segunda-feira, 21 de fevereiro de 2022

Pré-candidatos ao governo do MA acionam a PF após serem vitimas de fake news 

O senador Weverton Rocha, pré-candidato do PDT ao Governo do Maranhão, acionou a Polícia Federal, nesta segunda-feira, 21, pedindo apuração de supostos disparos de notícias falsas contra ele por meio do WhatsApp.

O pedetista denunciou o envio de vídeos contendo fake news a seu respeito, além de movimentações para atrapalhar o desempenho de suas redes sociais. O senador informou que, no final de 2021, sofreu um ataque virtual em sua conta pessoal no Instagram, em que, segundo ele, foram adicionados 25 mil seguidores fakes – os chamados robôs produzidos na Índia e no Paquistão – com o objetivo de reduzir o engajamento da rede e dificultar a entrega de conteúdo.

“Protocolei junto à Superintendência da Polícia Federal do nosso estado pedido para providências e investigação de propaganda irregular que está acontecendo no Maranhão, com disparos em massa no WhatsApp, com fake e calúnias ao meu respeito. Isso é crime. A legislação é bem direta e firme. Nós não iremos tolerar que este tipo de crime aconteça, principalmente neste momento importante que a população vai viver que é o período eleitoral. Um momento no qual a democracia tem que prevalecer. Aos que espalham fake News, é bom saber que desinformação não é crime, mas criar fake news é crime e nós iremos combatê-lo”, disse.

Robôs – No fim de semana, a coordenação de pré-campanha do vice-governador Carlos Brandão (PSDB) também anunciou ter acionado a PF contra o uso de tecnologia para o cometimento de crimes eleitorais. Desde a manhã de sábado, 19, afirmaram, milhares de pessoas do Maranhão vinham recebendo ligações via celular tentando induzir o eleitor a acreditar que Weverton Rocha é candidato de Lula, e Carlos Brandão, de João Dória. A voz dos “disparos” é de robô.

Numa das perguntas, o robô pergunta: “você sabe que Carlos Brandão é candidato de Dória e de Sarney? Sim ou não?” Na outra, indaga: “Você sabe que Weverton é o candidato de Lula? Sim ou não?”.

Dois números foram registrados como emissores das ligações do robô: 62 3933-3051 e 11 3329 6896.

Do Imirante.com

Ex-vereador de São João do Sóter assume cargo na direção regional do AGIR36 

Clidenor Filho com o pré-candidato a governador do MA Lahésio
Bonfim 

O ex-vereador sotense, Clidenor Filho, assumiu a função de secretário de Organização na Diretoria Regional do Partido AGIR36. A sigla será comandada no MA pelo prefeito de São Pedro dos Crentes, o bolsonarista e pré-candidato a governador Lahésio Bonfim.

O ato de posse da Executiva Estadual do AGIR36 aconteceu durante convenção realizada no domingo na cidade de Imperatriz. A cerimônia foi bastante concorrida. 

Mais - No município de São João do Sóter, onde o novo secretário de organização do AGIR36 faz politica, a sigla (ex PTC) possui em seus quadros de filiados a atual vice-prefeita Lacerda e os vereadores Wenderson Pinto e Marcio Magalhães. 

Após se recuperar da Covid-19, vereadora Irmã Nelzir volta à ativa aos trabalhos do Legislativo

A vereadora Irmã Nelzir (Republicanos) se recuperou após ter sido infectado pelo Coronavírus (Covid-19). Nelzir integra a lista dos vereadores caxienses que testaram positivo para o vírus e anunciou na Sessão Ordinária desta segunda-feira, 21, que já está curada e à disposição da comunidade.

De volta às atividades na Casa do Povo, a edil, que está em seu terceiro mandato, agradeceu a Deus por ter vencido o Coronavírus após manter-se afastada das primeiras sessões, dos trabalhos legislativos presenciais e demais compromissos. 

