terça-feira, 12 de novembro de 2013

Impasse sobre o piso salarial dos agentes de saúde continua...


Os líderes partidários decidiram cancelar as votações do Plenário nesta semana para buscar acordo sobre duas propostas polêmicas que estão na agenda: o marco civil da internet (PL 2126/11) e o piso salarial de agentes comunitários de saúde e combate a endemias (PL 7495/06).
O líder do governo, deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP foto), admitiu que poderiam ser votados os destaques à parte geral do novo Código de Processo Civil (PL 8046/10apensado ao 6025/05), mas alguns líderes disseram que não votariam outras matérias até a definição do piso dos agentes. “Para manter a palavra empenhada dos líderes e do próprio presidente da Câmara, a decisão política é não votar nada nesta semana”, disse.
Chinaglia afirmou que as negociações com os agentes avançaram, mas não quis comentar qual seria o acordo. “Não posso afirmar que já existe um acordo, mas a negociação está caminhando e já foram feitas tratativas com os agentes”, declarou.
O líder do Pros, deputado Givaldo Carimbão (AL), disse na segunda-feira (11), após reunião de líderes da base governista no Planalto, que o piso dos agentes de saúde seria de R$ 903 a partir do ano que vem (a proposta inicial era um piso de R$ 950). Chinaglia não negou nem corroborou a declaração do colega.
O líder governista, no entanto, disse que o piso dos agentes só será votado depois do marco civil, que tranca a pauta da Câmara. As duas propostas voltarão à pauta de votações na semana que vem.

Novo comandante da PM foi escolha pessoal da governadora Roseana Sarney.


A indicação do novo comandante Polícia Militar do Maranhão, coronel Aldimar Zanoni, foi uma escolha pessoal da governadora Roseana Sarney (PMDB).
Setores da imprensa chegaram a afirmar que a indicação teria sido do senador João Alberto (PMDB) como forma de preparação do terreno para, em seguida, assumir o Sistema de Segurança Pública do Maranhão. Mas não é nada disso.
Roseana chamou para si a responsabilidade de superar a grave crise que tomou conta no sistema depois dos recentes ataques de marginais contra trailers da PM, que vitimou dois policiais militares no último final de semana.
- Não sou mulher de fugir dos problemas, mas sim encará-los. Todas as medidas já foram tomadas, inclusive a mudança do comando da Polícia Militar do Estado. Não pensem que esses bandidos vão ficar soltos, porque eles não vão! – disse a governadora durante evento do governo nesta terça-feira.
Aloísio Mendes enfrenta grandes represálias de setores poderosos da Segurança, mas, em contrapartida, conta com apoio político de peso como o de João Alberto. Aliás, o senador é quem tem dado sustentação à Mendes, inclusive quando dos ataques do deputado Raimundo Cutrim contra o secretário.
Não custa lembrar, que Cutrim foi autor da “CPI da Agiotagem”, que a Assembleia Legislativa não teve a devida coragem de implantar. Até deputados da oposição como Othelino Neto (PCdoB) e Marcelo Tavares (PSB), sempre tão “zelosos” com a moral pública, não se sabe porque carga d’águas se recusaram a assinar CPI.
O fato é que o governo parece ter retomado o controle da situação e a ordem do Palácio dos Leões é jogar dura com o bandidagem.
Vamos aguardar.

Após sentir dores no abdômen. Tânia Cantalice passa bem.

Ex-vereadora Tânia Cantalice. 
A ex-vereadora Tânia Cantalice já está em casa se recuperando após ter sido internada as pressas no final da tarde de segunda-feira (11) em uma Clinica na capital piauiense sentindo fortes dores abdominais. 

Na Clinica, Tânia foi medicada,  passou por exames e, segundo ela própria relatou, no momento teve  melhora e passa bem. A ex-vereadora se prepara para a realização de novos procedimentos médicos para tentar solucionar definitivamente as dores da qual foi acometida. 

Recentemente a ex-parlamentar assumiu a coordenação do PSL Mulher caxiense e a missão de formar comissões da ala feminina do Partido nos demais municípios que integram a região dos Cocais. 

Tânia Cantalice é pré-candidata a deputada Estadual pelo PSL e tem visitado nos últimos dias vários municípios, sempre procurando  manter contatos com lideranças politicas e comunitárias dos mais diversos segmentos da sociedade em busca de apoio e parcerias. 

Desejamos melhoras e o pronto restabelecimento da saúde da ex-vereadora Tânia Cantalice.  

Empresário pretende disputar vaga para deputado Estadual.

