terça-feira, 12 de maio de 2015

Conferencia Municipal do Idoso 



O "Protagonismo e Empoderamento da Pessoa Idosa - Por um Brasil de Todas as Idades" é o tema da III Conferência Municipal do Idoso, promovida pela Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS), por meio da Secretaria Executiva dos Conselhos.

O evento acontecerá nesta quarta-feira (13), no Auditório da Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais de Caxias (APAE), das 7h30 às 17h30.

Este ano, a Conferência irá discutir a maior participação do idoso na sociedade. Entre os painéis, serão apresentados os trabalhos da SMAS na Política de Atendimento ao Idoso em toda a rede de assistência municipal.

As Conferências Municipais acontecem a cada dois anos, com o objetivo de discutir políticas públicas que busquem a melhoria da qualidade de vida do idoso.

A APAE está localizada na avenida Rio de Janeiro, 662, bairro Seriema.

as informações são da ASCOM
Violência contra negros 


O deputado estadual Roberto Costa (PMDB) repercutiu na sessão de ontem (11), na Assembleia Legislativa, o Relatório divulgado pela ONG Fórum Brasileiro de Segurança Pública, que mostrou que o risco de um jovem entre 12 e 29 anos ser assassinado no Brasil é 2,5 vezes maior se ele for negro.

Roberto Costa relembrou que esses indicadores traçam, de forma perfeita, a realidade da violência contra o jovem no país e no estado, sobretudo o negro, uma vez que se o fator racial for excluído, há uma melhora significativa na vulnerabilidade desses jovens. O deputado reforçou que esse aumento da violência se dá sobretudo nas áreas mais desassistidas pelo poder público e nas periferias, local em que se concentra a maioria dos jovens afetados pela carência de políticas públicas eficientes.

Segundo o MAPA da violência no Brasil, das quase 56 mil pessoas assassinadas no país, em 2012, 30 mil eram jovens com idade entre 15 e 29 anos e desses 77% eram negros.

O parlamentar destacou que o dado era importante, principalmente no bojo da discussão da redução da maioridade penal, tema que o deputado disse ter posição contrária por entender que os índices da violência não serão melhorados por medidas como a redução da maioridade penal, mas a partir de medidas que garantam mais escolas, mais educação e mais cultura para jovens e crianças. “Se você não dá o direito de acesso à educação, você também não pode cobrar desse jovem a sua posição de desvio para a criminalidade no futuro”, pontuou.

O peemedebista defendeu que essa realidade precisa ser combatida na capital e nos interiores do estado em que a juventude está sendo esquecida e citou Bacabal como exemplo de cidade em que a violência tem avançado em vários locais. “Eu cito a Trizidela, em Bacabal, como exemplo de local em que o índice de criminalidade é grande, o que também tem acontecido em outras comunidades, mas a Trizidela não precisa só de mais policiais, precisa de mais escolas, de saúde, de infraestrutura nas ruas”.

Roberto Costa alertou para que a Assembleia Legislativa possa discutir a situação extrema de vulnerabilidade dos jovens maranhenses e convidou a Casa a elaborar propostas que melhorem a situação dos jovens, sobretudo negros e de regiões que são historicamente esquecidas pelas políticas públicas do país, estado e cidade.
Andrea Murad revela "tramoia" de Rogério Cafeteira para derrubar Humberto Coutinho 

do Atual7 
Está explicado. Foi por meio de uma "tramoia" que o deputado Rogério Cafeteira, o Porcão (PSC), foi alçado ao posto de líder do governo Flávio Dino na Assembleia Legislativa do Maranhão. 

A relevação foi feita pela deputada de oposição Andrea Murad (PMDB), durante a sessão dessa segunda-feira (11), e forçou Porcão a arregar nos ataques que fez a parlamentar e ao seu pai, o ex-secretário estadual de Saúde, Ricardo Murad, em uma rádio de Timon.

- Ele estava no palanque de Edinho Lobão, esculhambando o governador ao qual ele defende hoje, falando mal desse governador e hoje está como líder de governo, porque ia fazer uma tramoia tão grande nessa Casa que o Presidente Humberto não ia ser eleito - denunciou a peemedebista.

Acuado e visivelmente trêmulo, o líder do governo se retratou pelas palavras que utilizou contra os Murad.

- Eu tenho que concordar com boa parte do discurso da deputada Andréa Murad. Toda indignação, todas as palavras que ela me atacou são justificáveis, sabe por quê? Porque eu falei de um familiar dela e não usei as palavras corretas para expressar meu sentimento. Sua indignação está correta - desculpou-se.

O Atual7 apura se a denuncia feita pela oposicionista tenha relação com uma caixa preta criada pela Presidência da Assembleia, e que pode ainda atingir e derrubar o chefe da Casa Civil do governo Flávio Dino, o ex-deputado Marcelo Tavares.
Quanto mais se limpa mais se suja...


Limpeza publica de Caxias, mesmo com muitas solicitações nesse período de chuva e cumprindo o cronograma de limpezas nas ruas, a Secretaria de Limpeza vem fazendo sua parte, sabendo que a cobrança vem de encontro as metas do secretário Edilson Martins, quando é de melhorias para a cidade serão sempre bem vindas.

Agora o que nos entristece é saber que tem a turma do quanto pior melhor. Ontem o Blog publicou um post, mostrando um foco de lixão na rua Esplanada da Estação, bairro Galeana no centro, as margens da via férrea. Menos de 24 horas a SAMAL fez o recolhimento do lixo. Vamos aguardar e esperar que a turma do quanto pior melhor colabore e não jogue mais lixo na rua e no mesmo local.
PMDB no MA segue sem se reunir e sem rumo 
 blog do Jorge Aragão 

O PMDB, segundo maior partido do Brasil, segue no Maranhão totalmente acéfalo e sem rumo. A legenda que vive uma crise de identidade após a derrota nas urnas nas eleições de 2014, não tem conseguido sequer reunir seus principais membros para uma reunião.

O encontro convocado pelo senador João Alberto e que deveria ter acontecido na segunda-feira (11), não aconteceu. Os próprios deputados peemedebistas – Andrea Murad, Max Barros, Roberto Costa e Nina Melo – não tem sequer demonstrado interesse em se reunir.

Na Assembleia Legislativa o partido segue mais perdido que cachorro quando cai de caminhão de mudança. Enquanto Andrea Murad caminha fortemente pela trilha da Oposição ao Governo Flávio Dino, os demais membros parecem alheios a esse tipo de debate e preferem ser taxados de governistas em troca de eventuais benesses do Palácio dos Leões.

Na semana passada, Roberto Costa, desnecessariamente criou ainda mais problemas internos quando na Tribuna fez duras críticas a colega Andrea Murad e ao ex-secretário de Saúde, Ricardo Murad.

Por conta dessa postura equivocada e estranha de Roberto Costa, a ex-governadora Roseana Sarney convocou uma reunião com alguns peemedebistas e parecia que o encontro teria sido proveitoso, mas pelo visto o PMDB segue acéfalo e sem rumo.

Uma pena para um partido que geralmente comandava os debates políticos no Maranhão, mas que agora além de estar se diminuindo paulatinamente, vai ficando à deriva das principais discussões e decisões no Estado.

E a tendência é que o PMDB diminua ainda mais, perdendo outros importantes filiados, mas isso é assunto para outra postagem, é claro.
Vereadora Thais Coutinho promove Festa das Mães na zona rural 


No último domingo, 10 de maio, os povoados Santo Antonio e Alecrim no 2° Distrito, na zona rural de Caxias, comemoraram o Dia das Mães em grande estilo, em evento promovido pela vereadora Thais Coutinho (PSB) com objetivo de homenagear as mães que moram na zona rural. 

A dona de casa Maria Isabel, moradora do Povoado Santo Antonio, foi uma das moradoras contempladas com um dos brindes. Emocionada, ela falou da importância do evento e agradeceu a parlamentar pela iniciativa.

