segunda-feira, 20 de abril de 2020

Comércio e escolas devem funcionar em maio, diz Flávio Dino 


O governador Flávio Dino (PCdoB) concedeu, entrevista coletiva, nesta segunda-feira (20) para anunciar novas ações contra o avanço da pandemia do novo coronavírus no Maranhão.
Flávio Dino anunciou a retomada das atividades comerciais a partir de 5 de maio, mas com medidas sanitárias. As escolas deverão voltar a funcionar no dia 12 de maio, desde que os indicadores sejam favoráveis. Um novo decreto será assinado hoje.
O governador anunciou a instalação de mais 10 leitos de UTI na rede estadual em São Luís e o pedido para que o Procon notifique os hospitais privados para que mostrem a oferta de leitos.
“Estamos abrindo mais 10 leitos de UTI na Ilha e estamos programando outros 13 para esta semana, de modo que vamos acrescentar 23 leitos na rede estadual na Ilha, mas temos os leitos da Prefeitura de São Luís e do Hospital Universitário. No que se refere à rede privada, o Procon hoje vai notificar os hospitais privados para que eles publiquem a sua situação real, porque a sociedade precisa saber da real oferta na rede privada”, disse.
Além do arrendamento do Hospital HCI, Flávio Dino confirmou o arrendamento do Hospital São José, próximo ao Ceprama, onde vão funcionais mais 50 leitos para combate ao Covid-19.
Flávio Dino falou sobre uma polêmica e resistência para a instalação do hospital de Campanha em Açailândia. 
“Algumas pessoas não querem o hospital de campanha em Açailândia. Elas acham que o hospital vai piorar a saúde na região. Vamos conversar com as lideranças políticas da região, mas se não quiserem o hospital vamos instalar em outra região do estado”, explicou.
O governador fez um apelo aos bancos para que respeitam as medidas que estão em vigor contra a aglomeração. E adiantou que o governo fará uma ampla campanha educativa para evitar que as grandes filas e aglomerações nos bancos.
E anunciou a obrigatoriedade do uso de máscaras em locais públicos no Maranhão.
Foto: Reprodução
VÍDEO: Prefeito Fábio Gentil anuncia confecção de máscaras para a população caxiense 


O prefeito Fábio Gentil anunciou (ver vídeo acima) na manhã desta segunda-feira, dia 20, no Ginásio de Esportes João Castelo, o inicio da confecção de mais de um milhão e meio de máscaras que vai beneficiar toda população caxiense. 
“Nosso compromisso é fazer com que cada morador de Caxias tenha uma mascara", disse Fábio Gentil. 
Em tempo - A recomendação da OMS é para que os moradores fiquem em casa, mas caso precisem sair às ruas tem que usar mascara. 
TSE estuda atrasar eleição para dezembro por causa do coronavírus 


O Tribunal Superior Eleitoral estuda adiar as eleições municipais para o mês de dezembro, e avalia que o pleito não poderá ser realizado em outubro. 

Conforme informações do Blog do Guilherme Amado, da Época, a corte, entretanto, defende que seria inconstitucional prorrogar mandatos, o que colocaria como limite para a realização da eleição o mês de dezembro.

Ainda de acordo o editorial, um dos magistrados sugere que, se for feita em dezembro, haja um espaço mínimo de 15 dias entre o primeiro e o segundo turno.
Salta a 132 numero de curados da Covid-19 no Maranhão; 54 mortos 


A Secretaria de Estado da Saúde (SES) informou hoje (19) que 132 pessoas já se curaram da Covid-19 no Maranhão.
Os dados constam do mais recente boletim epidemiológico divulgado pelo governo, que confirma, ainda, 54 óbitos – foram seis entre sábado (18) e domingo.
Ainda de acordo com o comunicado oficial, há 1.320 casos confirmados no estado. A testagem aumentou: já foram testados 4.397 pacientes – quase mil deles realizados apenas nos últimos dois dias.
Blog do Gilberto Leda