terça-feira, 11 de outubro de 2016

Dois suspeitos de estupro a crianças são presos em Caxias 


A Policia Civil do Maranhão, por meio da 17ª Delegacia Regional de Caxias e da Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (DEAM), efetuou as prisões de Antônio Marques da Costa, de 39 anos, e Raimundo José Albuquerque da Silva, de 49 anos, ambos pelo crime de estupro de vulnerável.

Na operação realizada hoje, foram cumpridos dois mandados de prisão preventiva por violência doméstica e roubo qualificado, além de outros cinco mandados de prisão cível por inadimplemento de pensão alimentícia.

As prisões de hoje já somam 14 indivíduos presos somente neste ano acusados ou já sentenciados pelo crime se Estupro de vulnerável. A Superintendente de Polícia Civil do Interior (SPCI) e suas 18 Delegacias Regionais desencadearam nesta quarta-feira (11) a Operação Criança Segura, cumprindo mandatos de prisões preventivas.

PM recupera caminhonete roubada em Coelho Neto  


Por volta das 10h da manhã desta segunda-feira (10), policiais militares do 2º BPM recuperaram uma caminhonete que havia sido tomada de assalto no dia anterior na cidade de Coelho Neto.

Segundo informações do 2º BPM, o veículo foi roubado  por cerca de oito homens encapuzados que estavam em uma picape de cor vermelha.

A caminhonete foi encontrada com o pneu furado próximo ao povoado Engenho D’água.

De acordo com informações de moradores do povoado, cerca de oito homens seguiram pela ferrovia usando mochilas e perguntando para onde ficava a BR-316. Seguindo a ferrovia eles puderam sair em Timon.

As equipes do Grupo de Operações Especiais e Força Tática do 2º BPM encontram-se em diligências na região.

Um guincho foi providenciado para fazer a remoção do veículo.

fonte: Sinal Verde 

Comitiva de vaqueiros é recebida na Assembleia Legislativa 

Agencia Assembleia 

O presidente em exercício Othelino Neto (PC do B) e o deputado  Vinícius Louro (PR) receberam, na manhã desta terça-feira (11), uma comitiva da Associação dos Vaqueiros do Maranhão - AVMA - que veio pedir o apoio da Assembleia Legislativa do Maranhão para se juntar à mobilização nacional em prol da legalização das Vaquejadas no país.
Eles entregaram uma carta aberta aos deputados onde a AVMA manifesta repúdio à recente decisão do Supremo Tribunal Federal que declarou inconstitucional a Lei de Regulamentação da Vaquejada no Estado do Ceará e que se estenderá a todo o país. Os membros da associação afirmaram que a decisão do STF configura de forma negativa e injusta, uma das maiores manifestações culturais e esportivas, principalmente, do povo nordestino.
“Agradecemos o apoio dos deputados Othelino Neto e de Vinícius Louro pela nossa luta. Pedimos o apoio dos demais integrantes da Assembleia do Maranhão para se unirem nessa causa, visando não permitir que, mais uma vez, o nosso povo seja tolhido de promover uma das maiores festas, autêntica, secular e cultural rural que são as vaquejadas. Nós estamos muito otimistas e o apoio desta Casa é fundamental”, disse o presidente da AVMA, Régis Tavares.
Othelino Neto e Vinícius Louro manifestaram total apoio ao movimento e afirmaram que a Casa vai formar uma comissão para buscar apoio junto à bancada federal maranhense.  “Conte conosco nessa mobilização, pois é uma causa justa. Acho que essa decisão do STF é preocupante porque acaba não avaliando os impactos que vão causar aos vaqueiros e às demais pessoas que se envolvem diretamente nas vaquejadas.  Quando o Supremo legisla acaba invadindo as prerrogativas do Poder Legislativo e isso, fere o estado democrático de direito”, disse Othelino Neto.
Ao agradecer o apoio dado por Othelino Neto ao movimento, Vinícius Louro frisou que o apoio da Assembleia Legislativa é muito importante. “Sabemos que a Casa não vai resolver a situação. Mas, a vinda de vocês à esta Casa foi importante, pois hoje o Maranhão e o restante do país ficou orgulhoso em ver a movimentação de vocês”, disse o deputado Vinícius Louro.  
Geração de emprego em renda
Régis Tavares afirmou que as vaquejadas são responsáveis pela geração de cerca de um milhão de empregos diretos e indiretos nos milhares eventos que acontecem nos mais diversos municípios do país. Segundo ele, não há justificativa para deixar na clandestinidade milhares de praticantes, tratadores, motoristas, treinadores, criadores, locutores e demais envolvidos com a vaquejada, pois os mesmos contribuem com a geração e emprego e renda.
 “Sem sombra de dúvida, a votação do STF só mostrou o desconhecimento de parte no nosso Judiciário às atuais regras das Associações Nacionais que regem esse esporte, em especial, a Associação Brasileira de Vaquejada  e a Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Quarta de Milha”, disse Régis Tavares, frisando ainda que, atribuir a essa modalidade equestre o acometimento de violência e maus tratos aos animais é desconhecer as medidas de proteção aos bois, a instituição da cauda artificial e o cuidado com os cavalos que cada vaqueiro, tratador r proprietário tem.
Segundo Régis Tavares, “cercear a prática da vaquejada é que se constitui numa medida violenta que induziria ao declínio da indústria do cavalo em todo o Brasil”
11 de outubro - Dia Nacional do Deficiente Físico 

