terça-feira, 27 de agosto de 2013

Mais ações do Governo Itinerante.

roseanasarney
O município de São João Batista, na Baixada Maranhense, foi o segundo visitado pela governadora Roseana Sarney, nesta terça-feira (27), na programação do Governo Itinerante – antes, ela esteve em São Vicente Ferrer. Acompanhada do prefeito Amarildo Pinheiro, a governadora fez a entrega de 1,5 tonelada de ração para engorda de peixe a piscicultores e de Declarações de Aptidão (DAPs) ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), ação que gera oportunidade de crédito aos pequenos produtores.
Roseana Sarney ressaltou que a região tem recebido investimentos e que no dia 10 de setembro será realizada a licitação para construção de barragens. “Essa é uma iniciativa relevante porque as barragens vão trazer grande melhoria para toda a Baixada Maranhense, além das estradas que estão sendo feitas, dos hospitais inaugurados e da entrega de ração para engorda dos peixes e de DAPs para o agricultor familiar”, lembrou a governadora, que na cidade foi homenageada com um Diploma de Honra ao Mérito entregue pelos Bombeiros Mirins do município.
O prefeito Amarildo Pinheiro agradeceu o apoio do Governo do Estado em prol de São João Batista. “Essa parceria entre o governo e os municípios tem contemplado o Maranhão de forma geral, graças à determinação da governadora em fazer o melhor para a população”, contou.
Integraram a comitiva do Itinerante o presidente da Federação dos Municípios do Maranhão (Famem) e prefeito de São José de Ribamar, Gil Cutrim; os deputados estaduais Edilásio Júnior e Jota Pinto. Também presentes os secretários de Estado de Infraestrutura, Luis Fernando Silva; de Programas Especiais, Clodomir Paz; de Assuntos Políticos e de Cidades e Desenvolvimento Urbano, Hildo Rocha; de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Cláudio Azevedo; de Gestão e Previdência, Fábio Gondim; de Trabalho e Economia Solidária, José Antônio Heluy; de Pesca e Aquicultura, Dayvson Franklin; de Articulação Institucional, Rodrigo Comerciário; o chefe do Gabinete Militar, coronel José Ribamar Vieira; além de adjuntos de diversas pastas.
Dando continuidade à programação, nesta quarta-feira (28), o Itinerante segue para os municípios de São Bento e Peri-Mirim. Essa está sendo a terceira etapa consecutiva das ações do Governo Itinerante nos municípios da Baixada Maranhense. Na região, as ações já foram realizadas, também, em Matinha, Olinda Nova do Maranhão, Presidente Sarney, Pedro do Rosário, Mirinzal e Cedral.
Foto: Geraldo Furtado

Ministério Publico Federal quer alteração do nome da cidade de Governador Edson Lobão.

Arte/Maurício Araya/Imirante
Nome da cidade deve ser alterado em 90 dias
O Ministério Público Federal no Maranhão (MPF/MA) conseguiu, na Justiça Federal, liminar que obriga a União a suspender os repasses de verbas federais ao município de Governador Edison Lobão, caso o nome da cidade não seja alterado dentro de 90 dias. A decisão é fruto de ação civil pública movida contra o Município, a União e o Estado do Maranhão, com o objetivo de alterar o nome da cidade, que desrespeita a Constituição Federal carregando nome de importante político da região, ainda vivo.
Para o MPF/MA, o batismo de um município com o nome de um ex-governador do Estado do Maranhão, e que atualmente ocupa o cargo de Ministro de Minas e Energia, cria uma forte pessoalização da coisa pública, causando a identificação do político de maneira intrínseca à própria população. “A lei estadual nº 6.194/94, ao criar o município de Governador Edison Lobão e nominando-o com o nome de um importante político da região, ainda vivo, é notoriamente contrária ao republicanismo e ao princípio da impessoalidade, sendo evidente a sua inconstitucionalidade”, afirma o procurador da República Paulo Sérgio Ferreira Filho.
A Justiça considerou que a “rotulação de nome de pessoa física a um município é a forma mais evidente para promover pessoalmente um político, tornando possível conduzir os cidadãos ao erro - que podem vincular os recursos oriundos de convênios ao político e sua família”.
Na decisão, a Justiça determina que a União suspenda, dentro de 90 dias, a realização de qualquer transferência voluntária de recursos federais – com exceção das transferências que são destinadas a ações na saúde, educação e assistência social -, caso o nome do município não seja alterado.
Conforme a Lei que dispõe sobre a denominação de logradouros, obras serviços e monumentos públicos (nº 6.454, de 24 de outubro de 1977), é proibido, em todo o território nacional, atribuir nome de pessoa viva a bem público, de qualquer natureza, pertencente à União ou às pessoas jurídicas da administração indireta.
As proibições desta Lei são aplicáveis às entidades que, a qualquer título, recebam auxílio dos cofres públicos federais e, em caso de infração, acarreta na suspensão do recurso. Porém, segundo apontado pela Controladoria Geral da União (CGU), o município tem recebido, de forma regular, repasses de verbas voluntárias da União, e não existe, até o momento, nenhum procedimento visando o bloqueio dos repasses.
Município de Governador Edison Lobão
O município foi instituído pela Lei Estadual do Maranhão nº 6.194, de 10 de novembro de 1994, sancionada pelo vice-governador do Maranhão, José Ribamar Fiquene, no período em que Edison Lobão renunciou ao cargo de governador do estado para concorrer ao Senado Federal