Luciano Viana,  pretende disputar vaga para deputado. 
Direto de Bacabal
O empresário Luciano Viana, esteve recentemente em Caxias, visitando amigos, correligionários e viabilizando sua pré-candidatura para deputado estadual no pleito de 2014.

Possuidor de grande visão no setor educacional, Luciano Viana tem cacife e densidade eleitoral para conquistar uma cadeira na Assembléia Legislativa do Maranhão.

Filiado ao PTC, o empresário, tem como suas principais bases eleitorais, os municípios da região do Mearim maranhense: Bacabal é o principal pilar de sustentação de sua base neste inicio de pré-campanha. Porém, Luciano não descarta possível dobradinha com candidatos a deputado federal de outras regiões e em outros municípios. 

- Eu quero ser deputado estadual porque vejo que aquela Casa de Leis necessita da juventude com sangue novo para renovar e oxigenar o Parlamento Estadual, dar mais representatividade a outros setores, como educação, da qual faço parte, e a prestação de serviços - disse Luciano Viana. 

Em pronunciamento, Governadora Roseana reafirma controle da situação…


No início da tarde de hoje, em pronunciamento na Vila Luizão, a governadora Roseana Sarney (PMDB) reafirmou compromisso com o controle da violência em São Luís.
Ela afirma que todas as medidas já estão sendo tomadas a fim de que facções como o bonde dos 40 sejam presas pela polícia.
Não sou mulher de fugir dos problemas, mas sim encará-los. Todas as medidas já foram tomadas, inclusive a mudança do comando da Polícia Militar do Estado. Não pensem que esses bandidos vão ficar soltos, porque eles não vão! - conclui.
Palavras de um governo enérgico…

Vereadores governistas que estão contra os guardas municipais.

Vereadores que nunca estiveram do lado dos guardas municipais. 

A pregação da mudança e renovação da Câmara Municipal de Caxias, levou para as ruas na campanha eleitoral de 2012, as velhas promessas de candidatos que diziam se empenhar em aprovar projetos que trouxesse  desenvolvimento para o município e muito trabalho em favor do povo  mais carente. No entanto, as coisas não estão saindo como foram planejadas pela maioria dos ocupantes das cadeiras do Parlamento caxiense. 

Por conta da insistência na tese em tudo defender o prefeito, Léo Coutinho, a temperatura, por várias vezes subiu no plenário e no calor das discussões, quase teve parlamentar da oposição perdendo a razão com seus pares da situação.

A hipocrisia dos situacionistas foi a principal causa das ensaiadas de desavenças entre os edis no parlamento, no argumento na tentativa de defender  o gestor municipal, muitas vezes nos embates acalorados, atacaram os oposicionistas de todas as maneiras: ora criticando o Governo do Estado, Luis Fernando (secretário de Infraestrutura do Estado) ou partindo para atacar a vida pessoal dos parlamentares contrários ao pensamento do prefeito, Léo Coutinho. 

O impasse com os guardas municipais, está sendo  a maior prova de quê tudo o foi anunciado pela maioria na campanha eleitoral, não passou de falsas promessas eleitoreiras. Digo que não foram capazes de pressionar o prefeito, todos os situacionistas são capacitados, profissionais liberais e tem força politica com a comunidade, por quê quem os elegeu foi o povo. Porém, as cotas, as benesses do poder e os empregos para apaniguados; os deixam sem forças para encurralar Léo Coutinho, preferiram deixar 95% dos guardas aquartelados na sede da corporação, que fica ao lado do Terminal Rodoviário. 

Ainda há tempo suficiente para repensar e tentar solucionar o problema dos guardas municipais, basta somente pressionar o prefeito. Amanhã é quarta-feira, dia de sessão, quem sabe???


PED PT: Monteiro vence eleição no 1º turno; oposição deve recorrer.


