terça-feira, 13 de dezembro de 2022

Bancada maranhense condena atos de vandalismo em Brasília 

Integrantes da bancada maranhense na Câmara dos Deputados se manifestaram após a noite de terror e vandalismo registrada nesta segunda-feira (12), em Brasília.

Durante os atos, os manifestantes promoveram ataques à sede Polícia Federal e atearam fogo em ônibus.

Veja algumas reações:

Juscelino filho, deputado federal

“O direito de se manifestar está garantido na Constituição, é pilar da democracia. Este, porém, deve ser exercido pacificamente. Não foi o que ocorreu ontem em Brasília! É urgente identificar os autores e puni-los com o rigor da lei, até para coibir novos atos dessa natureza”

Márcio Jerry, deputado federal

“Bandidos bolsonaristas atacando a Polícia Federal! A quem ponto chegaram! Justiça! Facção criminosa “Comando do Bolsonaro” atacando em Brasília. Bandidos violentos e perigosos. Pessoas de bem sendo ameaçadas e agredidas. Ônibus e veículos depredados e incendiados. Facção criminosa “Comando do Bolsonaro” atacando em Brasília. Bandidos violentos e perigosos. Pessoas de bem sendo ameaçadas e agredidas. Ônibus e veículos depredados e incendiados”.

Rubens Pereira Jr, deputado federal

“Em resposta ao caos, o futuro ministro da Justiça e Segurança Pública Flávio Dino prontamente entrou em campo para garantir a tranquilidade das pessoas e cobrar as providências do Governo do Distrito Federal, enquanto Bolsonaro se manteve omisso”.

Roberto Rocha, senador

“Ir às ruas, pacificamente, protestar ou reivindicar é um direito. É a democracia direta! Não é o que vimos em Brasília ontem. Aquilo é vandalismo inaceitável, e os responsáveis pela destruição do patrimônio público e privado devem ser identificados e punidos com o rigor da lei’.

Foto: Marcos dos Reis/TV Globo

Prefeitura de São João do Sóter recebe nova ambulância do SAMU 

A Prefeitura Municipal de São João do Sóter recebeu na manhã da última segunda-feira (12) em São Luís (MA), uma nova ambulância de suporte básico do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) da cidade. O veículo faz parte da renovação de frota que o Ministério Saúde realiza, visando sempre manter ativo o serviço Móvel de Urgência.

A secretária de Saúde Keyla Lacerda ressaltou que: “A regional Caxias foi contemplada com essa renovação de frotas e a base descentralizada de São João do Sóter recebeu uma ambulância de suporte básico, para auxiliar no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência”.

A vinda dessa ambulância só foi possível pelo esforço da nossa prefeita Josa e da vice-prefeita Lacerda, que sempre estão preocupadas com o bem-estar de nosso povo e protocolaram junto ao Ministério da Saúde, a necessidade de novo veículo para nosso município.

O município foi contemplado em 2017 com uma base descentralizada que vem atendendo diuturnamente a população sotense. Assim, essa nova ambulância só trará mais benefícios para todos, pois será um suporte a mais para a saúde em nossa cidade.(Ascom/PMSJS) 

Fim de ano: Ações são importantes para economizar e garantir a segurança com decoração natalina

O período mais iluminado do ano chegou. Nas residências, ruas e comércio já é possível notar árvores de natal, painéis de luzes e símbolos natalinos que encantam a todos. Para a maioria desses objetos, o uso da energia elétrica é fundamental para o funcionamento. Por isso, com o propósito de garantir a segurança e também auxiliar na economia de energia, a Equatorial Maranhão traz orientações importantes para que não aconteçam transtornos nas festas de fim de ano.

Os cuidados essenciais já começam antes da montagem da decoração. “A informação inicial para um Natal seguro é a escolha dos adereços. É de extrema importância que a população fique atenta na hora da compra dos objetos e sempre opte por decorações com o selo de certificação do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia)”, ressalta a Executiva de Segurança da Equatorial Maranhão, Rosemeire Barbosa.

Com os famosos pisca-piscas, uma das ornamentações natalinas mais utilizadas, investir em produtos com lâmpadas de LED vai garantir economia no fim do mês, pois elas são econômicas, eficientes, duráveis, ecológicas e podem ser utilizadas tanto em ambientes internos quanto externos. 

Alguns cuidados também são importantes para evitar acidentes envolvendo energia, assim como sobrecarga nas instalações internas. “Jamais utilizar uma única tomada para ligar vários aparelhos com o uso de benjamim, o famoso “T”. O ideal é usar o filtro de linha. Sempre utilizar fita isolante ao invés das fitas crepe ou adesiva. Não ligar as luzes de natal com as mãos ou pés molhados e, principalmente, ter atenção com as crianças. Os enfeites são coloridos e luminosos, o que os tornam atrativos para os pequenos. Somente adultos devem manusear objetos ligados na energia”, reforça Rosemeire.


A especialista recomenda ainda que itens natalinos de anos anteriores sejam avaliados com relação aos fios descascados, ressecados e até mesmo rompidos. A orientação é que sejam trocados para que curtos-circuitos não ocorram.

Com o período de fim de ano também chegam as chuvas no Maranhão. E muitas pessoas também gostam de decorar espaços externos, onde alguns pontos precisam ser levados em consideração para evitar acidentes. Por isso, a Equatorial Maranhão reforça algumas precauções:

Compre luzes adequadas ao ambiente em que será feita a instalação;

Não faça instalações externas próximo à rede elétrica para evitar contato com cabos de tensão e não utilize os postes como suporte para decoração;

Nunca faça instalações externas ligada à rede de distribuição de energia;

Não realize instalação de enfeites luminosos em áreas externas em dias de chuva ou gramado molhado.

