terça-feira, 29 de março de 2016

Prefeitura recapeia trecho da Avenida da Cohebi 


A Prefeitura de Caxias  iniciou o recapeamento de parte da Avenida da Cohebi. Como registrado pelo Blog em reportagem de dezembro do ano passado, a movimentada via apresentavam inúmeros buracos causando indignação entre comerciantes, moradores e motoristas.

Antes do recape, o trecho mais critico recebeu um processo de regularização para tapar os buracos do local, o que deve aumentar a durabilidade do asfalto. “Praticamente 70% das ruas de Caxias precisam ser recapeadas. Nos próximos meses, em parceria com o Governo do Estado, nós vamos conseguir melhorar bastante a malha viária da cidade”, afirma o prefeito Léo Coutinho. 


Os moradores comemoraram o recapeamento. “Esse trabalho era urgentemente necessário. Nota 10 para a Prefeitura. Muitos carros estavam quebrando devido às más condições da rua”, afirma o refrigerista, Policarpo Freire.

A comerciante Fernanda do Carmo Pereira  afirma que a ação já era esperada há muito tempo. “Nem acredito que arrumaram esse trecho. Está ficando muito bom. Fiquei feliz e até espantada em ver o pessoal trabalhando”, conclui a comerciante.





Dilma Rousseff será julgada por muitos ladrões 


“Pode ter descumprido o que prometeu. Pode ter maus bofes. Pode ter cavado a própria cova. Mas, num mundo político esmerdeado de alto a baixo, Dilma não tem nódoa. Não roubou, e será julgada por muitos ladrões”, diz o jornalista Mario Sergio Conti, em artigo publicado na Folha de São Paulo nesta terça-feira (29).

Em artigo publicado nesta terça-feira (29) na Folha de S.Paulo, o jornalista Mario Sergio Conti afirma que a presidente Dilma Rousseff transmitiu a convicção de que é inocente.

“Pode ter descumprido o que prometeu. Pode ter maus bofes. Pode ter cavado a própria cova. Mas, num mundo político esmerdeado de alto a baixo, Dilma não tem nódoa. Não roubou, e será julgada por muitos ladrões”, diz.

“Pedaladas fiscais? Ninguém sabe o que é isso, e quem sabe garante que prefeitos, governadores e presidentes primam por pedalar. Empresas venais deram dinheiro para a sua campanha? Fizeram o mesmo com todos os candidatos. Afundou o país na recessão? Nada diz que Temer irá tirá-lo do poço. Não há fiapo de prova de que tenha obstruído a Justiça”, acrescenta.

No entanto, ele questiona sua permanência no governo: “crise foi tão longe que o carisma da integridade pessoal não garante, por si só, a permanência de Dilma no poder. Continua a lhe faltar um programa. Quer continuar no Planalto para quê?”.

Leia a íntegra do texto de Mario Sergio Conti abaixo:

Agora que os ratos debandam do navio, na busca incansável do bem da pátria, de negócios maneiros e da nomeação de uma sobrinha para miss na Festa do Jerimum, o naufrágio soa inevitável. Mas alardear certeza na queda da presidente é apenas uma poção para paralisar o Planalto.

A frente única Fiesp-tucanos-Vem pra Rua se consolidou e quer meter medo. A Medusa diz aos governistas: vocês já eram, a hora é de trair, salve-se quem puder. Dilma, faça como Jango e se coagule em esfinge de mármore. PT, repita o Partido Comunista e se limite a berrar bravatas.

Trombetear que a história punirá os golpistas, por exemplo, é bravata. Nenhum deles foi tirado da santa paz. Nunca. É o que de fato a história ensina. Nem em 1930 e 1937. Nem em 1964 e 1968. Nem, de quebra, em 1984, quando a Câmara vetou o voto direto para presidente.

A avacalhação da vontade popular foi docemente tolerada. Inclusive pelo PT. Como o partido garantiu a impunidade de policiais e militares assassinos, os autoritários estão agora todos aí, serelepes.

O Dia D será o da votação do impeachment. Ele se dará em data incerta, entre abril e maio, a depender dos ardis de Eduardo Cunha, o Impoluto. Haverá até lá delações vulcânicas, teorias conspiratórias e conspiração para valer. Virão mais manifestos e abaixo-assinados.

O bate-boca a todos engolfa. A cacofonia que emana do Planalto não escapa aos ditames da sociologia clássica. A política continua a ser exercida das três maneiras cardeais. A tradicional, a legal e a carismática.

No modo tradicional, Dilma é a líder maior. Ela tem legitimidade porque foi votada para gerir o Estado. Na prática, a presidente vem nomeando capadócios para postos-chaves do Estado, em troca de votos contra o impeachment. O troca-troca tradicional, de corrupção implícita, é usado explicitamente.