Usando a palavra no pequeno expediente, Irmã Nelzir aproveitou a oportunidade e parabenizou o presidente da Casa, vereador Teodulo Aragão, pelo sucesso da campanha de doação de sangue do legislativo municipal. "Sangue é vida, impossível uma pessoa viver sem sangue. Por isso parabenizo o presidente Teodulo pela iniciativa da campanha de doação de sangue realizada por esta Casa", disse a parlamentar. 

Ainda no seu pronunciamento a vereadora parabenizou o prefeito Fábio Gentil pelo reajuste salarial concedido aos educadores da rede municipal de educação. 

Prefeito de Matões emite Nota de Repudio contra agressão a vereador 

O vereador da Câmara Municipal de Matões, do PDT, Wederson Gaeth de Brito, mais conhecido como BILU, foi agredido fisicamente (ver foto abaixo) por ter votado a favor do projeto enviado pelo Executivo ao Legislativo matoense que reajustava o salário dos professores da rede municipal de educação.

Em Nota de Repudio divulgada ontem (20) nas suas redes sociais o prefeito Ferdinando Coutinho se manifestou condenando o ato de violência praticado por um professor contra o parlamentar. "Repúdio qualquer ato que use a violência, pois o Estado Democrático de Direito deve ser preservado em qualquer situação", escreveu o gestor matoense.

Lahésio Bomfim assume presidência do Agir36 no Maranhão 

O prefeito do município de São Pedro dos Crentes, Lahésio Bonfim (foto), assumiu o comando do diretório estadual do partido Agir36 (ex-PTC).

O ato ocorreu na noite de ontem no Palácio do Comércio, em Imperatriz, e reuniu dezenas de apoiadores do pré-candidato ao Governo do Estado.

Marcando cerca de 9% nas pesquisas de intenção de voto divulgadas até o momento, Bonfim tenta se estabelecer como pré-candidato do presidente Jair Bolsonaro (PL), desafeto político do governador Flávio Dino (PSB).

Ele disputa o posto com o senador Roberto Rocha (ainda no PSDB), que tenta reunir, em torno de si, apoios de políticos bolsonaristas, e com o deputado federal Josimar de Maranãozinho, pré-candidato ao Governo pelo PL.

Inscrições para receber o Auxilio Emergencial Artístico Cultural 

Encerram nesta segunda-feira (21) as inscrições para os cantores e instrumentistas receberem o Auxílio Municipal Emergencial Artístico Cultural de Caxias. O programa foi instituído pela Prefeitura, e quem deseja participar deve procurar a Secretaria Municipal de Cultura, Esporte, Turismo, Juventude e Patrimônio Histórico.

“Nós estamos dando uma Declaração do Músico para que o benefício chegue somente para aqueles que precisam. O Conselho Municipal de Cultura e a Associação dos Músicos é que estão observando isso. Somente os profissionais que estão desempregados estão fazendo inscrições”, explica Chico Beleza, presidente do Conselho Municipal de Cultura.

Podem se inscrever os profissionais maiores de 18 anos, que atuam em Caxias há no mínimo três anos. “É um auxílio no valor de R$ 500,00, durante três meses concedido pelo governo municipal, a fim de atender a demanda que seria do Carnaval”, destaca Léo Barata, secretário municipal de Cultura, Esporte, Turismo, Juventude e Patrimônio Histórico.

A previsão é que a divulgação do resultado da análise das inscrições seja feita no dia 8 de março.

 MDB e Flávio Dino 


Vice-presidente estadual do MDB, o deputado Roberto Costa já declarou seu apoio pessoal ao governador Flávio Dino na disputa do Senado. Agora tenta convencer o resto do partido. Na imagem acima, Costa aparece em viagem com Dino, o secretário Márcio Jerry e o prefeito de Alcântara, Padre William. A ex-governadora Roseana Sarney, conforme o blog já revelou, deve ficar neutra tanto na eleição de governador quanto na de senado. Até o fim deste mês o MDB deve bater o martelo.