As pessoas que são acostumadas a desempenhar suas funções normalmente – trabalhar, estudar, divertir-se, sem problemas de locomoção, não fazem ideia do que as pessoas que possuem limitações físicas enfrentam todos os dias.

Muitas vezes as pessoas associam deficiência com incapacidade, mas nem toda deficiência causa limitação de capacidade. Assim, as pessoas podem desempenhar suas funções sem problemas. Vale lembrar que os que possuem limitação não querem ser vistos como “coitadinhos”, mas como pessoas aptas a desempenhar atividades. Uma deficiência pode afetar apenas uma função específica, preservando as outras. Um exemplo é um deficiente visual que pode agir normalmente. A falta de visão não atrapalha seu dia a dia, pois a sua vontade e entendimento estão normais.

A Constituição diz que todos os cidadãos possuem direitos iguais. Não se trata de favor, mas de obrigação cívica respeitá-los. São brasileiros com plenos direitos à educação, saúde, trabalho, lazer, cultura, locais públicos comerciais e residenciais. Cabe ao Estado providenciar o acesso dessas pessoas a esses locais.


Em Caxias, existe uma entidade voltada para a proteção e respeito aos deficientes: a Adefic (Associação dos Deficientes Físicos de Caxias). Seus membros são engajados na elaboração de ações e práticas voltadas para a questão da acessibilidade e garantia da cidadania dos deficientes.

Ainda não existe no Brasil uma política plenamente eficiente que beneficie essas pessoas. Existem algumas leis que servem de incentivo para que a população conheça e respeite os direitos dos deficientes físicos. Infelizmente os maus exemplos podem vistos constantemente, até mesmo em Caxias. Por terem mobilidade reduzida, uma simples ida à esquina é repleta de dificuldades.

Para que as pessoas respeitem os direitos desses cidadãos, é preciso que todos conheçam a legislação que trata desse assunto. Assim como qualquer cidadão, a pessoa com deficiência tem o direito de promover ações na Justiça para pedir que seu direito violado seja reparado ou mesmo evitar que essa violação aconteça (artigo V, XXXV da Constituição Federal).

Os principais tipos de deficiência física, segundo o Decreto nº 3.298 de 20 de dezembro de 1999, são: paraplegia (perda total das funções motoras dos membros inferiores); tetraplegias (perda total da função motora dos quatro membros) e hemiplegia (perda total das funções motoras de um hemisfério do corpo). Ainda são consideradas as amputações, os casos de paralisia cerebral e as ostomias (aberturas abdominais para uso de sondas).

Dependendo da área do cérebro afetada, a pessoa com deficiência física pode apresentar, também, dificuldades na aquisição da linguagem, na leitura, na escrita, na percepção espacial e no reconhecimento do próprio corpo.

A pessoa com mobilidade reduzida não é portadora de deficiência, mas tem dificuldade de movimentar-se, de flexibilidade, coordenação motora e percepção. Essa dificuldade pode ser permanente ou temporária. Também podem ser incluídas nessa definição as pessoas com mais de 60 anos, gestantes, lactantes (mulheres que amamentam) e pessoas com crianças de colo).

