terça-feira, 23 de abril de 2019

Prefeito de Mata Roma é detido em Caxias por porte ilegal de arma 


O prefeito do municipio de Mata Roma, Ivaldo Nascimento (foto), conhecido como "Bode", foi detido na noite desta terça-feira (23) pela PM (2ºBPM) durante uma abordagem no povoado Descanso. 

O prefeito não soube explicar a origem das armas encontradas no veiculo pelos policiais militares durante a abordagem e foi trazido para Delegacia de Caxias onde foram tomadas as devidas providencias sobre o caso. 

Em breve mais informações. 

fonte: Portal do Maranhão 
Vereador Darlan visita escolas na zona rural de Caxias 


O vereador situacionista, Darlan Almeida (PHS), esteve na manhã desta terça-feira (23), visitando as escolas dos povoados Babu, Belém, Nazaré, Cajazeiras, Bom Jardim e Sossego, zona rural do município de Caxias. A visita do parlamentar foi em caráter de fiscalização. Ele foi conferir in loco se à merenda escolar servida aos estudantes daquelas localidades está sendo de ótima qualidade. A secretaria de Educação, Ana Célia Damasceno, também participou das visitações ao lado do vereador e na oportunidade ela fez a entrega dos kits de material de limpeza nas escolas. 


Segundo o parlamentar, ao efetuar a visita o mesmo comprovou que a merenda escolar tem a qualidade desejada, pois o cardápio contempla alguns itens como: frango, carne moída, feijão entre outros. "Estive juntamente com a secretária de Educação, Ana Célia Damasceno, visitando várias escolas da zona rural, fiscalizando de perto a questão da merenda escolar, constamos que todas as escolas visitadas estão abastecidas. Na oportunidade foram entregues pela secretária Kit de limpeza, parabéns Secretária Ana Célia e parabéns Prefeito Fabio Gentil pelo esforço e dedicação que vem fazendo pela Educação de nossas crianças, tanto da zona urbana e zona rural", disse Darlan. 






Homem foragido da Justiça é preso após receber atendimento médico na UPA/Caxias 

Eduardo Alves de Amorim Filho (foto divulgação 2º BPM) 
Um foragido da Justiça foi preso, na noite de segunda-feira (22), quando recebia atendimento médico na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Caxias.
Conforme informações do 2º Batalhão de Polícia Militar, Eduardo Alves de Amorim Filho, de 27 anos, foi localizado após realizar procedimento cirúrgico possivelmente em decorrência de troca de tiros com a Polícia Civil de Timon durante a sua última prisão.
“O mesmo já havia fugido de um hospital também em Timon e desde então estava foragido, e desta vez sendo capturado pela Polícia Militar”, observa o comandante do 2º BPM, Márcio Silva.
Contra Eduardo Alves pesam mandados de prisão expedidos pelo Tribunal de Justiça do Distrito Federal. Na UPA, ele estava na companhia de sua esposa que, segundo a PM, também já esteve em cárcere e atualmente está em liberdade condicional.
Após receber alta médica, Eduardo seria encaminhado à delegacia de Polícia Civil para os procedimentos legais.
Vereador maranhense é executado em emboscada 

Vereador foi executado a tiros dentro do seu veiculo 
O vereador da cidade de Maranhãozinho, João Pereira Serra (PSD), também conhecido como “Jango”, foi executado a tiros na manhã desta terça-feira (23), quando estava passando pelo município de Santa Luzia do Paruá.


Segundo a polícia, Jango foi alvejado por dois homens ainda identificados, por volta das 6h, quando saía da fazenda do pai dele em sua caminhonete por uma estrada de terra rumo à BR-316, situada na zona rural de Santa Luzia do Paruá.
Os criminosos estariam de tocaia esperando a passagem do vereador pela estrada. Após os disparos, fugiram em meio ao matagal e ainda não foram capturados.
Mais oportunidades para os estudantes do Maranhão 


Incansável. 
A deputada estadual Dra. Cleide Coutinho (PDT) se multiplica para honrar o mandato outorgado pelos milhares de eleitores maranhenses.


Dirige a Mesa dos trabalhos da Assembleia Legislativa, visita às bases eleitorais, faz reuniões com secretários estaduais e recebe diariamente todos os seus aliados para quem sempre tem uma solução às demandas apresentadas.
Nesta terça-feira, 23/04, em conjunto com o deputado Roberto Costa (MDB), Dra. Cleide solicitou ao reitor da UEMA que implante no vestibular daquela universidade a bonificação de 20% no vestibular para os alunos maranhenses que estudam desde o ensino fundamental até o ensino médio no estado.
Com esta medida, os parlamentares querem corrigir eventuais distorções na concorrência com outras unidades da federação, contribuindo para que mais maranhenses tenha acesso ao ensino superior público estadual.
Dra Cleide tem especial atenção pela educação pública e pela saúde no Maranhão e vem se notabilizando pelo trabalho intenso que realiza nestas duas áreas.
Ascom
Viúva de Mariele Franco estará sexta-feira (26) em Caxias 


Ela vai participar do I Seminário Juntos Por Elas, que vai acontecer no Auditório da UniFacema 


Mônica Benício, viúva da ex-vereadora do Rio de Janeiro Marielle Franco, estará na próxima sexta-feira (26) em Caxias. Ela vai participar do I Seminário Juntos Por Elas, que vai acontecer no auditório da UniFacema. 

O objetivo do evento é discutir políticas de combate aos casos de agressão contra as mulheres. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas na sede da Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres, das 8h às 13h, e com as alunas do 8° período da UniFacema, alunos da FAI e da UEMA. As vagas são limitadas.

Veja abaixo outras palestrantes que já estão confirmadas para o evento:


Adicionar legenda

Portal Noca 
AGU teme que governo Flávio Dino não consiga devolver R$ 141 milhões do Porto Itaqui 


Ao emitir parecer pedindo que a Justiça Federal determine que o governo Flávio Dino (PCdoB) devolva, logo, os mais de R$ 141 milhões retirados irregularmente do caixa de receita portuária do Porto do Itaqui, o procurador federal André Márcio Costa Nogueira, da Advocacia-Geral da União (AGU) citou uma preocupação.
De acordo com o despacho, o governo federal teme que, com a situação fiscal do Maranhão deteriorando-se, o Estado não tenha condições de devolver de uma vez o que foi apropriado indevidamente, caso uma solução para o caso demore a ser dada.
“Como é de amplo conhecimento, o referido ente federativo atualmente não goza de boa situação fiscal e orçamentária a medida que os documentos coligidos na ACP nº 1000544-94.2019.4.01.3700, e nestes autos, vem demonstrar com meridiana clareza que houve uma mudança radical e recente na gestão das receitas portuária por parte da Emap, com o auxílio técnico-jurídico da Procuradoria-Geral do Estado – PGE/MA, no sentido de tentar fundamentar os vultosos repasses ao ente federativo”, destacou o procurado.
Segundo ele, documentos apresentados no bojo do processo “indicam que as receitas portuárias foram objeto de transferências indevidas nos anos de 2015, 2016 e 2017”.
“Portanto somente a partir da atual gestão estadual”, completou.
O parecer da AGU conclui, então, que essa mudança de postura do Governo do Maranhão deveu-se ao agravamento do quadro de crise fiscal por que passa o Estado.
“Com efeito, esse indício reforça que a mudança de procedimento (busca de recursos junto ao caixa da EMAP) deveu-se à crise fiscal que se instala e que é objeto de diversas notícias veiculadas na imprensa no sentido de que o ESTADO DO MARANHÃO busca recursos por meio de empréstimos e da desvinculação de receitas do regime próprio de seus servidores públicos (FEPA), objeto de debate político na Assembleia Legislativa, a indicar que existe a probabilidade de, no curso da tramitação deste processo e da ACP nº 1000544-94.2019.4.01.3700, na primeira instância, continuem as transferências indevidas dos recursos do Porto do Itaqui”, acrescenta.
Para o órgão, então, além de impedir novos saques, a Justiça deve determinar o depósito judicial dos valores já retirados, sob pena de a gestão comunista não conseguir devolvê-los.
“O ideal era que os recursos objeto da controvérsia ficassem à disposição do juízo enquanto houvesse discussão jurídica sobre a questão, impedindo novos repasses pela Emap ao Estado do Maranhão, cuja situação fiscal e orçamentária pode inviabilizar eventual ressarcimento dos valores transferidos”, conclui.
Blog do Gilberto Leda