sábado, 26 de março de 2022

Urgente! homem identificado como Edmar do Gás é morto a paulada no Residencial Eugênio Coutinho; assista vídeo gravado pelo Repórter Puliça  

Prefeitura de Caxias certifica 241 músicos e instrumentistas e autoriza o pagamento da primeira das três parcelas do Auxilio Emergencial Artístico-cultural  

A Prefeitura de Caxias (MA), por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte, Turismo, Juventude e Patrimônio Histórico, realizou na manhã dessa sexta-feira (25), solenidade de certificação e autorização do Auxílio Emergencial para 241 profissionais, cantores, cantoras, músicos e instrumentistas, beneficiários do Programa Auxílio Municipal Emergencial Artístico-cultural, no Centro de Cultura Acadêmico José Sarney.

“É um alívio termos esse amparo, principalmente nesse momento em que estamos precisando. Foi uma ideia excelente e muito importante, porque vivemos da música. Aos poucos estamos voltando”, destaca Samuel Koringa, cantor.

Para a concessão do benefício, a Prefeitura investiu R$ 450 mil, com recursos próprios e a parceria com a deputada estadual Daniella. O pagamento será realizado em três parcelas no valor de R$ 500,00 aos profissionais que atuam há no mínimo três anos, a partir de 18 anos de idade, que não puderam trabalhar por conta da suspensão dos eventos carnavalescos deste ano, em decorrência da pandemia da covid–19.

“A Prefeitura resolveu fazer o auxílio para contemplar os artistas que não puderam trabalhar no período do Carnaval. Nós conseguimos contemplar 241 músicos. Nós, enquanto representantes da secretaria, estamos muito felizes com a concessão desse benefício. Na verdade, as pessoas que trabalham com música dedicam toda a sua paixão nesse fazer artístico”, disse Maciel Mourão, secretário municipal adjunto de Cultura.

“Hoje estamos realizando a certificação e dando a autorização do pagamento para os nossos músicos e cantores caxienses. Haja vista a questão pandêmica, eles não puderam tocar nesse Carnaval e a Prefeitura criou esse benefício, pioneiro em Caxias. Acreditamos que a iniciativa também vai aquecer o comércio de nossa cidade”, disse Léo Barata, secretário municipal de Cultura, Esporte, Turismo, Juventude e Patrimônio Histórico.

O Programa Auxílio Municipal Emergencial Artístico-cultural é realizado com base na Lei n° 2.563, aprovada em 14 de fevereiro de 2022, pela Câmara Municipal, autorizando a Prefeitura de Caxias realizar o pagamento.

“Aquelas pessoas que vivem da música sofreram muito. Mas a Prefeitura se comprometeu, embora o Carnaval não tenha sido realizado, de pagar um Auxílio Emergencial aos músicos. Nós viabilizamos para que o primeiro pagamento fosse realizado hoje. Com certeza, estamos fazendo história. Que os demais prefeitos possam fazer a mesma coisa em todo o Maranhão. Estamos trabalhando para melhorar a vida do nosso povo, e a Câmara Municipal nos ajudou muito. Antes da Semana Santa, será paga mais uma parcela, e, daqui a 60 dias, a última parcela”, destaca Fábio Gentil.(com informações da PMC)

Câmara Municipal de Caxias vai realizar sessão solene em homenagem ao Dia Internacional da Mulher 

Em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, comemorado no ultimo dia 08 de março, a Câmara de Vereadores de Caxias realizará na próxima segunda-feira (28), às 8h da manhã, uma sessão solene para entrega de honrarias. 

Na ocasião, acontecerá a entrega de títulos de cidadania caxiense à deputada estadual Daniella e à vereadora Cynthia Lucena.

O evento poderá ser acompanhado da galeria da Câmara Municipal ou através de transmissão Ao Vivo em seu site e perfil no Facebook.

VÍDEO: estudantes da Casa Familiar Rural de São João do Sóter apresentam Projeto Profissional de Vida Jovem (PPVJ) 

Os estudantes formandos do 3º ano do Curso Técnico em Agricultura da Casa Familiar Rural (CFR) de São João do Sóter, apresentaram, nessa sexta-feira, 25/03, os relatórios do Projeto Profissional de Vida do Jovem (PPVJ).

As temáticas do Projeto Profissional de Vida Jovem apresentadas pelos estudantes da Casa Familiar Rural envolveram conhecimentos com a pratica diária desenvolvida por cada aluno na comunidade onde cada um reside.  

Assista no vídeo abaixo: