sexta-feira, 29 de julho de 2022

Escritor Eulálio Leandro manifesta pesar pela morte do jornalista Jotonio Viana 


O escritor Eulálio Leandro, membro do IHGC (Instituto Histórico e Geográfico de Caxias) lamenta, profundamente, o falecimento do jornalista Jotonio Vianna, 65 anos, ocorrido na manhã desta sexta-feira (29), em Caxias. Ele deixa uma imensa lacuna na imprensa caxiense e maranhense com o seu reconhecido talento. 

"Neste momento de profunda dor, presto condolências e me solidarizo com familiares e amigos de Jotonio Vianna, para que superem a dor da imensurável perda", manifestou em nota Eulálio Leandro. 

VIDEO: Inspeção Judicial ou Sentença Antecipada?


Por solicitação do Ministério Publico Estadual na ultima quarta-feira (27), às 9h da manhã, o que era pra ser uma inspeção judicial no bairro Conquista da Vitória, mais conhecido como Vila Conquista, comunidade que fica localizada à margem esquerda da antiga BR-316 no sentido Caxias/Teresina, o ato deveria acontecer por uma comissão formada pelo: juiz, promotora publica, advogados das partes envolvidas e ainda por representantes do poder publico municipal. 

Segundo uma fonte do blog, que através de um vídeo enviado a nossa redação (assista abaixo) comprovou que o previsto para acontecer não foi o que aconteceu, pois o Exmo. juiz e a promotora publica chegaram no local onde mais de 300 moradores estavam aguardando-os para darem as boas vindas a comunidade, os mesmos já chegaram na companhia dos representantes dos supostos donos das terras e de um funcionário do município, que nem se sabe se o mesmo tinha autorização do governo municipal pra durante o ato está representando-os. 

Enquanto isso os advogados dos moradores da comunidade e o procurador geral do município desde às 08h já os aguardavam no local da reunião, segundo a comunidade, a referida comissão reunida em frente a residência de um morador já havia iniciado a inspeção dentro da área sem a presença do procurador e dos advogados representantes dos moradores da comunidade. Como se não bastasse, ao chegar no local o Exmo. juiz se pronunciou diante de todos ali presentes adotando uma postura parcial, dando demonstração e até se referiu a uma parte que já existe um acordo prévio entre as partes envolvidas.   

Confira no vídeo abaixo: 

 Morre o jornalista Jotonio Vianna 


Faleceu nesta manhã, na Unidade de Terapia Intensiva do Hospital Dr. Everaldo Ferreira Aragão (Macrorregional de Caxias), o jornalista Jotonio Vianna (foto acima). 

Ele era colunista do Jornal Pequeno (Coluna Caxias em Off) e há mais de um ano mantinha no ar o Blog do Jotonio Vianna "Jornalismo Gonzo"

Jotonio Vianna tinha 65 anos e lutava contra um câncer no pulmão. 

Seu quadro de saúde piorou no meio desta semana, situação que fez com que os médicos decidissem interna-lo na UTI do Hospital Macrorregional de Caxias. 

Os locais do velório e do sepultamento ainda não foram informados.

Equatorial Maranhão deverá comprovar ao Ministério da Justiça que faturas cobradas de consumidores contém informações claras 

Contas de energia elétrica precisam apresentar os dados de fácil entendimento para que o usuário tenha conhecimento do que está pagando

Conta de energia cobrada pela Equatorial Maranhão contém uma 
serie de informações 

A Equatorial Maranhão é uma das 75 concessionárias de energia elétrica de todo o país que terão que comprovar à Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), ligada ao Ministério da Justiça, que as faturas enviadas aos consumidores contêm informações claras sobre os valores cobrados. As empresas foram notificadas nesta quinta-feira (28) e têm cinco dias para responder.

Com a investigação, a Senacon busca apurar se as contas de energia descrevem corretamente os valores de tarifas, impostos, contribuições, adicionais cobrados quando aplicadas as bandeiras tarifárias, dentre outras informações essenciais à compreensão da fatura pelo consumidor. 

Valores corretos

Também se há a discriminação correta dos valores relativos à energia, tarifa de uso do sistema de distribuição (TUSD), tarifa de uso do sistema de transmissão (TUST) e as tributações incidentes.

As concessionárias de energia elétrica deverão apresentar um modelo da fatura, para comprovar se as informações são prestadas de forma adequada. As empresas poderão responder a processos administrativos caso não atendam a solicitação da Senacon dentro do prazo. O valor das multas, em caso de condenação, chega a R$ 13 milhões por empresa.

Moldamais/Futura: Lula e Bolsonaro aparecem em empate técnico 

Metrópoles

Dados da pesquisa Modalmais/Futura, divulgada nesta quinta-feira (28/7), apontam que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Sila (PT) tem 39,6% das intenções de voto nas eleições de 2022. O atual mandatário do país, Jair Bolsonaro (PL), ficou com 37,5%. Nesse cenário, os dois candidatos na liderança estão empatados dentro da margem de erro.

Os números fazem parte de pesquisa estimulada, na qual os entrevistadores apresentam uma lista de candidatos ao eleitor.

Em comparação com a última sondagem, divulgada em 30 de junho, os candidatos ficaram dentro da margem de erro, estimada em 2,2 pontos percentuais.

A preferência do eleitorado por Lula se manteve estável – de 38,9% para 39,6%. Situação semelhante foi observada em relação a Bolsonaro: as intenções de voto saíram de 37,6% para 37,5%, na mesma base de comparação.

No mesmo cenário estimulado, o pedetista Ciro Gomes aparece em terceiro lugar, com 7,4% das intenções de voto. Outros nomes da chamada terceira via também pontuaram, como Simone Tebet (MDB), com 1,9%; e André Janones (Avante), com 1,5%. Os demais postulantes não alcançaram 1%.

A pesquisa também registra que 6,1% pretendem votar branco ou nulo, e os que não sabem/não responderam representam 4,7% dos entrevistados.

Em eventual segundo turno entre os dois candidatos na liderança, Lula tem 46,2% das intenções de voto, ante 41,6% de Jair Bolsonaro. A parcela dos que votariam branco ou nulo é de 9,6%, enquanto 2,6% não sabem/não responderam.

A pesquisa da Futura, encomendada pelo banco digital Modalmais, está registrada na Justiça Eleitoral sob número BR-07639/2022. Foram consultadas 2 mil pessoas em todo o território nacional. A margem de erro máximo estimada é de 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos, e a confiabilidade é de 95%.