Fonte Imirante.com

Quebraram a ponte na MA-034.


A ponte na MA-034  na altura do povoado Barriguda do Chico Aristide, tem sido tema de discussões nas sessões da Câmara Municipal entre vereadores situacionistas e oposicionistas. A polêmica começou na semana passada, após a vereadora Taniery Cantalice ter denunciado na tribuna que o vão foi criminosamente danificado por pessoas que moram próximo ao local. A parlamentar acredita que à ação foi proposital e arquitetada, com o intuito de prejudicar o trabalho de recuperação realizado recentemente na rodovia pelo governo do Estado.

Segundo ela, informações foram repassadas dando conta de quê moradores usaram picaretas e outros instrumentos para quebrar a ponte, Taniery lamentou profundamente o fato ocorrido e acionou rapidamente a secretaria de Infraestrutura do Governo do Estado para solucionar o problema causado por pessoas inescrupulosas, prejudicando milhares de usuários que diariamente trafegam na MA - 034, que vem a ser o principal elo de ligação de Caxias com a BR - 226. O fluxo de veículos é intenso e com a ponte danificada dificulta o trajeto nos dois sentidos.

- Infelizmente usam esses artifícios para tentar macular a imagem do secretário de Infraestrutura do Estado, Luis Fernando, que participou ativamente da reconstrução da MA - 034, vistoriando a obra com frequência quando a mesma estava sendo executada, isso de certa forma forma incomodou algumas pessoas - informou a parlamentar ao titular do blog.

A parlamentar acrescentou que dentro de poucos dias o problema será solucionado e pede que a comunidade preserve o patrimônio publico, zelando, e não danificando como aconteceu com a ponte do povoado Barriguda.   




Luis Fernando o articulador.

http://www.tribunadomaranhao.com.br/images/luis-fernando-silva-vistoria-obras-e-ministra-palestra-em-imperatriz-75140.jpg
Luis Fernando em palestra: amplo conhecimento
Técnico dos mais competentes do Maranhão, profundo conhecedor de todos os setores do estado e gestor de incontestável e comprovada solidez, o secretário de Infraestrutura Luís Fernando Silva (PMDB) tem se demonstrado também um exímio articulador político.
Desde que recebeu o aval político do ministro Edison Lobão para representar o PMDB na disputa pelo Governo do Estado, Luís Fernando caiu em campo e demonstra, em pouco tempo, a forte capacidade de atrair, inclusive os contrários.
O pré-candidato peemedebista ao governo tem em sua base de apoio todos os partidos que compõem a base do governo Roseana Sarney (PMDB), mas vai além.
Com ele, já estão prefeitos importantes do PSDB, do PDT, do PPS, do PSB e até do PCdoB.
http://www.tribunadomaranhao.com.br/images/secretario-de-infraestrutura-luis-fernando-silva-cumprimentando-o-povo-em-caxias-75656.jpg
Com lideranças, em meio ao povo: articulação
Lideranças como o prefeito de Imperatriz, Sebastião Madeira (PSDB) – totalmente engajado na campanha – seguem Luís  Fernando por acreditar em sua capacidade e confiar na sua integridade.
Outros, como Luciano Leitoa (PSB), de Timon, se ainda não se posicionaram favorável ao projeto peemedebista, também demonstram clara admiração pelo seu trabalho.
É desta forma que Luís Fernando segue sua pré-campanha, numa articulação que tem surpreendido politicamente pelos resultados – e isso sem que o grupo da governadora tenha entrado efetivamente em campo.
Imagina em 2014…

Fonte Blog do Marco D eça.

