sexta-feira, 18 de julho de 2025

Mais de 24 mil aposentados e pensionistas no Maranhão aderiram ao acordo de ressarcimento 

Pagamentos começam em 24 de julho 


Em todo pais, o total de adesões ja ultrapassa 582 mil, o que representa 30,4% de 1,9 milhão de aposentados e pensionistas que já podem aderir ao acordo – Foto: INSS/Divulgação

No Maranhão, 24.053 aposentados e pensionistas já aderiram ao acordo de ressarcimento proposto pelo Governo Federal. O número representa 27,6% dos 87.298 beneficiários aptos a assinar o acordo no estado.

O índice nacional de adesão está em 30,4%, com mais de 582 mil aposentados e pensionistas já tendo assinado o acordo em todo o país.

>> Clique aqui para acessar a tabela completa por estado

PAGAMENTOS COMEÇAM EM 24 DE JULHO – O pagamento dos valores será feito de forma integral, corrigido pelo IPCA, diretamente na conta onde o aposentado ou pensionista recebe o benefício. Os depósitos começam na próxima quinta-feira, 24 de julho, respeitando a ordem de adesão — quem aderiu primeiro,vai receber primeiro.

A adesão não exige envio de documentos e permite que os beneficiários que sofreram descontos indevidos entre março de 2020 e março de 2025 recebam o valor de volta sem precisar entrar na Justiça, por via administrativa.

QUEM PODE ADERIR? – Estão aptos a aderir ao acordo os beneficiários que contestaram os descontos indevidos e não receberam resposta da entidade após 15 dias úteis.

Atualmente, mais de 3,2 milhões de pedidos já superaram esse prazo e, por isso, já podem aderir ao acordo. Esses pedidos pertencem a 1,9 milhão de pessoas, já que um mesmo beneficiário pode ter feito mais de uma contestação.

A adesão é gratuita e, antes de assinar o acordo, os aposentados e pensionistas podem consultar o valor que têm a receber. A adesão pode ser feita exclusivamente pelos seguintes canais:

Aplicativo Meu INSS (pelo site ou app)

Agências dos Correios em mais de 5 mil municípios

A Central 135 está disponível para consultas e contestações, mas não realiza adesão ao acordo.

Como aceitar o acordo pelo aplicativo Meu INSS?

Acesse o aplicativo Meu INSS com CPF e senha.

Vá até “Consultar Pedidos” e clique em “Cumprir Exigência” em cada pedido (se houver mais de um).

Role a tela até o último comentário, leia com atenção e, no campo “Aceito receber”, selecione “Sim”.

Clique em “Enviar” e pronto. Depois é só aguardar o pagamento!

Ainda dá tempo de fazer a contestação?

Os canais de atendimento para consulta e contestação dos descontos feitos pelas entidades seguem abertos e ficarão disponíveis até, pelo menos, 14 de novembro de 2025. Esse prazo pode ser prorrogado, se houver necessidade. Os pedidos podem ser feitos pelo:

Aplicativo Meu INSS

Central de atendimento 135

Agências dos Correios, em mais de 5 mil unidades pelo país

Como funciona o processo até a adesão ao acordo:

O beneficiário registra a contestação do desconto indevido;

Aguarda o prazo de 15 dias úteis para que a entidade responda;

Se não houver resposta, o sistema abre a opção para adesão ao acordo de ressarcimento.

RESPOSTAS DA ENTIDADE – Nesses casos, os documentos estão em análise e, por isso, o beneficiário ainda não têm a opção de aderir ao acordo. Ele será notificado e poderá, pelo aplicativo Meu INSS ou em uma agência dos Correios, aceitar os documentos, contestar por suspeita de falsidade ideológica/indução ao erro ou dizer que não reconhece a assinatura. 

Se houver a contestação pelo beneficiário, a entidade será intimada a devolver os valores em até cinco dias úteis e o caso vai passar por uma auditoria. Quando não houver a devolução, os aposentados e pensionistas serão orientados sobre as medidas judiciais cabíveis, com apoio jurídico em parceria com as Defensorias Públicas dos Estados.

Dia do Leiturista: Equatorial Maranhão celebra profissão essencial para os processos da energia elétrica


No dia 20 de julho é celebrado o Dia do Leiturista, data dedicada ao trabalho essencial dos agentes responsáveis pelos medidores de energia elétrica em todo o estado. A Equatorial Maranhão comemora a dedicação destes profissionais, que garantem a precisão da leitura do consumo de energia de milhares de maranhenses.

