segunda-feira, 22 de junho de 2020

UVZ realiza desinfecção do prédio da Prefeitura de Caxias e de residencias em bairros da cidade 


O trabalho de desinfecção realizado pela Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ) está cada vez mais intensificado. O crescimento na demanda pelos serviços dos profissionais tem feito com que os atendimentos cheguem entre 15 e 25 locais diariamente. A variação na quantidade de atendimentos acontece por conta do tamanho dos imóveis a serem desinfectados.
Nesse fim de semana, além de visitar diversas residências na cidade de pacientes que estão confirmados com a covid-19, outro local que recebeu a visita da UVZ foi a Prefeitura Municipal de Caxias. O local recebe muitos caxienses diariamente e, por isto, houve a necessidade do trabalho. Auditório e diversos outros ambientes receberam a solução de hipoclorito de sódio.
“Nós estamos intensificando o trabalho em prédios públicos e residências, mas graças a Deus estamos dando conta do recado. Tem dias em que a gente chega até 25 prédios. Temos três equipes e material, e na medida do possível estamos atendendo todos os caxienses”, afirma Luís Medeiros, assessor especial da UVZ.

É importante ressaltar que a UVZ só está realizando as desinfecções em residências de pessoas que estão com casos confirmados da covid-19. Para solicitar a visita da equipe, basta entrar em contato pelos telefones 9 8816-1953 (WhatsApp) e 9 9188-8115 (ligações) e fazer o agendamento.
as informações são da PMC
Encontro oportuno 

Subtenente Oliveira e o ex-vereador Adeilson José 

Subtenente Oliveira, pré-candidato a vereador de Caxias pelo PDT, teve um encontro oportuno na manhã desta segunda-feira (22) com o ex-vereador de Aldeias Altas, Adeilson José. O ex-parlamentar aldeiense é o atual secretário de Defesa Civil de Aldeias Altas e preside o diretório municipal do PDT. 

Oliveira está se movimentando na busca de ações e demandas para sua pré-campanha eleitoral visando uma vaga na Câmara Municipal de Caxias. 
Câmara de Caxias realiza sessão remota nesta segunda-feira (22) 

Presidente Catulé durante sessão remota (foto Ascom/CMC) 
Os vereadores de Caxias realizam hoje (22), mais uma sessão ordinária da atual Legislatura. A plenária acontecerá de modo remoto, com a presença no plenário do presidente Catulé (Republicanos) e os parlamentares em seus respectivos gabinetes ou em ambientes fechados com acesso ao plenário virtual. Medida segue o distanciamento e isolamento social para a prevenção a Covid-19.
A sessão, que começa às 15 horas, contará com transmissão ao vivo pelo Facebook https://www.facebook.com/camaramunicipalcaxias/) e também pelo site da Câmara https://cmcaxias.ma.gov.br/)
PEC que adia eleições pode ser votada nesta semana no Senado 


O Senado realiza hoje (22) uma sessão remota de debates para tratar do adiamento das eleições municipais 2020. O requerimento foi apresentado pelo senador Weverton (PDT-MA), relator da PEC 18/2020, que propõe a mudança de data da votação. De acordo com o parlamentar, a intenção é ouvir convidados na primeira parte da sessão, prevista para ter início ‪às 14h‬, e depois, a partir das 16h, os senadores discutirão a proposta.
Entre os debatedores estão o presidente do Tribunal Superior Eleitoral, Luís Roberto Barroso; o ministro do TSE, Henrique Neves da Silva; o professor da USP, Paulo Lotufo; o doutor em virologia, Átila Iamarino; o infectologista David Uip; representantes da Confederação Nacional dos Municípios CNM; e do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE).
“A ideia é ouvir todos os especialistas e interessados. Sabemos que não há consenso possível, mas é importante que sejam feitos todos os esclarecimentos sobre o que é possível ser definido, considerando a legalidade constitucional e a segurança para a vida das pessoas”, afirmou Weverton.
O relatório, segundo o senador, só será fechado após a sessão de debate. E a expectativa é que seja votado na terça-feira (23).
SETUR orienta rede hoteleira para retorno gradual do turismo 


‘Retomada Segura do Setor de Hospedagem’ foi o tema da capacitação para o trade turístico do Polo Lençóis e Delta realizada na quinta-feira, 18 de junho. A videoconferência, organizada pela Secretaria de Estado do Turismo (SETUR), teve o objetivo de qualificar os meios de hospedagem sobre as adequações e protocolos em virtude da reabertura gradual do Turismo. As qualificações foram ministradas pelos agentes da Vigilância Sanitária Estadual.

Segundo o secretário de Turismo, Catulé Júnior, o Governo do Estado está atento e buscando ajudar todo o trate turístico a superar a crise sanitária e a realização da qualificação, auxiliará na prevenção da propagação do vírus. “Atendemos um pedido da ABIH, Seccional Barreirinhas, entramos em contato com a Vigilância Sanitária Estadual para oportunizar a qualificação ao setor de meios de hospedagem e restaurantes. O hóspede sempre desejou se sentir acolhido pelo meio de hospedagem e hoje precisa também se sentir seguro, as novas práticas devem ser implementadas para a segurança de todos”, afirma Catulé Júnior.

As mudanças e adaptações para os ambientes externos e internos dos estabelecimentos e ações criativas que estão acontecendo em diversos locais do mundo foram apresentadas pelos instrutores da oficina. “É preciso entender os novos hábitos de consumo. É preciso adaptar-se para o “novo normal”, afirmou o superintendente de Vigilância Sanitária do Maranhão, Edmilson Silva Diniz.

As boas práticas de prevenção devem ser seguidas pelos funcionários, hóspedes, prestadores de serviços e profissionais da saúde que forem atender no estabelecimento. Dentre os novos protocolos, estão às questões de limpeza dos ambientes, uso de máscara de pano nos ambientes de circulação comum, aferição a temperatura dos colaboradores e hóspedes.

Para o setor gastronômico falou-se sobre a alimentação e os serviços a La carte, a higienização dos utensílios, sendo evidenciando a atenção com as pousadas que servem café da manhã e que cada empreendimento tenham placas fixadas nos estabelecimentos com os protocolos sanitários adotados em virtude da Covid-19.

A sócia proprietária do Aquarela Hostel que recebe estrangeiros com muita frequência em Barreirinhas, Bianca Pinto Mendes, destacou a importância do trabalho de conscientização. “Mudanças são sempre bem vindas, neste momento se faz mais que necessária, é possível agregar todos os protocolos, mesmo mudando as nossas rotinas, mas buscando nos proteger e proteger o outro.”, disse Bianca.

Da mesma forma, depois de ouvir as orientações no vídeo conferência, Weder Silva Machado, sócio proprietário da Pousada Delta Village de Tutoia-MA, no Polo do Delta das Américas, se disse aliviado em saber que há uma preocupação com o controle e prevenção ao vírus. “Um curso maravilhoso, é bom saber como agir e é importante para que todos tiremos algumas dúvidas e procedam da mesma forma”, disse ele.

Para finalizar, depois dos protocolos serem apresentados, abriu-se a palavra para perguntas e dúvidas. Enfatizando que todos os municípios devem se adequar aos protocolos e que as vigilâncias municipais irão fiscalizar os empreendimentos locais para verificar o funcionamento e o cumprimento das medidas.

Estiveram presentes ainda empreendedores do turismo e da cultura e conselheiros de ambos os setores do Polo Lençóis e Delta.