Mudar o quê?

 Flavio Dino e a turma que o apoiá em Caxias. Mudar o quê?
Em sua peregrinação, na obstinação para chegar até o Palácio dos Leões, o ex-juiz federal, Flávio Dino foi recepcionado em Teresina - PI pelo líder e financista da campanha eleitoral, Humberto Coutinho, diga-se de passagem propaganda eleitoral  fora de época, e por 14 vereadores que dão sustentação ao prefeito Léo Coutinho na Câmara Municipal.

Na capital piauiense, antes de enfrentar a estrada, o comunista almoçou com todos seus discípulos caxienses que o acompanha nessa famigerada peregrinação denominada de - Diálogos pelo Maranhão - onde ele vem pregando a  mudança para o sofrido povo maranhense.

Flávio Dino vai mudar o quê? Há por trás de todo esse apoio um grande jogo de interesses políticos partidários, exemplos estão escancarados na administração municipal de quem o colocou na vida publica. Em 2006, o ex-juiz federal  praticamente saiu de Caxias com um mandato de deputado federal com o apoio de Humberto Coutinho, que na época, não mediu esforços e meteu a - mão no bolso - para eleger o então desconhecido Flavio Dino.

Agora, novamente o comunista vem se preparando para enfrentar uma eleição majoritária, onde já sentiu o sabor amargo da derrota em duas oportunidades, 2008 perdeu a prefeitura para João Castelo em São Luis, e em 2010 foi derrotado no 1º turno pela governadora Roseana Sarney na disputa pelo governo do Estado.

É visível na fisionomia de quem o apoia em Caxias, perceber o clima do oba-oba e do já ganhou. A transmissão de tamanha confiança na vitória antes do embate em outubro de 2014, parte de Humberto Coutinho, que parece não está muito mais preocupado com o desgaste politico do sobrinho na administração municipal. Como o ex-prefeito trabalha muito em cima de pesquisa, esquece do detalhe que a politica é como um jogo que só termina depois do apito final do juiz, e a eleição termina após o ultimo voto ser apurado.       

Oligarquia municipal.


Falando no pequeno expediente durante a sessão de segunda-feira(26), o vereador Fabio Gentil fez uma referência ao discurso dos vereadores situacionistas que pregam incansavelmente sobre o domínio politico do grupo Sarney no Maranhão ser uma oligarquia.

- Nosso município é dominado politicamente hoje por um grupo politico que deve ser chamado de oligarquia da família Coutinho. Está caminhando para 12 anos o mandonismo dessa família em Caxias, por isso não podem falar em oligarquia estadual se aqui existe a oligarquia municipal, que vem praticamente destruindo todos os setores administrativos da prefeitura municipal, então nesse caso é o sujo falando do mal lavado, querendo com isso apontar o defeito dos outros, sem  o minimo de respaldo. - disse Gentil. 

Sobre o acirramento em determinados debates políticos que acontecem durante as sessões, Fabio Gentil disse ser de grande importância, desde quê os vereadores encontrem as soluções necessárias e resolvam os problemas existentes no município de Caxias, e falou mais uma vez  do motivo que o levou a optar por Luis Fernando como o candidato mais bem preparado para ser o próximo governador do Estado.

- O secretário de Infraestrutura, Luis Fernando, é um politico testado e aprovado, foi eleito um dos melhores prefeitos do Brasil e vai ser um grande governador porquê está capacitado para ocupar o cargo, quanto a questão de ter o apoio da família Sarney: qual o politico maranhense que nunca recebeu o apoio dos Sarney? - indagou o parlamentar, em uma clara alusão ao ex-prefeito, Humberto Coutinho, que iniciou a carreira politica recebendo as bençãos do ex-presidente José Sarney.