terça-feira, 14 de novembro de 2023

Equatorial Maranhão troca lâmpadas e realiza cadastro no programa Tarifa Social em Caxias nos dias 16 e 17 de novembro

No município, mais de 7 mil famílias podem ter o benefício, mas ainda não se cadastraram

Nos dias 16 e 17 de novembro, a Equatorial Maranhão, em parceria com a Prefeitura de Caxias, realiza troca de lâmpadas gratuitamente, além de cadastro e atualização cadastral na Tarifa Social Baixa Renda, programa do Governo Federal que beneficia famílias de baixa renda, quilombolas, indígenas ou pessoas que recebem o Benefício da Prestação Continuada – BPC. Na quinta-feira (16), a ação acontecerá no Centro de Convivência Teso Duro, localizado na 2ª Travessa Aluísio Lobo, 370, Bairro Teso Duro. Já na sexta-feira (17), o mutirão acontecerá no CRAS Caldeirões, localizado na Avenida Nossa Senhora de Nazaré, Bairro Trezidela, em frente à praça Verde e Amarelo.

Para cadastrar ou realizar a atualização, o cliente, titular do NIS (Número de identificação social), precisa ter em mãos os documentos de identificação (CPF e RG) e a última conta de energia. No caso da troca de lâmpadas, é necessário levar as antigas, em funcionamento, para a troca. Nas oportunidades, os clientes podem trocar até 05 lâmpadas incandescentes ou fluorescentes por novas de LED, que são mais econômicas. Essas ações fazem parte do Programa de Responsabilidade Social da Distribuidora e do programa de Eficiência Energética da Agência Nacional de Energia Elétrica (PEE/ANEEL).

Tarifa Social Baixa Renda em Caxias

Em Caxias, mais de 24 mil clientes já recebem o desconto, que pode chegar a até 65% na conta de energia e ainda existem mais de 7 mil famílias que possuem os requisitos para terem o benefício, mas ainda não se cadastraram. Além disso, quase 2 mil caxienses já tiveram o benefício cancelado, pois não atualizaram seu cadastro junto ao CRAS. 

Renato Mendes, Gerente de Relacionamento com o Cliente da Equatorial Maranhão, reforça a importância dos clientes ficarem atentos à conta de energia. “Na conta de energia, a Equatorial disponibiliza os selos, que podem informar se o cliente está recebendo o desconto, se o NIS – Número de Identificação Social – precisa ser atualizado ou se o benefício já foi cancelado. Nos dois últimos casos, o cliente precisa comparecer ao CRAS mais próximo e atualizar o cadastro”.

Assessoria de Imprensa da Equatorial Maranhão

Operação de combate ao 'Golpe do Nudes' é deflagrada pela Policia Civil do Maranhão 

A Polícia Civil do Maranhão, em parceria com a Polícia Civil do Rio Grande do Sul, deflagrou, na manhã desta terça-feira (14), uma operação de combate a crimes de extorsão praticados no ambiente digital, contra a prática denominada popularmente como ‘Golpe do Nudes’. Mandados de busca e apreensão e de prisão foram cumpridos na Região Metropolitana de Porto Alegre, no estado gaúcho.

Segundo as investigações coordenadas pelo Departamento de Combate a Crimes Tecnológicos (DCCT), da Superintendência Estadual de Investigações Criminais (Seic), os criminosos utilizavam nomes fictícios e imagens reais de jovens e chamavam as vítimas, geralmente homens, para uma conversa em aplicativos de mensagens, onde induziam à troca de fotos íntimas.

Após adquirirem imagens das vítimas e sustentarem conversa íntima, eles criavam uma nova identidade, desta vez se passando por pai das jovens.

Ainda de acordo com as investigações, o falso pai era responsável por informar a vítima de que as jovens eram, supostamente, menores de idade. Em seguida, exigiam dinheiro para não divulgar as fotos íntimas e as conversas – alegando que seriam incriminados (caso fosse verdade).

Segundo o delegado Guilherme Campelo, chefe do DCCT, no Maranhão, foram identificadas cerca de 11 vítimas da quadrilha.

A operação, que contou com o apoio da Delegacia de Polícia de Repressão aos Crimes Informáticos e Defraudações (DRCID) e da Superintendência dos Serviços Penais (Susepe) do Rio Grande do Sul, resultou no cumprimento de três mandados de prisão e seis mandados de busca e apreensão, inclusive no interior de uma cela do sistema prisional.

Também foram cumpridos mandados de bloqueio de valores em conta e de bens, visando descapitalizar o grupo criminoso. Um quarto mandado de prisão preventiva ainda está pendente de cumprimento e estão sendo realizadas diligências para capturar o foragido. O caso segue sendo investigado com intuito de identificar outros integrantes do bando criminoso.

Blog do Diego Emir 

Câmara Municipal de Caxias instaura processo contra Daniel Barros por ofensas a Daniella

Daniel Matos

A Comissão de Ética da Câmara Municipal de Caxias, abriu, na sessão dessa segunda-feira (13), um processo disciplinar contra o vereador Daniel Barros (PDT) em razão das ofensas pessoais que proferiu, em sessão no dia 18 de outubro, contra a deputada estadual e primeira-dama do município, Daniella (PSB), episódio que ganhou ampla repercussão em todo o Maranhão.

