terça-feira, 12 de janeiro de 2016

Nota - Esclarecimentos sobre a matéria publicada pelo Estadão sobre o Sistema Penitenciário 


Sobre a matéria “Governo do Maranhão ‘se rendeu à lógica dos criminosos’, diz ONG”, publicada pelo Estadão, nesta terça-feira (12), o Governo do Maranhão esclarece que:

1) O Governo do Maranhão conquistou importantes resultados na melhoria do sistema penitenciário no ano de 2015. Reduziu em 66,38% o índice de fugas, e em 78,95% o índice de homicídios no Complexo Penitenciário de Pedrinhas. Esse presidio durante todo o ano de 2014, no governo anterior, foi notícia nacional por motins, fugas, episódios de barbárie e corrupção dos seus gestores, que chegavam a vender fugas para detentos. Felizmente, revertemos rapidamente essa situação, e isso é um dos grandes êxitos do primeiro ano do novo governo.

2)  Esse resultado foi possível porque restabelecemos a autoridade do governo no presídio, melhoramos as condições internas e a qualidade de vida dos apenados, e porque tomamos a precaução de limitar e controlar a convivência entre presos de gangues rivais. Essa providência de gestão se mostrou acertada, diminuindo a violência e a incidência de crimes no presídio, protegendo inclusive a integridade dos apenados.

3)    A acusação de “acordo com facções” é absurda e não tem sustentação em nenhum fato. Pelo contrário, a Polícia do Maranhão aumentou o número de prisões e apreensões de drogas em 2015. Nesse primeiro ano, o Governo do Maranhão aumentou o efetivo policial, aumentou o número de prisões e tivemos uma redução dos índices de crimes violentos em 8%, acima da meta estabelecida pelo Ministério da Justica. Essa é a verdade dos fatos e dos números.

4) Essas supostas denúncias não são verdadeiras e tem motivações exclusivamente políticas: tentar atingir a imagem de um  governo que se esforça, com trabalho e honestidade, para virar uma página de 50 anos de injustiça e domínio oligárquico no Maranhão.

São Luís, 12 de janeiro de 2016.

Governo do Estado do Maranhão
Ex-presidente José Sarney segue estável após queda e fratura em casa 


O estado de saúde do ex-presidente da República José Sarney permanece estável, segundo o boletim divulgado na tarde desta terça-feira (12).

Ele foi internado nesta manhã (12), no Hospital UDI, em São Luís, após sofrer uma queda em um acidente doméstico em sua residência, situada na Ilha de Curupu, no município de Raposa, Região Metropolitana da capital.

Segundo o boletim médico, “a avaliação clínica e os exames radiológicos iniciais evidenciaram a presença de fratura do terço proximal do úmero direito”.
 
O ex-presidente José Sarney está “lúcido e estável do ponto de vista clínico e ainda sem previsão de alta”, diz o boletim assinado pelos médicos Carlos Gama e Alexandre Guilherme de Carvalho.

Veja a íntegra do boletim:

“O ex-Presidente da República, o Excelentíssimo Senhor José Sarney, encontra-se internado no UDI Hospital após queda em sua residência na manhã de hoje. A avaliação clínica e os exames radiológicos iniciais evidenciaram a presença de fratura do terço proximal do úmero direito. No momento, encontra-se lúcido e estável do ponto de vista clínico e ainda sem previsão de alta”.

Foto: Neto Cordeiro/ Imirante
SAAE avisa que haverá interrupção no fornecimento de água nesta quarta-feira 


O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) avisa aos moradores dos bairros abastecidos pelas Estações de Tratamento de Água (ETAs) da Volta Redonda 1 e 2 que, nesta quarta-feira (13), haverá paralisação do fornecimento de água, das 8h às 20h.

A paralisação afetará os bairros Centro, Volta Redonda, Pampulha, Vila São José, Vila Alecrim, Vila Lobão, Cohab, Refinaria, Ipem, Seriema e adjacências.

A ação será necessária para que sejam realizadas as seguintes operações:

- Lavagem dos floculadores, decantadores e filtros;

- Substituição da válvula borboleta da adutora de 350mm de retrolavagem dos filtros;

- Instalação de equipamento eletrônico de automação na bomba de 100 CV do Sistema R4.

Qualidade

As paralisações programadas para lavagem dos equipamentos são necessárias para manter a qualidade da água dentro dos parâmetros exigidos pelo Ministério da Saúde.

O SAAE orienta a população para que reserve água para seu consumo e a use para atividades essenciais, privilegiando o consumo humano.

as informações são da ASCOM 

Prefeito de Coelho Neto recebe alta hospitalar 

O prefeito do municipio de Coelho Neto, Soliney Silva, recebeu alta do hospital em Teresina onde estava internado desde o último sábado(9) após passar mal, com sintomas de que estaria muito prestes a sofrer um infarto.

Soliney passou o final de semana no hospital onde ficou de repouso e foi submetido a uma  bateria de exames.

A alta do prefeito de Coelho Neto aconteceu começo da tarde desta segunda-feira (11).

Soliney estava no hospital da Unimed e logo após a alta hospitalar foi pra sua residência em Teresina.
Operário cai de telhado da Câmara Municipal 


Um operário de nome ainda não identificado caiu de uma altura de aproximadamente 05 metros quando tirava goteiras no prédio da Câmara Municipal, próximo ao gabinete da vereadora Benvinda. O operário precisou ser levado ao hospital. Apesar de consciente, ele tinha fortes dores no braço, ombro, no quadril e também chorava muito por conta das dores. 

