sexta-feira, 13 de julho de 2018

Cesar Sabá é o entrevistado do #SQN deste sábado a partir do meio-dia na Rádio Sinal Verde FM


Neste sábado (14), o pré-candidato a deputado federal pelo PSL, Cesar Sabá (foto), vai ao programa #SQN falar sobre seus projetos para Caxias e o estado do Maranhão, caso seja eleito nas eleições de outubro próximo. Com apresentação de Ricardo Marques, o programa vai ao ar a partir do meio-dia na Rádio Sinal Verde FM 103,3 e em várias plataformas da internet, como o Portal Sinal Verde e aplicativos, Sistema Rádios Net e, também, pelo Facebook.


Eleições 2018: TRE-MA pede atenção redobrada aos partidos quanto à obediência de regras 


Representantes de partidos políticos, entre eles presidentes, contadores e advogados, estiveram reunidos na manhã desta sexta, 13 de julho, no plenário Ernani Santos, para receberem informações importantes e tirarem dúvidas sobre as eleições 2018, em especial relativas às convenções e o registro de candidaturas.

A principal preocupação do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão é que, este ano, será a 1ª vez que o Processo Judicial Eletrônico está sendo utilizado para a prestação de contas e o registro de candidaturas, por exemplo. Com o PJe, a Justiça Eleitoral visa ampliar a celeridade, a visualização rápida, a sustentabilidade, a eficiência, a transparência e o controle dos atos processuais que passaram a tramitar de forma totalmente virtual.
Participaram dos esclarecimentos aos partidos políticos o presidente do TRE-MA, desembargador Ricardo Duailibe, o diretor-geral Flávio Costa, o secretário Rhycleyson Martins (Judiciário) e os servidores Francisco Chagas Pereira e Luís Barros Brito (seção de Gerenciamento de Dados Partidários) e Samuel Gondin (seção de Informações e Estatísticas Eleitorais).
“Trabalhar com transparência e harmonia faz parte de nossa rotina. Queremos evitar o máximo possível de erros e equívocos desnecessários nas demandas judiciais, mantendo o diálogo sempre que possível”, explicou o desembargador Ricardo Duailibe ao abrir o encontro.
No Maranhão são 33 partidos anotados: PPL (54), PPS (23), PR (22), PRB (10), PROS (90), PRP (44), PRTB (28), PSB (40), PSD (55), PSDB (45), PSL (17), PSOL (50), AVANTE (70), DC (27), DEM (25), MDB (15), PATRI (51), PC do B (65), PDT (12), PHS (31), PMB (35), PMN (33), PODE (19), PP (11), PSTU (16), PT (13), PTB (14), PTC (36), PV (43), PCB (21), PSC (20), REDE (18) e SOLIDARIEDADE (77).
Sobre as Eleições 2018
As Eleições 2018, que ocorrerão no dia 7 de outubro – em primeiro turno – e no dia 28 de outubro – nos casos de segundo turno -, já está com o calendário com as principais datas em andamento que devem ser observadas por candidatos, partidos, eleitores e pela própria JE.
Os eleitores votarão para eleger presidente da República, governadores dos estados, dois terços do Senado, deputados federais e deputados estaduais ou distritais. As modificações introduzidas pela Reforma Política (Lei n°13.487/17 e Lei nº 13.488/17), aprovadas pelo Congresso Nacional em outubro de 2017, também foram incorporadas ao calendário do pleito de 2018. Abaixo, seguem algumas:
– 5/07 a 5/08: Período de propaganda intrapartidária. Os políticos com vistas à indicação de seu nome pelo partido podem se autopromover, junto dos filiados de seu partido político, para que o escolham como candidato;
– 7/07: Início de condutas vedadas aos agentes públicos;
– 17/07 a 23/08: Período de habilitação do eleitor para voto em trânsito;
– 20/07 a 5/08: Período para as convenções partidárias escolherem as coligações e os candidatos; 20/07: Início da proibição de enquetes relacionadas ao processo eleitoral;
– 20/07 a 15/08: Período para requerimento de registro de candidaturas à Justiça Eleitoral.
Policia Civil investiga assassinato de comerciante no Bairro São Pedro 

Hugo foi assassinado dentro de casa 
A Polícia Civil investiga o assassinato do comerciante Manoel Hugo Ferreira Assunção, de 43 anos, ocorrido na noite dessa quinta-feira (12), no bairro São Pedro, em Caxias.

Segundo o delegado de Homicídios, Cesar Veloso, dois homens armados em uma motocicleta se aproximaram da casa de Manoel Hugo, que fica ao lado do seu comércio, e o alvejaram com ao menos três disparos de arma de fogo.

Os assassinos fugiram e ainda não foram localizados. A polícia acredita se tratar de uma execução.

A vítima chegou a ser encaminhada para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), mas não resistiu aos ferimentos e foi a óbito.



fonte e fotos: Noca 
Adelmo Soares e Marcio Jerry consolidam apoio de profissionais da Agricultura Familiar  


Numa noite repleta de alegria e muita descontração, arregimentados por Loroana Santana que, atualmente tem presidido a Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural (AGERP); ao lado de agrônomos e técnicos agrícolas e profissionais da área, reuniram-se para o diálogo, onde ao final declararam apoio aos pré candidatos Adelmo Soares e Márcio Jerry. 

Neste cerne, ambos os pré candidatos vão se fortalecendo na capital maranhense.

O evento contou ainda com a participação de Júlio Mendonça, que sucedeu Adelmo Soares na pasta da Agricultura Familiar, o qual também declarou apoio a dupla de camaradas. A FETAEMA e o MST, principais movimentos ligados à área, estiveram presentes e ratificaram apoio à Soares, que tem conseguido o feito único de somar forças dos dois movimentos. 


Desta forma, Adelmo Soares começa a conquistar espaço e garantir visibilidade em São Luís; espaço disputado arduamente por todos os candidatos. Tal feito, pode credenciá-lo ainda mais na disputa por uma vaga na Assembleia Legislativa. 

"Por tudo que foi feito por meu colega, Adelmo Soares nesses últimos 3 anos, frente à SAF nós não poderíamos deixar de dar nosso apoio e acreditar que a agricultura familiar do Maranhão terá um representante na Assembléia", afirmou Loroana.


Márcio Jerry apontou que ainda em 2015, no início da gestão de Dino, Adelmo tinha 6 meses para provar sua capacidade como gestor e o fez, em apenas 2 meses, mostrando que é um homem preparador, um líder nato e com capacidade para enfrentar grandes obstáculos.

Em sua fala, Adelmo chegou a se emocionar ao agradecer e relembrar sua trajetória e foi enfático, colocando-se à disposição para continuar na luta pela visibilidade da agricultura familiar maranhense, levantando a bandeira desse seguimento anteriormente esquecido e deixado ao descaso. 


“Sempre apontei nos meus discursos enquanto gestor que o sonho era tornar visíveis os invisíveis, hoje tenho o orgulho de dizer que conseguimos (...) transformamos sonhos em novas realidades, e agora o desafio é ainda maior, mas sei que com trabalho, perseverança e fé seguiremos firmes”, garantiu.