Podemos dizer que respeitar os deficientes é ficar atentos para que não os deixemos de fora de nosso convívio. A acessibilidade é um elemento que faz parte desse respeito.

fonte: Diário de Caxias 
     
      
A reestruturação das Guardas Municipais 

Aluísio Mendes ouviu guardas municipais de Colinas para tratar das propostas 
Tornar mais efetivo o sistema de segurança pública, com mais investimentos no setor e a reformulação da legislação penal, é o objetivo maior da atuação do deputado Aluisio Mendes (PTN) na Câmara Federal. Por isso, uma das suas prioridades tem sido contribuir de forma efetiva para a reestruturação das Guardas Municipais, para que os municípios possam dar efetiva contribuição no combate a criminalidade, em especial no Maranhão.
Nas cidades que tem visitado, Aluísio Mendes é procurado pelos representantes das Guardas Municipais, que pedem apoio para a aprovação de leis municipais que regulamentam a reformulação de suas atribuições, e a destinação de recursos federais para a aquisição de viaturas e equipamentos para essas corporações.
E colheu subsídios em outros municípios Maranhão afora   
Aluísio Mendes já destinou recursos, por meio de emendas, para garantir melhores condições de trabalho às Guardas Municipais de Viana e Grajaú, e assumiu o compromisso de atender também as corporações de Lago da Pedra e Colinas, com as quais teve reunião mais recentemente.
“Discutimos formas de fortalecer a ação das Guardas Municipais em todo o Maranhão. Em Colinas, me coloquei à disposição do comandante Cunha e sua equipe para continuar nessa parceria e trazer mais segurança à população da cidade. Vamos também elaborar com eles um projeto para implantar um sistema de videomonitoramento em Colinas”, afirmou o deputado.
Em cada cidade ouviu a realidade dos guardas municipais e as ideias para melhorar
as condições de trabalho 
Para o comandante da Guarda Municipal de Viana, José Ribamar Vieira Neto, o apoio do deputado Aluisio tem sido muito importante, permitindo a participação do município no fortalecimento da segurança pública, através do patrulhamento preventivo realizado pelos guardas municipais.
“Ele teve participação direta na restruturação e adequação da Guarda Municipal de Viana, no Estatuto Geral das Guardas Municipais (Lei federal 3.022) e nos presenteou com uma das suas emendas para compra de viaturas e equipamentos, trazendo mais qualidade às nossas ações para a população”,afirmou.
fonte: Blog do Marco Aurélio D'eça 

Rapidinhas da manhã 

Autonomia politica 

Ainda é cedo, mas me atrevo a dizer que a nova Câmara de Vereadores de Caxias, eleita nessas últimas eleições deverá ser comandada pela oposição.
Tudo indica que os vereadores eleitos ao lado do prefeito Léo Coutinho, que buscava a reeleição, a coligação de partidos "A Mudança Continua" fez o maior número de vereadores nessa eleição, 16 no total, consiga eleger o presidente da Câmara.
Cooptar - prefeito eleito de Caxias, vereador Fábio Gentil, tentou sem sucesso cooptar para fazer parte da sua base de apoio na nova legislatura o vereador eleito Tevi. O alcaide tentou com uma cartada na manga cooptar o novo edil, dispensou intermediários, mas se deu mal. 
365 dias - Uma lição para os candidatos derrotados nessas eleições é a de quê para se dar bem na politica ela tem que ser feita 24h por dia, 365 dias por ano, com humildade e respeito. É assim que se trabalha na politica. Com humildade e compromisso. O contato com o eleitor, com a população precisa ser constante, não só na época de eleição. O jeito de tratar as pessoas não pode mudar, para não soar falso. 
E agora José - Alguns prefeitos eleitos no MA não entendem nada de gestão publica. Não sabem diferenciar FPM de TPM. Entretanto, a vontade do eleitor deve ser respeitada. O problema são as consequências mais lá na frente.  
Não enche - Qualquer novo prefeito deve saber que se pagar dizimo ou qualquer forma de propina pra vereador, nunca mais terá sossego na vida. O saco do vereador desonesto é furado, nunca enche. 
Feridas abertas - Resta a nova oposição de Caxias, lamber as feridas, avaliar os erros e corrigir os rumos. 

Balaio - O prefeito eleito de Aldeias Altas, Zé Reis (PP), não venceu apenas a eleição no município, ele venceu uma guerra suja patrocinada pelo seus adversários. Num balaio só, Zé Reis (PP) derrotou uma ex-prefeita, que apoiava a candidatura do ex-vereador Kedson (PCdoB), o atual prefeito que tentava a reeleição e derrotou também a candidatura do ex-vereador Adeilson (PDT)..