sábado, 27 de setembro de 2014

Mais de 142 milhões de eleitores já podem consultar locais de votação 

Os eleitores que não sabem onde vão votar no dia 5 de outubro já podem fazer uma consulta rápida no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A pesquisa pode ser feita a partir do nome completo do eleitor ou com o número do título eleitoral.
site também informa onde pessoas que votarão no exterior ou solicitaram voto em trânsito deverão comparecer. Nesses casos a votação será só para o cargo de presidente da República. Para receber os votos em trânsito 216 seções foram criadas. Quem preferir também poderá fazer a consulta por meio de aplicativos que podem ser baixados gratuitamente em smartphones que utilizam sistema iOSou Android.
Segundo a Justiça Eleitoral, as seções no exterior funcionarão nas sedes das embaixadas, em repartições consulares ou em locais onde existam serviços do governo brasileiro. As missões diplomáticas ou repartições consulares comunicarão aos eleitores votantes no exterior o horário e o local da votação. Apenas os eleitores que estiverem com nome no caderno de votação da seção eleitoral poderão votar.
O eleitor deve apresentar documento oficial com foto e o título de eleitor. No caso de não comparecimento, deve justificar a ausência. Para isso é preciso preencher o Requerimento de Justificativa Eleitoral (RJE), que pode ser obtido gratuitamente nos cartórios eleitorais, nos postos de atendimento ao eleitor, nas páginas dainternet do Tribunal Superior Eleitoral e dos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) de cada estado e, no dia do pleito, nos locais de votação ou de justificativa. O formulário preenchido deve ser entregue nos locais destinados pelo eleitor, que precisará apresentar um documento oficial de identificação com foto.
Acabou a farra politica dos Sarney no MA 

Conforme a última pesquisa Ibope encomendada pela TV Mirante, divulgada no dia 20 de setembro, Flávio Dino lidera amplamente a disputa pelo Governo do Maranhão. 

Para aqueles que imaginavam que o poder iria perdurar para sempre no seio da família Sarney, no Maranhão - liderada pelo patriarca, o senador José Sarney -. O cenário atual mostra exatamente o contrário: o clã maranhense que por várias décadas mandou e desmandou no estado será desbancado no pleito eleitoral do próximo dia 05, enfim, levando com ele milhares de seguidores de uma política arcaica e ultrapassada.
Conforme pesquisa do Ibope, para governador Flávio Dino  está em primeiro com 48% das intenções de voto, Lobão Filho vem na sequência com 27%, enquanto Pedrosa (PSOL), Professor Josivaldo (PCB), Saulo Arcangeli (PSTU) e Zeluis Lago (PPL) somaram, juntos, 1%. Os votos em branco ou nulo somaram 8% e os que ainda não sabem em quem votar ou não responderam 16%.
Desta feita surge uma nova corrente com características oposicionista e determinada a promover as mudanças, que desde a Balaiada ( movimento importante da história do Maranhão), continuavam comprometidas pelos ditames do poder.

José Sarney e sua filha, a atual governadora maranhense Roseana Sarney, que já anunciou o afastamento da vida pública. Afinal, foram mais de 60 anos manobrando a direção de um Estado ainda considerado um dos mais pobres do Pais, onde a miséria campeia sem dó. Com IDH de 0,639, o Maranhão só não perde para Alagoas entre as unidades da Federação.

O Maranhão  apresenta também indicadores ruins em áreas como educação, saúde, emprego e renda. Em termos de PIB per capita, saiu da última para penúltima posição entre as unidades da Federação. O Estado aparece também entre os últimos em taxa de analfabetismo e expectativa de vida.
Mas as forças da oligarquia Sarney foi diminuindo pouco -a –pouco, tal qual a caduquice do “macumbeiro”  Bita de Barão, “padrinho” do velho cacique da politica maranhense e seu consolador nos momentos difíceis. De Codó, o pai de santo codoense parece ultrapassado com suas crendices, já não apita mais e nem opina, chegou o tempo de apenas apreciar as águas turvas do Rio Itapecuru que passa próximo aos seus Castelos de sonhos.
José Sarney fez do Maranhão uma grande fazenda, um verdadeiro império aos moldes do coronelismo, cujos parceiros lidavam com seus subalternos com se fossem propriedade próprias, no cabresto. Sarney monopolizou em seu favor o próprio estado, é apontado como um dos responsáveis pelos inúmeros indicadores sociais desfavoráveis do Maranhão.
Porém, outros tempos estão chegando às perspectivas de um povo lutador, guerreiro, que em sua pureza de espírito se deixou levar anos a fio sem saber na certeza qual seria o seu futuro. Até que o momento tão esperado chegou na voz da materialização de ideais para a vez dos idealizadores. Que assim seja para o bem de todos.
Artigo escrito por Alberto Pessoa, jornalista maranhense. Atualmente reside em Brasília e escreve, entre outros, para o Jornal Diário da Manhã - Goiânia. É membro da Academia Águaslindense de Letras. Membro da Fenaje- Federação Nacional dos Jornalistas e Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Brasília.
Homens da Força Nacional começam a atuar nas ruas da capital maranhense 

Os homens da Força Nacional estarão em atividades na Região Metropolitana de São Luís combatendo a onda de violência que se instalou na cidade, a partir desde fim de semana, segundo informações da Secretaria de Segurança Pública do Maranhão. Parte do contingente começou a chegar no fim da tarde de sexta-feira (26) a São Luís.

