quinta-feira, 17 de outubro de 2019

Constantino Neto, o Tino, abandona o grupo Coutinho e se lança pré-candidato a prefeito solo! 


Jotônio Viana - Agora há pouco, Constantino Neto procurou o redator do site para dizer que caiu fora do acordo no qual cinco pré-candidatos do grupo Coutinho se submeteriam ao resultado de uma pesquisa a ser feita em novembro para a escolha definitiva do candidato a prefeito do grupo …
Decisão
…Tino tomou sua decisão ainda na reunião ocorrida hoje à tarde, em Caxias, da qual participaram, além dele, Thais Coutinho, Júnior Martins, Magno Chaves, Luís Lacerda e a própria deputada Cleide Coutinho (PDT)…
Reafirmar compromisso
…O encontro serviria para que o quinteto reafirmasse o compromisso de aceitar o resultado da aferição estatística que será feita em novembro…
Água abaixo
…Mas a decisão de Tino de se lançar como pré-candidato a prefeito independente pôs por água abaixo o motivo da reunião!!!
PSL/Caxias realizará encontro no domingo, 20

Professor Arimateia, Edinaldo da Playboy, Pastor Raimundo, Advogado Luis Carlos Moura, Dr. Ivaldo e Carlos Alberto do SAAE foram lançados como pré-candidato a prefeito da legenda 

Neste domingo, 20 de outubro, o PSL caxiense realizará na sede da Academia Caxiense de Letras o encontro com políticos, filiados e apoiadores do PSL. Durante o encontro a cúpula do partido pretende definir os dois nomes indicados para compor a chapa de prefeito e vice-prefeito que irá enfrentar o prefeito Fábio Gentil na eleição de 2020. 

Assista abaixo o vídeo com os seis pré-candidatos a prefeito de Caxias pelo PSL. 




Adelmo Soares homenageia deputado Zé Gentil e defendo novos projetos de lei 


Na manhã desta quinta-feira (17) o deputado estadual Adelmo Soares (PCdoB) subiu à tribuna durante sessão plenária na Assembleia Legislativa do Maranhão para homenagear o deputado estadual Zé Gentil (PRB), liderança que também representa o município de Caxias na Assembleia Legislativa, por ser o único deputado estadual constituinte em exercício no Estado do Maranhão. O parlamentar aproveitou o momento para enaltecer a comemoração dos anos 30 anos desde que a ALEMA aprovou a Constituição Maranhense após o fim da ditadura militar no Brasil.

O deputado Adelmo Soares aproveitou, também, para apresentar projetos de lei de sua autoria que estão em tramitação na Casa Legislativa. O primeiro deles trata sobre a criação de um serviço de disque denúncia de maus tratos e abandono de animais que visa a proteção da fauna, por meio de ações fiscalizadoras promovidas por instituições do estado, a partir de denúncias feitas por qualquer cidadão através dos órgãos e meios de comunicação. Para somar ainda mais ao com bate à violência contra os animais, o segundo projeto de lei apresentado dispõe sobre a obrigatoriedade de fixação de placa em agropecuárias, clínicas veterinárias, "pet shops" e afins, com a informação de que quaisquer tipos de maus tratos, violência e abandono de animais são crimes, informando, ainda, a punição estipulada para os que os cometerem.

O terceiro projeto de lei apresentado pelo parlamentar versa sobre a segurança dos cidadãos maranhenses, estabelecendo diretrizes sobre a obrigatoriedade da realização de treinamento e apresentação do plano de evacuação em clínicas, hospitais das redes pública e particular, imóveis comerciais e residenciais do estado do maranhão. Este projeto visa assegurar um meio para que, em caso de perigo, a população possa estar devidamente preparada e treinada, poupando vidas e famílias maranhenses em casos extremos.

O quarto e último projeto de lei apresentado dispõe sobre a criação do “Programa de Incentivo à Produção Agroecológica” nas instituições da rede pública estadual de ensino, uma medida que institui educação agroecológica e ambiental nas escolas estaduais, além de incentivar, com auxílio de técnicos da Secretaria de Agricultura Familiar do Estado do Maranhão, os alunos ao cultivo de mudas de árvores frutíferas, hortaliças e plantas medicinais.
Câmara Municipal de Caxias emite Moção de Pesar pelo falecimento do professor Jacques Medeiros 

Seja dado conhecimento desta Moção à sua esposa, Sra. Maria de Fátima Oliveira Medeiros e suas filhas Cynthia, Elma, Silvana e Graziela Medeiros 

A Câmara Municipal de Caxias vem, através desta, ser solidária e encaminhar Moção de Pesar pelo falecimento do professor, educador e historiador Jacques Inandy Medeiros, descendente de uma das mais antigas e tradicionais famílias de homens de letras em solo caxiense, ocorrido em São Luís/MA, aos 78 anos de idade, na noite de 16 de Outubro do corrente ano.
Queremos, através desta Moção, externar votos de mais profundo pesar pelo passamento desse ilustre caxiense, rogando que Deus, em sua imensa sabedoria e misericórdia, possam confortar seus familiares e amigos nesse momento de dor e de saudades, e reservar ao falecido o descanso da vida eterna, em recompensa à sua bondade e obras realizadas em vida.
Seja dado conhecimento desta Moção à sua esposa, Sra. Maria de Fátima Oliveira Medeiros, e suas filhas Cynthia, Elma, Silvana e Graziela Medeiros.
SALA DAS SESSÕES DA CÂMARA MUNICIPAL DE CAXIAS, NO ESTADO DO MARANHÃO, EM 17 DE OUTUBRO DE 2019.

