditores do Tribunal de Contas do Estado do Maranhão (TCE-MA) visitaram 35 cidades em busca de irregularidades no fornecimento da merenda e do transporte escolar a alunos da rede municipal de ensino. A escolha dos municípios foi feita com base na falta de informações no Indicador de Efetividade na Gestão Municipal (IEGM) referente ao exercício de 2024.

De acordo com Fábio Alex Costa Rezende de Melo, Secretário de Fiscalização do TCE-MA, esta fiscalização além de fazer o levantamento de informações criteriosas da execução da política pública, também servirá de base para as auditorias de 2026, que terão a educação como foco principal.

“Nós, neste momento, não estamos em busca de condenações e penalizações, mas no sentido de entender a execução do serviço e orientar o gestor para a correta aplicação do recurso público”, explicou Fábio Alex

Em campo, os auditores encontraram um cenário de completo descaso, com pouca ou nenhuma condição de atendimento e um flagrante de mau-uso dos recursos públicos advindos, principalmente, do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) e do Programa Nacional de Apoio ao Transporte Escolar (Pnate).

Merenda escolar

Helvilane Araújo, Auditora Estadual do Controle Externo do TCE-MA, visitou diversos municípios durante a fiscalização, tais como Lago da Pedra, Pio XII e São Luís Gonzaga. Ela detalhou problemas comuns em quase todas as cidades, como a infraestrutura deficitária das cozinhas e, principalmente, uma diferença significativa entre o cardápio disponibilizado pelas nutricionistas do município e o que era realmente distribuído aos alunos. Havia escolas, por exemplo, onde o disposto no cardápio era cuscuz com leite, ou sopa, mas naquele dia as crianças receberam apenas biscoito e suco. Fora isso, ainda foram identificadas despensas em condições precárias de armazenamento, estoques sem ventilação, produtos sem prazo de validade definido e cozinhas sem telas de proteção contra insetos.


Transporte

Assim como no lanche, os auditores encontraram problemas recorrentes nos transportes escolares oferecidos pelos municípios aos alunos: ônibus deteriorados e sucateados, bancos rasgados, falta de itens de segurança, como cinto de segurança e para-choques.

Bernardo Leal, auditor que visitou as cidades de Gonçalves Dias, Fortaleza dos Nogueiras, Barra do Corda, Tuntum, entre outras, destacou a ausência de controle da frota e do consumo de combustível, o que pode acabar onerando o valor final a ser cobrado das prefeituras, já que muitos dos veículos são locados a empresas terceiras. José Elias, auditor que esteve em Arari, ainda encontrou motoristas sem a carteira de habilitação adequada, sem curso de capacitação e veículos sem documentação.

 PL suspende atividades partidárias e salário de Bolsonaro 

O Partido Liberal divulgou, nesta quinta-feira (27), que o ex-presidente Jair Bolsonaro teve suas funções partidárias suspensas e também deixou de receber a remuneração da legenda.

Em nota, o PL argumentou que a medida ocorreu “infelizmente” em decorrência de lei (9096/95) e também em razão da suspensão dos direitos políticos de Bolsonaro, que é presidente de honra do partido.

A suspensão das atividades partidárias e da remuneração irá perdurar, segundo a nota, enquanto houver os efeitos da condenação pela Ação Penal 2668.

Bolsonaro iniciou o cumprimento de prisão nesta semana e está encarcerado na sede da Polícia Federal em Brasília. Ele foi condenado por tentativa de golpe de Estado.

Flávio pede “união”

Nesta noite, o senador Flávio Bolsonaro, filho do ex-presidente, postou no X que a suspensão das atividades partidárias de Bolsonaro “foi algo obrigatório, e não por vontade do partido”.

“Se ele está arbitrariamente impedido de trabalhar, a lei determina isso”, escreveu o senador.

Ele defendeu que o grupo político permaneça unido. “Enquanto eu estiver vivo, nada faltará ao meu pai. Repito, é hora de ficarmos unidos”, defendeu o senador.