sexta-feira, 20 de agosto de 2021

Ato simbólico marcará 7 de setembro em Caxias com o tema "A maior prova de patriotismo é salvar vidas" 

A Prefeitura de Caxias, por meio da Secretaria Municipal de Educação, Ciências e Tecnologia (SEMECT), depois de realizar reunião com as forças de segurança, reuniu com alguns gestores escolares para tratar sobre um ato simbólico alusivo ao 7 de setembro. Neste ano, não terá desfile como acontece tradicionalmente, mas haverá hasteamento dos pavilhões nacional, estadual e municipal, além da transmissão pela TV e internet do ato simbólico de revista as tropas e execução para que o momento não passe despercebido.

“Nós iremos fazer as comemorações de 7 de setembro e também abriremos o projeto de comemoração do Bicentenário da Independência. Precisamos resgatar a memória cultural que se tem. Hoje estamos conversando com os gestores que vão participar das lives, porque não haverá desfile, haverão lives e alguns alunos e diretores estarão presentes e autoridades militares”, afirma Ana Célia Damasceno, secretária da SEMECT.


Com o tema: “A maior prova de patriotismo é salvar vidas” e o lema “Salve Pátria, Pátria Amada, Maranhão-Caxias (MA), berço de heróis”, o ato simbólico alusivo ao 7 de setembro, vai começar no próximo dia 31 de agosto com a realização de lives com as escolas municipais, e no dia 7 de setembro, um ato em frente à Prefeitura de Caxias vai marcar o ponto alto das celebrações. Das 223 escolas, somente 15 vão participar, cada escola com três alunos, que irão representar: Educação Infantil, EJAI e Ensino Fundamental I e II, além da Colégio Militar. Para os gestores, o momento é representativo e ajuda a manter vivo o sentimento de patriotismo, bem como a identidade dos caxienses, maranhenses e brasileiros.

Na ocasião, serão lembrados também professores e alunos vítimas da covid-19. “Neste ano fazer algumas homenagens. Nós não perdemos alunos, nem professores, mas os parentes dessas pessoas alguns foram vítimas da covid-19”, destaca Marta Alves, gestora do CEI Maria das Neves Mãe Preta.

“Não podemos deixar de valorizar essa data. Então nós vamos homenagear os nossos alunos e professores, estamos trabalhando para que através da Busca Ativa possamos trazer todos os alunos para a escola”, destaca Maria Almeida, gestora da escola Antenor Viana.

“É um momento de patriotismo. Nós estamos trabalhando para que possamos em breve reviver o que a gente viveu antes da pandemia. Na nossa escola os parentes de alunos e professores foram vítimas da covid-19, por isso, devemos prestar todas as homenagens. Agradecemos ao prefeito Fábio Gentil e a secretária Ana Célia por este momento”, frisou Francisca Rodrigues, gestora da escola Hélio Queiroz.

“Quem são os nossos heróis hoje, são as pessoas que estão trabalhando na saúde, e vamos homenagear alunos e professores que se foram com a covid-19. A partir de 31 de agosto acontecem as lives, onde as pessoas vão acompanhar de casa. No dia 7 de setembro, as pessoas vão poder acompanhar de casa pela TV e Internet”, afirma Ana Célia Damasceno, secretária da SEMECT.

 Ascom/PMC

Daniel Barros confirma pré-candidatura a deputado federal

O líder da oposição na Câmara Municipal de Caxias, vereador Daniel Barros (PDT), confirmou no pequeno expediente (assista vídeo abaixo) da sessão realizada na ultima quarta-feira (18), que será candidato a deputado estadual em 2022. Daniel tem o apoio da deputada estadual Dra. Cleide Coutinho. 

"Caxias não tem um  representante na câmara federal há anos, a nossa luta diária como vereador, me faz galgar mais um passo na política. Essa minha pré-candidatura é fruto do reconhecimento popular. Essa nova missão surgiu das bocas e sonhos dos caxienses que merecem uma voz em Brasília. Sou pré-candidato a deputado federal, por entender que uma cidade como Caxias merece um representante que resida aqui, e só quem vive de perto o cotidiano daqui, sabe de suas necessidades. Por isso me lanço a pré-candidato a deputado federal. E eleito, irei ser a voz do povo da terra que vivo e amo", destacou o edil pedetista. 

