quinta-feira, 13 de abril de 2023

São João do Sóter adere aos Jogos Escolares Maranhenses - JEM's 2023  

A prefeita Josa Silva assinou na tarde desta quinta-feira, 13 de abril, o termo de adesão aos Jogos Escolares Maranhenses - JEM's 2023. O ato contou com a presença do secretário de Esportes, Cultura, Juventude e Lazer de São João do Sóter, Nilson Fernandes, e da secretária de Educação, Rose Araújo. A prefeita Josa Silva, reforçou o compromisso de sua gestão com o desenvolvimento do esporte escolar no município.

"A participação dos nossos alunos com certeza será um momento de aprendizado, integração e representatividade para o município. Nossa gestão continua comprometida com o incentivo às práticas esportivas e o desenvolvimento integral dos jovens sotenses", comentou.

O secretário de Esportes, Cultura, Juventude e Lazer, Nilson Fernandes, destacou a importância da adesão aos JEM's para o município. "É uma oportunidade única para nossos alunos participarem de uma competição esportiva de alto nível, representando São João do Sóter. Além disso, os Jogos Escolares contribuem para o desenvolvimento físico, social e educacional dos estudantes", afirmou. 

A secretária de Educação, Rose Araújo, também ressaltou a relevância dos Jogos Escolares para a formação dos alunos. "O esporte é uma ferramenta fundamental na educação, pois promove a disciplina, o trabalho em equipe, a superação de desafios e o estímulo à vida saudável. Estamos muito felizes em poder proporcionar essa oportunidade aos estudantes de São João do Sóter", destacou.

Com a adesão aos JEM's 2023, São João do Sóter se une a outras cidades do Maranhão na valorização do esporte escolar e na promoção de um ambiente propício à prática esportiva entre os estudantes. (ASCOM/PMSJS) 

Prefeitura de Caxias participa do 1º Seminário de Promoção da Igualdade Racial

A Prefeitura de Caxias, por meio da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS) participou do 1º Seminário de Promoção da Igualdade Racial, realizado pelo Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial (COMPIR) nesta quinta-feira (13), no auditório da Câmara Municipal de Caxias (MA).

“O seminário visa ouvir os quilombolas e povos de terreiros para que possamos saber como ajudá-los. Vamos gerar um documento para saber o que iremos priorizar”, disse Aldenir Nonato, presidente do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial.

“A importância para o povo de terreiro em Caxias é ímpar, porque antigamente não tínhamos esse espaço. Existe bastante preconceito e a sociedade está abrindo os olhos e aos poucos estamos conseguindo o nosso espaço. A umbanda é paz, amor e caridade”, frisa Carlos Eduardo, integrante da Casa Nossa Senhora de Fátima da Tenda São Gerônimo.

O evento teve como tema “Caminhos para a igualdade racial no município de Caxias” e contou com a presença de representantes das secretarias municipais de Educação, Ciência e Tecnologia (SEMECT), por meio da coordenação de Educação no Campo; Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS) com suas coordenações de Direitos Humanos e Inclusão Produtiva e de Igualdade Racial; além dos representantes de terreiros e demais comunidades de matriz africana, tanto da cidade quanto da zona rural.


“É de suma importância a realização desse evento através do Conselho de Igualdade Racial. Essa parceria é extremamente necessária para que possamos discutir as políticas públicas voltadas aos povos tradicionais em Caxias. Desde que fizemos o seminário ano passado demos uma alavancada, chegamos ao poder público e estamos mostrando nossa força”, disse Ivan de Oxosse, coordenador de Promoção da Igualdade Racial da SMADS.

“Para mim é um privilégio, é um momento único para buscarmos a igualdade que tanto queremos. A comunicação é importante para tudo, principalmente quando feita com amor, caridade e igualdade”, disse Patrícia Moraes, integrante da Tenda Santa Bárbara (Nazaré do Bruno).

“O seminário é o momento de unir as lideranças para discutir junto com o poder público as políticas públicas definidas para esta população. Hoje temos 40 comunidades quilombolas e certificadas apenas sete, além disso temos 378 tendas de povos de terreiros. É importante que os pais de santo entendam a importância da formalização da tenda, porque os projetos virão conforme a formalização da tenda”, disse Francyane Barradas, coordenadora de Direitos Humanos e Inclusão Produtiva.

O seminário discutiu diretrizes para o aprimoramento das políticas públicas voltadas à população de matriz africana. O evento também teve palestra com José Ribamar Ross sobre o tema do evento.

O prefeito de Caxias, Fábio Gentil participou do evento ao lado de secretários municipais e vereadores do legislativo municipal e colocou a gestão municipal à disposição dos povos de matriz africana, e destacou a importância do debate por melhores condições de vida para a população caxiense. Além disso, o gestor destacou que a importância daa parcerias com os poderes públicos (municipal, estadual e federal) para que os projetos se transformem em realidade.


“Nós estivemos em Brasília conversando com o Ministro do Desenvolvimento Social que devíamos fortalecer a promoção da Igualdade Racial no município de Caxias pela Assistência Social, para que todos estivessem imbuídos desse processo sabendo que a porta de entrada seria pelo CadÚnico”, destaca Ana Lúcia Ximenes, secretária municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS).

“É um diálogo importante, o Governo Federal já deixou bem claro que tem recursos para as comunidades. Neste momento temos que preparar as comunidades para estarem aptas a receberem esses recursos, então é importante que os quilombolas e umbandistas estejam organizados, aguardando o momento do recebimento desses recursos”, destaca Ricardo Rodrigues, presidente da Câmara Municipal de Caxias.

“Um evento como este é de extrema importância. O município de Caxias esteve junto ao Governo Federal e nos foi autorizado fazer a busca ativa para dizermos quem são e o que pretendem. O município está fazendo este levantamento, mas é necessário que as comunidades nos ajudem e tenho certeza absoluta que com o apoio da Câmara Municipal nós vamos elaborar grandes projetos para alcançarmos essas comunidades”, destacou Fábio Gentil, prefeito de Caxias.

Flávio Dino anuncia medidas para regular redes sociais 

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, anunciou portaria para regulamentar redes sociais com a finalidade de combater a violência nas escolas.

Dino também anunciou que plataformas podem sofrer sanções caso não proíbam este tipo de conteúdo.

Para Dino, há uma situação emergencial, que tem “gerado uma epidemia de ataques, ameaça de ataques, assim como de difusão de pânico nas famílias e comunidades escolares”, afirmou.

A ideia é regular especificamente ameaças contra estudantes.

O ministro pontuou que irá proibir plataformas de aceitarem novos perfis a partir de endereços identificados como ameaçadores, seja suspeitos ou que tenham praticado crimes do tipo.

A Secretaria Nacional do Consumidor deve instaurar processos para responsabilizar cada empresa para cuidar e assegurar o público contra conteúdos danosos e perigosos.

O órgão deve requisitar que cada rede social adote uma avaliação de riscos.

Com informações da Band

Roseana Sarney é nomeada coordenadora de comissão responsável por acompanhar situação dos municípios atingidos pelas chuvas 

A ex-governadora Roseana Sarney (foto), atual deputada federal pelo MDB, foi nomeada pelo presidente da Câmara, Arthur Lira, para coordenar uma comissão responsável por acompanhar a grave situação dos municípios maranhenses atingidos pelas chuvas.

“Fui nomeada pelo presidente da Câmara, @ArthurLira_ , coordenadora da Comissão Externa que acompanha a grave situação dos municípios maranhenses afetados pelas chuvas. Estamos orientando e prestando esclarecimentos às prefeituras que nos procuram para relatar os impactos sofridos”, disse a emedebista nas redes sociais.

Desde que foi eleita, e mudou-se, em definitivo, para a capital federal, Roseana pouco retornou ao seu Estado de origem pelo que se tem conhecimento.

Na visita do presidente Lula ao Estado, no fim de semana passada, a ex-governadora não se fez presente.

Na ocasião, Lula sobrevoou as cidades de Pedreiras, Trizidela do Vale e Bacabal.

