terça-feira, 23 de setembro de 2014

Duas pessoas morrem em um grave acidente na BR - 316
Um grave acidente de trânsito ocorrido por volta das 13h30 desta terça-feira (23) ceifou a vida de duas pessoas na BR 316. A tragédia aconteceu distante cerca de 6 Km do povoado Brejinho, entre as cidades de Caxias e Timon.

A violenta colisão envolveu um veículo de passeio que trafegava no sentido Teresina/Caxias e uma Scânia Britem com placas de Caxias - OEI 598.

Equipes do Corpo de Bombeiros e do SAMU tiveram muito trabalho para resgatar os corpos de dentro do veiculo pequeno, devido ao estado do carro que ficou completamente destruído com o impacto. As vitimas ficaram presas nos destroços. O motorista da Scânia saiu ileso.

Os mortos foram identificados por Paulo Maurício dos Santos Júnior, 42 anos e Maria de Fátima da Luz, 60 anos. Os corpos foram trazidos para o necrotério de Caxias. A vitima feminina, segundo informações, residia em Teresina.

Mais um acidente com vitimas para aumentar as estatísticas de tragédias na BR - 316, que pode ser considerada uma das mais perigosas do Pais. 
Equipe do Corpo de Bombeiros  no local             [reprodução TV/Mirante]
Veiculo ficou irreconhecível após colisão  no Brejinho [reprodução TV/Mirante]
Maria de Fátima da Luz vitima de acidente do povoado Brejinho 
 
Eleitor tem até quinta-feira para tirar segunda via do Titulo Eleitoral


Os eleitores que perderam o título eleitoral podem pedir a impressão da segunda via no Cartório Eleitoral até esta quinta-feira (25), último dia para a emissão do documento antes das eleições do dia 5 de outubro.

Os interessados devem comparecer a qualquer cartório eleitoral, mesmo que não seja na cidade onde mora, e apresentar um documento oficial com foto. A nova via do título mantém as mesmas informações da via original e é impressa on line para o eleitor.

O título informa a Zona Eleitoral e a Seção Eleitoral onde votará o eleitor. Contudo, o eleitor que não tiver portando o seu título poderá votar apresentando apenas o documento com foto, na hora de se identificar, conforme já decidiu o Supremo Tribunal Federal (STF).

Nas eleições deste ano, os eleitores vão escolher o presidente e vice da República, governadores, senadores, deputados federais, deputados estaduais ou deputados distritais.
Centro da cidade recebe recapeamento asfáltico
Prefeito Léo Coutinho conversa com funcionários da Sec. de Infraestrutura
A Rua 1º de Agosto, localizada no centro da cidade, recebeu um novo recapeamento asfáltico nesta segunda-feira (22). A via faz parte da lista de ruas e avenidas que estão sendo beneficiadas, com colocação de novo asfalto e, anteriormente, com nova tubulação da rede de abastecimento de água realizada pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto – SAAE. A iniciativa agradou aos moradores , pois garante a volta da normalidade sem poeira. 


O trabalho de recapeamento na Rua 1º de Agosto foi executado no período noturno. Foi a forma encontrada pela Secretaria de Infraestrutura para não prejudicar a circulação de veículos e pedestres durante o dia. À noite, o fluxo de veículos é menor e o clima é mais ameno para os trabalhadores desenvolverem suas atividades no recapeamento asfáltico das vias.


O diretor do SAAE, engenheiro Carlos Alberto Martins, informou que o trabalho de mudança dos canos antigos pelo PVC está na fase final e agora, a população vai sentir a melhora que terão com a nova tubulação de água. Lembrou, ainda, que o novo asfalto é a última etapa do trabalho do programa de melhoria no abastecimento de água da cidade.

O prefeito Leonardo Coutinho declarou que o trabalho de recapeamento asfáltico realizado na Rua 1º de Agosto está dentro do cronograma disponibilizado pela Prefeitura . “Neste primeiro momento vamos recuperar o asfalto do centro da cidade e depois iremos trabalhar nos bairros de Caxias”, anunciou o prefeito.
Dois amores! Duas paixões!

Confesso para os leitores amantes do futebol que estou com o meu coração dividido hoje entre o Sampaio Corrêa e o Vasco da Gama. Sinceramente não sei para quem vou torcer, porque ambos são os meus clubes do coração. E acredito que não sou o único, porque aqui no nosso Estado quem gosta de futebol torce para um time da região Sudeste ou melhor um grande time, geralmente, do Rio de Janeiro ou São Paulo.

O Gigante da Colina espera manter sua série invicta para continuar no G4 do Campeonato Brasileiro da Série B. Nesta terça-feira, porém, a missão do Vascão da Gama não será nada fácil. Até o momento, o aproveitamento do Sampaio atuando em casa é um dos melhores da competição. Foram seis vitórias e seis empates, nos últimos 12 jogos. A última derrota foi na primeira rodada, quando perdeu para o Paraná, por 2 x 0. No total, 24 dos 36 pontos conquistados pelo clube foram no Castelão. Uma nova vitória pode fazer a “Bolívia Querida”, hoje na sétima posição, a voltar a sonha com o acesso.

A distância para o quarto colocado, que é o próprio Vasco, é de sete pontos. No entanto, pode cair com uma vitória nesta terça. O time carioca tenta manter embalo dos últimos jogos, onde acumulou três vitórias e dois empates. Após bater o Náutico, por 2 a 1, no sábado, chegou aos 43 pontos, e se manteve no G4.

Para essa partida, a diretoria maranhense já divulgou a venda de mais de 30 mil entradas, o que deve ser recorde nessa Série B. Por enquanto, o jogo de maior público da competição também foi do Vasco como visitante. Na terça-feira passada, 26.621 torcedores assistiram ao empate com o Oeste, por 1 a 1, na Arena Amazônia, em Manaus.

Tudo isso é motivo de sobra para o torcedor lotar o Castelão e para deixar os corações de muitos maranhenses divididos como o meu…
Os parentes que disputam as eleições 2014 no Maranhão

Dizem que não é fácil, mas alguns políticos irão tentar se eleger e eleger um parente próximo para os legislativos nas eleições de 2014 no Maranhão. O Blog destacará alguns casos onde esse desafio será encarado.

O atual deputado federal Cléber Verde (PRB) tentará se reeleger, mas tenta também eleger o irmão, Júnior Verde (PRB), para a Assembleia Legislativa. Já os irmãos deputados, Pedro Fernandes e Manoel Ribeiro (ambos do PTB), serão candidatos a reeleição, consequentemente para deputado federal e estadual.

Existem ainda os casos de pais e filhos que vão tentar se eleger para os legislativos. O deputado federal Sarney Filho (PV) buscará uma nova reeleição e dessa vez apresenta o filho, Adriano Sarney (PV), como candidato a deputado estadual.

O ex-prefeito de São Luís, João Castelo (PSDB), busca voltar a Câmara Federal e tenta ajudar a filha, Gardênia Castelo (PSDB), a se reeleger na Assembleia Legislativa. O deputado estadual Carlinhos Florêncio (PHS), além de buscar sua reeleição, tentará eleger o filho, Florêncio Neto (PHS), deputado federal.
Também temos o exemplo de tio e sobrinho que buscam se eleger para os legislativos. O deputado estadual Stênio Rezende (PRTB) busca uma nova reeleição e ajuda o sobrinho, Juscelino Filho, a se eleger deputado federal pelo PRP.


Temos ainda o caso de marido e mulher que querem juntos chegarem aos legislativos. O deputado federal Sétimo Waquim (PMDB) busca sua reeleição, mas também quer ajudar a eleger a esposa e ex-prefeita de Timon (PMDB), Socorro Waquim (PMDB) para a Assembleia Legislativa.

Disputa – Tem ainda os casos onde “parentes” disputam vaga para o mesmo legislativo, no caso a Assembleia Legislativa do Maranhão.
Os cunhados Andrea Murad (PMDB) e Sousa Neto (PTN) são candidatos a deputado estadual, assim como, os também cunhados, deputada estadual Graça Paz (PSL) e Cláudio Paz (PRP).

Executivo – Lembrando ainda que temos pais e filhas nas eleições, mas em situações distintas, pois os pais disputam vagas para o executivo e as filhas para o legislativo estadual.

