sábado, 12 de dezembro de 2015

Prefeitos farão ato contra crise financeira 


Prefeitos e prefeitas de várias regiões do Estado irão promover, no dia 22 deste mês, ato público e ordeiro que terá como objetivo chamar a atenção da sociedade para a situação de crise financeira vivida pelos municípios maranhenses.

A realização do ato, que terá como tema “Crise Financeira nas Prefeituras”, foi definida nesta sexta-feira (11) durante reunião de trabalho entre os prefeitos Rochinha (Balsas), Gil Cutrim (São José de Ribamar), Alan Linhares (Bacabeira), Beto Pixuta (Matinha), Josemar Sobreiro (Paço do Lumiar), Hernando Macedo (Dom Pedro), Queiroz (Monção), Adalberto Rodrigues (Belágua), Antônio Carlos (Colinas), Miltinho (São Mateus) e Solimar Oliveira (Matões do Norte).

A manifestação pacífica ocorrerá a partir das 8h, na BR-135 (próximo a ponte do Estreito dos Mosquitos), rodovia federal que dá acesso a capital São Luís. Neste dia, todas as Prefeituras do Maranhão deverão fechar as portas também como forma de protestar contra a crise financeira.

Os gestores municipais, durante o ato, irão apresentar informações concretas que mostram a constante queda de recursos do Fundo de Participação dos Municípios e abordar temas que integram a pauta municipalista permanente de discussão, dentre eles o subfinanciamento dos programas federais e judicialização das administrações municipais.

“O que faremos é mostrar a verdadeira situação de crise financeira vivida pelas cidades maranhenses. Mostrar à sociedade que a queda do FPM está inviabilizando as administrações municipais e, isso, não é culpa do prefeito ou prefeita”, explicou Gil Cutrim, que é presidente da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem).

Rochinha destacou o sentimento de união que deve prevalecer entre prefeitos e prefeitas maranhenses. De acordo com ele, somente unindo forças será possível modificar este cenário devastador que assola as administrações municipais. “Estamos conclamando todos os gestores a estarem conosco, no dia 22, participando deste grande ato. Será uma grande demonstração de união de uma classe que, diariamente, é massacrada”, afirmou.

Déficit – Informações da Secretaria do Tesouro Nacional revelam que, até o mês passado, os municípios maranhenses foram prejudicados com a perda de mais de R$ 100 milhões de recursos do FPM.

E as previsões da própria Secretaria são desanimadoras e apontam que a queda de recursos continuará.

Só para ser uma ideia, no primeiro decênio do FPM deste mês de dezembro foi registrada déficit de 25,17% nos repasses em relação ao mesmo mês de 2014.
Para janeiro de 2016, é esperado forte impacto negativo de 17,2%.
Câmara Municipal entrega 06 títulos de cidadania caxiense 

Pres. Ana Lucia entrega titulo a Herchell Pontes
Caxias ganhou na noite desta quinta-feira (10) mais 06 filhos. É que a Câmara Municipal de Vereadores concedeu 06 títulos de cidadania a pessoas que prestaram relevantes serviços à comunidade caxiense.

A sessão solene foi presidida pela presidente Ana Lucia Ximenes, com a presença dos vereadores Luis Lacerda, Durval Junior, Irmã Nelzir, Elias do Gesso e Thais Coutinho. O vereador licenciado do cargo, Léo Barata, participou como convidado, além da ex-primeira dama, dona Lys Castro, do secretário adjunto da Saúde, Daniel Barros, estiveram presentes na solenidade os ex-vereadores José Claudio, Antonio José Ximenes e Irmão Assis.

O empresário Cantarelli recebendo o titulo das mãos da ver. Thais
Os títulos de cidadania foram entregues as seguintes personalidades: Edvar Moura de Araujo (o Cantarelli), concedido pela vereadora Thais Coutinho através do decreto legislativo nº 04 de 2014; Edvaldo Adriano da Cruz (pastor) preposto pela vereadora Irmã Nelzir através do decreto legislativo nº 08 de 2014; Glayciellen Fonseca Marques (gerente do BNB), de autoria da vereadora Irmã Nelzir através do decreto nº 05 de 2014; Jorge Luis Torres Montoya (médico), por iniciativa do vereador Elias do Gesso, através do decreto legislativo nº 07 de 2013; Herschell Carvalho Filho (médico), de autoria da vereadora Ana Lucia Ximenes, protocolado com o decreto legislativo nº 12 de 2014 e Mariano de Castro Silva (médico), através do decreto nº 13 de 2014 por iniciativa da vereadora Ana Lucia Ximenes. 

Pastor Edvaldo  recebe o titulo das mãos da ver. Irª Nelzir
Cada um dos homenageados fez o uso da palavra para agradecer o título recebido e todos eles declararam amor a Caxias, em especial por ser uma terra cheia de encantos, acolhedora e que inspira poesia, como bem frisou o poeta Wybson Carvalho, que participou como convidado especial e fez um belíssimo pronunciamento, no qual focou os serviços prestados a Princesa do Sertão pelo seus novos seis filhos. 

Por fim a presidente da Casa, vereadora Ana Lucia Ximenes, parabenizou os seis novos filhos de Caxias e conclamou os agraciados a continuarem trabalhando, com seus serviços prestados, pelo desenvolvimento de Caxias a "terra morena de Gonçalves Dias". 

Dr. Jorge Luis Montoya recebendo titulo do vereador Elias
 
Glayciellen Fonseca Marques recebendo seu titulo