No aspecto legal, o exercício do poder é enquadrado pelas instituições encarregadas de aplicar a Constituição. Ao contrário do que dizem políticos sem nada a dizer, não há judicialização da política, e sim politização da Justiça. O Supremo fará o que for decidido pelo cenáculo de varões de Plutarco, a Câmara. A separação entre os Poderes é uma lenda iluminista.

O terceiro elemento político é o carisma, e o da presidente é escasso. Nas suas falas recentes, porém, ela foi tomada por uma calma contundente. Levou frases até o fim sem interpolar sujeito, verbo e objeto. Não hesitou nem gaguejou. Na falta de marqueteiros a lhe atazanarem, foi clara.

Transmitiu a convicção de que é inocente. Pode ter descumprido o que prometeu. Pode ter maus bofes. Pode ter cavado a própria cova. Mas, num mundo político esmerdeado de alto a baixo, Dilma não tem nódoa. Não roubou, e será julgada por muitos ladrões.

Pedaladas fiscais? Ninguém sabe o que é isso, e quem sabe garante que prefeitos, governadores e presidentes primam por pedalar. Empresas venais deram dinheiro para a sua campanha? Fizeram o mesmo com todos os candidatos. Afundou o país na recessão? Nada diz que Temer irá tirá-lo do poço. Não há fiapo de prova de que tenha obstruído a Justiça.

A crise foi tão longe que o carisma da integridade pessoal não garante, por si só, a permanência de Dilma no poder. Continua a lhe faltar um programa. Quer continuar no Planalto para quê?


Aqui entra o abelhudo do blogueiro: É importante que Dilma continue no Planalto para, meu caro Sérgio Conti, não dá o braço a torcer a essa quadrilha que quer tomar o poder de assalto. Para mostrar que é possível termos um governo que combata a corrupção de verdade. Qual foi o crime de Dilma? Mexer no ninho de corruptos instalados em Furnas, sob o comando do presidente da Câmara, Eduardo Cunha, um dos ‘capitães do golpe’. O suficiente para ser iniciado o processo de impeachment na Câmara. Portanto, é imperiosa a resistência da presidente Dilma ao golpe e sua continuidade no Planalto, para desespero dos golpistas. 

Blog do Gilberto Lima 
PM recupera moto roubada 


Homens do Serviço de Inteligencia do 2º e 11º BPM, em ação conjunta, recuperaram na manhã desta segunda-feira (28) uma moto Honda Bross, cor vermelha, que havia sido roubada em Teresina/PI no dia 18/09/2015.

Informações obtidas pelo SI do 11º BPM, sediado em Timon-MA, dava conta de que a motocicleta Honda Bross, de cor vermelha, placa NHV-2535, tomada de assalto na capital piauiense, havia sido vista no povoado São Pedro, 1º Distrito da zona rural do município de Caxias.


A equipe do SI de Timon se deslocou para Caxias, onde, juntamente com o Serviço de Inteligência do 2º BPM, foram trocadas informações e traçado o plano para localizar e recuperar o referido veículo.

As equipes do SI seguiram para o povoado São Pedro, localizado a cerca de 40km da zona urbana do município. O veículo foi então localizado em posse de Francisco das Chagas da Silva Santos (foto), 52 anos de idade, residente no povoado citado.

Francisco das Chagas foi apresentado no 1º DP de Caxias e poderá responder por crime de receptação. A motocicleta foi entregue para sua proprietária.

fonte: Portal Noca 



Farol do Saber será reformado através de parceria entre Governo do Estado e Prefeitura de Caxias  


Em visita ao Farol do Saber, antigo Farol da Educação (foto), nesta terça-feira (29), a comitiva formada pelo prefeito Leo Coutinho, o secretário-adjunto de Economia Criativa, Celso Brandão, a coordenadora do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas, Aline Nascimento, secretariado e equipe técnica da Educação e Cultura fez uma visita técnica para a reforma do prédio.

A vistoria teve como objetivo a reforma e adequação do projeto para que volte a funcionar plenamente, uma vez que havia sido deixado de lado pela gestão governamental passada.

“Há muito tempo o prédio encontrava-se ocioso, praticamente abandonado por parte do Estado. O governador Flávio Dino atendeu nossa solicitação e enviou uma equipe para que fizesse a vistoria. Em breve, acontecerá a reforma deste Farol, que é de extrema importância para os caxienses”, destacou o prefeito Léo Coutinho.