Se condenado no curso do processo disciplinar, Daniel Barros pode ter o mandato cassado por quebra de decoro. Dezenas de mulheres estiveram no prédio da Câmara Municipal de Caxias para acompanhar a votação do requerimento apresentado pela procuradora da Mulher, vereadora Ângela Machado, que pediu a apuração do discurso ofensivo feito pelo vereador oposicionista com a intenção de atingir a deputada Daniella, companheira do prefeito Fábio Gentil (Republicanos), que também é procuradora da Mulher da Assembleia Legislativa do Maranhão.

O ataque covarde desferido por Daniel Barros contra a parlamentar foi repudiado com veemência, por meio de notas, por 16 dos 19 vereadores de Caxias, pelo prefeito Fábio Gentil, pela Assembleia Legislativa, pela deputada federal Amanda Gentil (PP) e por várias outras instituições, entidades representativas de diferentes segmentos da sociedade e membros da classe política. Todos se solidarizaram à deputada estadual Daniella e cobraram justiça para o caso.

Mobilização

Durante a sessão em que foi votado o requerimento que pedia a instauração do processo disciplinar contra Daniel Barros, dezenas de mulheres, muitas empunhando cartazes com mensagens de protesto, se mobilizaram para pressionar o plenário da Câmara Municipal a aprovar o procedimento contra o vereador agressor. As mais exaltadas defenderam a pena máxima, ou seja, a cassação do mandato, tamanha a gravidade do ato de violência política de gênero cometido contra a deputada estadual Daniella.

Mario Assunção usou a tribuna para lamentar as ofensas de Daniel Barros contra a deputada Daniella 

Na sessão desta segunda-feira (13) o vereador Mário Assunção (Republicanos), usou a tribuna para lamentar o episódio que aconteceu na Câmara de Vereadores e vem movimentando os bastidores da política  local nos últimos dias.

O edil governista saiu em defesa da deputada Daniella que foi duramente ofendida pelo vereador oposicionista Daniel Barros (PDT) durante discurso do parlamentar na sessão plenária do dia 18 de outubro.

Assista clicando AQUI

ENTENDA O CASO


O vereador Daniel Barros (PDT), vai responder civil e criminalmente, além de sofrer uma representação junto ao Ministério Público Eleitoral pelo crime de violência política. O anúncio foi feito pela deputada estadual Daniella, que foi atacada (assista AQUI ) pelo vereador Daniel Barros, que busca desesperadamente  aparecer politicamente a qualquer custo, mas que vem atingindo a honra de colegas parlamentares do legislativo caxiense, e agora, também atingiu pessoalmente a deputada estadual, Daniella (PSB).


Mais - Em nota de repúdio (leia abaixo), a deputada fez questão de condenar a postura do vereador, que  em ato desesperado, atacou a honra pessoal da parlamentar durante a sessão do dia 18 de outubro de 2023, quando fez uma insinuação desrespeitosa.(PortalNe.com)

Nota de Repúdio

Em defesa da minha honra, da minha família, em busca de justiça e em respeito a todas as mulheres do Maranhão, que já sofreram ou sofrem qualquer tipo de violência de gênero e/ou política, informo que minha equipe jurídica está tomando todas as providências cabíveis em desfavor do vereador Daniel Barros (Caxias-MA).

Ingressarei com processos nos âmbitos criminal e cível, além de impetrar com uma representação junto ao Ministério Público Eleitoral pelo crime de violência política contra a mulher.

Reitero meu total respeito pela Câmara Municipal de Vereadores de Caxias, que não é representada pelo comportamento misógino, sexista e machista do vereador, que, em razão de ser detentor temporário de um mandato pífio, improdutivo e longe de atender as reais necessidades da população, resume seu discurso em atacar minha vida pessoal, em tom pejorativo, desqualificado e sem qualquer compromisso com a seriedade. 

O discurso proferido pelo vereador Daniel Barros durante a Sessão Plenária realizada no dia 18 de outubro do corrente ano envergonha o honrado Parlamento Municipal Caxiense, que, hoje, avança em defesa da igualdade de gênero e do respeito que nós mulheres tanto merecemos.

Prefeitura de Caxias e PRF fazem parceria para descarte sustentável de resíduos 

Na ultima quinta-feira (09), em parceria com Prefeitura Municipal de Caxias, através da Secretaria de Meio Ambiente, foi destinada para a reciclagem cerca de meia tonelada material sólido, dentre eles: papeis, documentos e caixas que estavam armazenados há mais de 5 anos na sede da Polícia Rodoviária Federal no Morro do Alecrim.

De acordo com a legislação interna do órgão, os referidos documentos já haviam ultrapassado o prazo mínimo de arquivamento, além de já terem sido digitalizados e convertidos em processo eletrônico. A ação faz parte do Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos da Delegacia da Polícia Rodoviária Federal em Caxias (MA).

A ideia é evitar o impacto negativo que o manejo inadequado dos resíduos sólidos pode causar ao meio ambiente. A PRF já atua na gestão socioambiental há vários anos quando instituiu nas suas unidades a coleta seletiva. Outra medida foi a adoção de sistemas eletrônicos no lugar de documentos.