quarta-feira, 25 de maio de 2022

Aliança do PL de Bolsonaro com pré-candidato do PDT no Maranhão chama atenção da Folha  

A declaração de apoio do presidente estadual do PL, deputado federal Josimar de Maranhãozinho, ao pré-candidato do PDT ao governo do Maranhão, senador Weverton Rocha, chamou atenção da imprensa nacional. O PL, como é do conhecimento geral, é o partido do presidente Jair Bolsonaro, candidato à reeleição

A Folha de São Paulo diz que o partido de Weverton Rocha, o PDT, tem como pré-candidato à Presidência da República o ex-ministro Ciro Gomes e, ainda assim, briga para ter o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em seu palanque.

Conforme a publicação da Folha o PT, no entanto, priorizou um aceno ao PSB quando ainda negociava a indicação do ex-governador Geraldo Alckmin na chapa presidencial. Na época, aprovou o apoio ao governador Carlos Brandão, indicado pelo ex-governador Flávio Dino.

O anúncio foi feito em suas redes sociais. “Democraticamente houve o entendimento de que a composição seria com o grupo político do [senador] Weverton. Dessa forma, nos uniremos para a construção de um forte e sólido projeto”, escreveu.

Weverton tem ainda outro bolsonarista em sua chapa. Há um entendimento com o PTB para indicar o senador Roberto Rocha, candidato à reeleição no Senado. (Blog do Jorge Vieira) 

CMC vai realizar Audiência Publica para tratar sobre o atendimento do sistema bancário em Caxias  


Acontece nesta quinta-feira (26) mais uma audiência pública na Câmara Municipal, dessa vez para tratar de assuntos relacionados ao atendimento do sistema bancário em Caxias.

Vereadores, representantes de entidades e todos os cidadãos caxienses são convidados a participarem do evento, que tem início às 18h.

Pesquisa CNN/RealTime Big Data: Lula tem 40%; Bolsonaro, 32% 

CNN

Pesquisa CNN/RealTime Big Data para as eleições presidenciais de 2022, divulgada em primeira mão pela CNN nesta quarta-feira (25), traz o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com 40% das intenções de voto no primeiro turno, seguido pelo presidente Jair Bolsonaro (PL), com 32%; e por Ciro Gomes (PDT), com 9%.

Depois aparecem André Janones (Avante) e Simone Tebet (MDB), com 2%; e Luciano Bivar (União Brasil), com 1%.

Este é o cenário com mais pré-candidatos e sem o ex-governador de São Paulo João Doria (PSDB), que desistiu de disputar a Presidência na segunda-feira (23).

Não pontuaram os pré-candidatos Vera Lúcia (PSTU), Pablo Marçal (Pros), Sofia Manzano (PCB), Felipe d’Avila (Novo), Leonardo Péricles (UP) e José Maria Eymael (DC).

Os que dizem votar em branco ou nulo somam 9%. Os indecisos e os que não responderam correspondem a 5%.

Foram ouvidas por telefone 3 mil pessoas entre segunda-feira (23) e terça (24). A margem de erro do levantamento é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

A pesquisa tem 95% de confiança. Ou seja, se 100 pesquisas fossem realizadas, ao menos 95 apresentariam os mesmos resultados dentro desta margem.

O levantamento foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo BR-07451/2022.

Também foram testados outros três cenários estimulados de primeiro turno – quando os nomes dos pré-candidatos são apresentados ao eleitor.

Na pesquisa espontânea, quando o eleitor responde em quem vai votar sem que os nomes sejam apresentados, Bolsonaro aparece com 28%; Lula, com 26%; e Ciro, com 4%.

Toinho das Casas enaltece trabalho de Junior Verde a frente do Iterma

O ex-superintendente do Iterma Junior Verde esteve ao lado do construtor Toinho das Casas visitando inúmeras comunidades beneficiadas com construção de casas comunitárias autorizadas em sua gestão.

Toinho das Casas que é  responsável  pelas construções de um.grande número destas moradias fez questão  de levar o ex-superintendente  aos assentamentos para junto aquelas comunidades agradecer e enaltecer o excelente trabalho desenvolvido por Júnior Verde a frente do Iterma.

Confira mais detalhes nos videos abaixo: 


Dia de Corpus Christi deixa de ser feriado estadual no Maranhão

Este ano, o Dia de Corpus Christi não será feriado  no Maranhão. A decisão partiu do Tribunal de Justiça do Maranhão e foi comunicada pela Casa Civil do Governo do Estado por meio de uma circular assinada pelo secretário Sebastião Madeira. A liminar suspende os efeitos da Lei Estadual nº 11.5392021, que instituía o feriado no âmbito estadual.

O tradicional Dia de Corpus Christi será em 16 de junho, uma quinta-feira. Passou a ser feriado estadual desde o ano passado a partir de uma Lei de autoria do deputado Marco Aurélio (PCdoB). Na Ação Direta de Inconstitucionalidade, o Tribunal de Justiça do Maranhão determina que sejam adotadas as providências cabíveis para conhecimento da decisão.

“Cumprimentando-o(a) cordialmente, e considerando Oficio 103/2022 GAB/TGE, de 18 de abril de 2022, cópia em anexo, cumpre-me informar a Vossa Excelência, para que sejam adotadas as providencias cabíveis, especialmente no que tange à organização dos serviços da Administração Estadual, que o Egrégio Tribunal de Justiça do Maranhão, por unanimidade, deferiu a luminar que suspendeu os efeitos da Lei Estadual nº 11.5392021 (que instituiu o feriado de Corpus Christi no âmbito estadual), determinando, assim, que a data 16/06/2022 não poderá ser considerada como feriado estadual”, diz a decisão liminar.

Oficialmente, o Dia de Corpus Christi – assim como o Carnaval e a Sexta-feira Santa – não é um feriado nacional. A legislação brasileira delega aos estados e municípios a instituição de outros feriados – não mais que quatro –, além daqueles decretados na lei nº 10.607/2002. No entanto, o Estado e poderes ainda podem decretar ponto facultativo.

Nomeada a nova gestora e diretora da Unidade Regional de Educação de Caxias

Danielle Apolônio, Mario Assunção e Lacy Lourdes Assunção
As professoras Lacy de Lourdes Assunção e Danielle Apolônio foram oficialmente nomeadas para comandarem a Unidade Regional de Caxias. Lacy Assunção é a nova gestora e Daniele Apolônio a nova diretora da URE/Caxias. 

A indicação das duas professoras para assumirem os respectivos cargos foi do vereador Mario Assunção. O parlamentar gravou um vídeo (aasista abaixo) agradecendo ao governador Carlos Brandão, a secretaria de Educação Luzinete Pereira da Silva e ao prefeito Fábio Gentil.