terça-feira, 19 de julho de 2022

Câmara de Vereadores promove palestra para servidores dos CAPS de Caxias

Por determinação do presidente Teódulo Damasceno de Aragão, a Câmara Municipal de Caxias (CMC), embora esteja em período de recesso legislativo, proporcionou na manhã desta terça-feira (19) uma palestra aos servidores dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) de Caxias, ministrada pelo professor e administrador José Ivan Fernandes, que abordou o tema “Excelência do Atendimento Humanizado ao Público”. O evento aconteceu no auditório Vereador Marcelo Tadeu de Assunção, na sede do legislativo.

O palestrante falou para a plateia por cerca de 1h30m, e a tônica de sua manifestação partiu da premissa de que toda a atividade que realize atendimento, seja em entidade pública ou na iniciativa privada, o ideal é o servidor ou o funcionário sempre oferecer um tratamento às pessoas da mesma maneira que ele próprio gostaria de ser tratado. “Todo mundo gosta de ser bem recebido, de ser bem tratado, e isso é o que entendemos ser tratamento humanizado”, ressaltou na oportunidade o professor Ivan Fernandes.

Citando que no poder legislativo municipal uma das diretrizes mais importantes, hoje, é bem atender o público que frequenta a casa, fato que é muito levado em conta pela presidência, o palestrante discorreu, sempre interagindo com o público, a abordagem de assuntos como a rotina de um atendimento apático, pessimismo no trabalho, desvalorização do lugar onde trabalha, impaciência, julgamento preconceituoso diante do aspecto visual do cidadão e da cidadã que procura ajuda, dentre outros.

Segundo ele, são atitudes negativas que concorrem tanto para desmerecer o trabalho de quem atende – passível de afastamento ou até demissão sumária -, como desvaloriza e traumatiza quem procura atenção, fatos que nenhum administrador sério tem como premissa atualmente, uma vez que arranha a imagem e causa prejuízos às vezes incontornáveis tanto para quem presta serviço público ou serviço em empresa privada.

Ciclo de Palestras de Férias

Nesta quarta-feira (20), com início às 9h, tem início o Ciclo de Palestras da CMC no auditório do órgão com o tema “Desafios da Empregabilidade”, aberto a todos públicos, a partir de 16 anos idade, tendo como palestrante também o professor/administrador José Ivan Fernandes.

Amanda Gentil visita Cururupu e obtém apoio do ex-prefeito e ex-deputado estadual Wilson Carvalho 

Amanda Gentil, acompanhada do prefeito de Caxias, Fábio Gentil, e Andreia Resende no encontro político em Cururupu em que obtiveram a declaração de apoio do ex-prefeito e ex-deputado estadual Wilson Carvalho e do seu grupo de apoiadores

A pré-candidata a deputada federal Amanda Gentil (PP) e a deputada estadual e pré-candidata à reeleição Andreia Martins Rezende (PSB) estiveram no município de Cururupu nesse domingo (17) e fortaleceram a dobradinha que promete ser muito bem-sucedida na eleição de 2 de outubro. Na agenda Amanda estava acompanhada do prefeito de Caxias, Fábio Gentil (Republicanos), seu pai, e da ex-prefeita de São Félix de Balsas Socorro Martins.

Amanda participou de um almoço regado a música e apresentações de grupos de tambor de crioula, que animaram a manhã em que o ex-deputado e ex-prefeito de Cururupu Wilson Carvalho declarou o seu apoio e do seu grupo político às duas pré-candidatas no pleito deste ano.

Em seu discurso, Wilson destacou a presença de grandes amigos que seguem fiéis desde a sua gestão e a certeza da sua escolha. “Desejo que haja compreensão e entendimento que Andréia e Amanda são as minhas escolhas para estadual e federal, por serem duas mulheres sérias e que realmente se preocupam com questões sociais do nosso povo”, ressaltou.

Amanda Gentil demonstrou sua gratidão e felicidade em poder estar com Andreia no município, dialogando sobre as propostas para o Maranhão e para a população de Cururupu. 

Também fizeram uso da palavra o vereador Antônio Filho e o filho de Wilson Carvalho, Érico Carvalho.

Colisão entre carro e ônibus deixa quatro pessoas mortas na MA-034  

Um acidente no inicio da manhã desta terça-feira (19), na rodovia MA-034 deixou três pessoas mortas. O acidente aconteceu nas proximidades da linha férrea sentido Coelho Neto, logo após passar pelo povoado Descanso. Um carro de passeio e um ônibus bateram de frente. 

Dois homens, incluindo o condutor do veiculo, e uma mulher que estavam no veículo de passeio não resistiram aos ferimentos e morreram no local. 

