sábado, 11 de abril de 2026

 Lula diz que recebeu ‘terra arrasada’ e que, se reeleito, Brasil dará ‘salto de qualidade'

Metrópoles 

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) voltou a afirmar que 2026 é o “ano da colheita”, e explicou os motivos que o levaram a entrar na disputa por um quarto mandato no pleito deste ano.

Em entrevista ao ICL Notícias, na manhã desta quarta-feira (8/4), Lula descreveu um cenário de “terra arrasada” ao assumir o mandato após a gestão de Jair Bolsonaro (PL) e afirmou que levou dois anos para “reconstruir” políticas públicas do governo.

Lula disse ainda que vai disputar as eleições para que o país dê um “salto de qualidade”.

“Eu tenho na cabeça que é importante que a gente dê um salto de qualidade”, pontuou o petista. “Está na hora de discutir as causas dos problemas brasileiros para que a gente possa mudar.”

Segundo ele, a decisão de se candidatar ainda passará pela convenção nacional do PT, em junho. “Todo mundo sabe que dificilmente eu deixarei de ser candidato. Vai ter uma convenção em junho e nós vamos tentar. Eu vou pleitear ao PT a necessidade da gente reconstruir uma aliança política forte para que a gente não permita que os fascistas voltem a governar esse país, Esse é o papel que eu tenho para jogar agora”.

As últimas pesquisas de intenção de voto têm sinalizado uma disputa apertada na corrida à Presidência da República. De acordo com levantamento do Meio/Ideia, divulgado nesta quarta, o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) registra 45,8% das intenções de voto em eventual segundo turno contra o petista, que aparece com 45,5%. O resultado representa um empate técnico.

 No topo do Maranhão: Caxias conquista 1º lugar e reforça desenvolvimento social

Caxias voltou a ganhar protagonismo no cenário estadual ao conquistar importantes reconhecimentos na 13ª edição do Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora (PSPE), ciclo 2025-2026. O município garantiu o 1º lugar na categoria Empreendedorismo Rural, com o programa Flor do Campo, e o 3º lugar em Inclusão Socioprodutiva, com o programa Meu Primeiro Emprego.

A premiação foi realizada na noite desta quinta-feira (10), no Salão Zeca Bello, no Complexo Multicenter Negócios e Eventos, em São Luís, reunindo prefeitos, técnicos e especialistas de diversas regiões do estado. Ao todo, 26 projetos foram reconhecidos como exemplos de gestão pública moderna, eficiente e voltada para resultados.

Flor do Campo: raízes fortalecidas e economia em movimento

O grande destaque ficou por conta do programa Flor do Campo: Fortalecendo Raízes e Gerando Negócios, que colocou Caxias no topo do empreendedorismo rural no Maranhão. A iniciativa já foi desenvolvida em 2025 nos povoados Engenho D’Água (2º Distrito) e Soledade (3º Distrito), promovendo geração de renda e fortalecimento das comunidades.

Coordenado pela Secretaria Adjunta de Direitos Humanos e Política para Mulheres, o programa atua de forma intersetorial, integrando ações de inclusão social, acesso a direitos, assistência técnica e incentivo ao empreendedorismo, com foco especial no protagonismo feminino e comunitário.

Além disso, valoriza saberes ancestrais, práticas culturais e a identidade local, promovendo capacitações que reforçam o sentimento de pertencimento das comunidades. A iniciativa conta ainda com o apoio da Secretaria Municipal de Atividades Produtivas e Inspeção Animal, além da parceria com a Federação da Agricultura e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Maranhão.

Meu Primeiro Emprego: oportunidades que transformam vidas

Outro destaque foi o programa Meu Primeiro Emprego, que conquistou o 3º lugar na categoria Inclusão Socioprodutiva. Criado pela Prefeitura de Caxias em 2025 e mantido integralmente com recursos próprios, o programa tem como objetivo inserir jovens no mercado de trabalho local.

A iniciativa atua em duas frentes: capacitação de jovens e parceria com empresários. Durante seis meses, os participantes recebem formação enquanto atuam diretamente nas empresas, com capacitações realizadas pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) de Caxias.

Os resultados já demonstram impacto positivo: em 2025, dos 50 jovens participantes, mais de 30% permaneceram empregados ao final do programa. Em 2026, a iniciativa foi ampliada, dobrando o número de vagas — serão 100 jovens atuando em 95 empresas locais.

Caxias como referência estadual

As conquistas reforçam o posicionamento de Caxias como referência em políticas públicas voltadas ao desenvolvimento econômico e social. Com iniciativas que unem capacitação, inclusão e valorização das comunidades, o município mostra que investir nas pessoas é o caminho para transformar realidades e impulsionar o crescimento sustentável.

O reconhecimento no Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora evidencia que Caxias está no rumo certo, com projetos que geram oportunidades, fortalecem a economia local e impactam diretamente a vida da população.

 Evento alusivo ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo é realizado no povoado Nazaré do Bruno

O Centro de Convivência Nazaré do Bruno realizou uma programação alusiva ao Dia Mundial da Conscientização do Transtorno do Espectro Autista. A ação promoveu momentos de aprendizado, diálogo e sensibilização junto à comunidade, reforçando a importância da inclusão e do respeito às diferenças.

Como encerramento da programação, nesta sexta-feira, foi realizada uma palestra seguida de roda de conversa, reunindo mães atípicas, crianças autistas, agentes de inclusão, professora de Atendimento Educacional Especializado, a psicóloga Ana Beatriz e toda a equipe do Centro de Convivência.

O momento foi marcado pela troca de experiências, fortalecimento de vínculos e ampliação do conhecimento sobre o autismo. Também integrou a programação uma caminhada pelas ruas da comunidade, com distribuição de panfletos e diálogo direto com a população, levando informação e promovendo a conscientização.