segunda-feira, 27 de setembro de 2021

Catulé alerta para fake news sobre contaminação de peixes que têm prejudicado vendas em Caxias

Fazendo uso do pequeno expediente da sessão desta segunda-feira (27) na Câmara Municipal, o vereador Catulé mostrou que os piscicultores, atravessadores e consumidores de Caxias estão acumulando prejuízos, devido à notícia falsa de que os peixes estariam contaminados.

“Mas aí eu pergunto: já teve alguém que foi para o hospital contaminado com alguma doença vindo do peixe? Já teve alguém que morreu porque comeu desse peixe?”, questionou o parlamentar, afirmando que ele não conhece nenhum caso.

Segundo Catulé, “o que é ruim nessa cidade se dissemina ligeiro, o que é bom não se fala. Como as fake news, tem gente doente, que faz questão quando é para denegrir a moral, a pessoa, é ligeiro demais. Mas o certo é que se não morreu ninguém, esse peixe está bom”. 

Catulé lembrou de quando Caxias tinha um posto do Ministério da Agricultura, que faz a inspeção nesse tipo de situação. “Hoje nós não temos. Apelar para quem? Mas por bom senso, temos que incentivar a população a procurar escolher o que achar conveniente com o seu bolso. Estamos vivendo o pior momento desse planeta e do nosso país”, acrescentou.

“É necessário que a gente fortaleça esses setores, primário, comercial. É necessária a nossa participação. E aqui como é a Casa do Povo, e a voz do povo é a voz de Deus, acho que temos facilidade de mostrar para o povo que isso não passa de fake News. Como disse o colega Ximenes, tem interesse comercial por trás de tudo isso, até porque o boi está lá em cima, e as pessoas não podem comer o boi, então vão para o galeto e o peixe”, finalizou.

3ª dose da vacina contra covid-19

Ainda em sua fala, o vereador relatou que soube, por noticiário da TV, que a cidade de São Paulo iniciou nesta segunda-feira a aplicação da dose adicional da vacina contra Covid-19 para pessoas acima de 70 anos, para elogiar o avanço deste mesmo reforço para o público acima de 60 anos há quase um mês em Caxias.

Na ocasião, Catulé apresentou uma reclamação popular sobre a pouca quantidade de vacinadores em Caxias, pela ausência de profissionais habilitados, para solicitar do colega de parlamento Mário Assunção, enquanto também professor universitário e médico, intervir junto às faculdades para pedir ajuda dos técnicos de enfermagem e enfermeiros, como foi feito no início da vacinação.

Assista o vídeo abaixo: 

Vereador de Caxias propõe campanha publicitária para mostrar que peixe criado em cativeiro não provoca doença de Haff

O vereador Mário Assunção sugeriu, na sessão desta segunda-feira (27), que a Câmara Municipal de Caxias crie uma campanha publicitária para tranquilizar a população que peixes de cultivo não provocam a síndrome de Haff (doença da urina preta) em seres humanos.

Irmanado com os colegas de parlamento, a produtores de peixe em cativeiro presentes na galeria da Câmara, e por sua formação como veterinário, Mário Assunção chamou atenção para os prejuízos acumulados pelos piscicultores locais, por não conseguirem vender os peixes devido a notícia falsa de contaminação da urina preta.

“Não existe no mundo, nem no Brasil, nenhum caso de doença de Haff em criação de cativeiro. Não é fake news, é mentira mesmo. Isso aconteceu no Pará, um caso ou dois apenas, de peixes que são pescados nos rios de lá. Então, podem consumir com tranquilidade!”, afirmou Mário.

O vereador propôs uma incursão junto à Vigilância Sanitária, uma vez que não se tem inspeção municipal, para conseguir uma nota ou declaração dando a idoneidade do consumo dos peixes dos proprietários de cativeiro. “Assim daríamos à população informações concretas para voltarem a consumir peixe, e pudéssemos atender esses produtores que tanto necessitam hoje da nossa ajuda como parlamentares, pessoas públicas”, acrescentou.

Mais

Ainda em seu pronunciamento, Mário Assunção parabenizou o presidente da Câmara, Teódulo Aragão, por sua gestão que colocou o legislativo caxiense na 7ª posição no ranking das câmaras mais transparentes do estado do Maranhão, conforme consta no recente resultado divulgado pelo TCE; e informou que solicitou junto a universidades da cidade da área de saúde direcionar estagiários para reforçar as equipes de vacinação contra a Covid-19, visto a grande demanda com a segunda e terceira doses.

Assista o vídeo abaixo: 


DataTempo - Flavio Dino é reprovado por 42,7%; 51,2% aprovam governador do Maranhão 


A pesquisa DataTempo do jornal O Tempo trouxe, no fim de semana, uma avaliação de todos os governadores do país, entre eles o do Maranhão, Flávio Dino (PSB). Quando o entrevistado é questionado se aprova ou não o mandato, ele é reprovado por 42,7% dos maranhenses e aprovado por 51,2% da população.

Quando o eleitor é questionado sobre como classifica a administração de seu estado, os dados ficam bem divididos. 24,4% dos entrevistados acham o mandato de Flávio Dino bom ou muito bom; 40,2% acham regular, 28,1% acham ruim ou muito ruim e 7,3% não responderam.

Os dados também mostram que os brasileiros estão mais satisfeitos com a gestão de governadores do que com a do presidente Jair Bolsonaro. O trabalho dos estafuais é aprovado por 43,9% da população, enquanto o do direitista tem o apoio só 31,1% dos eleitores.

A pesquisa DataTempo foi realizada por meio de 2.025 entrevistas domiciliares, entre os dias 9 e 15 de setembro em todas as regiões do país. A margem de erro do levantamento é de 2,18 pontos percentuais para mais ou para menos. O nível de confiança é 95%.

Instituto Cuidar celebra aniversário de 02 anos com confraternização 

Família Instituto Cuidar se confraterniza e agradece pelo aniversário de dois anos dessa instituição que, com seriedade, respeito e atendimento humanizado, vem oportunizando CUIDADOS, qualidade de vida e bem-estar a centenas de servidores públicos municipais do Maranhão e Piauí.

Parabéns ao Instituto Cuidar!

Veja abaixo fotos da confraternização do aniversário de 02 anos do Instituto Cuidar: 












Pesquisa Escutec/O Estado definirá rumos de 2022 

A aguardada pesquisa Escutec/O Estado que deve ser divulgada nesta semana pelo jornal O Estado do Maranhão balizará os movimentos finais antes de algumas importantes definições sobre candidaturas ao Governo do Estado.

A ex-governadora Roseana Sarney (MDB) confirmou na semana passada ao Grupo Mirante que definirá seu futuro em 2022 a partir dos números.

O MDB tem preferência por uma candidatura a deputada federal – para ajudar o partido a formar bancada em Brasília. Já alguns aliados, analisando resultados das mais recentes pesquisas, apontam que ela pode ser candidata ao governo, com grandes chances de eleger-se pela quinta vez para o comando do Estado.

Os números do instituto, por sinal, foram os responsáveis por uma correção de rumos da ex-governadora.

Até julho deste ano, ela parecia decidida a tentar uma vaga na Câmara Federal. O resultado da mais ampla pesquisa Escutec/O Estado já divulgada em 2021, no entanto, fez ele recuar.

“Evidentemente que é precipitado eu tomar uma posição agora, já que meu nome está em primeiro lugar em todas as pesquisas. Então, nós temos de conversar, acompanhar esse processo e, depois, decidir”, disse ela, já em agosto, após o levantamento, em entrevista ao quadro Bastidores, do Bom Dia Mirante.

Leões

Os números também devem servir de base para definições na base do governador Flávio Dino (PSB).

Até agora, entre os aliados do socialista, seguem com pré-candidaturas em construção o vice-governador, Carlos Brandão (PSDB), o senador Weverton Rocha (PDT), e o secretário de Estado da Indústrica, Comércio e Energia, Simplício Araújo (SD).

O resultado do levantamento vem dias antes de mais uma reunião entre o governador e seus correligionários para traçar a estratégia do ano que vem.