Atuando nas ruas, bairros, comunidades e zonas rurais, os leituristas são a ponte direta entre a Distribuidora e seus mais de 2,8 milhões de clientes. Enfrentando sol, chuva, terrenos desafiadores e longas distâncias, esses profissionais exercem um papel fundamental na operação do sistema elétrico com comprometimento e responsabilidade.

Para Pablo Jean, leiturista da Ceneged, empresa que presta serviços para a Equatorial Maranhão, ser leiturista é um elo que aproxima ainda mais a Distribuidora do consumidor. “A nossa função não é só garantir a leitura do consumo e entrega da conta. Muitas vezes, ajudamos a esclarecer dúvidas do dia a dia, principalmente de pessoas idosas que não conseguem entender os componentes da conta ou até mesmo não sabem ler. Por isso, ser comunicativo e proativo faz toda a diferença em nosso trabalho diariamente”, destacou Pablo.

Atuando na capital do estado e em cidades vizinhas, Pablo conta ainda sobre os desafios e cuidados necessários que fazem parte da sua rotina. “Fico sempre atento ao ambiente. Um bom dia ou boa tarde pode abrir portas e trazer mais segurança. O cuidado com a nossa integridade precisa andar junto com o compromisso profissional”, declarou.

Além das leituras dos medidores, esse profissional executa diversas atividades essenciais para os processos da Distribuidora, como a atualização de cadastros dos clientes, visando identificar potenciais beneficiários da Tarifa Social. Tirar dúvidas, reforçar os canais de atendimento e ainda identificar problemas nas instalações, observando oportunidades de melhorias para o serviço que a Distribuidora presta aos consumidores, também fazem parte da rotina, já que eles têm contato mais próximo com os clientes.

A Equatorial reconhece e valoriza o trabalho dos leituristas, profissionais essenciais para o bom funcionamento do setor elétrico. Com dedicação e compromisso, eles garantem que milhares de clientes tenham acesso à informações precisas sobre o consumo de energia, sempre com um atendimento humanizado e atencioso. Aos leituristas, a Distribuidora agradece pelo profissionalismo e por contribuírem diariamente para levar energia e qualidade de vida à população.

Assessoria de Imprensa da Equatorial Maranhão

PF apreende mais de 14 mil  dólares na casa de Jair Bolsonaro 


Investigadores da Polícia Federal apreenderam, nesta sexta-feira (18), US$ 14 mil na residência do ex-presidente Jair Bolsonaro, em Brasília. Durante a operação, também foram encontrados um pendrive e cerca de R$ 8 mil em espécie.

Bolsonaro é alvo de mandados de busca e apreensão autorizados pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). As medidas fazem parte de uma ação preventiva para impedir uma possível tentativa de fuga do país.

Além da apreensão, o ex-presidente deverá utilizar tornozeleira eletrônica, está proibido de acessar redes sociais e de manter contato com o filho Eduardo Bolsonaro, que está nos Estados Unidos.

Com apoio de Ricardo Rodrigues, Felipe Camarão lidera intenção de voto em Caxias 

O vice-governador do Maranhão, Felipe  (PT), aparece como o nome mais lembrado pelos eleitores de Caxias em recente pesquisa de intenção de votos para as eleições de 2026. Com 15,25% das intenções de voto, Felipe supera os demais nomes da disputa, mesmo sem ser, até o momento, o candidato oficialmente apoiado pelo governador Carlos Brandão.

Entre os caxienses, Camarão tem conquistado espaço político significativo, especialmente com o apoio do vereador Ricardo Rodrigues,  parlamentar atuante da cidade e com forte penetração popular. Ricardo tem defendido publicamente o nome de Felipe como uma alternativa segura e coerente para a continuidade de políticas sociais e educacionais no estado.

Na pesquisa estimulada, Felipe Camarão lidera com 15,25%, seguido por:

- Lahesio  Bonfim – 10,75%

- Orleans Brandão – 9,75%

- Eduardo Braide– 9,50%

- Nenhum / Branco / Nulo – 10,25%

- Não sabe / Não opinou – 44,50%

Mesmo diante de um cenário marcado por indefinição — com quase metade dos entrevistados ainda sem opinião formada —, o nome de Felipe já desponta como símbolo de expectativa por renovação com responsabilidade.

