quinta-feira, 11 de abril de 2019

Vereador Darlan visita escolas da zona rural de Caxias 

Vereador Darlan com professores da U.I.M. Luiz Falcão (povoado Estiva) 
O vereador Darlan (PHS) visitou na manhã desta quinta-feira (11), juntamente com a secretária de Educação, Ana Célia Damasceno, as escolas municipais dos povoados Estiva, São Manoel, Sambaiba e Rosário. Além de ter ido acompanhar a distribuição dos novos quadros, o parlamentar conferiu in loco as novas carteiras escolares que foram entregues nas unidades de ensino, fruto de uma indicação sua na Câmara Municipal. 


Na oportunidade, o edil conversou com professores, alunos e pessoas das comunidades que recebeu a visita da comitiva, parabenizando-os, bem como esclarecendo duvidas. Além disso, passeou pelas dependências das instituições, conheceu as salas de aulas e cozinhas. Ainda na conversa com o corpo docente das escolas que visitou, Darlan teceu comentários elogiando a administração do prefeito Fábio Gentil que, segundo ele (Darlan), vem realizando uma administração onde tem priorizado melhorar o setor educacional do municipio. 


Darlan enfatizou a importância das visitas que foram feitas. 

"É necessário conhecer as escolas, diretores, professores e alunos, além da realidade e das necessidades dos povoados. Foi um momento para esclarecer duvidas e enfatizar a importância do estudo, bem como, o respeito pelos educadores que são influenciadores da transformação social nas comunidades", disse Darlan.  


As unidades de ensino que receberam a visita do vereador Darlan, juntamente com a secretária Ana Célia, foram as seguintes. U.I.M Luiz Falcão (povoado Estiva), U.E.M. Jacinto Leôncio da Silva (povoado São Manoel), U.E.M São Francisco (povoado Sambaiba) e U.E.M. São José (povoado Rosário). 

Confira mais fotos: 





Desafeto de Flávio Dino, Bolsonaro exclui Maranhão de plano para fomento da agricultura 


O presidente Jair Bolsonaro (PSL) excluiu o Maranhão de um plano composto por um pacote de ações que visam fomentar o setor da agricultura.
A informação foi confirmada, esta semana, pelo próprio governo federal, que divulgou informações referentes ao trabalho.
O capitão reformado do Exército é desafeto político do governador Flávio Dino (PC do B), de quem recebe críticas quase que diárias. 
O objetivo de Bolsonaro com a medida seria amenizar a rejeição que o seu governo sofre na região Nordeste.
Sob orientação da Casa Civil e do Ministério da Agricultura, a Embrapa Territorial identificou oito microrregiões carentes nas quais fará ações direcionadas. Pelo plano traçado, o programa beneficiará cerca de 150 mil famílias.
O trabalho, que deverá ter início em junho, será focado na irrigação e no fomento às cooperativas.
As oito microrregiões sugeridas com base no estudo da Embrapa são próximas aos municípios de Euclides da Cunha (BA), Araripina (PE), Batalha (AL) e Canindé do São Francisco (SE). Também devem ser incluídas cidades das regiões do Vale do Açu (RN), Cariri (PB), Baixo Jaguaribe (CE) e sul do Piauí.
A desculpa dada pelo governo federal para excluir o Maranhão é de que o estado não faz parte do semiárido nordestino.
Reação – Nas suas redes sociais, o senador Weverton Rocha (PDT) classificou a medida como inaceitável e garantiu que já está se movimentando no sentido de incluir o Maranhão no pacote de benefícios.
“Inaceitável a informação de que o governo federal prepara um pacote de fomento à agricultura para o Nordeste, que beneficiará milhares de famílias, mas deixará o Maranhão de fora. Já estou buscando as alternativas legislativas para que o Maranhão seja incluído e vamos reunir a bancada para buscar meios de garantir isso. O nosso estado tem regiões no semiárido que precisam de incentivo e vamos lutar para que seja parte desse pacote de fomento”, disse o pedetista.
Maranhão qualifica motoristas de aplicativo móvel para o turismo 

O secretário da Setur, Catulé Junior, destacou a importância de um plano de qualificação para o turismo 