As primeiras seis viaturas chegaram por volta das 17h à sede do Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças da Polícia Militar (Cefap), na BR-135, no bairro Tirirical. A expectativa é de que o novo contingente seja composto por mais de 100 homens. Uma parte desse efetivo ficará instalada no Cefap e a outra nas dependências do estádio do Castelão, na Vila Palmeira.

Além do policiamento ostensivo nas ruas da capital, homens da Força Nacional de Segurança estarão também em atividades na Penitenciária de Pedrinhas, conforme matéria publicada pelo jornal O Estado do Maranhão neste sábado (27). Até o momento, a previsão da permanência desse efetivo no Maranhão é de 30 dias, mas, de acordo com o Ministério da Justiça, poderá ser prorrogada mediante a necessidade do Estado.

A autorização para o envio da tropa federal para o Maranhão foi publicada na quarta-feira (24) no Diário Oficial da União, assinada pelo ministro da Justiça interino, Marivaldo de Castro Pereira. Desde essa data, os militares deixaram Brasília em um comboio formado por mais de oito viaturas da Força Nacional.

A decisão de solicitar mais um efetivo da Força Nacional foi tomada pela governadora Roseana Sarney, na segunda-feira (22), em virtude da onda de violência praticada por integrantes de facções criminosas, orientados por internos dos presídios de Pedrinhas. Essas ações resultaram na destruição de 19 veículos entre coletivos, micro-ônibus e carros particulares, além do ataque ao Fórum da cidade de Raposa.

Segundo informações da Secretaria de Segurança Pública, os homens da Força Nacional continuarão atuando nos presídios, realizando guarda, revistas, abordagens, entre outros procedimentos, em apoio aos policiais militares do estado e do Grupo Especial de Operações Penitenciárias (Geop). O objetivo de evitar transtornos dentro das unidades prisionais.

Esses militares, também em conjunto com os militares dos Batalhões da Polícia Militar, vão participar de operações, blitzen e de incursões em bairros da Grande Ilha. Esse trabalho será desenvolvido no decorrer deste fim de semana.
Humberto Coutinho (12345) e Flavio Dino (65) lideram mais uma grande carreata em Caxias 

Os candidatos da Mudança por um Maranhão de todos lideraram, nesta sexta-feira (26), mais uma grande carreta pelas ruas de Caxias. Foram quase três horas de atividade e centenas de carros acompanhando o percurso que, por onde passou contagiou jovens, idosos, adultos e crianças. 

“Aqui está o termômetro da minha candidatura. A resposta da população com acenos e sinal de positivo  reafirma o sentimento de renovação, de mudança, que observamos também nas viagens por outros municípios  do nosso estado”, diz Flávio entusiasmado com a boa aceitação a mais essa atividade de campanha da sua candidatura. O candidato veio direto de Igarapé Grande, Pedreiras e Lima Campos, onde cumpriu mais uma agenda de campanha para liderar, ao lado de Humberto Coutinho,  a carreata de Caxias.

A carreata desta sexta-feira expressa o sentimento que toma conta de todos, que é a confirmação do resultado das pesquisas que aponta uma vitória acachapante de Flávio Dino no domingo 05 de outubro. De acordo com o comitê de campanha em Caxias, a meta, agora, é intensificar ainda mais a campanha de Flávio Dino e consolidar a vitória. 

O candidato a deputado estadual Humberto Coutinho mais uma vez ficou emocionado com a forma como os caxienses recepcionou os candidatos da vitória. “Me emociona em ver nos rostos dos caxienses a vontade de mudar. Vamos com fé e coragem fazer a mudança que o Maranhão está precisando. Estamos muito confiantes de que vamos sair vitoriosos no dia 05 de outubro e demonstramos isso com mais uma carreata de grande adesão”, afirmou Humberto Coutinho. 






Trabalho escravo
Oito trabalhadores são resgatados 


Oito pessoas foram resgatadas na Fazenda Tamataí, na zona rural de Santa Luzia (MA), em condições irregulares de trabalho. Uma das vítimas tem apenas 15 anos de idade. A força-tarefa realizada entre os dias 22 e 25 de setembro, foi organizada pelo Ministério Público do Trabalho no Maranhão (MPT-MA) em parceria com o Ministério do Trabalho e Emprego, Polícia Federal e Polícia Civil.
De acordo com o Grupo Móvel de Fiscalização, a propriedade pertence ao fazendeiro Sebastião Lourenço Rodrigues, conhecido como “Bastião Pescoço”. As verbas rescisórias devidas aos resgatados chegam a quase 30 mil reais.
Os trabalhadores atuavam no roço da juquira (preparo do pasto para o gado) e na colheita de arroz. A única fonte de água era proveniente de um pequeno igarapé, onde animais também bebiam. Além do não fornecimento de água potável e das péssimas condições de alojamento, os principais problemas detectados foram: alimentação inadequada, exploração de trabalho infanto-juvenil ausência de equipamentos de proteção individual e de banheiros, entre outras irregularidades.
De acordo com o procurador do MPT-MA Maurel Selares, na sexta-feira (3) será feito o pagamento das verbas trabalhistas ao adolescente resgatado. Ainda no mês de outubro, os demais trabalhadores terão acesso às verbas rescisórias e ao seguro-desemprego.