Unindo forças

Foi acertada uma parceria entre Estado e Município, em que o Farol passará a receber eventos culturais, tais como lançamentos  de livros, peças teatrais e exposição da cultura caxiense. Com a intenção de modernizar o Farol do Saber, será implantado um sistema de automação, salas de computação e cinema e tabletes para portadores de deficiências auditivas.

“Foi dada a ordem pelo governador e estamos executando esta vistoria em mais 92 municípios do Maranhão. Após a reforma, o Farol irá atender de maneira qualificada todos os caxienses”, disse o secretário-adjunto de Economia Criativa, Celso Brandão.

Além da parte predial, serão feitas novas instalações na parte elétrica, hidráulica, de acessibilidade e na climatização do ambiente. Um novo acervo voltado para a literatura maranhense foi adquirido, como também livros técnicos voltados para donas de casa, professores, médicos, advogados e acadêmicos em geral.

“Iremos oferecer a toda comunidade mais livros voltados para todas as áreas. O farol deixa de ser uma biblioteca escolar e passa a ser uma biblioteca pública, com uma característica cultural”, ressaltou a coordenadora do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas, Aline Nascimento.
Desemprego no Maranhão chega a 8,5% 


O desemprego no Maranhão atingiu 8,6% e superou a média nacional que alcançou 8,5% – a maior medida pela Pnad contínua (Pesquisa Nacional de Amostra de Domicílios) iniciada em 2012. O mercado de trabalho foi afetado por uma combinação de aumento do número de pessoas dispostas a trabalhar com as demissões nos mais variados setores da economia.
Os setores mais afetados com o desemprego foram da comunicação, finanças e imobiliárias, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Já o setor de prestação de serviços teve um aumento significativo.
No primeiro trimestre de 2016, mais de dez mil pessoas foram atendidas no Sine-MA. Oitenta por cento destes trabalhadores estão em busca de uma nova oportunidade. “Não está fácil. Já entreguei vários currículos e até agora nada”, afirmou Irenildes Sousa.
Mas não basta só preparar o currículo e preencher o formulário de pedido de vaga, segundo o setor de atendimento psicológico do Sine. “Toda pessoa que está em busca de uma recolocação profissional, precisa saber primeiro porque está indo buscar aquele emprego”, desse a psicóloga Dilene Moraes.
Biometria obrigatória encerra amanhã (30) 



Em Caxias a Central de Atendimento ao Eleitor no TRE (Cidade Judiciária) e no posto de atendimento no Centro de Cultura realiza o recadastramento biométrico obrigatório até nesta quarta-feira (30). Os eleitores que ainda não se recadastraram devem procurar os dois locais citados para evitar o cancelamento do título.

Em um total de aproximadamente 110 mil eleitores, quase 70% já revisaram os seus dados. Nesta reta final, o movimento tem sido intenso. A expectativa é que durante todo o dia de hoje e amanhã o comparecimento de eleitores seja dobrado em relação aos dias anteriores. 

Para que a meta de 80% de atendimento estipulada pela Justiça Eleitoral seja atingida, é necessário que triplique o numero de pessoas para se recadastrarem nestes dois últimos dias.

A atendente Darcilene Cardoso enfatizou que, como os servidores já estão bem treinados, o atendimento está rápido, em torno de 10 minutos.

Mesmo aqueles com voto facultativo (16 e 17 anos, maiores de 70 e analfabetos que tenham o título) deverão revisar os dados, ser fotografados e ter as digitais captadas.
Eleitores com o título cancelado, além de não poderem votar, estão impedidos de tomar posse em  cargo público, tirar passaporte e CPF, fazer ou renovar matrícula em estabelecimentos de ensino público ou fiscalizados pelo governo, dentre outras privações.

Horários de atendimento:TRE (Cidade do Judiciário) 8h00 às 18h
Posto de atendimento no Centro de Cultura 08h às 18h, 


Deputados cobram do Governo Federal a retomada da duplicação da BR-135  
Agencia Assembleia 