Felipe Camarão tem construído uma imagem de gestor comprometido com resultados. Ex-secretário de Educação e hoje vice-governador, sua atuação no programa Escola Digna, além da sua presença ativa em pautas sociais, o colocam como um dos quadros mais técnicos e populares do atual governo.

Seu nome é ventilado como uma possível opção  para 2026. O que se percebe, no entanto, é que o povo já está fazendo suas próprias escolhas.

Com mais de 100 mil eleitores, Caxias tem peso expressivo no cenário político estadual. O desempenho de Felipe no município, com o respaldo de lideranças locais, sinaliza uma tendência que pode se repetir em outras cidades da região dos Cocais.

Equatorial Maranhão orienta sobre o risco de acidentes com veículos pesados próximos à rede elétrica

Veículos de grande porte, como caminhões, caçambas e carros de boi, exigem atenção redobrada ao serem operados próximos à rede de energia


A Equatorial Maranhão tem a segurança com a energia elétrica como um valor essencial e faz um alerta importante aos motoristas sobre a operação de veículos de grande porte que circulam ou operam próximos à fiação elétrica. Veículos com estrutura alta, como caminhões com caçamba, guindastes, tratores e carros de boi, podem representar sérios riscos quando transitam sem a devida atenção em relação à altura da rede de energia. Esses incidentes têm causado não apenas a interrupção do fornecimento de energia, mas também acidentes, que colocam em risco a segurança de motoristas e da comunidade em geral.

Além de danificar a rede elétrica e causar falta de energia para a população, o contato desses veículos com a rede elétrica pode provocar choques, curtos-circuitos e até incêndios.

 “Qualquer atividade que seja executada nas proximidades da rede elétrica deve ser conduzida de maneira responsável. Os condutores devem observar com atenção se a altura e a largura do veículo permitirão uma distância segura em relação aos fios de energia”, informou o Executivo de Segurança da Equatorial Maranhão, Gabriel Vieira.

Diante disso, a Equatorial reforça o alerta sobre os cuidados necessários ao manobrar veículos de grande porte próximos à rede elétrica e destaca que todos os operadores e trabalhadores que operam esses veículos devem conhecer os riscos e seguir as orientações de segurança para evitar acidentes. Isso inclui o respeito às normas dos fabricantes sobre distâncias seguras.

Confira as principais orientações de segurança:

Mantenha, no mínimo, 3 metros de distância entre o veículo e a rede elétrica;

Ao manobrar caminhões ou outros veículos altos, esteja sempre atento à altura do mesmo em relação à fiação, especialmente durante o carregamento ou descarregamento de materiais;

Nunca acione a caçamba de caminhões sob a rede elétrica. Verifique o entorno antes de operar e escolha um local seguro ao bascular a caçamba;

Atenção ao abrir portas que sobem (porta de carro de boi, por exemplo). Portas que abrem para cima podem se aproximar ou tocar nos fios e causar acidentes. Sempre confira se há fiação próxima antes de levantar qualquer parte do veículo;

Evite estacionar máquinas ou caminhões embaixo da rede elétrica;

Durante o percurso, atente-se aos estai, que são cabos de aço que auxiliam na fixação de postes e torres ao solo;

Utilize sempre os equipamentos de proteção adequados e siga as instruções dos fabricantes.

Nunca suba no caminhão para desenroscar fios. Se o veículo enroscar na fiação, não tente resolver sozinho.

Em caso de contato com a rede elétrica, o motorista deve permanecer no veículo e acionar imediatamente o Corpo de Bombeiros (193) e a Equatorial Maranhão (Central 116), para que sejam realizados os procedimentos técnicos e de segurança de desligamento da rede. 

Movimento "Vc + Seguro"

Medidas de segurança são essenciais para evitar acidentes envolvendo energia elétrica. Pensando nisso, a Equatorial Maranhão realiza o Movimento "Vc + Seguro", que tem o objetivo de levar informação para a população, com dicas e orientações para educar a comunidade e assim evitar acidentes com a energia elétrica. A campanha de conscientização reforça o compromisso da Distribuidora com a segurança de seus clientes e de toda a população, promovendo ações educativas em escolas e comunidades de todo estado, além de informar a população por meio de veículos de comunicação, como rádios, televisões, jornais, sites, etc. 

Assessoria de Imprensa da Equatorial Maranhão