Uma outra quarta pessoa foi levada numa ambulância do SAMU ao Hospital Geral de Caxias, mas também não resistiu a gravidade das lesões e veio a óbito. 

O Instituto Médico Legal (IML) e a Polícia Militar foram acionados para o local do acidente. As causas da colisão ainda serão investigadas.

Senadores do PT processam Bolsonaro por motociata sem capacete no MA 

Imirante

Um grupo de senadores do Partido dos Trabalhadores (PT) encaminhou uma representação ao Ministério Público do Maranhão (MPMA) pedindo investigação sobre eventual omissão de órgãos de fiscalização e de policiamento durante uma motociata do presidente Jair Bolsonaro (PL) em Imperatriz (MA), na semana passada.

A informação é da jornalista Mônica Bergamo, da Folha de S. Paulo.

No pedido, a bancada petista alega que tanto o presidente quanto o passageiro na garupa de sua motocicleta não usaram capacete, o que configuraria infração de trânsito gravíssima.

O evento contou com a participação do inspetor da Polícia Rodoviária Federal (PRF) Antônio Noberto, do Agir 36. Ele é cotado para candidato a vice-governador na chapa de Lahesio Bonfim (PSC).

Segundo a publicação, o representação junto ao Ministério Público afirma que essa não é a primeira vez em que Bolsonaro não faz uso do equipamento de segurança ao andar de moto. Chama a atenção, ainda, para a falta de atuação de autoridades e de órgãos fiscalizadores que deveriam zelar pelo Código de Trânsito Brasileiro.

“É possível observar que estas autoridades ficam inertes durante esses eventos, não sendo lícito nem correto que o presidente da República e seus apoiadores presentes se beneficiem da omissão desses agentes públicos”, afirmam os senadores Paulo Rocha (PA), Humberto Costa (PE), Fabiano Contarato (ES), Jaques Wagner (BA), Jean Paul Prates (RN) e Rogério Carvalho (SE) e pela senadora do Pros Zenaide Maia (RN).

O documento ainda afirma que não há exceção no ordenamento jurídico brasileiro que isente o presidente da República do cumprimento de normas de trânsito, sugerindo que, ao dirigir sem capacete, o mandatário também incentiva a população ao desvio da legalidade.

“A Constituição Cidadã não acolhe ao chefe do Poder Executivo o direito de se eximir do cumprimento das leis, posto que não se trata de soberano, mas, sim, de cidadão mandatário incumbido de deveres e responsabilidades essenciais para a condução da nossa nação”, diz a representação.

São João do Sóter: Boletim Epidemiológico Coronavírus (Covid-19)

Desde o inicio da pandemia em janeiro de 2020 até ontem (segunda-feira 18 de julho de 2022), o município de São João do Sóter apresentou 4.820 casos notificados. No momento, há 2.138 casos confirmados de coronavírus. 

São João do Sóter contabiliza 24 mortes pela doença. 

Ao todo 2.682 casos foram descartados. 07 pacientes estão em isolamento domiciliar e 2.107 já recuperados.

Neste momento, a Secretaria de Saúde e o Comitê Municipal de Prevenção e Enfrentamento ao Coronavírus (Covid-19) recomenda a utilização da máscara facial por pessoas com comorbidades e com sintomas gripais, imunossuprimidos e por não vacinados.

Câmara dos Depurados inicia recesso parlamentar 


A Câmara dos Deputados iniciou nesta segunda-feira (18) o período de recesso parlamentar, que vai até o dia 31 de julho. 

O deputado federal Paulo Marinho Júnior, disse que os problemas do país precisam ser encarados de frente. "No primeiro semestre, pautas significativas foram votadas, mas o trabalho poderia ser  mais produtivo. Os principais problemas do Brasil continuam sem serem encarados de frente. Os impostos são um exemplo. Mudamos o Código Tributário Nacional, classificando combustíveis e telecomunicações como bens essenciais, porém, temos muitos assuntos que precisam se adequar à realidade brasileira."

No retorno do recesso, além do rol taxativo, os deputados também devem votar medidas provisórias perto do prazo final de vencimento e alguns projetos que tiveram a urgência aprovada no último dia de trabalho antes do recesso. Entre eles estão o projeto de lei que estabelece perda automática de cargo, emprego, função pública ou mandato eletivo para os condenados por violência contra a mulher, por crimes de feminicídio, estupro ou lesão corporal; PL 462 de 2020, que permite o uso do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para a compra de mais de um imóvel; PL 252 de 2003, que estabelece novas regras para os concursos públicos.

Os parlamentares também devem discutir os vetos de dois projetos de lei: o que trata da exploração de ferrovias e o que prevê a criminalização de notícias falsas, as fake news.