terça-feira, 10 de janeiro de 2023

Alexandre de Moraes determina prisão de Anderson Torres 

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou nesta terça-feira (10) a prisão do ex-secretário de Segurança Pública do Distrito Federal e ex-ministro da Justiça Anderson Torres (foto acima). .

Viaturas da Polícia Federal foram vistas em frente à casa de Torres, em Brasília.

Após deixar o Ministério da Justiça, com o fim do governo Jair Bolsonaro, Torres reassumiu a Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal.

Ele era o responsável pela pasta quando alguns bolsonaristas terroristas invadiram os prédios do Congresso, do Supremo Tribunal Federal e o Palácio do Planalto, neste domingo (8).

Quem exonerou Torres foi Ibaneis Rocha, pouco antes de ser afastado do cargo de governador por ordem de Moraes, por 90 dias. O ministro entendeu que houve omissão das autoridades do DF nos atentados.

O pedido de prisão de Torres, acolhido por Moraes, foi feito pela PF. O ex-ministro está de férias em Orlando, nos Estados Unidos, mesma cidade onde está Bolsonaro.

Após os casos de terrorismo, Torres divulgou uma nota negando conivência nos atos e os classificando como “barbárie”.

“Lamento profundamente que sejam levantadas hipóteses absurdas de qualquer tipo de conivência minha com as barbáries que assistimos”, escreveu em rede social.

Continue lendo…

Prefeitura de Caxias inicia piso na segunda etapa da Praça do Acaraú 

A Prefeitura de Caxias, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura e da Secretaria Adjunta de Urbanismo, iniciou o piso intertravado na segunda etapa da Praça do Conjunto Acaraú, no bairro Seriema. Por lá os trabalhos estão sendo retomados após a realização da limpeza do local.

Além do piso, já foram iniciadas também as novas instalações elétricas para receber os postes de iluminação. A praça ganhará também academia ao ar livre e playground.

A primeira etapa foi finalizada em dezembro de 2022 e recebeu novo piso, bancos, iluminação e jardinagem.

A obra teve início em setembro e está orçada em R$ 150 mil.É uma obra grande que beneficiará todos os caxienses. Estamos trabalhando para deixar o espaço mais bonito e agradável para receber à população”, destaca José Gentil Neto, secretário adjunto de Infraestrutura.



Financiadores de caravanas bolsonaristas foram identificados, diz Flávio Dino  

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, afirmou que 40 ônibus foram apreendidos em Brasília por terem transportado bolsonaristas extremistas que participaram de ato de vandalismo na Esplanada dos Ministérios, neste domingo (8/1). “Já identificamos todos os ônibus que se dirigiram a Brasília e todos os financiadores de tais ônibus. Quem financia crime, criminoso é”, declarou o ministro.

Segundo Flávio Dino, cerca de 200 pessoas foram presas e novos pedidos de prisão preventiva ocorrerão após as cenas de vandalismo na capital federal. Dino ainda ressaltou que o Exército vai agir para reestabelecer a ordem no Distrito Federal.

“Nós adotamos mais providências, visando ao reforço da segurança da capital da república. Alguns governadores estão cedendo policiais militares para fortalecerem a segurança do DF a partir de amanhã [9/1] e nos próximos dias. O interventor vai dirigir um expediente ao Ministério da Defesa, para que haja a sessão de militares para poderem apoiar esse esforço de manutenção da ordem pública do DF sob comando do interventor”, disse.

Governador Carlos Brandão anuncia fim de acampamento bolsonarista em frente a quartel de São Luís 

O governador do Maranhão, Carlos Brandão (PSB), anunciou nesta terça-feira, 10, que já não existe mais o acampamento bolsonarista que havia sido montado em frente ao quartel do Exército em São Luís.

Segundo ele, o desmonte ocorreu em atendimento a decisão do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Alexandre de Moraes.

“O acampamento que estava formado em frente ao 24° BIS já não existe mais, em cumprimento à decisão do STF”, destacou.

Brandão infirmou, ainda, que as forças estaduais de segurança seguirão monitorando possíveis “atividades antidemocráticas” no Maranhão.

“Seguimos monitorando toda e qualquer atividade antidemocrática no Maranhão e não permitiremos que atos como os que aconteceram em Brasília sejam disseminados pelos estados”, completou.

Prefeitura de São João do Sóter abre período de matriculas e rematrículas para estudantes da rede municipal 

A Prefeitura de São João do Sóter inicia nesta quarta-feira (11) e vai até o dia 20 de janeiro, o período de matriculas e rematrículas para estudantes da rede municipal de ensino. 

Segundo a Secretaria Municipal de Educação (SEMED), os alunos que já estão matriculados nas escolas municipais têm vaga garantida para as séries seguintes, entretanto os responsáveis precisam assinar a ficha de rematrícula nas escolas.

Os responsáveis devem comparecer nas unidades de ensino com documentos (veja a lista de documentos necessários abaixo).

- Boletim ou declaração;

- Histórico escolar;

- Xerox de registro de nascimento do aluno e RG;

- Xerox do documento dos pais ou responsáveis;

- Xerox do Cartão do Bolsa Família;

- Xerox do Cartão do SUS;

- Xerox do comprovante de residência;

- Xerox da carteira de vacina;

- Foto 3X4 

Maranhense Sônia Guajajara adia posse por conta de atos terroristas 

A posse da maranhense Sônia Guajajara (foto) como ministra dos Povos Indígenas, marcada para esta terça-feira, 10, no Palácio do Planalto, foi adiada por tempo indeterminado após atos de vandalismo nas sedes dos Três Poderes em Brasília.

“Dado o crítico cenário de violência em Brasília, provocado por grupos antidemocráticos, a ministra informa que está adiada a solenidade de posse no MPI, a qual estava agendada para o próximo dia 10 de janeiro, no Palácio do Planalto. Nova data será disponibilizada em breve!!!”, diz a nota.