segunda-feira, 2 de outubro de 2017

PSL fortalecido em Caxias 


Cesar Sabba (delegado regional do PSL), Tânia Cantalice (ex-vereadora),
vereador Chico Carvalho (presidente regional do PSL), Pedro Lobo,
Lino (Caxias Crédito) e Edu Costa (secretario geral do PSL), durante
encontro do partido na Churrascaria Avenida 
O radialista Cesar Sabba assume o comando do PSL na Região dos Cocais 

O vereador ludovicense e presidente estadual do PSL, Chico Carvalho, reuniu neste domingo (1º) durante um almoço na Churrascaria Avenida, a maioria das lideranças da sigla. Na oportunidade houve novas adesões. O PSL caxiense é presidido interinamente pelo jornalista Evilásio de Sousa, e conta agora em seus quadros com as filiações dos advogados Luis Carlos Moura e Antonio Carlos Fraga, da enfermeira Cris da Soledade, da Srª Jordania Torres, além de outras dezenas de lideranças recém filiadas ao Partido Social Liberal. 

Marcaram presença na reunião os exs-vereadores caxienses Léo Torres e Tânia Cantalice, o suplente de vereador Igor Chefe, o ex-prefeito de Aldeias Altas, Tinoco e seu filho João Tinoco, o empresário Lino da Caxias Crédito, além de lideranças comunitárias.

Em tempo 

O presidente estadual do PSL, Chico Carvalho, acompanhado do secretário geral do PSL, Edu Costa e assessores, anunciou para o dia 29 de outubro a realização do Seminário Regional do PSL e também do Diretório Estadual. 

Para o radialista Cesar Sabba, que antes do almoço, esteve reunido em sua residencia com o presidente Chico Carvalho, sua escolha pra ser o delegado regional do PSL soou como um desafio. "Assumo essa responsabilidade com a certeza de que nosso partido vai trilhar nas próximas eleições com o melhor para o Maranhão. Nossa primeira tarefa é discutir com quem vamos coligar em 2018. Antes de ser o melhor para a sigla, tem que ser melhor ainda para o Estado", frisou Sabba. 

O presidente estadual da sigla, Chico Carvalho, falou da importância do encontro. "Saio de Caxias com a certeza de quê a partir de agora nosso partido terá grandes representantes. O Cesar Sabba tem todas as condições de tornar o PSL forte na região já para as eleições 2018. Dai porquê a escolha para a função de delegado. Ele é quem vai representar nossa agremiação na região e junto comigo decidir sobre o futuro da nossa sigla", disse o comandante estadual do PSL.    



FAMEM: 119 prefeitos confirmam presença em Brasilia 


Cento e dezenove prefeitos e prefeitas maranhenses confirmaram, nesta segunda-feira (02), participação em uma agenda de trabalho que será promovida, esta semana, pela Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (FAMEM) em Brasília.
A caravana municipalista coordenada pelo presidente da entidade, prefeito Cleomar Tema (foto), é a maior já registrada na história do estado e é provável que, nas próximas horas, tenha o seu número aumentado.
Durante reuniões com membros da Bancada Maranhense na capital federal e representantes de Ministérios, serão tratados assuntos relacionados aos setores da saúde e educação.
A agenda tem início na tarde de terça-feira (03) quando o presidente da Federação e os gestores irão se reunir com senadores maranhenses. No dia seguinte, pela manhã, um novo encontro com senadores e deputados federais será promovido. A caravana de prefeitos e prefeitas também deverá participar de evento promovido pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM).
O ponto alto acontecerá na quarta-feira (04) à tarde. Às 17h, no Plenário III da Câmara Federal, os gestores participarão de encontro oficial com a Bancada Maranhense. Na ocasião, serão apresentados pleitos do movimento municipalista.
No setor da saúde, será reivindicada a destinação aos municípios de novos recursos oriundos de emenda de Bancada, a exemplo do que já acontece no vizinho estado do Piauí. Na educação, os gestores solicitarão apoio político no sentido de fazer com que o governo federal cumpra decisão do juiz José Carlos do Vale Madeira, da 5ª Vara Federal Cível, que determinou a implantação do Custo Aluno Qualidade Inicial (CAQi), dispositivo criado pelo Plano Nacional de Educação, como base de cálculo para repasse de recursos do Fundeb para as prefeituras maranhenses.
Na quinta-feira (05), a caravana municipalista da Federação deverá ter reuniões nos Ministérios da Saúde e Educação.
Matões: Greve na Educação 

do Blog do João Victor 

Os professores da rede de ensino do município de Matões irão iniciar uma greve nesta quinta-feira (05), antes cumprirão o prazo de 72 horas para notificação dos setores. Os profissionais reivindicam o reajuste salarial e transparência nos 100% dos recursos do FUNDEB. A greve é por tempo indeterminado.

A informação inicial é que após a greve, o calendário escolar será atingido. Mas, o Blog do João Victor Oliveira foi informado que os dias parados deverão ser negociados, para os alunos não terem prejuízo. E terem o mínimo de 200 dias letivos garantidos como determina a LDB.

Na postagem anterior do Blog, o presidente do SINTRAED Clemilton Loureiro, deixou claro que sem nenhuma proposta do Governo Municipal fica inviabilizado um entendimento com à categoria e Governo.  

Assembleia teve um número expressivo de professores presentes. Superando a expectativa dos organizadores. Com tudo, após a Assembleia ficou decido a greve. No fim à categoria saiu em carreata pelas ruas da cidade demonstrando o movimento grevista, como descreve a imagem abaixo. 

Professores de Matões após participarem de Assembleia Geral deflagram
greve por tempo indeterminado 

Obra do Shopping do Camelô segue a passos de tartaruga 


Ontem, 1º de outubro, se passaram exatos 60 dias desde o 1º de agosto, aniversário de Caxias, quando o prefeito Fábio Gentil fez o lançamento da pedra fundamental e a obra do Shopping do Camelô não avançou, ou seja, caminha a passos de tartaruga. O caos se instalou na Avenida Otávio Passos por conta da interdição de um trecho da via, principalmente para as pessoas que usavam o lado de quem seguia vindo da Travessa Desembargador Morato para a Praça Gonçalves Dias. No sábado (30) o prefeito Fábio Gentil teve a coragem de levar o investigado na Lava Jato, senador Edson Lobão, para mostrar isso que o leitor tá vendo na imagem acima, a obra completamente parada. A mídia governista divulgou que o senador peemedebista ficou maravilhado com o que viu.  

Pergunto ao prefeito e aos “competentes”  vereadores de Caxias. Até quando essa obra seguirá arrastando-se e causando transtorno para milhares de cidadãos? Antes que me digam que a obra está andando, adianto que é possível contar nos dedos os operários que trabalham nas poucas frentes que diariamente se movimentam na obra de construção do badalado Shopping do Camelô. 

As outras obras, que foram anunciadas no dia em que o governo "a Caxias que a gente quer" completava 100 dias, o ritmo não segue muito diferente da obra do Shopping do Camelô, ou seja, tá devagar, devagarinho. Os portais que seriam instalados nas entradas da cidade, não se ouve mais nem falar neles (portais) e a obra da construção do mirante com a imagem da santa pode ser embargada a pedido do MP. 

Com a palavra o engenheiro civil Fábio Gentil, excelentíssimo prefeito de Caxias.  


Servidores demitidos pela prefeita de São João do Sóter aguardam pagamento do mês de setembro


Os servidores públicos do município de São João do Sóter, que foram demitidos pela prefeita Josa Silva, aguardam para esta segunda-feira (02) a quitação dos seus salários referente aos 22 dias trabalhados no mês de setembro. Os cerca de 390 funcionários que perderam seus contratos aguardam ansiosos pelo faz-me-rir, não somente eles, mas os comerciantes da cidade também. 

Um servidor demitido informou que o salário é pra ser depositado hoje na conta de cada um dos 390 funcionários  demitidos. O pagamento é na agencia da Caixa Econômica. 
PMDB nacional não acredita em vitoria de Roseana Sarney em 2018


Pouco mais de um mês depois de ter seu depoimento – de que Roseana Sarney seria candidata ao governo do Maranhão em 2018 – divulgado amplamente pela mídia ligada à família Sarney, o senador Romero Jucá, presidente nacional do PMDB, parece ter voltado atrás.

Segundo o jornal Folha de São Paulo, Jucá excluiu o nome de Roseana das possíveis candidaturas, já que os peemedebistas dizem que Jucá espera fazer oito governadores nas eleições do ano que vem, nos seguintes estados: Alagoas, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Rondônia, Sergipe e Tocantins.

A inclusão do Maranhão apenas nas prováveis candidaturas deixa nítido que nem mesmo o PMDB acredita em uma vitória de Roseana Sarney nas eleições de 2018. Talvez por isso que a filha de Sarney (com o maior índice de rejeição nas pesquisas devido seus governos desastrosos e corruptos que levaram o Maranhão à miséria, atraso e aos piores indicadores sociais) ainda não tenha lançado oficialmente o seu nome na disputa, já que nem mesmo o seu partido está acreditando em uma vitória da oligarquia no Maranhão.

É aguardar e conferir.