Em tom de indignação, vários deputados cobraram do Governo Federal, na sessão desta segunda-feira (28), a retomada das obras de duplicação da BR-135, por conta do caos que tomou conta da rodovia no feriado da Páscoa; além do assassinato da bailarina Ana Duarte, quando ela trafegava pela Estiva. Os deputados lembraram as ações já adotadas pela Assembleia para tentar forçar o DNIT a finalizar as obras e defenderam a união de todos os segmentos políticos para garantir a conclusão.
O deputado Eduardo Braide (PMN), por exemplo, lembrou que no ano passado convocou por duas vezes o superintendente do DNIT, para que explicasse na Comissão de Obras o atraso na conclusão das obras. O parlamentar apresentou agora indicação condenando a atitude do Governo Federal, por conta do descaso em relação à rodovia e pregou a união de todos no sentido de garantir que ela volte a ser trafegável. “Mesmo assim, infelizmente, o que nós percebemos é um verdadeiro descaso do Governo Federal em relação a essa situação da BR-135”, lamentou.
O deputado Roberto Costa (PMDB) deu apoio à proposta do governador Flávio Dino (PCdoB), que anunciou que entrou na Justiça para garantir a retomada da duplicação da BR-135. “Eu vi alguns criticando o governador Flávio Dino, mas acho que este assunto não pode ser tratado politicamente”, afirmou, ao defender a união de todos os grupos políticos do Estado em torno da solução do problema.
O ex-presidente da Comissão de Obras, Vinícius Louro (PP), também condenou o descaso do DNIT em relação ao Maranhão e defendeu que haja a união de todos, para cobrar em Brasília, junto ao Ministério dos Transportes e à bancada federal maranhense, unidade para resolver o problema e evitar mais mortes.
As deputadas Francisca Primo (PCdoB) e Nina Melo (PMDB) também criticaram a situação da BR-135 e cobram a retomada imediata das obras. Outra integrante da bancada feminina, Andréa Murad (PMDB), criticou também o aspecto da violência, que resultou no assassinato da bailarina.
Ao falar, o deputado Cabo Campos (PMB) infirmou que fez uma indicação aos 18 deputados federais para que tomem providências com relação à retomada da duplicação. O mesmo pregou o deputado Welington do Curso, ao defender a união de toda classe política para pressionar o Governo Federal.
Já o deputado Bira do Pindaré (PSB) elogiou a iniciativa do governador e apoiou a proposta feita pelo colega Roberto Costa, que defendeu que o representante do DNIT seja convidado a ir à Assembleia, para esclarecer a questão e as providências tomadas.
Outro deputado que falou sobre o assunto foi Fábio Macedo (PDT), que anunciou que foi publicado, nesta segunda, proposta sua de criação da Frente Parlamentar em Defesa das BR's. “Já liguei para o líder da Bancada Federal, o deputado André Fufuca, para que possamos unir forças, e o governador Flávio Dino se colocou à disposição para que possamos juntar todos”, garantiu.
O deputado Rafael Leitoa (PDT) lembrou outro problema enfrentado pela BR-135, porque existem duas empresas contratadas para realizar a manutenção e conservação de trechos diferentes da rodovia. O líder do Governo, Rogério Cafeteria (PSB) registrou seus pêsames à família de Ana Duarte e defendeu o governo do Estado em relação à questão de segurança. “É óbvio que a área de segurança não é como nós desejamos. Mas, se formos justos, temos que reconhecer os avanços. São mais de 1.500 policiais colocados nas ruas já nesse governo, 300 viaturas, investimento no sistema de segurança”, elencou.
Em seu pronunciamento, o deputado Júnior Verde (PRB) defendeu a recuperação da BR e disse que no ano passado, ele fez uma indicação, junto com o deputado Sousa Neto (PROS) e a deputada Francisca Primo tratando da questão e estiveram no DNIT, por o problema já era muito sério.
Vereadores voltam a se reunir, após feriadão da Pascoa 



Após uma semana sem sessão na Câmara, em razão do feriadão da Pascoa, os vereadores de Caxias voltaram a se reunir ordinariamente, nesta segunda-feira (28). A sessão ocorreu no plenário da Casa, com a presidência da vereadora Ana Lucia Ximenes e contou com a presença dos vereadores Antonio Luis, Mario Assunção, Benvinda, Taniery, Benvinda, Catulé, Fábio Gentil, Fátima da Baixinha, Durval Junior, Thais Coutinho, Irmã Nelzir, Genival Moto Peças, Elias do Gesso e Luis Lacerda. 

Em uma sessão tranquila e sem pronunciamentos na Tribuna, um projeto de Lei de nº 008, que institui o Plano Municipal de Mobilidade Urbana, de ordem do Executivo municipal, deu entrada na Casa No pequeno expediente apenas o vereador Mario Assunção fez uso da palavra. Na oportunidade o parlamentar ressaltou as visitas que fez as comunidades da zona rural e urbana do município durante o período da Semana Santa. Assunção parabenizou a igreja católica pela organização das festividades da pascoa que culminou com a chegada da imagem de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, à Caxias, nesta segunda-feira (28). 

Em suas considerações finais a presidente Ana Lucia destacou a visita da imagem de Nossa Senhora Aparecida que desfilou em carreata pelas principais ruas de Caxias. Em nome da Casa, a chefe do Legislativo agradeceu a visita da padroeira do Brasil.