domingo, 17 de março de 2024

Policia Federal já reúne material suficiente para denunciar o ex-presidente Bolsonaro por trama golpista 

Jair Bolsonaro tramou o golpe e sabe que o cerco
está se fechando em torno dele 

Os depoimentos dos ex-comandantes do Exército, general Marco Antônio Freire Gomes, e da Aeronáutica, brigadeiro Carlos Batista Júnior na investigação da Polícia Federal sobre a tentativa de golpe militar tramada pelo então presidente Jair Bolsonaro (PL), no final de 2022, depois que ele foi derrotado nas urnas pelo ex-presidente Lula da Silva (PT), confirma agora, com todas as letras, que o então presidente da República tentou um golpe de Estado, para continuar no poder impedindo a posse do presidente eleito.

As investigações feitas a partir da delação premiada do tenente-coronel Mauro Cid, que foi ajudante de Ordem do então presidente, foi devastador para o ex-presidente e a trupe que o cercava, como os generais Heleno e Braga Netto. As informações que ele repassou levaram a PF a investigar e descobrir uma série de fatos que do confirmam a trama. Mais do que isso: mostraram que o golpe só não foi consumado em dezembro de 2022 por que os comandantes do Exército e Aeronáutica discordaram e se negaram a apoiar a quebra da estabilidade institucional.

Esses chefes militares não encontraram qualquer argumento que justificasse a obsessão do então presidente para se manter no caso, já que perdera a eleição nas urnas. Só o então comandante Garnier se dispôs a colocar tropas de marinheiros nas ruas, mas se calou quando se viu investigado diante de um delegado da PF – só que em algum momento do processo ele vai ter de falar.

O fato é que os depoimentos desses oficiais legalistas, corroborados pela delação do ex-ajudante de ordem criaram um enorme embaraço para o ex-presidente. Ele foi apontado como o pivô da trama golpista, situação que está provada e comprovada. E na avaliação de analistas especializados nessa seara, o ex-presidente dificilmente escapará de um indiciamento, que dependendo da consistência, pode manda-lo para a cadeia.

Bolsonaristas militantes certamente dirão que se trata de uma armação contra o seu chefe maior. Diante de tantas evidências de que a trama golpista realmente aconteceu, o melhor que podem fazer é preparar o espírito para o que vem por aí. Um dos itens quase unânimes é que o ex-presidente será indiciado e pode acabar na cadeia por um bom tempo.(Repórter Tempo) 

GMC recupera moto do guarda municipal que foi vitima de latrocino 

Na tarde deste sábado (16), agentes da Guarda Municipal de Caxias (GMC) recuperaram a motocicleta que pertencia ao guarda Eldon Costa, de 41 anos, vítima de latrocínio ocorrido na tarde da última quinta-feira (14). O crime foi registrado no bairro Mutirão. .

As buscas ocorriam nas proximidades do povoado Saquinho quando as equipes identificaram uma moto abandonada em área de mata, constatando-se, em seguida, de que se tratava da motocicleta de Eldon.

A motocicleta recuperada foi apresentada np plantão central da Delegacia de Polícia Civil para os procedimentos legais cabíveis.

Fonte e fotos: GMC