quarta-feira, 16 de setembro de 2026

 TRE/MA indefere candidaturas ao Governo e Senado


O pleno do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE/MA) indeferiu unanimemente as candidaturas de Dimas Cassimiro, do Partido da Causa Operária, e de Simplício Araújo, do Democracia Cristã, ao Governo do Maranhão e Senado, respectivamente.

O ex-secretário de Indústria e Comércio da gestão Flávio Dino teve o pedido de candidatura à Câmara Alta negado devido ao fato de não ter apresentado certidão criminal e comprovante de quitação eleitoral.

A decisão foi do juiz Neian Milhomem Cruz.

Cassimiro não apresentou, dentro do prazo estabelecido, documento que comprovasse sua condição de alfabetização.

A sentença em seu desfavor foi dada pelo desembargador Sebastião Bonfim.

Os dois políticos, vale destacar, podem recorrer ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

 CONCURSO PÚBLICO TAMBÉM É INSTRUMENTO DE PROTEÇÃO DA LIBERDADE DEMOCRÁTICA

                                                          imagem ilustrativa
 
Quando o emprego público precário se transforma em instrumento de dependência econômica, o problema deixa de ser apenas administrativo e passa a atingir a própria liberdade política do cidadão.

Em muitos municípios, especialmente onde a Prefeitura figura entre os principais empregadores, milhares de trabalhadores permanecem por longos períodos vinculados ao Poder Público por contratos temporários destinados, muitas vezes, ao atendimento de necessidades permanentes da Administração.

A Constituição estabelece o concurso público como regra, admitindo a contratação temporária apenas excepcionalmente, para atender necessidade temporária de excepcional interesse público.

Quando a exceção se transforma em prática permanente, o problema ultrapassa a esfera administrativa.

A ausência de estabilidade e a dependência econômica decorrente de vínculos facilmente rompíveis podem deixar trabalhadores mais vulneráveis a pressões políticas, sobretudo em períodos eleitorais.

Essa pressão nem sempre aparece como exigência direta de voto. Pode manifestar-se pela cobrança de presença em reuniões, carreatas, comícios, divulgação pública de apoio político ou, simplesmente, pelo receio de que a manutenção do emprego dependa da demonstração de fidelidade ao grupo que ocupa circunstancialmente o poder.e

A democracia pressupõe mais do que o sigilo da urna. Pressupõe que o cidadão possa formar e manifestar livremente sua vontade política, sem receio de perder sua fonte de renda.

Por isso, concurso público também possui uma dimensão democrática: fortalece a impessoalidade, profissionaliza a Administração e proporciona maior independência ao servidor para exercer sua cidadania.

Da mesma forma, ampliar oportunidades de emprego, empreendedorismo e desenvolvimento econômico reduz a excessiva dependência da população em relação ao Poder Público.

É importante ressalvar: nem toda contratação temporária é irregular, nem se pode presumir que todo gestor utilize servidores contratados para fins eleitorais. Eventuais abusos exigem demonstração concreta.

A reflexão é outra: quanto maior a combinação entre dependência econômica da Prefeitura, contratações precárias prolongadas e concentração do poder político, maior pode ser a vulnerabilidade institucional da liberdade do eleitor.

Defender o concurso público e uma Administração impessoal é também defender a liberdade política e a própria democracia.

ANTONIO MANOEL ARAÚJO VELOZO

JUIZ DE DIREITO

 Orleans Brandão defende novos investimentos industriais e aponta Margem Equatorial e ZPE como motores para o desenvolvimento do Maranhão


O candidato ao Governo do Maranhão, Orleans Brandão (MDB), defendeu a atração de novas indústrias e a execução de projetos estruturantes para ampliar a geração de emprego e renda no estado.

Durante encontro promovido pela FIEMA e pelo CIEMA, em São Luís, nesta terça-feira (15), ele destacou a exploração da Margem Equatorial e a implantação da Zona de Processamento de Exportação (ZPE) de Bacabeira como oportunidades para impulsionar a economia. Entre as propostas apresentadas estão investimentos em infraestrutura portuária, ferroviária, rodoviária e aeroportuária, além da criação de novos terminais de grãos e contêineres e da qualificação da mão de obra.

Na área de educação, Orleans afirmou que pretende levar o ensino em tempo integral a 50% das escolas estaduais nos primeiros quatro anos de governo e instalar escolas cívico-militares em todas as regionais.

O candidato também defendeu o fortalecimento do agronegócio, do empreendedorismo e das pequenas e médias empresas, com ampliação do microcrédito e programas de capacitação. Para o saneamento, citou investimentos previstos de cerca de R$ 500 milhões a partir de 2027, por meio de parceria com o Governo Federal e o Novo PAC, além de obras de abastecimento e tratamento de água e esgoto em municípios maranhenses

 Eleições 2026: 1,8% dos candidatos têm  referencia religiosa no MA


Apenas 11 candidatos, de um total de 618 que disputam as eleições no Maranhão, apresentam referência religiosa nos nomes. O quantitativo representa 1,8% do total. A identificação com as referências religiosas de cada um dos candidatos vai aparecer nas urnas no dia 4 de outubro deste ano.

Entre os nomes identificados estão termos como “pastor”, “pastora”, “bispo” e “irmã”. A maior concentração ocorre entre os candidatos a deputado estadual: sete concorrentes utilizam alguma referência religiosa no nome de urna.

Não há candidatos ao Governo do Maranhão ou ao Senado que adotem esse tipo de referência. Entre os candidatos a vice-governador, aparece Pastor Josias (PRTB), que integra como vice a chapa encabeçada por Roberto Rocha (PRTB).

Referência religiosa entre candidatos a deputado

Na disputa pelas vagas do Maranhão na Câmara dos Deputados, dois candidatos apresentam referência religiosa no nome de urna: Pastor Gil (PL) e Pastor Marcos Silva (Federação PSDB/Cidadania).

A presença é maior na eleição para a Assembleia Legislativa do Maranhão. Sete candidatos a deputado estadual utilizam referências religiosas: Pastor Aldo (União/PP), Pastor Berg (Avante), Pastor Célio Henrique (União/PP), Pastor Frederic (PSD), Pastora Silvana Ribeiro (Novo), Irmã Eliete Silva (Novo) e Bispo Gercione Barros (Novo).

Suplência ao Senado

A lista também inclui Pastor Porto (Avante), candidato à primeira suplência ao Senado. Não há nomes com referência religiosa entre os candidatos à segunda suplência.

Considerando todas as candidaturas identificadas, oito dos 11 nomes utilizam os termos “pastor” ou “pastora”. Os demais aparecem como “bispo” e “irmã”.

A coluna não conseguiu encontrar outras referências de religiões ou seitas dentre os candidatos do Maranhão para as eleições 2026.

Blog do Antônio Martins 

Flavio Bolsonaro desembarca em São Luís na terça-feira (22)

O senador Flávio Bolsonaro, candidato a presidente da República pelo PL, desembarca na capital São Luís na terça-feira, 22.

De acordo com informações divulgadas por apoiadores maranhenses do parlamentar, ele chegará ao aeroporto internacional Marechal Hugo da Cunha Machado por volta das 10h e, em seguida, percorrerá ruas e avenidas em uma motocarreata.

Posteriormente, um ato está agendado para acontecer no MultiCenter Sebrae, no bairro do Cohafuma.

Polarizando a disputa com o atual presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Flávio Bolsonaro apoia publicamente a candidatura ao Governo do ex-senador Roberto Rocha (PRTB), que recentemente foi questionada na Justiça Eleitoral.

Para o Senado, ele declarou apoio a Cidônio Gonçalves (PL).