Blog do Gilberto Leda 

Passeio ciclístico de 7 km encerra a Semana Nacional do Transito em Caxias  

Durante uma semana órgãos que integram o Sistema Nacional do Trânsito se mobilizaram na realização de atividades importantes, em Caxias. A Campanha em 2021, foi aberta no dia 18 de setembro no posto da Polícia Rodoviária Federal e seguiu até o dia 25, com o tema “No trânsito, sua responsabilidade salva vidas”.


Na abertura e no encerramento, a presença do prefeito de Caxias, Fábio Gentil e secretários municipais, além dos diversos órgãos da gestão municipal, estadual e federal, que compõem o Sistema Nacional de Trânsito (SNT), demonstrou que todos estão em colaboração para o trabalho conjunto com as demais forças: Polícia Rodoviária Federal (PRF), Ciretran, Polícia Militar, Secretaria Municipal Adjunta de Transportes, Secretaria Municipal de Segurança (Guarda Municipal), Secretaria Municipal de Cultura, Esporte, Turismo, Juventude e Patrimônio Histórico, Secretaria Municipal de Governo, Secretaria Adjunta de Articulação Política, Corpo de Bombeiros e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).

“O trânsito é todo dia, foi uma campanha muito boa e pedimos a colaboração da população”, disse Willian Carvalho, comandante da Guarda Municipal.

“Quero agradecer pela parceria de todos e  parabenizar os envolvidos no passeio”, disse Shéllida Ferreira, chefe da Ciretran.

“O objetivo é mostrar que o ciclista faz parte do trânsito e tem sua responsabilidade, mas precisa ser respeitado no trânsito. Nós queremos reduzir a quantidade de acidentes envolvendo os ciclistas em Caxias (MA), frisa Lindomar, inspetor da PRF.

“Foi uma semana para alertar as pessoas sobre o trânsito seguro. Para que cada um possa assumir sua responsabilidade, seja motorista, pedestre ou ciclista”, destaca Almeida Neto, inspetor da PRF.

Ao longo da Semana Nacional do Trânsito, blitz educativas com distribuição de material para a população, foram realizados no Centro da cidade e em frente à Polícia Militar. Uma ação conjunta de conscientização no Morro do Alecrim foi realizada no Complexo Turístico Balaiada com a presença de todos os órgãos, além disso, as ações chegaram a algumas escolas. No encerramento um grande passeio ciclístico reuniu nesse sábado (25), praticantes do ciclismo, que chamaram a atenção dos condutores para o respeito às normas de trânsito.

“Estamos de volta podendo compartilhar momentos de extrema importância, como o pedal que significa saúde. Dividir esses momentos e voltar a viver nos faz ter esperança. Quero agradecer a Deus e a todos”, frisa Jhonatan Duarte, ciclista.

“É gratificante poder participar desse momento voltado ao respeito no trânsito”, disse Camila Vitória, do grupo Balaiada Bike.

“Obedecer a sinalização e usar os equipamentos de proteção no trânsito, é a mensagem que queremos deixar”, disse Antônio Soares, ciclista.


O passeio ciclístico, com percurso de 7 km teve o seguinte roteiro: saída da Praça Duque de Caxias (MA), no Morro do Alecrim; seguindo pela Avenida General Sampaio, passando em frente ao Colégio Inácio Passarinho; Rua Aarão Reis, passando em frente ao Quartel do 2º BPM; Rua da Coheb, Vila Alecrim; Avenida Volta Redonda, bairro Volta Redonda; Avenida Edson Lobão, sentido BR-316, até o retorno do Caxias Shopping; e retorno até a Ciretran Caxias (MA), com o apoio do Caxias Bike Adventure (CBA) e outros grupos de ciclistas, além das forças de seguranças citadas. Até mesmo crianças participaram.

“O ciclista tem que andar no sentido do trânsito. Não é porque não tem motor, que ele não deva respeitar os sinais de trânsito. Tem que respeitar, é igual a um carro ou moto”, disse Cláudio Bezerra, do grupo Caxias Bike Adventure (CBA)

“Esse é um grande movimento de respeito à vida, todos aqui têm o mesmo propósito, mostrando que os condutores devem respeitar a sinalização e a população. Esse é o nosso compromisso enquanto cidadãos, e se assim fizermos, vamos reduzir de forma gradativa os acidentes”, destaca Fábio Gentil, prefeito de Caxias.

Ascom/PMC