Ver. Antonio José B. de Albuquerque – Catulé
Presidente
Destaque - Único constituinte na atual Assembléia, Zé Gentil distribuiu cópias da Carta Magna que ajudou a elaborar 

Único constituinte na atual Assembléia Legislativa, Zé Gentil, ao lado do presidente
Othelino Neto, distribuiu exemplares da Carta maranhense a colegas deputados 
Único constituinte estadual com mandato na atual Assembleia Legislativa, o deputado Zé Gentil (PRB) surpreendeu seus colegas com a distribuição de exemplares da Constituição do Estado do Maranhão que ajudou a elaborar. O seu gesto reforçou o clima de otimismo para a sessão especial de hoje, para celebrar os 30 anos da Carta Magna estadual, agendada pelo presidente Othelino Neto (PCdoB). Aos 79 anos, com o lastro de três mandatos cumpridos entre 1987 e 1999, e com o privilégio de ter participado da Assembleia Estadual Constituinte, ao lado de políticos destacados como Zé Bento Neves, Raimundo Leal, Bete Lago, Juarez Medeiros, Carlos Guterres e Conceição Andrade, entre outros, Zé Gentil retornou à Assembleia Legislativa na eleição de 2018, após duas décadas afastado da vida parlamentar estadual. Quase “oitentão” num plenário estão dando cartas políticos de novas gerações, Zé Gentil tem atuado como uma referência, muitas vezes atuando como moderador, aqui e ali mediando conflitos pela via segura da sua vasta experiência na seara política estadual. E com uma responsabilidade a mais: apoiar a caminhada do seu filho, Fábio Gentil (PRB) no comando da prefeitura de Caxias, hoje o quarto maior e mais importante município maranhense, centro político de peso e desafiador para qualquer liderança. Provavelmente motivado pela sua vivência e, por isso mesmo sabedor da necessidade as novas gerações conhecerem cada vez mais os seus direitos como cidadãos, Zé Gentil tomou a saudável iniciativa de distribuir exemplares da Carta Magna do Maranhão na rede escolar. Uma iniciativa que coroa, em definitivo, a sua condição de constituinte estadual.

Repórter Tempo 
Junior Martins será entrevistado na Rádio Visão FM 97,5


O pré-candidato à Prefeitura de Caxias, Junior Martins, estará nesta-quinta-feira (17) na Rádio Visão FM, frequência 97,5 MHz. Martins será entrevistado pelo radialista JR, no programa Comando Gospel, que é veiculado no horário das 10h às 11h00min. Na oportunidade, serão debatidos os problemas, eventuais soluções e os projetos do pré-candidato para Caxias. 
Ouvintes poderão encaminhar perguntas ao pré-candidato. As perguntas serão anotadas e posteriormente feitas pelo locutor ao entrevistado.
A Rádio Visão, prezando por um jornalismo imparcial e de credibilidade, vem oportunizando espaço aos pré-candidatos a prefeito, isto é, vem prestando serviços de relevante utilidade pública, assim como vem dando oportunidade à difusão de ideias.
Sintonize 97,5 FM e acompanhe a entrevista com Junior Martins. 

Morre o escritor Jacques Inandy Medeiros, membro da Academia Caxiense de Letras


Morreu no inicio da madrugada desta quinta-feira (17) o escritor e membro da Academia Caxiense de Letras (ACL) Jacques Inandy Medeiros (foto). Ele tinha 78 anos de idade e morreu no Hospital São Domingos, em São Luis, de complicações pulmonares. 

Jacques era escritor, médico veterinário e professor. Foi presidente da Academia Caxiense de Letras, diretor do Instituto Histórico e Geográfico de Caxias e secretário municipal de Educação e Cultura de Caxias durante os governos dos exs-prefeitos Sebastião Lopes de Sousa e Humberto Coutinho. 

A morte súbita do acadêmico pegou todos nós de surpresa. Foi a segunda morte de um membro da ACL em um intervalo de pouco menos 7 horas. Antes, na tarde de ontem morreu o professor e também ex-presidente da Casa de Coelho Neto, Antonio Pedro Carneiro. 

Caxiense, Jacques era um homem muito culto, autor de vários livros. Além da esposa Maria de Fátima, das filhas, netos e cultura, o Clube de Regatas Vasco da Gama era uma de suas paixões. 

Descanse em paz Jacques Inandy Medeiros.