A Executiva de Segurança da Distribuidora reforça ainda que as árvores de natal não sejam montadas próximas a cortinas ou outros objetos que possam propagar incêndio em casos de curto-circuito. “Em situações de risco com instalações elétricas, desligue imediatamente o disjuntor geral e acione o Corpo de Bombeiros (190) e a Central de Atendimento da Equatorial Maranhão (116)”, pontua a especialista.

Assessoria de Imprensa da Equatorial Maranhão

TRE-MA aprova por unanimidade contas de campanha da deputada federal eleita Amanda Gentil 

Amanda Gentil é a mulher mais jovem a ser
eleita deputada federal no Brasil 

A prestação de contas da deputada federal eleita pelo Partido Progressista (PP) Amanda Gentil foi aprovada por unanimidade pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MA). Com a decisão da corte eleitoral, Amanda está apta a ser diplomada no próximo dia 17 e a tomar posse na Câmara dos Deputados no dia 1º de fevereiro de 2023 para exercer mandato na legislatura 2023-2026.

Eleita em 1º de outubro com 108.199 votos, o que corresponde a 2,93% dos votos válidos na eleição de deputado federal no Maranhão, Amanda aguarda com expectativa o dia da posse para honrar a confiança do número expressivo de eleitores que lhe garantiram a vitória nas urnas.

Mulher mais jovem a ocupar mandato na Câmara Federal no Brasil, Amanda assumirá o cargo com apenas 24 anos, a serem completados no dia 25 deste mês. Por sua faixa etária, ela mantém forte identificação com a juventude e boa parte das propostas da sua campanha vitoriosa foi direcionada a essa parcela da população.

Vocação política

Apesar da pouca idade, a futura parlamentar já acumula notória experiência na vida pública, pois já exerceu o cargo de secretária municipal de Governo de Caxias, município onde o seu pai, Fábio Gentil, é prefeito. O avô, Zé Gentil, foi deputado estadual, o que não deixa dúvida quanto a sua vocação política.

Para conhecer, na prática, a rotina no parlamento, Amanda Gentil já esteve duas vezes no Congresso Nacional após ser eleita. Nas visitas, conheceu as estruturas físicas da Câmara dos Deputados e do Senado Federal e teve a oportunidade de dialogar sobre propostas de desenvolvimento para o Maranhão e para o Brasil com lideranças de destaque no cenário político nacional.

Flavio Dino diz que Lula está em segurança e apto para posse 

O futuro ministro da Justiça e Segurança Pública de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Flávio Dino, afirmou na noite desta segunda-feira (12/12) que o presidente eleito está em “absoluta segurança” e “apto a tomar posse em 1º de janeiro”.

A declaração ocorre após a violenta ação de grupos antidemocráticos que tentaram invadir a sede da Polícia Federal no centro de Brasília na noite desta segunda.

Vândalos entraram em confronto com a polícia, atearam fogo em carros e ônibus e depredaram prédios após a prisão do cacique José Acácio Tserere Xavante por incitar atos antidemocráticos.

Durante os atos de vandalismo, ninguém foi preso.

“Estamos aqui para emitir uma mensagem de tranquilidade acerca do principal: a diplomação presidencial ocorreu como manda a lei. O presidente Lula, hoje, oficialmente, foi diplomado e está apto a tomar posse em 1º de janeiro”, disse Dino à imprensa.

“Há pessoas que se ocupem de criar histórias fantasiosas em relação a segurança do presidente Lula. O presidente Lula está em absoluta segurança e assim prosseguirá até o momento da posse”, garantiu.

Dino reforçou ainda que os responsáveis pelos atos serão responsabilizados. “As medidas de responsabilização adotadas hoje e a partir de amanhã vão prosseguir. Não há nenhuma hipótese de haver passos atrás na garantia da lei e da ordem pública, em razão de violência”.

O chefe de segurança do presidente eleito, delegado da PF Andrei Rodrigues, também participou da entrevista. Ele negou que Lua será retirado do hotel onde está, em Brasília. “O presidente cumpriu todas suas agendas e retornou para o hotel onde está tranquilo, sereno, descansando. A mensagem é de tranquilidade e continuidade de uma operação que se estende há cinco meses”, disse.

Ex-governador do Maranhão e senador eleito nas últimas eleições, Dino foi indicado por Lula para assumir a pasta de Justiça e Segurança Pública na semana passada.

Metrópoles 

Léo Barata parabeniza Flávio Dino por ser escolhido ministro da Justiça 

O secretario de Cultura, Turismo, Esporte, Juventude e Patrimônio Histórico, Léo Barata (foto acima), parabenizou o e ex-governador Flávio Dino por ser escolhido ministro da Justiça pelo presidente eleito Lula. 

Parabéns, @flaviodino Que Deus te guie nessa nova jornada!", disse Léo Barata em suas redes sociais.

Bolsonaro edita MP com salário minimo de R$ 1,3 mil 

A partir de 1º de janeiro de 2023, o salário mínimo, que atualmente é de R$ 1.212, será de R$ 1.302.

O valor atualizado está em uma medida provisória publicada nesta segunda-feira (12) no Diário Oficial da União.

Em nota, a Secretaria-Geral da Presidência da República explicou que valor considera uma variação da inflação de 5,81%, acrescida de ganho real de cerca de 1,5%.

“O valor de R$ 1.302,00 se refere ao salário mínimo nacional. O valor é aplicável a todos os trabalhadores, do setor público e privado, como também para as aposentadorias e pensões”, acrescenta a nota.

Por se tratar de medida provisória, o texto terá de ser analisado por deputados e senadores. O mesmo novo valor para o salário mínimo já estava previsto no projeto de Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2023, que foi enviado ao Congresso Nacional em agosto.