sexta-feira, 16 de junho de 2017

Queimadas no lixão continuam e moradores reclamam da fumaça  


Populares têm reclamado com frequência da fumaça e do cheiro forte que tem atingido alguns bairros, devido às frequentes queimadas que acontecem no lixão da cidade, que fica localizado em um terreno baldio do bairro Teso Duro. As comunidades mais atingidas são os bairros Teso Duro, Eugênio Coutinho, Antenor Viana e Alto do Ipem. 

“Minha esposa tem problemas respiratórios, essa fumaça prejudica muito ela, ela não está conseguindo dormir a noite”. Disse um morador do Alto do Ipem.

Além dos prejuízos à saúde, a fumaça traz outros transtornos como cinzas que voam até as casas e o cheiro que fica impregnado nas roupas.

Até que no período chuvoso diminuiu um pouco as queinadas, pois a chuva apagava o fogo. Agora com o fim do inverno não tem quem suporte mais essa fumaça aqui em casa”. Disse a Srª. Sandra, moradora do bairro Teso Duro, em contato com o Blog nesta sexta-feira (16). 

De acordo com o Artigo 250 do Código Penal, queimar qualquer coisa em ambiente aberto é considerado crime, além de causar problemas à saúde e uma poluição absurda. O Código Penal nomeia crimes como as queimadas de “crimes contra a incolumidade pública”
Senador João Alberto está doente e pelo fato de ter 80 anos, precisa de repouso por isso tirou licença médica 


O senador João Alberto (PMDB), confirmou agora pouco a este jornalista que entrou com um pedido de licença médica por conta de uma gripe que lhe abateu e está lhe deixando quase afônico. “Sou um senhor de 80 anos e estou debilitado com essa gripe, o médico me recomendou repouso. Estou retornando hoje para São Luís”, declarou por telefone.
João Alberto é presidente do Conselho de Ética do Senado e com o prazo estourado para avaliar o processo de cassação do senador Aécio Neves (PSDB-MG), revelou que ainda não tomou conhecimento da situação. Como presidente do colegiado, cabe a João Alberto a decisão de aceitar ou arquivar o processo.
O senador maranhense ainda contou que sua licença será apenas de uma semana e acredita que na próxima, ele já vai estar apto para voltar aos trabalhos no Congresso Nacional.
O pedido de cassação de Aécio Neves foi protocolado pela Rede Sustentabilidade e pelo PSOL em 18 de maio, com base na delação dos executivos da JBS. Pelo regimento do Senado, o presidente do Conselho de Ética deveria emitir um parecer pela abertura ou arquivamento do processo em até cinco dias úteis.
Na época, João Alberto alegou que não poderia responder sobre o caso porque o Conselho de Ética teria de ser reinstalado, já que o mandato dos senadores no colegiado estava vencido. O Conselho foi reinstalado em 6 de Junho, quando João Alberto foi reconduzido à presidência. O prazo para decidir sobre o caso Aécio venceu nesta terça-feira, 13. Em entrevista ao jornal O Estado de S. Paulo, publicada em 9 de Junho, João Alberto afirmou que não havia clima entre os senadores para a cassação de Aécio. Ele também informou que buscou outros senadores para se aconselhar sobre o caso e que não estava certo se decidiria sobre o pedido de cassação monocraticamente ou se levaria a questão para votação na comissão.
Defesa
A defesa do senador Aécio Neves reafirma que o dinheiro foi um empréstimo oferecido por Joesley Batista com o objetivo de forjar um crime que lhe permitisse obter o benefício da impunidade penal. O empréstimo não envolveu dinheiro público e nenhuma contrapartida por parte do senador, não se podendo, portanto, falar em propina ou corrupção.

O senador tem convicção de que as investigações feitas com seriedade e isenção demonstrarão os fatos verdadeiramente ocorridos.
*Com informações da revista Época
Vereadores de Aldeias Altas participam da solenidade de lançamento do EJA 

Na noite da última segunda-feira, dia 12 de junho, foi realizada em Aldeias Altas a solenidade de lançamento do EJA, Programa de Educação de Jovens e Adultos, que contou com um aulão inaugural no ginásio de esportes.



Ginásio lotado de homens e mulheres que com o incentivo do poder público, irão retornar à sala de aula, para continuar os estudos, retomando sua vida estudantil.

O presidente da Câmara, vereador Jaílson Paiva, em seu discurso oficial, destacou o grande trabalho realizado pela prefeitura municipal para pôr em prática o programa EJA (Educação de Jovens e Adultos), e parabenizou o prefeito Zé Reis por continuar cumprindo todas as suas promessas de campanha. O chefe do Legislativo falou ainda do grande trabalho desenvolvido pela Câmara de Vereadores, que tem ajudado o poder executivo, além de fiscalizar as obras realizadas em Aldeias Altas.


Para a vereadora Socorro do Padeiro, educação é a base para toda a sociedade, e tem sido tratada como prioridade no  governo Forte é o Povo. "Nosso prefeito e toda a equipe da Secretaria de Educação, estão desenvolvendo um trabalho excepcional, e que tem mudado muito o dia-a-dia dos estudantes de nosso município, e agora com o lançamento desse programa de educação de jovens e adultos, tenho certeza que teremos grandes avanços na educação de nossa população".


A vereadora Juliana parabenizou a iniciativa, e garantiu total apoio aos alunos, que voltarão para a sala de aula. "Hoje posso ver a felicidade nos rostos dessas pessoas, com essa oportunidade que o prefeito e sua equipe tem dado a cada um deles, pois voltar para a sala de aula será o primeiro passo para muitos deles até chegarem à uma faculdade e terem todo seu esforço recompensado com dias melhores, estão todos de parabéns".


O vereador Zé Filho, reiterou total apoio ao executivo municipal, e destacou a parceria entre a Câmara municipal e a gestão do prefeito Zé Reis. "Estamos de mãos dadas com a gestão municipal, para trazer dias melhores ao povo de nosso município, e uma ação como esta, está tendo meu total apoio, e dos demais colegas que se preocupam com a qualidade da educação de nossa gente".

fonte: Ascom/Câmara de Aldeias Altas