Com 50,3% dos votos, o presidente do Diretório Estadual do Partido dos Trabalhadores, Raimundo Monteiro, reelegeu-se para mais quatro anos no comando da legenda. A confirmação ocorreu ontem (11) à noite, após o fim  de apuração paralela do comitê de campanha da chapa “O Partido que Muda o Brasil”.
Após a apuração, com base nas atas de eleição, Monteiro elegeu-se com 6.098 votos (equivalentes a 50,30% do total), enquanto todos os seus 05 adversários, somados, atingiram apenas 6.026 (49,70%).
“Alguns adversários já anunciaram que irão exercitar o seu direito de impugnar e recorrer naquilo que entenderem de direito, em especial sobre as legítimas e permitidas quitações coletivas, assunto sobre o qual a Executiva Nacional do Partido já se pronunciou (atestando-as legítimas) e que não implicará em mudança no resultado democrático e soberano das urnas”, diz nota emitida pela chapa de Monteiro.
Um dos que devem recorrer é Augusto Lobato, da chapa “Resistência Petista, Augusto Lobato Presidente”.  Em entrevista ao titular do blog, ainda no domingo (10), ele disse que, o PED estava sub judice, independentemente do resultado. Segundo o petista, a Câmara Recursal Nacional vetou a inclusão de 42 municípios entre aqueles que participariam da eleição, por conta da quitação supostamente irregular de débitos dos diretórios municipais.
Dos municípios inicialmente vetados, no entanto, foi autorizada a realização do PED em quatro: Amarante, Cândido Mendes, Penalva e Peri-Mirim. Mas as secretarias nacionais de Finanças e de Organização autorizaram, em seguida, a inclusão dos demais 42 municípios na relação de aptos a realizar o pleito – em 21 deles acabou não havendo eleição mesmo.
“A eleição está sub judice. Qualquer que seja o resultado apontado na apuração de hoje [domingo], ninguém sabe o que vai dar, porque esse problema com a quitação dos diretórios municipais ainda deve ser motivo de recurso”, anunciou.
Veja como ficou a votação de cada um dos candidatos
1º – Monteiro: 6.098 votos
2º – Henrique: 2.695 votos
3º – Augusto Lobato: 1.973 votos
4º – Rodrigo Comerciário: 649 votos
5º – Mundico Teixeira: 516 votos
6º – Eri Castro: 193 votos
Blog do Gilberto Leda. 

Parabéns ao jornalista Evilásio de Sousa.

Jornalista Evilásio de Sousa aniversariante.
Feliz Aniversário!


O jornalista Evilásio de Sousa, diretor do Jornal Correio do Maranhão completa hoje mais um ano de vida e recebe todo o carinho de sua esposa, Roseane Medeiros, dos filhos, Evilane Karla, Francisca Caroline, Aylanne Patricia, Vinicius, Werick, e dos netos, Kauê, Kauã, Flora Camilla e Ana Luíza, além dos genros, e os cumprimentos dos familiares, amigos e colaboradores. Parabéns, saúde e mil felicidades. 

Além do jornalismo, Evilásio de Sousa, exerce função de Assessor Politico na coordenadoria politica de prefeituras da região dos cocais. Colabora na articulação de partidos e na formação das comissões provisórias das mais variadas agremiações partidárias em alguns municípios que integram o Leste Cocais. 

De já desejamos muitas felicidades e muitos anos. Que Deus possa proporcionar mais vitorias, abençoando sua trajetória nesta  árdua  profissão de comunicador. 

Parabéns deputado, está alcunha é para os amigos mais íntimos!  




Parque Ecológico em Aldeias Altas.

Praça Gonçalves Dias na cidade de Aldeias Altas. 
Visando fortalecer a vocação para o turismo, o secretário municipal, Ednaldo Melo, irá propor ao prefeito Tinoco, a criação no município de Aldeias Altas de  um Parque Ecológico, que em homenagem ao filho mais ilustre da terra, receberá o nome do poeta maior, Gonçalves Dias.

A proposta da ideia para a construção do Parque Ecológico deverá ser apresentada durante a realização do 2º Seminário do Polo Turismo Cocais que acontecerá no próximo dia 4 de dezembro na cidade de Aldeias Altas. 

A construção do Parque Ecológico no município prevê a preservação ecológica e cultural  de  Aldeias Altas, verdadeiro berço de nascimento do maior poeta brasileiro, Gonçalves Dias, que nasceu na Mata do Jatobá. 
O Sabiá da mata foi fonte de inspiração para o poeta G. Dias

A ótima parceria entre a Prefeitura e a Câmara Municipal irá fortalecer a ideia do secretário de Turismo aldeense, Ednaldo Melo, para a construção do Parque, que deverá preservar à área da Mata do Jatobá, com suas matas nativas, amostra dos pássaros e animais silvestres da região dos Cocais. 

Dentre as espécies de pássaros que deve ser preservada, esta o Sabiá da mata, fonte de inspiração de um dos poemas mais lindo de Gonçalves Dias, a Canção do Exílio. A ideia é manter-lo em cativeiro para servir de amostra para os turistas.

O professor, Leandro Eulálio,  membro do Instituto Histórico e Geográfico de Caxias, é um dos colaboradores da iniciativa do secretário Ednaldo Melo, que com o seu visionário voltado para as potencialidades turísticas de Aldeias Altas, abraçou a causa e acredita que o prefeito Tinoco, irá levar a ideia da construção do Parque Ecológico adiante, visto que o gestor tem feito investimento no setor turístico aldeense.