Atualmente, 64 municípios decretaram estado de emergência ou de calamidade pública em função dos danos causados pelos temporais.

Espera-se que, de fato, a deputada federal coordene o referido grupo parlamentar de trabalho e esteja presente no Maranhão conferindo in loco a situação das populações destas cidades.

Governo Federal reconhece situação de emergência em mais 14 cidades do Maranhão atingidas por desastres 

Desde o inicio do ano, já foram repassados, por meio do MDIR, mais de R$ 16,7 milhões para ações de proteção e defesa civil no estado  

Cheia do Rio Mearim obriga familias de Bacabal a usarem
canoas como meio de locomoção 

O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), por meio da Defesa Civil Nacional, reconheceu a situação de emergência em mais 14 cidades do Maranhão atingidas por chuvas intensas. As portarias que oficializam a medida foram publicadas na edição desta quarta-feira (12) do Diário Oficial da União. Clique aqui e aqui para acessar.

Integram a lista os municípios de Açailândia, Bacabal, Cantanhede, Joselândia, Marajá do Sena, Nina Rodrigues, Olinda Nova do Maranhão, Presidente Vargas, Rosário, Santa Luzia, São Vicente Ferrer, Tufilândia, Tutóia e Vitória do Mearim. Com o reconhecimento, os municípios podem solicitar recursos federais para ações de defesa civil.

Desde o início do ano, o MIDR já repassou mais de R$ 16,7 milhões para municípios atingidos por desastres no Maranhão. Os recursos foram destinados à compra de itens de assistência humanitária, como cestas básicas, colchões e kits de limpeza e alimentação, além de reconstrução de moradias, limpeza urbana e desobstrução de galerias de águas pluviais, entre outras.

No momento, 51 cidades do Maranhão estão com reconhecimento federal de situação de emergência ou de estado de calamidade pública vigente devido a desastres. Confira aqui a lista com todos os municípios.

No domingo (9), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e uma comitiva de ministros, na qual estava Waldez Góes, titular do MIDR, visitaram as regiões de Trizidela do Vale e Pedreiras, uma das mais atingidas pelas fortes chuvas. A comitiva do Governo Federal também foi composta pelos ministros Alexandre Padilha (Relações Institucionais), Flávio Dino (Justiça e Segurança Pública), Paulo Pimenta (Secretaria de Comunicação Social da Presidência), Jader Filho (Cidades) e Luiz Marinho (Previdência e Trabalho).

Depois de pousar em Bacabal, a comitiva fez um sobrevoo, ao lado do governador do Maranhão, Carlos Brandão, nas áreas mais prejudicadas em Trizidela do Vale e Pedreiras e, na sequência, retornou a Bacabal, onde visitou um abrigo na Paróquia Santa Terezinha.

Entorno de igreja totalmente inundado em Vitoria do Mearim 

Outras ações

O Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad) mobilizou equipe do Grupo de Apoio a Desastres (GADE), composta por seis técnicos, para auxiliar nos procedimentos relacionados a decretação de situação de emergência e solicitação de recursos federais para socorro e assistência às vítimas das chuvas. O grupo prestou auxílio a 14 municípios, de maneira presencial ou remota.

Como solicitar recursos federais para ações de defesa civil

Cidades em situação de emergência ou estado de calamidade pública reconhecido pela Defesa Civil Nacional estão aptas a solicitar recursos do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional para atendimento à população afetada.

As ações envolvem socorro, assistência às vítimas, restabelecimento de serviços essenciais e reconstrução de infraestrutura destruída ou danificada. A solicitação deve ser feita por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD).

Com base nas informações enviadas, a equipe técnica da Defesa Civil Nacional avalia as metas e os valores solicitados. Com a aprovação, é publicada portaria no DOU com a valor ser liberado.

Capacitações da Defesa Civil Nacional

A Defesa Civil Nacional oferece uma série de cursos a distância para habilitar e qualificar agentes municipais e estaduais para o uso do S2iD. As capacitações têm como foco os agentes de proteção e defesa civil nas três esferas de governo. Confira neste link a lista completa dos cursos.