segunda-feira, 16 de fevereiro de 2015

Criança é estuprada por padrasto em Senador La Roque - MA
do Imirante.com
Divulgação / Antônio Pinheiro
Celso Alberto Gonçalves Ferreira, 35 anos, foi preso após estuprar a enteada de apenas sete anos. O caso aconteceu nesse domingo (16) em Senador La Rocque. Segundo a Polícia Militar, a princípio o caso era um tentativa de estupro, mas foi realizado um exame de conjunção carnal no Instituto de Criminalística (Icrim), em Imperatriz, e foi constatado o estupro.

De acordo com a PM, Celso foi até a casa da avó da criança e levou a menina à força. A senhora ficou desesperada e acionou um tio da criança que procurou a polícia. Após realizar buscas na cidade, os dois não foram encontrados pela polícia.

Mais tarde, o tio da criança conseguiu localizar o homem com a menina em matagal na cidade. Celso foi seguro por populares até a chegada da polícia. A menina foi entregue ao Conselho Tutelar para realização dos procedimentos legais. Celso foi preso e apresentado no Plantão Central da Polícia Civil, em Imperatriz, onde ficará a disposição da Justiça.
Uma tragédia, o avião caiu... 
por Chico Leitoa 

No dia 13 de agosto, fomos abalados pela trágica noticia do acidente aéreo, que supostamente teria vitimado o Presidenciável Eduardo Campos. Logo logo veio a confirmação. Todos que estávamos juntos, torcíamos para ouvirmos que havia sobreviventes. Pela Band, a lamentável, inacreditável constatação: Eduardo, o Dudu e outros quatro passageiros e dois tripulantes estavam mortos.  Duro demais pra ser verdade. Infelizmente era. Todos abalados e sem querer acreditar, procurávamos compreender o que na verdade  era incompreensível. Liguei para Luciano que estava em São Luís. Estava sem querer acreditar no que todos os meios de comunicação passaram a transmitir. A noticia tomou conta do Pais e do mundo.

Afinal Eduardo era mais do que um correligionário do Luciano, era uma amigo nosso e uma esperança para o Brasil. Os exemplos vieram de Pernambuco, a performance dos hábeis movimentos e coragem de ousar.

Muitos foram os momentos que marcaram nossa convivência com Eduardo. Nos conhecemos em 2000, na minha passagem pela Câmara dos Deputados. Em 2003, impossibilitado de permanecer no PDT, Luciano foi convidado por Eduardo a ingressar no PSB, convite aceito, fomos Eu, Luciano e Eduardo ao encontro do Dep. Miguel Arraz, na Sede Nacional do PSB. Lá tivemos uma conversa pautada na sinceridade e nos ideais que eram comuns. A partir dai, sua convivência com o Luciano foi intensa, o que propiciou que Luciano viesse a ser Presidente do Partido no Maranhão, legitimado em Congresso da Agremiação no Estado, além de ser Membro da Executiva Nacional.

Em 2004, quando eu concorria à reeleição, Eduardo que era Ministro da Ciência e Tecnologia, veio a Teresina e atravessou a ponte para lançar a implantação do Centro de Vocação Tecnológica, na rua 17 com a 90. Fomos até o local ele ficou empolgado. Infelizmente eu perdi a eleição e a missão de concluir o projeto passou para minha sucessora, apesar do prédio quase concluído e todos os equipamentos adquiridos. Lamentavelmente demoliram um prédio de 1.200 metros quadrados e deram fim nos equipamentos. Mas a intenção do então ministro era ampliar o projeto, dada a dimensão que estávamos dando à iniciativa.

Como era um final de semana, Eduardo foi até a sede do PDT juntamente com o então deputado,  Renato Casa Grande, fez uma fala política e outra enaltecendo o fato de Timon ter sido o destaque do nordeste entre os 126 municípios do Brasil que receberam o prêmio Prefeito Amigo da Criança. Deixou gravado sua recomendação pela minha reeleição que foi veiculada no horário gratuito.

Em outras ocasiões Eduardo veio a Timon, mas seu contato com Luciano era quase que diário.

A ultima passagem dele a Timon foi no dia 27 de abril de 2014 (foto abaixo )onde recepcionado pelo Prefeito, pelo futuro governador do Maranhão Flávio Dino, pelo futuro senador Roberto Rocha por varias outras lideranças e mais de quatro mil pessoas no centro de convenções Maranhense. Eduardo se Emocionou quando mostramos um vídeo de uma solenidade realizada pelo Governo do Piauí ( Governador Mão Santa ) em Paraíba, na ocasião dona Beta e o Dr. Miguel receberam a comenda do MÉRITO RENASCENÇA,  e claro Dr. Miguel falou por todos os homenageados. A foto abaixo registrou o momento em que Eduardo ao me abraçar, disse: Chico, que registro!..   Foi um dia histórico. Eduardo era nessa eleição, a grande esperança do Brasil corrigir seu rumo.

Fomos para seu velório em Recife, e numa pequena tenda armada em frente ao Palácio das Princesas, se acotovelaram as grandes lideranças da política brasileira. A família, viúva e filhos com impressionante firmeza, ao lado da urna, se comportaram com altivez. Do lado externo e em todas as ruas próximas, uma multidão prestava as ultimas homenagens ao seu jovem líder, cuja vida foi ceifada por uma “fatalidade”. Luciano permaneceu para o velório eu retornei para o hotel e em seguida para Timon. Na volta fui tomado por uma reflexão: da ultima vez que tinha vindo a Recife, em busca de tratamento de saúde para dona Beta, Eduardo tomou conhecimento que estávamos em Recife e nos convidou para passarmos no Palácio e lá fomos recebido gentilmente por ele que foi nos buscar na sala de espera e permanecemos por meia hora. Falamos sobre política, problemas do Pais, sobre Timon, Luciano, Jackson Lago, enfim como sempre uma boa conversa.

Fomos acompanhados pelo amigo Peri conforme registro fotográfico.

Foi-se Eduardo levando com ele muita esperança,porem ficaram as lições de que é possível praticar a boa política, ter posição definida, olhar com o olhar de gente sempre na esperança de propiciar melhorias nas vidas do conjunto da sociedade. Portanto vamos permanentemente repetir: NÃO VAMOS DESISTIR DO BRASIL …

Eng. Chico Leitoa
13.02.2015
Com bancos fechados, clientes podem usar canais eletrônicos
Agência Brasil
Correntistas podem agendar pagamentos. - Divulgação
As agências bancárias estarão fechadas para atendimento ao público na segunda (16) e na terça-feira (17). Na quarta-feira de Cinzas (18), os bancos abrirão às 12h, informa a Federação Brasileira de Bancos (Febraban). A sugestão para quem tem contas a pagar é utilizar os canais eletrônicos.

Os correntistas podem agendar o pagamento das contas com código de barras nos caixas eletrônicos, no internet banking e até mesmo pelo telefone da instituição.

Os boletos bancários de clientes cadastrados como sacados eletrônicos poderão ser agendados ou pagos por meio do Débito Direto Autorizado (DDA).

A Febraban informa que as contas de consumo – água, energia, telefone – e carnês que tiverem marcadas essas datas para o vencimento poderão ser pagas na quarta-feira (18), primeiro dia útil após o feriado, sem acréscimo.

Para os clientes que deixaram as suas cidades no Carnaval e não dispensam a ida à agência, é possível consultar o endereço dos bancos no site Busca Banco da Febraban. Ao abrir a página do Busca Banco, o cliente localizará o estado e a cidade da instituição que procura informações.
"Caminhando e Cantando" sai às ruas nesta segunda-feira gorda de Carnaval 

"Caminhando e Cantando" no carnaval do ano passado  arquivo
O tradicional bloco carnavalesco "Caminhando e Cantando Antigos Carnavais" sai às ruas  na tarde desta segunda-feira gorda de Carnaval em apresentação pelas principais ruas centrais da cidade. A concentração é partir das 16hrs no Largo de São Sebastião.

Idealizado em 2010 pelos irmãos Jorge e Antonio Luis, com as colaborações dos professores Carlomam Rocha e Givaldo Quinzeiro, o Bloco Caminhando e Cantando abre espaço também para diversas pessoas que queiram acompanhar o trajeto a ser percorrido pelo grupo carnavalesco. As antigas marchinhas carnavalescas são o repertório preferido dos integrantes do Bloco. 