No pleito do próximo ano, Daniel Barros deverá fazer dobradinha com a primeira dama de Matões Claudia Coutinho, que entrará na disputa por uma cadeira na Assembleia Legislativa por conta da desistência da deputada estadual Dra. Cleide em concorrer a reeleição.  

Lula diz que encontro com Roseana e José Sarney foi extraordinário em São Luis 

Nesta sexta-feira (20), o ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva definiu o encontro com ex-governadora do Maranhão e ex-presidente do Brasil, Roseana e José Sarney, como “extraordinário”.

A declaração foi dada durante uma entrevista coletiva realizada em São Luís.

“Foi extraordinário o meu encontro com o Sarney. A relação política de respeito que eu tenho com ele, pela Roseana que foi líder do meu governo. O Sarney era presidente do Senado e teve uma relação excepcional comigo. O jantar estava maravilhoso, o problema é que eu não estava preparado para comer porque era um pouco tarde. Se eu pudesse eu tinha pedido pra levar uma marmitex pra comer em casa, estava muito boa a comida, o caranguejo, sinceramente…”,afirmou o ex-presidente Lula.

O encontro entre os líderes políticos ocorreu na residência de Roseana, onde conversaram sobre o atual cenário politico e econômico do país e também trataram sobre a pandemia da Covid-19.

A visita de Lula em meio à extensa agenda de compromissos no Estado, foi um gesto de reconhecimento à importância política de Roseana e de José Sarney – que além de presidente da República já atuou como presidente do Senado Federal e do Congresso Nacional -.

Também participaram do jantar os ex-senadores João Alberto e Edison Lobão.

Lula está na capital maranhense desde quarta-feira. A agenda em São Luis faz parte de uma incursão do petista aos estados e capitais da Região Nordeste.

 Rejeição a Bolsonaro explode e vai a 64%

Pesquisa PoderData realizada nesta semana (16-18.ago.2021) mostra que o governo Bolsonaro atravessa seu momento de maior reprovação. Hoje, 64% reprovam a gestão palaciana, uma alta de 6 pontos percentuais em comparação há duas semanas antes. Outros 31% aprovam o governo e 5% não sabem como responder.

No médio prazo, no entanto, a rejeição se mostra estável. A taxa fica dentro da margem de erro da pesquisa, de 2 pontos percentuais (para mais ou para menos), se comparada aos números de 21 de julho (62%) e, antes, em 8 de julho (61%). A avaliação positiva do governo segue em um patamar próximo de 1/3 do eleitorado, o que já vinha ocorrendo desde meados de março de 2021.

Em relação ao trabalho pessoal do presidente, o quadro é semelhante ao de 15 dias antes: 56% consideram Bolsonaro ruim ou péssimo, 28% o avaliam como bom ou ótimo e 13% o consideram regular. Os 3 percentuais oscilaram dentro da margem de erro do levantamento anterior para este.

A última movimentação brusca na avaliação positiva de Bolsonaro foi no levantamento de 15 a 17 de março, quando ela despencou 7 pontos em duas semanas, de 31% a 24%. Depois disso, ela vem oscilando na faixa de 26% a 30%.

O repique de rejeição na avaliação do governo vem em momento de confronto de Bolsonaro com outros Poderes –principalmente o Judiciário. O presidente trava embate direto com os ministros do STF (Supremo Tribunal Federal) Luís Roberto Barroso e Alexandre de Moraes.

Com informações do Blog da Cidadania

ProUni Municipal abre porta para o ensino superior em Caxias

Caxias dá mais um exemplo para o Maranhão e o Brasil ao lançar um programa inovador de acesso ao ensino superior, o ProUni Municipal. A iniciativa da gestão do prefeito Fábio Gentil é a chance que faltava para quem quer ir além nos estudos, se dedicar ainda mais à educação e mudar de vida.

Com o ProUni Municipal, o ensino superior deixa de ser apenas um sonho e torna-se realidade para os caxienses, que poderão abraçar as profissões mais almejadas do mercado.

Ao adotar o programa, o prefeito Fábio Gentil consolida-se ainda mais como exemplo de administrador público, demonstrando que sua gestão é realmente modelo nacional de boas práticas.

Assista ao vídeo: