sexta-feira, 16 de outubro de 2026

 Fernando Medina sai fortalecido em São João do Soter após liderar apoio aos candidatos Marcos Miranda e Othelino Neto 

O advogado e empresário Fernando Medina (foto acima) sai fortalecido das eleições de 2026 após assumir protagonismo nas campanhas de Marcos Miranda (deputado estadual) e Othelino Neto (deputado federal). Medina foi às ruas, participou de mobilizações e pediu votos para os seus candidatos  durante toda campanha eleitoral. 

O resultado veio nas urnas. Marcos Miranda foi eleito deputado estadual com 76. 687 e São João do Sóter proporcionalmente contribuiu nesse desempenho: sem a estrutura de outros candidatos o município deu a Miranda 247 votos. Esse total a maioria conjugado com a votação de Othelino Neto que obteve 263 nas urnas sotenses e  em todo estado 74.414 votos, mas não conseguiu se eleger na totalização dos votos. 

Fernando Medina discursando, ao lado dos candidatos Marcos Miranda e Othelino Neto 
A votação dos dois candidatos apoiados por Fernando Medina reforça o peso da atuação do empresário e consolida uma parceria que agora ganha uma nova dimensão com vistas às eleições municipais de 2028. 

Em tempo - Fernando Medina encerrou a eleição fortalecido politicamente e com uma nova ponte para buscar investimentos para São João do Sóter.

 Servidores estaduais do Maranhão terão quatro dias de folga no início de novembro


Com a mudança, a folga ficará emendada ao fim de semana e ao feriado nacional de Finados, na segunda-feira (2 de novembro).

A medida vale para os órgãos e repartições da administração pública estadual, com retorno do expediente regular na terça-feira, 3 de novembro. Segundo o governo, os serviços considerados essenciais continuarão funcionando normalmente, conforme as escalas estabelecidas por cada setor.

A alteração não se aplica automaticamente aos servidores municipais e federais, que seguem os calendários definidos pelas respectivas administrações.

 Congresso promulga PEC do fim da escala 6×1 nesta sexta-feira

O Congresso Nacional promulga nesta sexta-feira (16), às 9h, a emenda constitucional que reduz a jornada de trabalho e acaba com a escala 6×1. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) participará da cerimônia.

A proposta foi aprovada pelo Senado na quarta-feira (14), com 75 votos favoráveis e um contrário, após passar pela Câmara dos Deputados em maio. Por se tratar de uma emenda à Constituição, o texto não depende de sanção presidencial.

A mudança prevê a redução da jornada máxima semanal de 44 para 40 horas, com dois dias de descanso remunerado e sem diminuição salarial. A implementação será gradual, ao longo de 14 meses após a publicação da emenda.

Na primeira etapa, dois meses após a publicação, o limite passará a 42 horas semanais. Doze meses depois, chegará a 40 horas.

Na mesma sessão, também está prevista a promulgação da PEC que garante aposentadoria especial aos agentes comunitários de saúde.

 Morre o advogado caxiense Luiz Carlos Moura, aos 66  anos

Luiz Carlos Moura *03/07/1960 +16/10/2026
Morreu, na manhã desta sexta-feira (16), o advogado previdenciário, Luiz Carlos Moura, de 66 anos. Ele estava internado no Hospital Geral de Caxias. O Hemomar chegou a lançar uma campanha de doação de sangue, pois seu quadro de saúde era grave. 

O corpo será velado na Funerária Renascer.

Dr. Luiz Carlos era caxiense e atuava em escritório próprio. Ele vinha lutando contra o alcoolismo.

Vários amigos lamentaram a perda nas redes sociais. Uma Nota de Falecimento foi divulgada em grupos de WhatsApp.

 Advogado Luiz Carlos Moura precisa urgentemente de doação de sangue 


O advogado Luiz Carlos Moura encontra-se internado na UTI do Hospital Geral de Caxias e precisa com urgência de doação de sangue (qualquer tipo sanguíneo). 

As doações deverão ser feitas diretamente no Hemomar (ver card acima) em nome de Luiz Carlos Moura.