Homenagem  
Neste carnaval 2015 os cantores Tim Maia e Lupicinio Rodrigues serão os homenageados pelo Bloco Caminhando e Cantando. 
Mario Assunção bota o Bloco do MA no Largo de São Sebastião 

Largo de São Sebastião - foto arquivo
O vereador do povo Mario Assunção bota o Bloco do MA na rua nesta segunda-feira de Carnaval. O Bloco carnavalesco do parlamentar promete ser um dos mais animados da folia momesca caxiense.  

A concentração será no Largo de São Sebastião a partir das 14h e deverá percorrer  algumas ruas da cidade ao som de um Paredão, proporcionando animação e descontração em clima de carnaval de muita paz e alegria. Haverá ainda a distribuição de uma suculenta feijoada para os integrantes do Bloco do M.A. 

Em contato com o Blog, Mario Assunção informou que o Carnaval 2015 em Caxias está sendo um dos melhores dos últimos anos, graças a organização. O edil tem percorrido todo o circuito carnavalesco da cidade, na noite deste domingo, acompanhado da família, ele esteve na Praça Gonçalves Dias e na Avenida Senador Alexandre Costa. 

Bancada maranhense já discute pontos de reforma política na Câmara

bancada1
O Estado – A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 352/13 que trata da reforma política deverá ser tema principal no Congresso Nacional no primeiro semestre deste ano. Uma comissão especial já foi formada para análise do tema, que tem pontos polêmicos.

Os deputados da bancada maranhense já se posicionam sobre o assunto e apostam que a proposta sairá do papel ainda este ano. Vários pontos da reforma política são polêmicos, o que vem dificultando durante anos o avanço nas discussões e, consequentemente, mudanças no sistema político do Brasil.

De acordo com o deputado Pedro Fernandes (PTB), que hoje coordena a bancada maranhense na Câmara, há 12 anos a reforma política é debatida no Congresso Nacional. Os assuntos polêmicos sempre deixaram as discussões sem maiores avanços. Para este ano, as polêmicas continuam, mas a promessa é de que até setembro a PEC da reforma política seja aprovada.

Os deputados maranhenses já começam a se posicionar em relação à reforma. Um ponto convergente, de acordo com parlamentares ouvidos por O Estado, é o fim da reeleição. “Acredito que o fim da reeleição é um ponto de convergência de quase todos os parlamentares”, opina o deputado Victor Mendes (PV), que faz parte da comissão especial que analisará a PEC.

Outro ponto que deverá haver convergência no Congresso será a coincidência das eleições. De acordo com o deputado Sarney Filho (PV), pelas conversas na Câmara Federal, esse ponto deverá ser aprovado sem muita polêmica. “Isso não é oficial, é claro. Mas pelo que conversamos não ouço opiniões diferentes em relação a coincidência das eleições”, disse.

A coincidência das eleições fará com que a escolha de prefeitos, governadores, presidente, deputados estadual e federal, senador e vereador ocorram no mesmo ano. Atualmente a eleição de prefeito e vereador tem diferença de dois anos da de governador, presidente, senador e deputado federal e estadual.

Divergência -­ O que causará polêmica deverá ser o tipo de votação para a eleição de parlamentares. De acordo com Sarney Filho, partidos maiores defendem a votação do tipo distritão, cuja eleição de deputado se daria pela regra do mais votado e não mais pelo sistema de proporções como o atual. Para o deputado do PV, essa proposta enfraquece os partidos, prejudicando as legendas menores.

Já o deputado novato André Fufuca (PEN) acredita que o distritão seria uma opção viável e justa para os candidatos que obtiverem votações expressivas, mas que hoje, devido ao coeficiente eleitoral de seu partido ou coligação, pode não ser eleito.

Outra opção considerada viável pelo parlamentar é o distrital simples, cuja votação se daria por regiões. “As opções devem ser analisadas. Acredito que tanto o distritão quanto o distrital simples favoreceram a sociedade porque as escolhas serão de representantes mais próximos da sociedade”, disse Fufuca.

Outro assunto que deverá causar polêmica, segundo Sarney Filho, será a proposta defendida pelo PMDB de cláusula de barreiras. Pela proposta, somente seriam eleitos os deputados cujos partidos conseguissem atingir um percentual de votação baseada no eleitorado total do país ­ que varia de 3% a 5% ­ nos estados. 

“Não temos como concordar com uma proposta como essa. Se passar vai acabar com os partidos menores. Somente os partidos grandes sobreviveriam e é por isso que o PMDB apoia essa proposta”, afirmou o parlamentar do PV.