O candidato a vice-governador na chapa de Lobão Filho (PMDB), o presidente da Assembleia Arnaldo Melo (PMDB), trabalha pela eleição da filha, Nina Melo (PMDB), e o candidato ao Governo do Maranhão pelo PPL, Zéluis Lago, trabalha também pela eleição da filha, Luiza Lago (PPL).

Esses foram alguns casos detectados pelo Blog, onde parentes estarão juntos e misturados na disputa das eleições 2014 no Maranhão.

com informações do blog do Jorge Aragão 
Saiba como são feitas as pesquisas de intenção de voto
Agência Brasil

Divulgadas durante períodos eleitorais em todo o mundo, as pesquisas de intenção de voto costumam incendiar campanhas e influenciar eleitores. Feitas por institutos de pesquisas de opinião pública (como Ibope, Datafolha e Vox Populi) a pedido de veículos de comunicação ou entidades representativas (como as confederações nacionais da Indústria e de Transportes), as pequisas no Brasil precisam ser registradas na Justiça Eleitoral para serem divulgadas.

Mas como são feitas as pesquisas de intenção de voto nas eleições presidenciais no país? Geralmente, envolvem entrevistas a algumas centenas de pessoas. O número varia de acordo com o instituto e com o cliente que encomendou o trabalho.

A pesquisa Vox Populi divulgada no dia 15 de setembro, por exemplo, ouviu dois mil eleitores. Já a Ibope encomendada pela TV Globo e pelo jornal O Estado de S.Paulo, divulgada no dia seguinte, envolveu três mil eleitores. A Datafolha de 11 de setembro, por sua vez, entrevistou 10,5 mil pessoas.

Os números podem parecer pequenos, diante do universo eleitoral brasileiro de quase 143 milhões de pessoas, mas os institutos de pesquisa garantem que são suficientes para representar os eleitores do país e retratar, considerando-se as margens de erros e os intervalos de confiança, as intenções de voto dos brasileiros.

O segredo, explicam os institutos, está na escolha dessa amostra, que não tem nada de aleatória. Trata-se de um trabalho estatístico que busca dividir o eleitorado de acordo com critérios como sexo, idade, escolaridade, ocupação e espaço geográfico. O pressuposto é que eleitores com características semelhantes tendem a ter a mesma preferência política.

“Se a sua amostra é bem calculada e os indivíduos são capazes de constituir uma miniatura do conjunto da sociedade, a tendência é que o comportamento desses indivíduos se reproduza para o conjunto. Existe uma analogia que se faz que é o exame de sangue. Você não precisa tirar todo o sangue do indivíduo para saber quais as características. Você tira só alguns mililitros”, explica o diretor do Vox Populi, João Francisco Meira.

O Vox Populi, por exemplo, divide sua amostra em cinco estratos: idade, sexo, escolaridade, renda e ocupação. Já o Ibope divide em apenas quatro: idade, sexo, escolaridade e ramo de atividade. A partir de informações da Justiça Eleitoral e de pesquisas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), como o Censo e a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), é possível conhecer o perfil do eleitor em cada cidade e estado.

Então, de acordo com o tamanho da população, do número de homens e mulheres, das principais ocupações e do grau de escolaridade daquele local, o instituto divide a amostra geograficamente. Por exemplo, se um determinado local for predominantemente agrícola, a amostra daquela região terá mais empregados da agricultura do que da indústria ou de serviços. Se no local, o perfil da população é de escolaridade mais baixa, a amostra terá mais entrevistados nessa faixa de escolaridade. E assim sucessivamente.

Dependendo do número de eleitores, um local pode ter uma amostra mais estratificada do que outro. Tanto o Ibope quanto o Vox Populi ouvem eleitores nas capitais e no interior. Cidades grandes, como São Paulo, podem até ser divididas em zonas.

Estados menores têm peso menos relevante. Na pesquisa presidencial do Ibope, por exemplo, os estados do Amapá, de Roraima e de Rondônia se revezam em cada pesquisa. Já o Vox Populi faz a pesquisa em 25 unidades da Federação - Roraima e Amapá não entram porque têm menos de 1% do eleitorado, portanto um percentual inferior à margem de erro da pesquisa, que é 2 pontos percentuais.

Definida a amostra, o próximo passo é preparar o questionário e abordar os entrevistados. As pesquisas são feitas nos domicílios ou na própria rua, desde que a pessoa more na zona previamente estabelecida para o trabalho.

