domingo, 7 de agosto de 2022

TCE vai apurar possivel esquema de emendas em 16 municipios do MA 

Os municípios de Igarapé Grande e Bela Vista do Maranhão serão os primeiros alvos da auditoria conjunta na área da Saúde aprovada nesta semana pelo Pleno do TCE. Incorporada ao Plano de Ação do Tribunal para este ano, a fiscalização atende à deliberação da Rede de Controle da Gestão Pública do Maranhão, e envolverá um total de 16 cidades maranhenses em ações conjuntas e imediatas.

A apuração ocorre após denúncia da revista piauí apontando possíveis desvios de recursos públicos do chamado orçamento secreto vinculados à saúde em vários municípios maranhenses. 

“O Plano Bienal de Fiscalização estabelece como área de atuação justamente os temas da Saúde, envolvendo aquisição de materiais hospitalares e processos de contratação de prestação de serviços médicos e demais serviços de saúde”, diz uma nota emitida pelo TCE na semana passada.

Os outros 14 municípios a serem fiscalizados nessa etapa são: Afonso Cunha; Bernardo do Mearim, Vitorino Freire, Lima Campos, São Francisco do Maranhão, Lago dos Rodrigues, Tufilândia, Fernando Falcão, Bom Lugar, Junco do Maranhão, Tuntum, Pedreiras, Caxias e Santa Quitéria do Maranhão.

Paulo Marinho Júnior e Weverton visitam Mercado do Peixe de São Luís


O Mercado do Peixe de São Luís completou, neste sábado (6), 27 anos. O local apresenta uma série de problemas estruturais e, apesar de funcionar numa estrutura do governo do Estado, o local não recebe nenhum tipo de incentivo governamental. A convite do deputado federal Paulo Marinho Jr, o candidato ao governo do Maranhão, Weverton Rocha, visitou o Mercado e viu de perto a situação. 

“Convidei Weverton Rocha para vir aqui pois sei da sua sensibilidade e o quanto ele está comprometido em usar as potencialidades do Estado na geração de emprego e renda. Este mercado, se tivesse ajuda do setor público, poderia ser revitalizado, as pessoas que aqui trabalham poderiam ter uma qualidade de trabalho melhor. O Mercado poderia entrar num roteiro turístico da cidade, como já acontece em outras cidades”, disse Paulo Marinho Jr.

No Mercado Weverton Rocha foi recebido pelo presidente da Associação dos Peixeiros, Joel Barros, que falou dos problemas enfrentados para manter o Mercado funcionando e pediu ajuda na solução dos problemas. “Este prédio é do Estado. Foi feita uma reforma a quatro anos, mas nunca foi concluída. A luz e água são pagas pela Associação. Não recebemos nenhuma ajuda. Com a pandemia muitos boxes fecharam e as pessoas deixaram mais de frequentar o local. Temos muitos problemas e precisamos de ajuda. Temos esperanças que o Weverton Rocha, eleito, nos ajude com estes problemas”, explicou Joel Barros.

Weverton Rocha percorreu todo o mercado e conversou com os peixeiros, que relataram os problemas que enfrentam diariamente, problemas estes que começam na chegada do pescado e marisco ao local. “O Maranhão possui o segundo maior litoral do Brasil, só que esta riqueza não é tratada com a importância que devia. Não temos barcos industriais para otimizar a indústria pesqueira. São recursos e geração de emprego e renda que estão sendo deixados de lado. Conversei aqui com todos e, se eleito, vamos otimizar este setor e revitalizar o nosso mercado, dando a ele a importância que merece”, disse Weverton Rocha ressaltando ainda que o nosso estado é rico o que falta é um olhar comprometido com o crescimento e fortalecimento das potencialidades.

Produção – Ao visitar o quiosque de dona Maria de Fátima, mais uma vez Weverton Rocha comprovou a deficiência no setor de produção agrícola do Estado. Dona Fátima mostrou os produtos que usa no preparo diário da comida que serve no local e explicou que todos vêm de outro estado.

“Já faz muito tempo que compramos tudo de outro estado. É o tomate, a cebola, o limão e até o cheiro verde”, relatou dona Maria de Fátima.

Com informações, Blog do Rogério Silva

Professor Arnaldo Rodrigues oficializa sua candidato a deputado estadual pela federação PSOL e Rede Sustentabilidade

Em convenção realizada na manhã da ultima sexta-feira (5), a federação PSOL/Rede Sustentabilidade homologou a candidatura de deputado estadual do professor Arnaldo Rodrigues.

Durante a Convenção da federação PSOL e Rede Sustentabilidade foi confirmado chapa de candidatos a deputados federais com 19 nomes, sendo 16 pelo PSOL e 3 pela Rede Sustentabilidade, já para deputados estaduais 41 nomes irão as urnas, sendo 35 pelo PSOL e 6 pela Rede. 

Segundo Arnaldo Rodrigues: "sabemos que será uma nada fácil, pois o processo eleitoral é muito desigual, onde os mais endinheirados utilizam as estruturas públicas para se beneficiarem. Caxias e região precisa de deputado comprometido com as causas  sociais, ambientais e educacionais. É necessário também que o eleitor se atente na hora de escolher seus candidatos a deputado estadual. Não votando em candidatos forasteiros que recebem seu voto e depois desaparecem.

Arnaldo Rodrigues, já foi candidato a vereador nos ano de 2012, 2016,  e em 2020 disputou a Prefeitura de Caxias, pelo PSOL.

Arnaldo Rodrigues (no centro), ladeado pelo candidato a governador
Enilton Rodrigues e pela candidata ao Senado Antonia Cariongo