domingo, 13 de junho de 2021

Definidos os municípios que irão receber vacinas da Janssen 

Na próxima semana, pela primeira vez, o Brasil irá receber doses da vacina Janssen, da Johnson e Johnson. A expectativa para a vacina dos Estados Unidos é enorme, principalmente pelo fato de que com um única dose a pessoa já está imunizada.

No entanto, a vacina está próxima de vencer, 27 de junho, e por esse motivo existe uma recomendação do Ministério da Saúde para que seja distribuída para as capitais.

Durante uma reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), realizada nesta sexta-feira (11), Estado e municípios aprovaram a distribuição da vacina Janssen na proporção de 30% para a Grande Ilha (São Luís, São José de Ribamar, Paço do Lumiar e Raposa) e 70% para os municípios de Imperatriz, Balsas, Caxias, Bacabal, Pinheiro, Coroatá, Açailândia, Santa Inês e Presidente Dutra.

A vacina Janssen, segundo o Ministério da Saúde, tem como público prioritário pessoas com comorbidades, pessoas com deficiência permanente e trabalhadores de educação do ensino básico. Se os municípios que receberem o imunizante já tiverem concluído a vacinação deste público, poderão prosseguir com a imunização da população geral, por faixa etária, em ordem decrescente a partir de 59 anos.

Prefeitura de Caxias entrega plataforma com 17 pontos para lavagem de veículos no Parque da Cidade 

A Prefeitura de Caxias, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura, em parceria com o SAAE Caxias, realizou a entrega de uma plataforma com 17 pontos para os lavadores de veículos que antes trabalhavam na Avenida Beira Rio. O espaço conta com banheiro, depósito, rede de água potável e água para lavagem dos veículos que vem direto do Rio Itapecuru, sendo que a água utilizada na lavagem dos veículos retorna ao rio com mais pureza do que quando foi retirada, graças à instalação de uma caixa de areia.

“O SAAE Caxias participou a pedido do Prefeito de Caxias, Fábio Gentil, em parceria com a SINFRA. Implantamos uma rede de água potável, que vai ser utilizada para o consumo humano nos banheiros, mas também instalamos uma bomba, que vai captar água do Rio Itapecuru, água bruta, que vai ser utilizada nas lavagens dos veículos. Toda a água de retorno, ela vai passar por um sistema de caixa de areia, com separador de água e óleo, com isso, minimizando os impactos no Rio Itapecuru”, afirma Arnaldo Arruda, diretor do SAAE Caxias.

“Além da oportunidade, também dá mais segurança para essas pessoas. Eles têm o direito de exploração desse serviço, de uma forma justa e ecologicamente correta. Nós vamos tirar a água do rio, e devolver a água tratada passando por um filtro, garantido a eles, que tenham as condições adequadas para que possam trabalhar”, afirma o prefeito Fábio Gentil. 

“A princípio é uma obra pequena, mas é uma grande obra de alcance social. Uma das preocupações foi não deixar os lavadores de veículos desamparados. Aqui eles vão deixar de ser clandestinos. Eles receberam boxes com iluminação e permissão. Além disso, tem o tratamento com a natureza, porque nós vamos devolver a água ao rio de forma melhor do que quando ela foi tirada”, lembra Murilo Novais, secretário municipal de Infraestrutura.


Participaram da solenidade, o prefeito Fábio Gentil, vereadores, secretários municipais, secretários adjuntos, assessores e os lavadores beneficiados. Na ocasião, a Prefeitura ainda sorteou dez hidrolavadoras para os profissionais.

“Quero parabenizar o prefeito Fábio Gentil, porque temos um projeto de relevância social e ambiental, na beira do Rio nós tínhamos um débito com o Rio Itapecuru por conta do óleo que caia na água, agora a água vai voltar com mais de 90% de pureza. Esse projeto é de cunho social, porque prefeitura está ajudando essas famílias”, disse Antônio Ximenes, vice-presidente da Câmara Municipal.

A Prefeitura de Caxias também já realizou a entrega das permissões por 20 anos, assegurando que eles estão amparados legalmente para exercerem suas atividades com toda tranquilidade.

“Ficou melhor, porque aqui temos mais segurança, lá a gente tinha problemas relacionados a drogas, e aqui ninguém vai aceitar. Os clientes vão poder frequentar com mais tranquilidade. Eu estou satisfeito, porque aqui é um local mais seguro”, afirma Antônio Carlos, lavador de veículos.

“Eu agradeço muito ao prefeito por sortear esses lava jato, porque eu estava lavando só com a bomba, e o pessoal mangando de mim, mas, Deus é maior. A gente tem toda a documentação, e isso ajudou muito”, afirma Raimundo Nonato, lavador de carro.


“Aqui foi uma grande melhora que foi feita para nós. A água que tínhamos era suja, e voltava ao rio mais suja ainda. Agora, nós vamos ter uma água mais pura, que vai voltar ao rio mais tratada contribuindo com o meio ambiente”,
frisa Ney Costa, representante dos lavadores de veículos.

Os lavadores de veículos estão sendo remanejados pela Prefeitura de Caxias para o Parque da Cidade, por conta da execução da revitalização da Avenida Beira Rio, local onde antes todos os profissionais trabalhavam. A gestão municipal em parceria com o Governo do Estado, vão construir um novo ponto turístico da cidade, com área de lazer e academia ao ar livre, dando condições de sociabilidade e garantindo que a cidade impulsione ainda mais o turismo.

“Tudo começou com a ideia do nosso Secretário Estadual de Turismo, Catulé Jr, que trouxe para a nossa cidade o projeto da Avenida Beira Rio, que irá contemplar pista de cooper, parque de diversão, academia ao ar livre e quiosque. Você fazer o turismo acontecer, faz com que as empresas possam se instalar na cidade de Caxias. O município está desenvolvendo. Este ano de 2021 será um ano promissor para a cidade de Caxias”, afirma Fábio Gentil. 

Ascom/PMC