domingo, 15 de novembro de 2020

Fábio Gentil é o segundo prefeito reeleito na história politica de Caxias 


Fábio Gentil (Republicanos) é o segundo prefeito reeleito na historia politica de Caxias. Com 99,6 dos votos apurados ele se reelegeu com 78,18%.

Seu principal opositor, Adelmo Soares (PCdoB), recebeu apenas 13, 01%…

O ex-prefeito Humberto Coutinho, em 2008,  foi o primeiro a conseguir essa proeza. 

Tem vagas: eleitores de Caxias decidem o destino de 19 cadeiras da Câmara neste domingo 


Quase 100 mil eleitores de Caxias irão decidir neste domingo (15) o destino de 19 cadeiras do Legislativo da cidade. Da legislatura atual, Catulé (Republicanos), Mario Assunção (Republicanos), Ximenes (Republicanos), Durval Junior (Republicanos), Luis Carlos (PL), Thais Coutinho (PSL), Tevi (PDT), Edílson Martins (PSC), Neto do Sindicato (Republicanos), Sargento Moisés (PL), Magno Magalhães (PL), Gentil (PL), Irmã Nelzir (Republicanos), Darlan (PL), Paulo Simão (Republicanos), Ramos (Republicanos), Aureamélia (PCdoB), Repórter Puliça (Republicanos), Jeronimo (PMN), dezessete vereadores continuam na briga, Thais Coutinho e Jerônimo abriram mão da disputa. 

Funções

O salário atual é de R$ 11.156,55, mas pode chegar a R$ 12.915,99 caso o vereador chegue a ser presidente da Casa. O vereador ainda tem direito a seis assessores. No entanto, os vereadores têm diversas atribuições legais. Estar presente nas sessões é uma delas.

Os vereadores devem comparecer, trajados socialmente, nos dias designados, à hora regimental, para abertura da sessão, nela permanecendo até o seu término.

O vereador pode formular à Câmara todas as proposições que julgar convenientes ao município e ao bem estar de seus habitantes, bem como impugnar as que lhes parecerem prejudiciais ou contrárias ao interesse público.

Os vereadores ainda podem participar de uma das comissões da Câmara. Essas comissões tratam de temas específicos como educação, saúde, constituição e justiça, finanças, obras e mobilidade, entre outras.

O vereador ainda tem a função de discutir as questões locais e fiscalizar o ato do Executivo Municipal com relação à administração e gasto, propondo audiências públicas, diligências, requerimentos de informações, ofícios, indicações e até comissões de inquérito.