domingo, 29 de março de 2020

Vitima de Covid-19 no Maranhão morreu na UPA da Cidade Operária, em São Luis 


Morreu na tarde deste domingo (29), na UPA da Cidade Operária, em São Luis, a primeira vítima maranhense do novo coronavírus.
A morte foi confirmada pelo secretário de Saúde, Carlos Lula. 
Segundo apurou o blog do Gilberto Leda, o paciente já chegou na unidade com graves sintomas de insuficiência respiratória.
Ele seira transferido para o Hospital Carlos Macieira, mas não houve tempo.
Dra. Cleide vota em ações do governo estadual para enfrentar a pandemia 


Em duas sessões por videoconferência – na terça (24) e sexta-feira (27) da semana que passou, a deputada estadual Dra. Cleide Coutinho (PDT) votou favoravelmente uma série de medidas tomadas pelo governador Flávio Dino para o enfrentamento do Corona Vírus.

As medidas que alteram dispositivos legais para facilitar o enfrentamento da pandemia, vão desde ações de perícia de natureza na área criminal; de abastecimento de bens de primeira necessidade; redução de impostos para insumos fundamentais no combate da Covid-19, como luvas, álcool gel, máscaras médicas e reconhecimento de calamidade pública no município de São Luís.

Mesmo cumprindo rigorosamente o protocolo de isolamento social, recomendado pelas autoridades sanitárias do estado e do país, Dra. Cleide manteve seu trabalho de médica e deputada estadual com o entusiasmo que caracteriza sua responsabilidade social e política.

“Estou inteiramente comprometida com os esforços do governador Flávio Dino no enfrentamento desta pandemia, e votarei em todos os projetos que ele enviar para assembleia, seja por vídeo conferencia enquanto for necessário. Quando tudo isto passar, voltaremos com nossa presença física para ajudar o governador na preservação da saúde de todos os maranhenses”, afirmou Dra. Cleide.
Padre que foi missionário em Caxias está internado na Itália suspeito de ter contraído o novo coronavírus 
Em Caxias, padre Ézio Saviólo trabalhou na Paróquia de Nossa Senhora de Nazaré. Ele está hospitalizado suspeito de ter contraído a Covid-19 


O padre Ézio Saviólo (foto acima), de 76 anos, que foi missionário no Brasil por 30 anos, 18 deles em Caxias, está internado em um hospital da cidade Biela, na Itália, com suspeita de ter contraído o novo coronavírus. O missionário foi hospitalizado devido ao agravamento dos sintomas. 

"Nós te amamos Padre Ézio e precisamos de suas orações. Que Deus restabeleça sua saúde e que Nossa Senhora de Nazaré nossa mãezinha lhe cubra com o seu santo manto de amor e proteção", escreveu em suas redes sociais o internauta Éder Miranda e na mesma postagem ele pede aos caxienses que rezem pelo pronto restabelecimento da saúde do religioso. "Vamos rezar pela saúde deste grande servo de Deus que muito fez por nosso Brasil, nosso Maranhão e nossa Caxias como missionário por 30 anos. O senhor vai ficar bom em nome de Jesus pois eu ainda vou lhe visitar e dá o meu abraço".

Fica aqui nossas orações pelo restabelecimento da saúde do padre Ézio. 

Mais - Antes de desembarcar no Maranhão, Padre Ézio passou pelo estado de Alagoas. Em nosso estado, além da cidade de Caxias, onde ele dedicou 18 anos de sua vida sacerdotal como Paroco da Igreja de Nossa Senhora de Nazaré e reitor do seminário São José da Diocese de Caxias, o religioso serviu a Deus nas cidades de São Domingos e São Luis. 
Aniversário da guarda municipal Allanessa Vieira 

Alanessa Vieira, aniversariante do dia, ao lado do marido Paulo Oliveira 
Hoje, domingo (29), comemora um novo aniversário minha dileta amiga, a guarda-municipal Allanessa Vieira, que é implacável no zelo do Patrimônio Publico. Além da função publica que exerce com muita dedicação e orgulho, Allanessa é formada em Licenciatura Plena em História pela Universidade Estadual do Maranhão/Campus Caxias.  

Allanessa recebe os parabéns do seu amado esposo, o enfermeiro Paulo Oliveira, dos filhos Liana Paula e Paulo Emanoel, demais familiares e do redator deste blog.

Parabéns!! 


Caxiense que mora na Itália testa positivo para o Covid-19 


A caxiense Francisca Rodrigues (foto), mora na cidade italiana de Belluno, localizada na região Norte da Itália, comunicou, via telefone, na manhã deste domingo (29) para seus familiares de Caxias que foi contaminada pelo Novo Coronavírus.

Francisca Rodrigues, de 44 anos, têm recebido toda a atenção das autoridades médicas italiana, pois os cuidados foram reforçados para evitar mais contágio entre seus familiares, onde também existe a suspeita que seu filho de 19 anos tenha sido também contaminado pelo Covid-19. 

Francisca: relatou à sua família que essa enfermidade não é brincadeira e pede aos brasileiros muito cuidado para não contraírem o coronavírus, seguindo sempre todas as orientações de higienização e também não acreditarem nessa história de uma gripezinha que só mata idosos e pessoas com doenças crônicas.

"Estou me sentindo muito mal, é uma sensação horrível. Tenho medo do que o pior possa acontecer, pois tenho dois filhos pra criar. Recomendo que as pessoas aí no Brasil fiquem em casa. Espero que as autoridades brasileiras não cometam os mesmos erros que cometeram as autoridades italianas", relatou Francisca Rodrigues aos seus familiares. 

Francisca Rodrigues mora na Itália desde 1996. Ela é irmã do pré-candidato a prefeito de Caxias pelo PSOL, professor Arnaldo Rodrigues. 

O Blog deseja força e rápidas melhoras a conterrânea Francisca Rodrigues. 
Estado envia pouca quantidade de vacinas contra influenza para Caxias 
Causa preocupação na Vigilância Epidemiológica de Caxias com a quantidade de doses de vacina para combater o influenza. São apenas mil doses que será enviada pela Regional de Saúde do Estado para dá continuidade à campanha de vacinação, poucas doses diante do número de pessoas que faltam ser vacinadas.

                                                                                        (imagem ilustrativa) 
Informações da Vigilância Epidemiológica de Caxias causa preocupação, é que a continuidade da campanha de vacinação contra o influenza no município depende do recebimento das vacinas através da Regional de Saúde do Estado.

Segundo consta, o município de Caxias só recebeu 13.450 doses da vacina e o público alvo na primeira etapa da vacinação está assim divido:

- 16.599 é a população de idosos. Foram aplicadas 7.527 doses e falta vacinar ainda 9.072 idosos.

- 16.013 é a população de crianças. Foram aplicadas 3.113 doses e falta ainda 12.900 crianças.

- 3.573 é a população de trabalhadores da Saúde.  Foram aplicadas 2.817 doses e falta 756 trabalhadores.

No total são 36.185 pessoas só na primeira etapa em Caxias e só foi enviado apenas 13.450  doses de vacina.

Algo muito preocupante neste momento....