sexta-feira, 24 de setembro de 2021

Câmara Municipal de Caxias está entre as 10 mais transparentes do estado do Maranhão 

A Câmara Municipal de Caxias está entre as 10 casas legislativas mais transparentes do estado do Maranhão, conforme consta no recente Resultado de Avaliação dos Portais de Transparência do Tribunal de Contas.

Avaliando a Transparência Ativa da Câmara Municipal de Caxias, exercício 2021, sob a presidência do vereador Teódulo Aragão, o Tribunal de Contas constatou que o legislativo caxiense ocupa a 7ª posição, com nota de 8,63, índice de transparência B.

Isso só foi possível com o grande empenho intensificado pela atual gestão na modernização e atualização das informações que devem constar no endereço eletrônico do Poder Legislativo Municipal, itens esses avaliados pelo Tribunal de Contas.

“A Câmara de Caxias avançou muito na transparência, mas o nosso foco é melhorarmos ainda mais, por meio de informações claras, atualizadas, inteiramente disponíveis na rede, para garantirmos uma boa gestão, buscando sempre atender o interesse público”, explica o presidente Teódulo Aragão.

Confira ranking com a pontuação das câmaras:
https://apps.tce.ma.gov.br/avaliacao-transparencia/#/

Advogado Luiz Carlos Moura está de volta ao cenário da politica maranhense

O advogado sempre advogado Luiz Carlos Moura (foto) está de volta ao cenário da política maranhense. O causídico incentivado por aliados, amigos e correligionários políticos voltou atrás  em sua decisão e  agora decidiu entrar de cara, corpo e coração  na seara política.

LCM vai disputar uma cadeira na Assembleia Legislativa nas eleições  do ano que vem. Ele disse aos amigos que três  partidos políticos já  o convidaram.para engrossar  suas fileiras. No entanto o mesmo ainda não decidiu por qual destes partidos disputará  as eleições.

De família tradicional caxiense, o advogado  do povo Luiz Carlos não fugirá do combate...Caxias terá  um autêntico representante do povo no Poder Legislativo Estadual. Quem viver verá  Dr.Luiz Carlos Moura muito bem.representará o nosso povo na condição de Deputado Estadual.

VIDEO: Vereador Mario Assunção no Residencial Eugenio Coutinho 


Ao lado do prefeito Fábio Gentil e do presidente da Câmara Municipal, vereador Teódulo Aragão, estive na manhã desta sexta-feira (24) no Residencial Eugênio Coutinho para mostrar mais um benefício para esta comunidade, que é a interligação da parte alta até a parte baixa da Avenida Matões, que não existia.

Como sempre digo, é dessa forma que vamos construindo a cidade que a gente quer, com o legislativo e a gestão municipal trabalhando juntos, diuturnamente, para fazer uma Caxias melhor.

#MaisInfraestrutura 👷

#ConteSempreComigo🤝

#MárioAssunção

Fim das coligações vai exigir mais articulações dos diretórios maranhenses 

O Senado Federal aprovou a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 28/2021 com mudanças eleitorais, mas rejeitou o retorno das coligações em eleições para o Legislativo. A aprovação de apenas parte da PEC original, sem possibilidade de nova votação pelos deputados, reduziu o impacto do projeto.

A retirada das coligações do texto foi uma sugestão da relatora da PEC no Senado, Simone Tebet (MDB). A parlamentar argumentou que esse tipo de aliança distorce o sistema proporcional, por permitir que partidos menores, elejam representantes com votação de partidos maiores. Também deturpa a vontade do eleitor, cujo voto em um concorrente pode eleger outro, de legenda coligada e ideologia oposta.

O retorno das coligações, porém, era uma reivindicação de partidos pequenos. Para eleger mais parlamentares, essas legendas dependem das alianças. Suas chapas ao Legislativo têm poucos votos, embora alguns candidatos sejam bem votados.

A confirmação do fim das coligações vai exigir mais articulações dos diretórios maranhenses. Os partidos e seus presidentes terão que montar coligações com um maior número de pré-candidatos para garantir a eleição do maior número possível.

O fim das coligações representa também uma possível aglutinação de pré-candidatos em poucas legendas. As menos competitivas, certamente, não terão uma quantidade expressiva.

 Morre, aos 66 anos, o lanterneiro Binha 

José Raimundo Mendes (Binha) *17/03/1955
+23/09/2021


Faleceu ontem (23/09) o lanterneiro José Raimundo Mendes, mais conhecido como Binha. O profissional de lanternagem de veículos, já aposentado, foi vitima de insuficiência renal cardiorrespiratória e problemas de diabetes.

O corpo de Binha foi sepultado na manhã desta sexta-feira (24) no Cemitério das Pedras. 

Ele deixa viúva a professora aposentada Maria das Graças, com quem foi casado mais de 40 anos, filhos e netos. 

Aos familiares e amigos os nossos sinceros sentimentos. 

Enilton Rodrigues, toma posse como presidente estadual do PSOL/MA


Aconteceu nesta quinta-feira (23/09), no Solar Cultural-MST, em São Luis-MA, com presença de todos os partidos do campo popular: PT, PSB, PDT, PCdoB, Rede, UP, além de várias entidades sindicais e sociais, a posse o novo diretório do PSOL/MA, tendo a frente Enilton Rodrigues.

Senador Weverton Rocha saudando o presidente do PSOL
Enilton Rodrigues  
O senador Weverton Rocha (PDT) esteve presente e saudou o novo presidente estadual. Prestigiando o evento, também estiveram presentes, os presidentes da UP e Rede, o deputado federal Zé Carlos (PT), o secretário das cidades Márcio Jerry (PCdoB), o vice presidente estadual do PT, Francimar e Bira do Pindaré (PSB) que foi representado por Paulinho. 

O presidente nacional do PSOL, Juliano Medeiros, o pré-candidato ao governo do Estado de São Paulo, Guilherme Boulos, a deputada estadual do Pará, Marinô Britto, e a deputada federal do Rio Grande do Sul, Fernanda Melquiona, não estiveram presentes, mas fizeram questão de saudar a nova diretória. As saudações presenciais ficaram por conta do sindicato dos bancários, dos professores da UFMA, professores municipais de São Luís, da presidente nacional da UNE, dentre outras entidades sociais.

Enilton Rodrigues discursa como presidente
empossado do PSOL/MA  
"O PSOL/MA está com novos rumos e este diretório tem a tarefa política de fazer o diálogo necessário pra derrotar Bolsonaro e não deixar os avanços do governo estadual retroceder, defendo a unidade do campo popular aqui no Estado e no Brasil", finaliza Enilton Rodrigues, presidente Estadual do PSOL/MA.

Mais 

Membros do diretório municipal do PSOL/Caxias também prestigiaram  a posse do presidente estadual da sigla Enilton Rodrigues. Na foto acima, da esquerda p/direita: Dr. Rafael Carvalho, Professor Arnaldo, Enilton Rodrigues, Joaquim Viana e Antonio Alves.