“Nas eleições, temos que ter o cuidado de fazer a pergunta de forma totalmente isenta. A pessoa começa fazendo a pergunta [para que seja respondida] de forma espontânea. Daí a gente apresenta um disco [uma figura em forma de círculo] com os nomes dos candidatos, de modo que não prioriza nenhum dos candidatos. O entrevistador entrega para a pessoa, que lê os nomes e diz em quem vai votar. O entrevistador não faz nenhuma leitura dos nomes”, explica o diretor de Opinião Pública, Política e Comunicação do Ibope, Hélio Gastaldi.

A pesquisa, em geral, é feita em dois ou três dias. Segundo Gastaldi, o difícil é encontrar pessoas que se enquadrem nos estratos predeterminados. “O trabalho do investigador é muito difícil. É um trabalho duro. Ele tem que ter muita disposição. Os questionários são de rápida aplicação. O entrevistador demora muito mais tempo procurando as pessoas, batendo nos domicílios ou abordando as pessoas”, disse.

Como qualquer trabalho estatístico, as pesquisas de intenção de voto estão sujeitas a margens de erro. Nas pesquisas de intenção de voto para presidente, em geral, a margem de erro é 2 pontos percentuais para mais ou para menos. Isso significa que se um candidato tem 35% das intenções de voto na pesquisa, ele tem, na prática, algo entre 33% e 37%.
Candidatura para deputado federal de Dalton Arruda vem despontando em popularidade

A candidatura para deputado federal do advogado Dalton Arruda (PT do B) vem despontando em popularidade e ganhando projeção em todo o Estado nesta reta final da campanha eleitoral. Com o slogan A esperança do novo Maranhão, Dalton vem sentindo de perto, por onde anda, o carinho do público durante os eventos dos quais tem participado, levando a mensagem de fé esperança. para a população maranhense. O causídico, concorre a uma vaga na Câmara Federal e está agrupado na coligação “Por um Maranhão mais forte”, que além do PTdoB conta com o PEN, PMN, PHS e PSC.

Candidato a um cargo eletivo pela primeira vez, o potiguar Dalton Arruda, 29 anos, que tem sua principal base eleitoral instalada no municipio de Vitorino Freire e região, é casado com Janayna Arruda e pai de dois filhos gêmeos, Dalton Filho e Hugo Gabriel. Ele [Dalton Arruda]  já esteve nos 190, dos 217 municípios maranhenses, prestando serviços na área da advocacia previdenciária. Aliás, foi advogando que o candidato Dalton pôde conhecer a realidade do Maranhão, sempre defendendo os direitos de quem busca à aposentadoria. - Trabalho direto com as comunidades, associações e colônias. Através do meu escritório de  trabalho levo um serviço social a cada lar que necessita de orientação no quesito previdenciário. 
 
As pesquisas eleitorais apontam a excelente performance do candidato que está cotado para ser um dos eleitos da coligação Por um Maranhão mais forte.“Essa é minha primeira campanha eleitoral. Não entrei para brincar de candidatura, por isso montei uma boa equipe, estou preparado para vencer esta batalha democraticamente apresentando minhas propostas e disseminando pelos locais onde eu tenho andado, as ações dos projetos que levarei para Brasília a partir de janeiro de 2015”, enfatizou Dalton Arruda. 

Dalton Arruda em contato com o titular do blog afirmou que todos os setores terão atenção prioritária no seu mandato, principalmente o Social. Os aposentados e pensionistas são os pilares de sustentação da campanha e também da candidatura de Arruda rumo ao Congresso Nacional. O candidato pede o apoio de todos para abraçarem a sua eleição para que o seu grandioso trabalho em prol dos previdenciários continue. No total existe a estimativa de vinte mil clientes espalhados em todo o Maranhão. 

Em Caxias o candidato Dalton Arruda conta com o apoio do ex-candidato a deputado federal Pedro Junior, que por problemas na documentação do partido teve sua candidatura indeferida pelo TSE. Na quarta-feira [24] o candidato com o numero 7088 estará fazendo campanha política na cidade, onde haverá encontros e reuniões com correligionários políticos. 
O candidato a deputado federal Dalton Arruda com a militância política.