O acidente foi por volta das 10h30. Segundo funcionários da Casa, o operário trabalhava sem equipamentos de segurança e caiu batendo com as costas no chão. 

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (foto) foi acionado e levou o operário para o Hospital Geral. Segundo informações do Hospital ele passou por exame de raio-X para verificar possíveis fraturas.
Fernando da Multigrafica inicia articulação... 

Fernando da Multigrafica, Daniel Barros e Bolinha (M. S. Francisco)
O empresário Fernando da Multigrafica deu início neste domingo (10) durante as festividades alusivas a abertura oficial dos Festejos de São Sebastião, quem sabe, a articulação que poderá culminar com seu apoio a reeleição da vereadora Thais Coutinho. 

Ao lado do empresário Bolinha (leia-se Madeireira São Francisco), ele (Fernando) manteve encontro em uma churrascaria da cidade com o secretário adjunto de Saúde, Daniel Barros, esposo da vereadora, com quem iniciou as primeiras conversas sobre um possível apoio a reeleição da vereadora Thais Coutinho na eleição municipal que se aproxima.

Vamos aguardar o desenrolar dos fatos. 






Novos conselheiros tutelares tomam posse...


Os 05 conselheiros tutelares eleitos em Caxias em outubro tomaram posse nesta segunda-feira (11). Os escolhidos na eleição, realizada pela primeira vez de forma simultânea em todo o pais foram diplomados para um mandato de quatro anos. 

A cerimônia de posse ocorreu na Secretaria Executiva dos Conselhos Municipais de Política e Assistência Social.  Os titulares e os suplentes receberam o diploma das mãos do prefeito José Léo Coutinho. Os conselheiros da Capital foram escolhidos no dia 4 de outubro, quando mais de 5 mil pessoas foram às urnas. 

Na eleição, 19 candidatos estiveram aptos a concorrer, após passarem por um processo que envolveu etapa documental, comprovação da experiência na área e prova escrita. 


O prefeito Léo Coutinho, acompanhado do deputado federal Rubens Pereira, falou para os novos conselheiros. “O Conselho Tutelar é órgão fundamental na defesa dos direitos da criança e do adolescente. Nós temos essa preocupação muito grande, desde o aumento da remuneração dos conselheiros até a melhoria nas instalações, além dos veículos que usam para trabalhar. E só pedimos que os novos conselheiros cumpram suas funções com muito cuidado e atenção para este segmento da sociedade, que precisa de nossa atenção e apoio”, disse o gestor municipal.

A cerimônia de posse contou ainda com a presença da promotora Cristiane Carvalho Monteiro, da 7ª Promotoria de Caxias. “Vamos receber alguns conselheiros que irão permanecer e outros novos. Essa mudança tem que representar uma oxigenação nessa luta, de continuar a defender a bandeira de proteção das nossas crianças e adolescentes”, disse.

"Quando se renova alguma coisa, espera-se sempre coisas boas. E estamos na expectativa de continuar com um bom trabalho junto com as crianças e adolescentes do nosso município”, declarou a presidente do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente de Caxias, Kátia Braga.

Os cinco novos conselheiros empossados são: Tayse Gessica Reis Cunha, Maria Tereza Alves de Sousa dos Santos, Anderson da Silva Feitosa, Andrelina Craveiro da Silva e Carlene Rodrigues de Aragão.
Veja as principais datas do calendário eleitoral de 2016


Foto: Divulgação/Internet

O calendário das Eleições Municipais 2016 incorpora as modificações introduzidas pela Lei 13.165, aprovada pelo Congresso Nacional em 29 de setembro de 2015. O calendário contém as datas do processo eleitoral a serem respeitadas por partidos políticos, candidatos, eleitores e pela própria Justiça Eleitoral.

Conforme o previsto na Constituição Federal, a eleição será no dia 2 de outubro, em primeiro turno, e no dia 30 de outubro, nos municípios onde houver segundo turno. Os eleitores vão eleger os prefeitos, vice-prefeitos e vereadores dos municípios brasileiros.

Vejam as principais datas do calendário eleitoral:

- As filiações a um partido político deve ser feitas até o dia 2 de abril, seis meses antes da data das eleições;

- Convenções partidárias para a escolha dos candidatos pelos partidos e a deliberação sobre coligações devem ocorrer de 20 de julho a 5 de agosto;

- Registro de candidatos devem ser apresentados pelos partidos políticos e coligações até às 19h do dia 15 de agosto;

- A campanha eleitoral foi reduzida de 90 para 45 dias, começando em 16 de agosto. O período de propaganda dos candidatos no rádio e na TV também foi diminuído de 45 para 35 dias, tendo início em 26 de agosto;

- O dia 4 de maio é a data limite para o eleitor requerer inscrição eleitoral ou transferência de domicílio;

- A partir do dia 30 de junho fica vedado às emissoras de rádio e de televisão transmitir programa apresentado ou comentado por pré-candidato;

- Já a partir do dia 1º de julho não será veiculada a propaganda partidária gratuita prevista na Lei dos Partidos;

- A partir do 16 de agosto, quando começa a propaganda eleitoral os candidatos, os partidos ou as coligações podem fazer funcionar, das 8 às 22 horas, alto-falantes ou amplificadores de som, nas suas sedes ou em veículos.

- Também a partir de 16 de agosto começará o prazo para a propaganda eleitoral na internet, sendo vedada a veiculação de qualquer tipo de propaganda paga