CEO da Mary Drive. Felipe Martins é recebido por técnicos da Setur (foto
divulgação) 
A qualificação dos motoristas de aplicativo móvel para receber melhor o turista foi o tema da reunião entre os técnico da Secretária Estadual do Turismo (Setur) e o CEO da Mary Drive Felipe Martins, aplicativo de mobilidade urbana voltado ao público feminino, na terça-feira (9).
A primeira etapa da qualificação para as motoristas Mary Drive será no dia 24 de abril com o curso de Informações Turísticas e Qualidade no Atendimento para 180 motoristas mulheres.
O secretário da Setur, Catulé Junior destacou a importância de um plano de qualificação para o turismo. “O Governo Flávio Dino entende que é necessário investir na capacitação para os profissionais de mobilidade urbana pois são os primeiros para que o turismo maranhense avance. A qualidade dos serviços oferecidos pela cadeia produtiva garante um importante diferencial entre os demais destinos”, ressaltou Catulé.
O turismo é uma das áreas contempladas pelo Governo do plano de qualificação para o turismo. “O objetivo é conceber uma proposta do plano ideal de desenvolvimento da profissionalização e garantir para o setor turístico cursos que impactem diretamente na qualidade dos serviços”, explicou Fernando Campelo, superintendente de Qualificação Profissional da Setur.
Fernando Campelo, anunciou que os cursos de qualificação profissional contemplarão as profissionais de mobilidade urbana que atuam em São Luís. “Levaremos capacitação às mulheres que atuam na região para iniciar um grande ciclo de investimentos na qualificação dos profissionais que integram a cadeia produtiva do turismo”, complementou.
A Superintendência de Qualificação Profissional da Setur já está entrando em contato com os responsáveis de outros aplicativos de mobilidade urbana que atuam na região e irá ampliar a qualificação também para cooperativas de táxis.
Aplicativo Mary Drive
O Mary Drive é um aplicativo voltado exclusivamente para mulheres. Surgiu da necessidade que mulheres, tanto passageiras quanto motoristas, sentem de andar mais tranquilas em serviços de transporte de passageiros, sobretudo à noite, voltando de shows e festas.
Não é permitido o acesso de homens aos carros, as exceções são meninos de até 12 anos ou idosos acima de 65 anos. O aplicativo conta hoje com 564 mulheres cadastradas como motoristas e 7 mil usuárias em São Luís.
O aplicativo já funciona em 5 grandes cidades do Nordeste, na cidade origem, Recife, e também em Salvador, Fortaleza, Paraíba e na capital maranhenses, São Luís. O lançamento oficial do aplicativo em São Luís aconteceu em fevereiro e contou com a participação de motoristas e passageiras.
Projeto Mais Qualificação e Turismo 
Promove a qualificação e capacitação da cadeia produtiva do turismo, considerando a diversidade de cenários e demandas relacionadas aos Polos Turísticos do Maranhão, tendo em vista a estruturação e consolidação de produtos e serviços turísticos sustentáveis e de qualidade.
Taniery Cantalice participa da XXII Marcha a Brasilia em Defesa dos Municípios 

Taniery fez algumas transmissões ao vivo no Instagram destacando sua participação no evento Movimento Mulheres Municipalistas (MMM) com as presenças das ministras Damares Alves e Teresa Cristina 

Taniery Cantalice (no centro) com Teresa Cristina e a ministra Dalmares 
A ex-secretária municipal da Mulher, Taniery Cantalice, está em Brasília (DF), participando da XXII Marcha a Brasilia em Defesa dos Municípios, promovida pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM). Ontem, quarta-feira (10), Taniery, juntamente com a vereadora de São Luis, Barbara Soeiro, representou na mesa a mulher maranhense no Movimento Mulheres Municipalistas (MMM) no palco principal da Marcha, cujo o tema debatido pela plenária foi sobre “O Poder da Mulher na Politica”. O evento teve inicio no final da manhã e contou com as presença das ministras, da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves, da Agricultura, Teresa Cristina, além de diversas parlamentares e primeiras damas de todo o Brasil. 


"Como representante da mulher maranhense no Movimento Mulheres Municipalistas estarei sempre lutando pelos nossos direitos, pelas nossas conquistas e também para combater o aumento da violência contra as mulheres no nosso estado que tem crescido assustadoramente", afirmou a ex-secretária. 

"Nós estamos preocupada com a violência contra a mulher no estado do Maranhão e vamos fazer uma parceria para grandes projetos de enfrentamento a violência no estado. Mulheres do Maranhão que Deus abençoe vocês",  disse a ministra da Mulher. 

O tema sobre o aumento da violência contra as mulheres foi colocado na pauta do MMM pelo presidente da CNM, Glademir Aroldi, que classificou como absurdo o que está acontecendo no Brasil contra a classe feminina. 


 


Bancada do Maranhão se reúne com Comando da Aeronáutica para tratar sobre base de Alcântara  


A bancada do Maranhão tem mantido uma agenda de conversas com representantes do governo federal sobre o Acordo de Salvaguardas Tecnológicas assinado entre Brasil e Estados Unidos. Na manhã desta quarta-feira (10), deputados e senadores conversaram com o ministro da Ciência e Tecnologia, Marcos Pontes, em um café da manhã na Câmara dos Deputados. Na terça-feira (9), aconteceu uma reunião para esclarecer dúvidas e conversar sobre a proposta com integrantes do Alto-Comando da Aeronáutica, em Brasília. Os parlamentares ouviram explicações sobre o documento que trata da viabilização comercial do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA).

“O estado do Maranhão tem papel destacado na área espacial, devido a sua posição geográfica. É importante sabermos como será feita essa troca de tecnologia entre os dois países. O encontro aqui foi muito bom porque foi feita uma exposição do acordo e combinamos que, nos próximos dias, faremos uma visita ao Centro de Lançamento”, afirmou Weverton (PDT-MA).

Royalty do foguete

O senador apresentou um projeto de lei que institui para os estados, Distrito Federal e municípios, compensação financeira pela exploração comercial de áreas de lançamentos de foguetes e veículos espaciais em seus territórios. O PL 1.951/2019 prevê a distribuição desses recursos para os entes federativos, universidades estaduais e Fundos de Amparo à Pesquisa, implementando o chamado “royalty do foguete”.

“Nós vamos começar a trabalhar nesses projetos que possam deixar de verdade apoio e recursos na vida de todos os maranhenses. Este PL é uma forma de compensar financeiramente os estados e municípios que possuem centros de lançamento em seus territórios e as populações direta e indiretamente atingidas”, explicou.