“Estou muito feliz com essa festa em comemoração a todas as mães do nosso povoado, mais feliz ainda por ter ganhado esse lindo presente. Agradeço a vereadora Thais por lembrar sempre do nosso povoado, principalmente das mães”, disse emocionada.

“Thais vem a nossa região com frequência, ela está em contato com a gente sempre procurando resolver os problemas de nossa comunidade. E estamos mais felizes porque hoje a presença dela é para nos presentear e festejar essa data, é para trazer o abraço e o carinho ao povo da nossa comunidade. A nossa querida Thais, obrigada por tudo”, agradeceu a agricultora Raimundinha.

Para a vereadora Thais Coutinho, comemorar o Dia das Mães ao lado de pessoas humildes é motivo de orgulho e alegria. A parlamentar observa que seu mandato estará sempre à serviço do povo mais carente do município.

Comemorar o Dia das Mães ao lado de pessoas simples e humildes é sempre motivo de orgulho, alegria e muita felicidade. Me identifico muito com a zona rural, por isso estou feliz comemorando o Dia das Mães com essas mães maravilhosas. Meu mandato sempre esteve e estará a serviço do povo da Caxias, principalmente dos mais carentes”,  afirmou Thais.

No final  houve distribuição de bolo e refrigerante a todos as mães e filhos que participaram da festa em comemoração ao Dia das Mães no 2°Distrito, antes a vereadora havia participado das comemorações alusivas à Rainha do Lar na Vila Esperança e no Engenho Dagua.
Mototaxistas buscam apoio na Câmara Municipal


A Câmara Municipal foi literalmente tomada na tarde desta segunda-feira (11) por centenas de mototaxistas. não cadastrados na STRANS. Fazendo muito barulho e algazarra, eles vieram atrás do apoio dos vereadores para discutir a decisão da Prefeitura que pode tirar o "ganha pão" de centenas de pais de famílias que atuam no serviço mototáxi em Caxias. 

A presidente da Casa, vereadora Ana Lucia Ximenes, abriu mão da realização da sessão plenária e pediu aos manifestantes que formassem uma comissão de 10 mototaxistas para uma reunião com a Comissão de Transportes da Câmara, que tem como presidente o vereador Paulo Simão, e como membros os vereadores Taniery Cantalice e Jeronimo Ferreira que ausente, foi substituído pela vereadora Fátima da Baixinha. Oito mototaxistas participaram da reunião aberta no plenário com os vereadores e cada um falou sobre a regulamentação do serviço de mototaxista no município. Eles foram unanimes e disseram que o Projeto de Lei aprovado pelos parlamentares não teve o conhecimento de toda categoria. 


“Não somos contra a legalização da classe e sim contrários a pintura das motos.Queremos criar a nossa Associação e mostrar para a sociedade que todos nós somos trabalhadores, não somos bandidos como estamos sendo taxados. Queremos que vocês, vereadores, discutam uma saída, pois o poder público não pode se furtar da consequência grave que a decisão, caso prevaleça, irá causar”, disse Jemerson (foto)


A vereadora Taniery Cantalice (PRTB), que faz parte da Comissão de Transportes da Casa, disse que o pleito é legítimo e que a Prefeitura deve intervir na questão e buscar uma solução mais amigável e menos impactante. “Depois de tanta luta para regularizar o serviço de mototáxi, a categoria mototaxista mais uma vez vive um novo dilema com o poder público municipal. Eu apresentei um projeto de Lei e alguns pontos do PL que foi aprovado pelos vereadores governistas, foi plagiado do meu projeto”, ressaltou.

Resumindo, a Comissão, deu a garantia aos mototaxistas não cadastrados que vai fazer o possível para derrubar a Lei e encaixar as soluções propostas pela classe, irá também tentar derrubar a medida que estabelece o prazo para adequação as normas impostas pelo Sindicato e que a fiscalização não será tão dura como proposta na Lei, assegurando com a decisão que os mototaxistas possam trabalhar tranquilamente. Na próxima semana os mototaxistas não cadastrados na Prefeitura voltam novamente à Câmara para saber do resultado da negociação com os órgãos competentes sobre a revogação da Lei que regulamentou o serviço de mototáxi em Caxias.